Drácula

Bram Stoker

Resenhas - Drácula

marisolpaz 17/11/2021

Leitura obrigatória!!!
Esse livro revolucionou a forma de contar uma história. E claro, não a toa, deixou sua marca nas 7 artes. E tai, arrigementando fãs a 130 anos!
Leitura mais do que obrigatória.

Priscila 03/12/2023

Um clássico é sempre um clássico!
Gostei muito!
Achei atualíssimo. É engraçado, porque um livro escrito há tantos anos poderia ser considerado desatualizado, mas, a história é tão rica e tão bem bem feita, que parece ter sido escrita ?ontem?.
Achava, talvez por causa dos filmes, que a história teria um clima puxado bem mais para o terror, mas na verdade achei que o clima é bem mais de suspense do que de terror. E na minha opinião esse clima de suspense é perfeito.
E, mesmo conhecendo a história, e sabendo o seu final, o livro me prendeu.
Gostei do formato em forma de diários, deu um tom intimista, e achei que todos os personagens são ótimos.
E não posso deixar de falar dessa edição da DarkSide, que é simplesmente maravilhosa!

Bielzin 08/05/2022

Vale a pena.
Desde o início, fiquei impressionado com o livro. Definitivamente um dos melhores livros que eu já li. O único problema mesmo é que eu achei o final muito "sem sal", achei meio sem graça para um livro que vinha sendo muito interessante. Também não gostei muito da repetição de algumas cenas que parecia até que eu estava lendo a mesma página!

( O final que eu digo é 80% do livro para cima )

Mas de resto o livro é ótimo, gostei muito da história, também gostei dessa escrita por cartas e o mais importante é que tem personagens bem marcantes, como o Van Helsing por exemplo.
roses in winter 08/05/2022minha estante
recomenda?

jonathanrausch 02/12/2021

O livro sobre vampiros
Muito além de ter o Drácula, este livro tem exploração sobre o tema com dois especialistas no assunto que além das crenças que permeiam os vampiros, mencionam obras anteriores e posteriores a Drácula, filmes e séries que diferenciam muito do vampiro clássico e também as adaptações que o conde se encontra. Tem alguns contos também, entre eles "Carmilla" e "O Vampiro". Carmilla, é o que mais temos de próximo à características do vampirismo do Drácula; O Vampiro, é o que mais se tem de conhecimento como primeira estória sobre esses seres. Por tudo isso, independente do valor que pagar no livro, estará feliz.

Rebobinando a fita (ou voltando às páginas que começa a nossa estória), Drácula é uma narrativa linear e regressiva em narrativas de vivências distintas entre os personagens por meio de diários, cartas, memorandos, etc. que foram organizados por Mina, noiva de Jonathan. É uma trama sempre cheia de curiosidades. Reviravoltas ocorrem, mas são o anticlímax em muitos momentos e se forma o clímax com novos avanços; achei bem intrigante essa forma de causar atenção ao leitor... É um "vou parar, mas logo mais volto pois sei que vou me surpreender" que é entregue a cada hora de leitura.

Cenas memoráveis não faltam no romance. Narração impecável também dos fatos. Não ver o cemitério, o Navio, o caminho para o castelo do Drácula, é impossível na leitura e em derradeira memória que com certeza virá.

Adorei os extras, principalmente Carmilla, que tem desfecho "mé" para a estória, mas um desenrolar gostoso.

A obra tem diversas versões, sendo esta da Dark uma das que tem o texto inalterado do autor.

Fabíola 02/02/2021

Surpresa literária.
Eis aqui um livro no qual achei que seria chato e fui sem muita expectativa. E que surpresa! Simplesmente devorei, achei bem diferente do que eu esperava.
Acompanhamos o advogado Jonathan, que é enviado ao castelo do Conde Drácula, cliente este um tanto misterioso e aterrorizante. A partir dos relatos dele e dos demais personagens, vemos o desenrolar dessa história um tanto envolvente e interessante.
A narrativa é em forma de cartas e diários, bem fluida e nos prende na trama. Achei incrível como um todo, os personagens, a ambientação, os mistérios... super recomendo!

Hugo 26/12/2020

Fui com expectativas altas demais
Infelizmente eu comecei essa leitura com as expectativas lá no alto.

A história é contada de maneira epistolar, ou seja, através de cartas trocadas entre os personagens e também de diários escritos por eles. Tudo acontece quando um riquíssimo conde da Transilvânia, Conde Drácula, decide contratar o advogado britânico Jonathan para prover apoio em um trâmite jurídico imobiliário, com o intuito de mudar-se para a Inglaterra. Desde que o Conde chega em terras britânicas, coisas estranhas começam a acontecer em todo canto...

Sem dúvidas a premissa é incrível, um marco para o gênero e não atoa considerado um grande clássico! Por conta disso mesmo que eu fiquei tão triste por não ter gostado da leitura. Não sei se foi por conta da expectativa muito alta, da edição, da tradução, do estilo epistolar ou se simplesmente não era o momento para ler esse livro.

