Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Kety 12/03/2021

Drácula é Drácula, né!
Não li muitos romances epistolares e essa foi uma experiência ótima pra conhecer mais do gênero.

Sobre o clássico em si, nem sei COMO elogiar e descrever o quanto gostei... Eu não conhecia o Drácula de Bram Stoker, então estava super curiosa pra descobrir o que aconteceria e qual seria o desfecho!

Gostei muito dos personagens e de como o formato da história permitiu que conhecêssemos cada um deles melhor, além de construir um ritmo e tensão que captam nossa atenção totalmente. Só queria ter visto mais desse vampiro incrível, mas como Van Helsing disse: "omne ignotum pro magnifico" (tudo o que é desconhecido parece magnífico).

Eu li a First Edition da Darkside que é lindíssima, cheias de ilustrações e conteúdo extra! O único defeito foi o tamanho da fonte que é pequeno e cansou minha vista.

É isso! ??????
Felipe 14/03/2021minha estante
Livrão favoritado! E sobre o Drácula é bem isso msm. Grande parte de admirarmos a criatura que ele é, é justamente por não sabermos tudo. :)

Kety 14/03/2021minha estante
Siimm! É frustrante, mas por isso que o personagem é tão bom kkkkk

gaturna 15/04/2023

Mais um romance gótico pra conta; esse foi meu primeiro audiobook, no geral achei bem prático, pois tem muitos momentos que quero ler um livro, mas sem paciência pra sentar e ler palavras, apenas ouvir. O começo é minha parte favorita, achei a construção do cenário sombrio e sobrenatural impecável. Contudo, me decepcionei achando que o Drácula teria presença direta no livro, então em certos momentos achei meio chato já que não me apeguei aos personagens (exceto mina, que carrega a história na costa.) Apesar desse ponto, sempre vale a pena ler um clássico.
sbn 16/04/2023minha estante
Oi, onde vc costuma encontrar seus audiobooks?

gaturna 16/04/2023minha estante
cara esse foi meu primeiro, achei facinho no youtube, porém a maioria acho mais pra comprar na amazon

Lou 20/02/2021minha estante
spoileeeeeeeeerrr naaoooo

Lou 20/02/2021minha estante
quero mt leer

zlldamon 06/06/2023

A escrita de Bram Stoker é envolvente, criando uma atmosfera tensa e sombria. Utilizando narrativas em diários, cartas e recorte de jornais, Stoker aborda diversos temas, como dualidade do bem e do mal e a luta entre a ciência e a superstição. Um excelente livro! Não é à toa que seja um clássico.
Isabela 06/06/2023minha estante
Faltando 1984 ?

zlldamon 06/06/2023minha estante
kaakakkakakaakk tá na lista

Mayara945 12/04/2021

Incrível
O mais memorável vampiro de todos os tempos: Conde Drácula!
Não é um mocinho bonzinho, apaixonado de cara pálida rsrsrs
É um ser muito esperto, com olhos hipnotizantes, cheio de maldade e esperteza, cheio de sede de sangue.

A história toda é contada por meio de diários, memorandos, telegramas e notícias de jornais, o que dá um aspecto muito real a todo o enredo.

Sem dúvidas, um clássico!
Everton Vidal 19/04/2021minha estante
Ótima resenha! Deu até vontade de ler.

Mayara945 20/04/2021minha estante
Leia! Rsrs não vai se arrepender

Mayara1146 08/10/2023

Coloquei como meta pra mim ler clássicos todo ano e o escolhido desse ano foi drácula, fiquei com um pouco de medo de não gostar porque eu queria MUITO gostar da leitura
E felizmente eu amei demais o enredo,os personagens são tão bem construídos eu realmente me conectei com eles sem falar da própria edição da Darkside que é super completa vale super a pena ler drácula por ela,virou um favorito
Raissa568 08/10/2023minha estante
a leitura é difícil? no sentido de arrastada, mt detalhada ou com linguagem complicada?

Mayara1146 09/10/2023minha estante
Olha acho que é um pouco arrastado sim mas realmente achei a escrita fácil de ser lida

Rafa 20/06/2021

Proteja o seu pescoço
Falar de Drácula e falar de um clássico da literatura mundial que têm um escrita muito interessante. A história e apresentada de maneira muito diferente monstrando cartas e diários dos personagens. Essa edição e muito linda com rascunhos do autor.
DominicSReynaldo 20/06/2021minha estante
Drácula foi meu primeiro romance epistolar, achei incrível!

