Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Bruno 05/06/2021

Diferente do que eu imaginava
Não consegui me prender tanto a leitura pelo fato de ser muito parado, mas entendo a importância que essa história teve e tem nos dias atuais.
AmiguruGi 05/06/2021minha estante
Oi, Bruno! Li Drácula há muito tempo, mas tenho em mente que foi um dos melhores da vida... Depois desse seu depoimento vou reler e ver que ideia faço dele hoje em dia haha

Bruno 05/06/2021minha estante
Tudo bem kk, mas acredito que a experiência de leitura é diferente pra cada pessoa. Obrigado pelo comentário.

AmiguruGi 05/06/2021minha estante
Com certeza! Eu curti saber sua opinião principalmente por ser diferente da minha! Duas versões de um mesmo livro!!

Reinaldo.Souza 20/01/2021

UM PAVOROSO EMBATE ENTRE BEM E MAL QUE SEDUZ MILHARES DE LEITORES HÁ MAIS DE UM SÉCULO.
"Fonte de inúmeras adaptações para telas e palco, inspiração para músicos, escritores e artistas de todas as áreas, Drácula é um ícone incontestável e obra-máxima de Bram Stoker.

De um lado o conde Drácula - o mais famoso vampiro da literatura - e sua legião crescente de mortos-vivos. De outro, um grupo unido e decidido a caçá-lo: Jonathan e Mina Harker, o médico holandês Van Helsing e seus amigos."

Não dá pra negar que Drácula é um clássico. Tem filmes, séries e várias referências em vários outros romances. Porém o tão temido Drácula não me convenceu muito não e eu esperava por mais.

Pra começar, achei o vampirão bem qualquer coisa. Não me provocou medo nem interesse e muito menos simpatia. Ele mal aparece também na história e quando aparece, é tudo muito sem graça.

Os outros personagens, nossa... Tive que ignorar muito as atitudes machistas por ser um livro bem antigo, e esse nem foi o maior problema desse pessoal. Nunca vi tanto homem burro por metro quadrado. A mocinha ingênua e clichê consegue ser mais interessante que eles, os "heróis".

A história começou boa sim. Fiquei bastante interessado logo no começo, ela realmente me cativou. Mas lá para o meio já estava bem monótono e eu só queria que acabasse logo e quando acabou, desejei não ter lido, porque achei o final muito sem graça. Assim, a única nota que dou é dó.

Sim, bateu uma decepção aqui.
Mathias 20/01/2021minha estante
Nossa (kkkk) primeira resenha negativa que eu vejo de Dracula. Mas eu gosto assim, quando descem o pau mesmo kkkk

Reinaldo.Souza 20/01/2021minha estante
Então né, eu tbm só tinha lido resenhas positivas. Fui com o hype lá em cima hahaha

Alessandra Neres 27/01/2021minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião. Eu ainda não terminei, mas tá sendo uma luta. Como você mesmo disse, começa muito bom, com o Jonathan Harker no castelo e tudo mais, depois fica muito maçante. Eu não aguentava mais aquela lenga-lenga com a Lucy que não morria nunca, se tivesse que ler mais uma transfusão de sangue eu teria desistido haha
Quando terminar de ler escrevo a minha opinião, mas por enquanto não tá sendo o que eu esperava mesmo.

Caio.Reis 06/05/2021

Drácula foi meu primeiro clássico, sempre tive medo de ler clássicos e achá-los chatos e largar de mão logo de começo, mas Drácula além de me tirar esse medo matou minha curiosidade de como realmente é um vampiro raiz kkk, gostei demais do livro, ainda mais dessa edição perfeita cheia de extras.

@ine.reads 31/10/2021

A narrativa do livro é lenta, porém fiquei encantada em finalmente ler a obra que originou e inspirou muitas das histórias de vampiro que conhecemos hoje. Claro que Drácula não foi a primeira história de vampiros escrita no mundo, mas foi um grande marco para os vampiros que conhecemos hoje, foi um dos primeiros autores a descrever os vampiros como seres belos e encantadores, o que antes eram mais conhecidos somente por sua monstruosidade.

