Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker

Resenhas - Drácula

Isabela Polezel 28/10/2020

Nossa eu to completamente apaixonada por esse livro, me envolvi com todos ps personagens, estava sem esperanças de gostar, por ter odiado um clássico que li, mas esse valeu cada linha lida. Que escrita fantástica, que final! Como o Drácula chega a ser assustador, a Mina e a Lucy quero guardar em um potinho de tanto amor, estou órfão de Drácula kkkk, medo até de entrar em uma ressaca literária.
ta.cha 29/10/2020minha estante
Ce gostou dessa edição da zahar?

Isabela Polezel 29/10/2020minha estante
AMEI

Joy.patrocinio 04/06/2022

Minha melhor leitura do ano
Drácula

Que livro maravilhoso. Um romance epistolar( romance não quer dizer q seja uma história de amor). Com essa escrita floreada e romanceada da época a sensibilidade e rudeza dos personagens, e que personagens bem escritos com histórias bem aprofundadas para entender cada um deles. O horror escrito da forma com bram fez te deixa apreensivo no decorrer da leitura e querendo ler mais e mais. Obviamente um livro de luta do bem contra o mal. Mas q deixa a questão será q o bem e de todo bem e o mal é d todo mal. Pessoas cheias de principios e um ser cheio de vontades. Vejo em drácula akele que vai atras do q quer d qlq maneira nao importa o q vem em seu caminho ele vai passar por esse obstáculo deixando um rastro de destruição, muitas vezes fazendo o q quer por puro prazer . O q dizer desses personagens q sao os mocinhos cada um a sua maneira cheios de convicções e pudores se embrenharam numa caçada. A cada capítulo um diário d alguem narrando o q acontece o impacto q dracula teve na vida deles. Esse livro é rico em detalhes e a escrita nao fica chata como em alguns outros q ja li, o que me intriga bastante. Nao esperem que os filmes interpretem essa obra de maneira fidedigna pois as nuances são muitas e variáveis essa e anprimeira vez q leio e sei q se ler novamente verei com outros olhos. Nao vi traço de amor romântico entre Mina e Dracula. Drácula um personagem complexo e entendo o fascínio e os estudos voltados a esse personagem, e a crianção de tantos personagens de vampiros e lobisomens a partir daí . Um livro de Horror( nao confunda com terror) Uma fantasia com base em crenças populares o q traz uma realidade para a escrita. Fantasia sem ser fantasiosa

Essa é minha analise de leitura se vc espera um resumo da história leu a resenha errada.

Cuidado com seus pescoços, Dracula pode estar a espreita.

Jorge 30/09/2020

Visionário.
Foi a primeira vez que eu li. Fiz para um clube de leitura, o que acabou enriquecendo ainda mais a minha experiência. Uma história com excelentes descrições, uma trama a frente do seu tempo, onde o autor desbravou e explorou dentro das possibilidades dele não apenas o sobrenatural, mas também a ciência da medicina, e o protagonismo feminino. Pretendo ler mais vezes durante a vida, pois acredito que essa história só tende a crescer em mim a cada leitura.
Luciana 30/09/2020minha estante
Está na minha lista. Estou em uma fase clássicos.

Jorge 30/09/2020minha estante
Oi Lu, é uma leitura que requer senso crítico, também tem que ser considerado o contexto em que a obra foi escrita. Assim vc vai conseguir enxergar os pontos positivos. Tenho certeza que vc vai adorar a leitura.

Jorge 30/09/2020minha estante
Também estou numa vibe de ler clássicos. Estou lendo clássicos do gênero de horror. Comecei por contos. Agora estou arriscando romances mais longos.