Rafa 20/06/2021minha estante
Foi um dos primeiros que eu comprei. Uma versão pocket. Depois que eu comprei essa versão.

Bruno 08/06/2021

Depois disso aqui, tudo foi clichê...
Incrível. É a fundação de todo um gênero de terror, explorado incansavelmente na literatura, TV e Cinema.
A reprodução em todos esses meios e a óbvia influência em tantos autores escancararam a atemporalidade.
Da ambientação à construção dos personagens, é tudo maravilhoso. À exceção de um personagem: o Drácula, "apenas" ele; apesar de o Autor ter trabalhado muito bem as características, forças e fraquezas do Vampiro, o Conde faz poucas aparições diretas nos últimos 3/4 do livro. A partir dali, o livro é conduzido pelo temor do Conde. E na maior parte ele é apenas isso: um medo, uma sombra, uma ameaça.
Provavelmente isso acontece em razão da forma epistolar do livro. Não há uma carta ou memorando sequer nos oferecendo o ponto de vista do Drácula.
Mas não é motivo para não ler. Ao contrário, essa escolha do Bram Stoker contribui para aumentar o suspense.
Por fim, apesar de atemporal, o livro é um tanto anacrônico (se a contradição me permitir) nas partes em que trata das personagens mulheres. Nós temos que ler algumas - poucas - passagens, como: "Aquela maravilhosa madame Mina! Tem o cérebro de um homem, na verdade cérebro de um homem particularmente dotado...".
Enfim, um clássico absoluto. Divisor de águas.
ivy! 08/06/2021minha estante
cara, tbm tô lendo e adorando!! é show demais ???

Bruno 08/06/2021minha estante
Demais! Comecei achando que seria aquela leitura arrastada, pela data, mas flui super bem!

PatriciaLima_autora 17/10/2023

Não se enganem...
... é uma história sobre amizade.

O que um grupo de amigo estaria disposto a fazer uns pelos outros diante de uma criatura inimaginável?

A ideia de Stoker em alternar o narrador através das cartas e diários dos protagonista é simplesmente genial!

Recomendo a todos os leitores e escritores.

site: https://www.instagram.com/patricialima_autora/
Ju_allencar 17/10/2023minha estante
Parabéns, você descreveu a essência do livro, a relação dos personagens é encantadora. E você se vê preocupado com todos eles. Amei de mais.

PatriciaLima_autora 23/10/2023minha estante
** amigos **protagonistas

Tai 02/06/2021

Gótico e sombrio
Clássicos da literatura assustam muitas pessoas, não pelo seu conteúdo, mas pelo simples fato de serem clássicos. Há aqueles que se louvam por lê-los, bem como os que fogem pois acreditam que são chatos. Drácula, por sua vez, pode vir assustar por outros motivos.

Esse segundo volume, ainda seguindo a escrita fluida e documentada do primeiro, aproxima o leitor pelo seu valor de acessibilidade e de verossimilhança. Usar esse termo aristotélico significa dizer que a história elaborada por Bram Stoker é tão plausível que chega a causar espanto.

Dessa vez com mais ação, é imperioso postular que Drácula pouco aparece, sendo o temor que o vampiro causa o verdadeiro protagonista da história. Aqui acompanhamos a aventura de Mina, Janathan, Van Helsing, Arthur, Quincey e Dr. Seward, que buscam exterminar de uma vez por todas o vampiro, o qual é caracterizado como um ser puramente maligno, isento de qualquer bondade ou compaixão.

Vale frisar que é o tipo de obra que o leitor se apega muito as personagens e torce por seus planos. Um livro que merece todo reconhecimento que recebe. É uma leitura que se desenvolve muito bem e entrega o clima perfeito para uma história desse tipo: gótico e sombrio.

Ps.: cabe ressalva, ainda, pela edição simplesmente encantadora da Nova Fronteira, desde a estética da capa e dos capítulos até a espécie de folhagem.
Caio 02/06/2021minha estante
Como vc escreve bem Tai. Gosto mto de ler suas resenhas.

Tai 03/06/2021minha estante
Obrigadaaaa!??

Jarcourt 19/03/2021minha estante
O final é apressado DEMAIS.

Jarcourt 19/03/2021minha estante
Concordo com você.