O que sei é que no futuro eu preciso dar mais uma chance para esse livro. Certamente ainda vou visitar a história do Conde mais famoso do mundo mais uma vez.

Andrei 11/06/2020

Incrível clássico do terror
Recomendo muito a leitura da obra, além de ser um clássico da literatura é uma obra que mostra o como as mulheres eram vistas na época como dona de casa e a incrível astúcia e coragem de Mina neste romance. Outro ponto que é muito interessante é o Drácula ser um personagem tão compreensível apesar de todo o terror.

Luiz Amaro 09/05/2021

O MUNDO MUDOU, MAS DRÁCULA CONTINUA CRAVADO NA CULTURA POP
Um grande clássico da literatura e da cultura popular que foi responsável pelo folclore vampiresco que alimenta o mundo inteiro.

Isso é tão verdade que nós não precisamos ler Drácula para ligarmos certos atributos a essa criatura. Se eu apontar características como medo de crucifixo, aversão ao alho, criatura sem reflexo na espelho, hábitos noturnos, pele gelada, o ser belo, charmoso e galanteador que hipnotiza as mulheres. Garanto que o seu consciente vai ligar tudo isso que estou falando a VAMPIROS. Isso se deve a Drácula, se deve a Bram Stoker.

Importante pontuar que essa leitura hoje em dia pode soar xenofóbica, passar por um machismo voltado ao cavalheiresco porém, devemos entender que está obra foi publicada em 1987 dentro da era vitoriana. Então abra a cabeça se for ler essa obra.

Drácula rompeu gerações, uma grande obra que deve ser conhecida por todos. O mundo mudou, mas Drácula continua cravado na cultura popular.

Marlon Teske 21/03/2011

O Conde Vampiro
Apesar da história de Drácula ser uma das mais conhecidas dentre os mitos modernos, pouca gente efetivamente lê o livro, acumulando na memória apenas o parco conhecimento que surge através de obras dele derivadas, em especial, os vários filmes que chegaram ao cinema. Bram Stoker ao descrever o vampiro fez algo semelhante (para sua época): reuniu uma série de lendas romenas e as costurou para transformar o mito do vampiro para sempre.

A história trata da vontade de Vlad Tepes - ninguém menos que o Conde Drácula, um nobre que vive nas montanhas geladas da região romena conhecida como Transilvânia - de deixar o isolamento e viver no coração do mundo, na época (o romance é de 1879), a cidade de Londres. Ele não deseja apenas mudar-se dali, mas sim efetivamente tornar-se um londrino, passar despercebido às pessoas. E, para auxilia-lo nesta empreitada, contrata uma firma de advogados que enviam como representante Jonathan Harker.

Não tarda para Harker perceber em que enrascada se meteu, e dali em diante, em meio a gritos apaixonados para sua talvez para sempre perdida Mina, acompanhamos sua saga desde a fuga do castelo do Conde até seu reencontro com o próprio Dracula, em Londres, alguns meses mais tarde, quando deve enfrentar o vampiro para salvar a alma de sua amada. Vários outros personagens são apresentados, cada qual com sua importância para a história, mas sem dúvida o professor Van Helsing é o maior dentre eles. Não podemos negar que apesar de excêntricos seus métodos funcionam.

Há muitos que defendem Drácula como a obra máxima sobre o vampiro. Eu, apesar de algumas ressalvas, concordo. Escrito de maneira semelhante a um diário ou livro de recortes, ele acumula cartas e textos produzidos pelos diversos personagens em ordem cronológica (da mesma forma que Mina, a já citada protagonista, o faz no próprio livro, dando a impressão ao leitor de que ele está com o manuscrito original em mãos). Nele os não-vivos são tomados por um espírito cruel e devasso, sem limites ou receios. Em suma, a pura encarnação do mal. Nada de vampiro amargurado com dilemas éticos nestas páginas.

É bem verdade que se comparado a algumas histórias de nosso tempo, Drácula chega a ser até um tanto quanto ingênuo, ainda que para a época tenha assustado muita gente. Para aproveitar melhor o todo da trama, faz-se necessário um certo exercício para lembrar-se de que estamos vendo o mundo sob a ótica de mais de um século atrás, onde os homens eram mais altruístas e as mulheres buscavam seu espaço na sociedade (ainda que tímido).

Uma história que merece seu posto de clássico e que deve ter lugar obrigatório em qualquer estante. Aliás, como uma queixa única, o final ocorre tão bruscamente que chega a ser um anti-climax.

Lido em Fevereiro/Março de 2011
Alan 31/03/2012minha estante
Parafraseando Byron...
- " O fogo que arde em meu peito
É na verdade como uma ilha vulcanica;
Nenhuma tocha se acende em suas chamas -
Uma pira funerária.''