Drácula é uma ameaça constante no livro, eu sinto falta das aparições dele durante o livro, mas a intenção é justamente essa de ele ser uma presença mesmo que invisível, um medo constante na vida das pessoas em que ele está atormentando.

Outro ponto que me encantou nesse livro foi o uso da ciência da época vitoriana, o mundo estava passando por esses avanços e ele utilizou muitas das descobertas da época durante a narrativa.

Tem muita narrativa machistas da época, mas a grande heroína desse livro é a Mina, o resto é resto kkkk

Felipe 11/03/2023

A experiência de ler Drácula, pra mim, foi como estar em uma montanha-russa. A viagem de Jonathan à Transilvânia abre a narrativa e é a melhor parte do livro by far. Através de seu diário temos acesso à sua paranóia e o suspense psicológico é conduzido enquanto o personagem questiona sua própria sanidade em meio ao cárcere e aos feitos sobrenaturais do conde. Logo após, a história oscila entre passagens não tão empolgantes e as características góticas se fazem perceptíveis: cenários noturnos; a ameaça misteriosa que ronda; personagens melodramáticos, sejam eles honrosos cavaleiros ou donzelas virtuosas; descrições oníricas; o amor atrelado à morte (bem nítido no arco de Lucy); e o viés religioso, sempre evocando o nome de Deus pela cruzada empreendida para derrotar o mal encarnado. No mais, apesar dos altos e baixos, foi experiência interessante.
Jullia.Emily 11/03/2023minha estante
hablou

Tai 25/05/2021

Um clássico e não é atoa!!
A obra que definiu a figura dos vampiros! O livro foi publicado pela primeira vez em 1897 e se passa durante a era vitoriana, em meio a avanços, a exemplo da câmera fotográfica, máquina de escrever, cabriole, e etc, elementos citados na obra, e que expressão o contexto da época, além do pensamento científico das personagens. Convém ressaltar, também, que é um texto totalmente constituído a partir de cartas, notas, diários e telegramas, aspecto esse que sou apaixonada desde que li Simplesmente Acontece e As Vantagens de Ser Invisível.

A história, em si, começa quando o jovem advogado Jonathan Harker viaja até a Transilvânia para tratar de negócios com o conde Drácula, especificamente de sua mudança para Londres, inclusive, nesse meio tempo, Jonathan fica hospedado em seu castelo. Face a isso, Harker começa a desconfiar de vários acontecimentos estranhos na propriedade e no próprio conde, como ter um cemitério embaixo do castelo, não ter criados, o conde nunca fazer as refeições junto com o advogado ou nunca aparecer durante o dia. Jonathan fica aterrorizado com tudo isso, até o momento que se vê preso no casarão.

Enquanto isso, mudando o enfoque, em Londres está a noiva de Harker, Mina, que também presencia atitudes estranhas junto de sua amiga Lucy, a qual chega a ficar "doente" após uma misteriosa caminhada a noite. Lucy é tratada por outras personagens também importantes para histórias por levantarem questões duvidosas, como a marca no pescoço de Lucy. Assim, o livro se desenvolve a partir das perspectivas dessas personagens. Com leitura fluída e nada rebuscada, ajuda bastante quem quer começar a ler clássicos e não curte por serem maçantes, ajuda também quem, assim como eu, tem receio do gênero terror, é o tipo de terror gostoso e leve. Bram Stoker acertou em cada mínimo detalhe. Um clássico e não é atoa!!

Dearibeiro 15/07/2023

Drácula
Me lembro de quando me deparei com esse livro na biblioteca da escola, eu automaticamente quis lê-lo.

Conhecer essa obra e entender como nasceu a figura do Drácula foi legal demais.

Recomendo muito.

Bielzin 08/05/2022

Vale a pena.
Desde o início, fiquei impressionado com o livro. Definitivamente um dos melhores livros que eu já li. O único problema mesmo é que eu achei o final muito "sem sal", achei meio sem graça para um livro que vinha sendo muito interessante. Também não gostei muito da repetição de algumas cenas que parecia até que eu estava lendo a mesma página!