Kath 21/12/2015

Um clássico que merece ser clássico!
Comecei a ler Drácula tem um tempo já, como falei antes, mas em decorrência ao monte de trabalhos da faculdade, pastas de estágio, regências, provas e mil e uma coisas para fazer, acabei negligenciando o livro um pouco, embora a história seja boa demais para que se apague da memória com facilidade. O encontro com o precursor da literatura vampírica no mundo começa através de diários, cartas, telegramas e bilhetes trocados pelos personagens, tudo organizado de forma cronológica o que faz com que tenhamos uma visão clara dos acontecimentos e nos inteiremos gradativamente de cada personagem cuja informação que fornece se interliga, de alguma forma, com a do anterior e do próximo. Começamos com o diário de Jonathan Harker, um corretor imobiliário que é designado no lugar de seu superior para cuidar de um cliente especial na Transilvânia, vendo nesse negócio a chance de sua carreira e a possibilidade de finalmente poder dar uma vida estável à sua noiva, Mina Murray, ele aceita o serviço de cuidar do misterioso conde Drácula e viaja assim para a Transilvânia, onde pernoita em uma pensão e descobre mais um pouco sobre os moradores e sua relação com seu misterioso cliente, percebendo assim que todos tem o conde como um demônio, chegando inclusive a dar-lhe certos objetos que teoricamente o protegeriam dele.
Através de seu relato vamos descobrindo as primeiras características do famoso vampiro, seus hábitos noturnos, sua crueldade, seu temperamento instável, sua inteligência, o hábito de dormir em caixões e sua aversão a objetos sagrados além da incapacidade de produzir reflexos. Jonathan se encontra prisioneiro do vampiro sem saber ao certo o seu destino ou a amplitude de seus planos na sua cidade natal, Londres, onde sua noiva o espera. Enquanto isso, através das cartas de Mina e Lucy, conhecemos um pouco dos demais personagens do livro, Minha preocupada com seu noivo que há muito não lhe dá notícias passa uma temporada com Lucy uma jovem doce e rica cuja mãe está desenganada e que está prometida a Arthur Holmwood, um lorde. Um dos pretendentes rejeitados de Lucy foi o doutor Seward, um médico psiquiatra que vive em um hospício estudando as doenças mentais — das formas retrógradas do século XIX — um em especial, chamado Renfield, que voltou da Transilvânia apresentando sinais inexplicáveis de uma loucura que desperta a curiosidade e se torna quase uma obsessão do médico.

Quando um navio chega à costa da Inglaterra sem nenhum tripulante vivo e trazendo uma estranha carga, coisas estranhas começam a acontecer na cidade de Londres. Estranhos acontecimentos parecem rondar Lucy, ela começa a sonambular, fica cada dia mais pálida e tem dois orifícios — descritos no livro como feridas — que não cicatrizam em um lado do pescoço, Mina se torna cada vez mais preocupada com a amiga e a assiste definhar a cada dia. Várias transfusões de sangue são feitas, mas a jovem parece não reagir. Sem saber o que fazer, Seward chama seu mentor, Van Helsing, para dar uma olhada no caso, ele esconde para si suas ideias e começa a tratar de Lucy lutando bravamente para que ela seja salva. Mina acaba viajando ao encontro de Jonathan quando recebe uma carta informando que ele foi encontrado e estava sendo tratado por freiras em um convento, à beira da morte, queria vê-la e casar-se com ela enquanto era tempo. Lucy vai piorando cada dia mais, sua casa é atacada por um lobo fugitivo matando sua mãe de um ataque no coração e dando fim à vida da jovem. Mina recebe então a notícia de que sua melhor amiga faleceu, aparentemente, e não entende como os acontecimentos com seu noivo — agora marido — estão interligados à morte da amiga. Na Inglaterra, Renfield torna-se ainda mais violento e estranho causando sentimentos confusos em Seward que busca desesperadamente entender sua mente e seu comportamento, Van Helsing o acaba arrastando para um mundo sombrio no qual ele não consegue acreditar e coisas estranhas continuam acontecendo, é através de Lucy — que se tornou uma imortal — que Van Helsing revela a Seward e seus amigos — Quincey e Arthur, a existência dos seres da noite, eles não tem saída além de cravar uma estaca no peito de Lucy e decepar-lhe a cabeça para que sua alma alcance a paz. Já de volta à Londres, Jonathan e Mina se juntam ao grupo para investigar e caçar Drácula.