Renato.Martini 01/09/2016minha estante
Acabei de lê-lo, agora, e realmente o final é um senão do livro.

briana 30/03/2021

drácula ?
fiquei meio (!!!?) com o final, não esperava morte desse personagem, mas fiquei feliz por saber a história desse clássico bem típico :)
spoiler poxaaaaaaa

lotfi 01/04/2021minha estante
tava vendo as resenhas para ver se valia a pena ler o livro, coloque o sinal de spoiler pfv

briana 01/04/2021minha estante
perdão ? mas eu deixei em aberto a resenha, juro, nao era minha intenção da spoiler mas está bem em aberto sobre a morte

fica tranquilaa kkk :33

Krishna.Nunes 26/01/2021

Um clássico sedento de sangue
Figura fortemente estabelecida na cultura popular moderna, o vampiro, ou o mito da criatura sobrenatural que se alimenta do sangue de criaturas vivas, vive há séculos no imaginário popular. Não foi com Drácula que o vampiro apareceu pela primeira vez na literatura. Mas foi nesse livro, publicado em 1897, que o ele adquiriu as características que reconhecemos até hoje: uma criatura imortal, que só pode ser destruída com uma estaca cravada no coração ou quando decapitado, que não suporta a luz do dia e é capaz de controlar animais e até o clima, que rejuvenesce ao se alimentar de suas vítimas e até mesmo que foge do aroma de alho. Também estabelece o vampiro como uma figura aristocrática, culta e encantadora, capaz de seduzir suas vítimas e hipnotizá-las, tornando-as marionetes da sua vontade.

Fortemente inspirado no romance gótico do período vitoriano, Drácula utiliza um recurso muito comum na época: a narrativa epistolar. Visando dar mais credibilidade ao enredo, a história é contada não por um narrador, mas através de uma coletânea de cartas, notícias de jornal e especialmente entradas dos diários dos protagonistas, que se veem subitamente ligados por um acaso aterrador: terem sido vítimas de um vampiro. Assim, com coragem e altruísmo inabaláveis, dão início a um plano elaborado para perseguir e destruir o monstro.

Muito distante da frieza fleumática que esperamos dos britânicos, temos aqui personagens que choram, desmaiam de emoção, jogam-se ao chão em prantos, ajoelham-se e erguem as mãos aos céus em súplica, num exagero de dramaticidade mais digno das novelas mexicanas.

A trama inicia propositalmente lenta e pouco reveladora, para garantir que o leitor nunca saiba mais do que os próprios protagonistas, que aos poucos vão aprendendo sobre os poderes da criatura e montando um quebra-cabeças que lhes permitirá confrontá-la.

Uma grande dose de anacronismo está presente na menção constante de fonógrafos, máquinas de escrever, carruagens e barcos a vapor, que aparentemente faziam parte do orgulho britânico do período da revolução industrial. Nada disso, entretanto, nos impede de aproveitar o que a obra tem de bom para oferecer, um suspense crescente com pitadas de terror e um grande senso de urgência. O livro sabe explorar muito bem o sobrenatural e criar um clima de expectativa permanente, que deixa o leitor sempre achando que algo está prestes a acontecer. Pouco a pouco, o ritmo da ação vai se acelerando, levando a história a um ritmo de caçada constante, o que torna a leitura da segunda metade extremamente ágil.

O machismo da época também se mostra evidente, não na forma de misoginia mas sim de cavalheirismo. As mulheres precisavam ser protegidas a qualquer custo. Ainda assim, a personagem mais inteligente e sagaz é justamente uma mulher, mas não por seu próprio mérito e sim por ter "um cérebro de homem com a doçura de uma mulher", como não cansam de repetir. É uma característica que incomoda, mas acabamos tendo que relevar devido ao contexto histórico.

Drácula é, sem dúvida, um clássico atemporal que influenciou incontáveis obras e merece continuar sendo apreciado por muitas gerações.
Luds 30/03/2021minha estante
Grande clássico! Preciso colocar em minha lista de leituras.

Krishna.Nunes 30/03/2021minha estante
Luds, antes de comprar procure saber se é texto integral. Muitas edições, até algumas chamadas de luxo, são adaptações.

Luds 30/03/2021minha estante
ótima dica, vou me atentar a isso. obrigada!

Dani 29/01/2021

Que clássico!
Fiquei um pouco receosa quando comecei a ler achando que logo abandonaria o livro por ser um clássico, e na minha cabeça, denso para ler. Mas do começo ao fim, Drácula é uma leitura fluida e muito interessante. É basicamente feito por entradas nos diários e cartas entre os personagens que são muito cativantes. Saber que todas as referências de vampiros surgiram dessa obra, deixou a história ainda mais instigante. Maravilhoso!

Anienne 07/05/2023

Drácula
Fazia tempo que eu queria ler Drácula. Gostei bastante de saber a história original, já que os filmes dão vários desdobramentos.
Desde o início me incomodou bastante a forma como as mulheres são tratadas no livro, fruto de uma época e talvez das crenças do autor, mas enfim, gostei bastante.