Felipe 29/08/2020

Essencial
O Goticismo de Stoker preenche toda a obra de uma maneira ao mesmo tempo dramática e palpável. É uma aventura amaldiçoada com as marcas Vitorianas do final do século 19, época que o próprio Stoker viveu e escreveu. A narrativa epistolar vai muito além dos famosos diferentes "POVs" com os quais hoje já somos tão acostumados. Há o cuidado não apenas em mostrar o ponto de vista da figura destacada naquele capítulo, seus medos e desejos mas igualmente com o destinatário. Se a personagem tem mais ou menos intimidade com o receptor da carta, sua escrita, revelações e manifestações de desejo vão variar. O capítulo do Convidado de Drácula é intenso e necessário para estabelecer cenário e antagonista. Receber isso logo no início já nos captura junto ao Convidado desgraçado. A falta dele, como em algumas versões, seria sentida. Stoker consegue dar uma voz particular a cada personagem, o que talvez não seja tão notável na versão traduzida. Em inglês não há como negar que mesmo numa sentença solta você reconheceria(e ouviria?) a voz de Van Helsing. Torcemos pelo grupo enquanto eles viajam e lutam contra a perversidade do monstro. Mais interessante é ver que, diferente de muitas histórias de terror, a investida não é unilateral. É um jogo. Num momento Drácula ataca, em outro é o grupo que prepara sua jogada para capturar o inimigo. Há também um adversário oculto: o tempo. Drácula poderia simplesmente se esconder e dormir por anos até que o grupo fosse levado por morte natural ou outra causa além dele, e eles sabem disso. O clima de perseguição é ofegante nos capítulos finais.
Diferente de uma crença popular Drácula não foi a primeira obra envolvendo vampiros. Há com certeza a influência do renomado "Carmilla" do compatriota irlandês Le Fanu e outros contos populares. Ainda assim definitivamente foi a mais importante tanto no estilo narrativo, quanto na visão ocidental de vampiros. Bram Stoker, assim como sua criação, conquistou a imortalidade vivendo através de novos autores das gerações seguintes, muitos desses sem mesmo ter a noção de que sofreram sua influência (uma constatação digna do deleite do Drácula).

Diego 04/04/2021

Drácula
Um clássico que todos deveriam ter a oportunidade de ler. A princípio pensei ser uma leitura exaustiva porém foi ao contrário.

Krepe 08/10/2022

Dracula???/5
Dracula um obra gótica e linda com estilo de diário, gosto muito desse livro mas não é espetacular, se tiver coragem e estômago pra ler vá enfrente, tem cenas nojentas mas não ao ponto de querer parar de ler mas sim pelo contrário te faz sentir nojo e querer ler mais e mais. As cenas de suspense te fazer enlouquecer,juro que que as vezes quando dizia "ossos quebrando" eu estava tão dentro do livro que conseguia ouvir os estralos.Porem depois que de um acontecimento específico acontece fica meio monótono e empurrado mas ainda sim é uma história que vai te dar calafrios

Adriana 14/07/2021

Eu gostei muito da história. Torci muito pelos personagens. Achei a Mina super corajosa! Teve dias da leitura que até sonhei com trechos da narrativa?!

Arya4 02/03/2021

Dracula.
Já vou começar dizendo...bentido de um livro bem escrito e bem desenvolvido!
Maravilhoso demais nesse quesito.
Me faltam palavras porque é muito gostoso e instigante de ler.
Leiam! Leiam!
No início,a escrita lenta e mais elaborada me incomodou um pouco,mas depois da página 50 nem liguei mais.
E interessante ressaltar,que me interessou muito foi que o desenrolar da trama é toda feita através de cartas e diários.
Só não dei 5/5 pra esse livro porque a relação mulher/sociedade me incomodou muito mesmo. Ok,era o jeito da época. Era. Mas me incomodou. E o autor deixa indiretamente claro,a opinião dele sobre as mulheres. Uma boa mulher tem que ser:cristã,amorosa e submissa. Controlada por homens. Frases como essa:
"Ela tem o cérebro de um homem e o coração de uma mulher."
E por aí vai.
Mina tinha tanto potencial pra história e quase não fez nada porque foi limitada o tempo inteiro pelo tipo de pensamento da época.
Não que isso tire o brilho gigante dessa obra. É muito boa. Mas tem essa resalva.
Esse livro gera muito assunto pra uma análise e discussão saudável.

@ine.reads 31/10/2021

A narrativa do livro é lenta, porém fiquei encantada em finalmente ler a obra que originou e inspirou muitas das histórias de vampiro que conhecemos hoje. Claro que Drácula não foi a primeira história de vampiros escrita no mundo, mas foi um grande marco para os vampiros que conhecemos hoje, foi um dos primeiros autores a descrever os vampiros como seres belos e encantadores, o que antes eram mais conhecidos somente por sua monstruosidade.

Drácula é uma ameaça constante no livro, eu sinto falta das aparições dele durante o livro, mas a intenção é justamente essa de ele ser uma presença mesmo que invisível, um medo constante na vida das pessoas em que ele está atormentando.