Nesse entremeio, Mina se torna alvo do vampiro por razões que não são exatamente explicitadas na história que não pela simples vontade do conde de tirar as mulheres e torná-las suas crias assim como todos os homens que as amavam, principalmente aqueles que o estavam caçando, ele acaba forçando Mina a beber do seu sangue e se alimenta dela tornando-a assim uma arma para ser usada contra Morris, Godalming, Harker e Van Helsing, ele não a torna uma vampira, pois para isso ela teria que morrer, mas a usa para descobrir os planos dos homens. Em uma tentativa desesperada de salvar a esposa, Harker se une aos amigos para destruir Drácula e assim salvar a alma de Mina, eles embarcam em uma jornada destruindo todos os caixões que contém a terra de sepultura do vampiro para impedi-lo de se esconder, sem saída, Drácula acaba fugindo de volta para Transilvânia, os outros o seguem em uma aventura perigosa e Mina aos poucos vai se transformando no monstro que teme, Van Helsing se divide entre o dever de protegê-la e matá-la.

Vou parar por aqui para não acabar spoilando. O que posso dizer é que o livro é fantástico, cheio de personagens cativantes e de uma inteligência muito boa, como você já sabe que o livro se trata de um vampiro e até determinado ponto os personagens desconhecem isso, pode parecer um pouco maçante para alguns leitores lidarem com a ingenuidade de alguns personagens acerca do que está acontecendo, o final da história é bem satisfatório e apesar de ser dito literatura de terror não houve nenhum momento de real tensão para mim (e vocês sabem que sou frouxa como eu só para essas coisas!) salvo o assassinato do bebê pelas três vampiras. De resto o livro tem suas tensões, alguns assassinatos, mas nada que realmente seja passível a considerá-lo terror, pelo menos foi o que eu achei, não assusta, diferentemente de você ler algo de King ou mesmo de Christie. Mas dou 10, sem dúvidas!

Leia a resenha completa no blog com as adaptações cinematográficas :)

site: http://myrefuge-katharynny.blogspot.com.br/2015/12/dracula-bram-stoker-livro-adaptacoes.html
Lucas.Navarro 05/01/2016minha estante
Adorei a sua resenha!

Kath 22/12/2016minha estante

la_nyx 21/09/2021

Gostei bastante do livro, acreditava que ia ser um pouco mais emocionante e fantasioso mas na verdade é uma obra bem realista e meio normal? Chega um ponto em que a leitura passa a ser em formato de cartas e se torna um pouco cansativa e arrastada, sem contar que o livro possui uns errinhos de digitação, mas ao todo eu achei um livro legal de se ler.
Dr.Lecter 21/09/2021minha estante
Dracula, o vampiro banguela

la_nyx 21/09/2021minha estante
KKKKKKKK

Bells 16/05/2014

Fantástico
Não é a toa que o Grande Martin Scorsese fez uma adaptação da obra para os cinemas; O livro é fantástico, totalmente escrito em modelo de cartas, uma forma dificil de escrever aventura e terror prestando tanta emoção para os leitores deste romance. A versão cinematografica possui alguns adicionais a história causando pequenas modificações; a adição de uma princesa noiva de drácula e a reencarnação da mesma em Mina é algo que não encotramos no livro.
otxjunior 21/04/2015minha estante
não Scorsese, mas Coppola, certo? :)

Bells 28/06/2015minha estante
vdd erro meu... kk

ThayAvalon 11/10/2021

SEM PALAVRAS PRA ESSA OBRA MARAVILHOSA !
Estou aos pedaços porque tive que fechar está história sem uma continuação( como está nós extras Bram levou 7 anos para concluir Drácula, acredito eu que em 7 anos vc escreva muito e à muita coisa ainda não contada ). O livro é incrível, está edição da Darkside pode assutar , mas o enredo , os personagens, a história, as transformações e os sentimentos ali depositados , é incrível. Incrível ler como algumas pessoas realmente eram amigas e devotas em seus amados próximos, onde não havia espaço para desconfiança e nem segundas intenções. Onde o horror podia ser enorme mas não maior que a sua fé e nas suas forças, ciências , estudos e principalmente lealdade e companheirismo. É uma obra incrível. Drácula é realmente gótico, poético, esperto e sagaz. Uma figura doentia e horrenda, mas que como todos nós almeja mesmo que muito discretamente a paz.
Eu fiquei arrepiada lendo esse livro, mas não por medo , a mensagem que ele mandou e manda até hoje.
( Devo confessar que achei o final de Drácula rápido demais, porém acredito que depois de muito sofrerem nossos personagens foi melhor ser assim).
Bran conseguiu realmente imortalizar esse vampiro que tanto amamos.

Obs: Lc da Madame Agatha Killer
M Ferreira 11/10/2021minha estante
A tua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler esse livro ?

ThayAvalon 13/10/2021minha estante
Vó e vai amar juro !!