( O final que eu digo é 80% do livro para cima )

Mas de resto o livro é ótimo, gostei muito da história, também gostei dessa escrita por cartas e o mais importante é que tem personagens bem marcantes, como o Van Helsing por exemplo.
roses in winter 08/05/2022minha estante
recomenda?

marisolpaz 17/11/2021

Leitura obrigatória!!!
Esse livro revolucionou a forma de contar uma história. E claro, não a toa, deixou sua marca nas 7 artes. E tai, arrigementando fãs a 130 anos!
Leitura mais do que obrigatória.

Andrei 11/06/2020

Incrível clássico do terror
Recomendo muito a leitura da obra, além de ser um clássico da literatura é uma obra que mostra o como as mulheres eram vistas na época como dona de casa e a incrível astúcia e coragem de Mina neste romance. Outro ponto que é muito interessante é o Drácula ser um personagem tão compreensível apesar de todo o terror.

Luiz Amaro 09/05/2021

O MUNDO MUDOU, MAS DRÁCULA CONTINUA CRAVADO NA CULTURA POP
Um grande clássico da literatura e da cultura popular que foi responsável pelo folclore vampiresco que alimenta o mundo inteiro.

Isso é tão verdade que nós não precisamos ler Drácula para ligarmos certos atributos a essa criatura. Se eu apontar características como medo de crucifixo, aversão ao alho, criatura sem reflexo na espelho, hábitos noturnos, pele gelada, o ser belo, charmoso e galanteador que hipnotiza as mulheres. Garanto que o seu consciente vai ligar tudo isso que estou falando a VAMPIROS. Isso se deve a Drácula, se deve a Bram Stoker.

Importante pontuar que essa leitura hoje em dia pode soar xenofóbica, passar por um machismo voltado ao cavalheiresco porém, devemos entender que está obra foi publicada em 1987 dentro da era vitoriana. Então abra a cabeça se for ler essa obra.

Drácula rompeu gerações, uma grande obra que deve ser conhecida por todos. O mundo mudou, mas Drácula continua cravado na cultura popular.

Priscila 03/12/2023

Um clássico é sempre um clássico!
Gostei muito!
Achei atualíssimo. É engraçado, porque um livro escrito há tantos anos poderia ser considerado desatualizado, mas, a história é tão rica e tão bem bem feita, que parece ter sido escrita ?ontem?.
Achava, talvez por causa dos filmes, que a história teria um clima puxado bem mais para o terror, mas na verdade achei que o clima é bem mais de suspense do que de terror. E na minha opinião esse clima de suspense é perfeito.
E, mesmo conhecendo a história, e sabendo o seu final, o livro me prendeu.
Gostei do formato em forma de diários, deu um tom intimista, e achei que todos os personagens são ótimos.
E não posso deixar de falar dessa edição da DarkSide, que é simplesmente maravilhosa!

Mercury 11/07/2022

Enebriante, uma escrita hipnotisante
Se existem livros com escrita vitoriana que são tão empolgantes como ver grama crescer, esse se assemelha a uma volta num trem fantasma em um domingo ensolarado. Assustadoramente envolvente, além de uma leitura, uma experiência. Conhecer mais de perto e se aterrorizar com a figura mais clássica do terror, nunca foi tão empolgante. Drácula aqui, é muito mais que a criatura que captura vidas e sonhos, é a personificação do mal, o desespero encarnado em nós sempre que apagamos a luz. Hipnotizando os embebedados em romance, com casais de químicas deliciosas, dos entusiastas da história e cultura, aos corajosos leitores de horror, essa edição linda de se colocar na estante, foi definitivamente a primeira dos meus favoritos de 2021.

Sabrina 05/07/2023

Clássico
Não é muito meu tipo de livro porque é bem focado no suspense mas valeu por ser um clássico. Leitura apesar de curta meio arrastada, cheguei no fim do livro ainda esperando a leitura engrenar e quando aconteceu foi tudo muito rápido e pra mim ficou parecendo que acabou de modo súbito.