Outro ponto que me encantou nesse livro foi o uso da ciência da época vitoriana, o mundo estava passando por esses avanços e ele utilizou muitas das descobertas da época durante a narrativa.

Tem muita narrativa machistas da época, mas a grande heroína desse livro é a Mina, o resto é resto kkkk

Carol 15/10/2020

Me surpreendi!
Me surpreendi muito, achei que seria uma leitura difícil por conta de ter sido escrito em 1897, mas a narrativa é fluida. O que torna o livro ainda mais interessante é que ele é todo escrito através de diários, cartas, notícias de jornal, do ponto de vista de personagens diferentes. O que eu mais gostei foi saber como toda a base mitológica sobre vampiros foi construída, diversos pontos que até hoje são relacionados a eles (estaca de madeira, aversão ao alho e crucifixo, transformação em morcego, o famoso Van Helsing caçador de vampiros, entre outras características que achei muito interessantes e não tinha visto antes nas histórias sobre vampiros).
No geral, achei fácil de ler e gostei bastante!

Xaxa 22/04/2021

Demorado
Drácula de certa forma superou minhas expectativas, já que eu esperava um livro difícil e de chata leitura. Mostrou-se fácil, e até angustiante em alguns momentos e nos fazendo temer em outros. Quando falo ?demorado? no título eu quero deixar a ideia de que a história toda se alongou muito, se passou por vários relatos repetitivos para no fim acontecer o óbvio, literalmente nas últimas páginas. Faltavam 3 páginas para acabar o livro e Stoker ainda não entregara o acontecimento final. Mas por mais óbvio que seja, a gente acaba torcendo por exatamente esse fim, a tensão deve ser a mesa que os torcedores de times de futebol sofrem ao ver seu time ir para os pênaltis numa final de campeonato. Tem gol?

Felipe 31/08/2022

O Rei dos Vampiros
A leitura de Drácula não estava nos meus planos, mas recebi um convite para participar de um grupo para fazer a leitura em conjunto. Sou duplamente grato pelo convite! Primeiro porque o livro escrito por Bran Stoker é um grande clássico e a edição da Darkside é maravilhosa e acrescenta conteúdo relevante que explica a importância do livro na época e com o passar do tempo. Em segundo lugar, por conhecer pessoas com a mesma paixão que a minha, ser bem recebido e tratado já como um colega dentro do grupo, o sentimento de pertencer é algo muito importante.

E assim falo de um ponto do livro que pra mim se destacou tanto quanto o Conde, o poder da amizade, do amor, da coragem e da devoção, pois, se há algo capaz de enfrentar as trevas e combater sem trégua até poderes sobrenaturais, são esses sentimentos que criam a base para a férrea determinação.Mas, estou me adiantando um pouco.

A introdução ao Conde Drácula é certamente uma das melhores partes do livro. Acompanhamos o jovem advogado Jonathan Harker numa viagem até a Transilvânia para atender a um rico cliente que deseja mudar-se para Londres. O caminho até o castelo dá o tom de que há algo errado, desde pessoas assustadas e supersticiosas, tentativas de evitar que o advogado siga naquela direção até a chegada de um cocheiro absurdamente forte com o aparente dom de controlar lobos.

Stoker tem um dom com as palavras que é maravilhoso, a forma como descreve o ambiente desolado, como deixa claro o sentimento de solidão, a crescente desconfiança virando medo e desespero, como vai aos poucos apresentando Drácula e revelando seus poderes, sabe trabalhar a curiosidade do leitor ao mesmo tempo em que o deixa apreensivo de continuar.

A mudança de cenário que ocorre é muito bem-vinda, pois torna a ameaça mais real, especialmente na época de lançamento. O monstro deixa um lugar isolado e passa a atacar no coração da civilização. Matérias de jornais e diários dos personagens constroem muito bem a narrativa e adicionam realismo à chegada de Drácula. E estar em meio a população de uma cidade moderna adiciona uma vantagem aos planos do inteligente Conde, vampiros são só um mito, quem vai acreditar que um deles (o maior de todos?) existe e está atacando?

Os próprios protagonistas demoram a acreditar e apenas quando são apresentadas provas irrefutáveis é que começam a agir e tomar providências para enfrentar esse mal que pretende se instalar na Inglaterra.

O embate entre o bem e o mal é muito bem definido, não existem tons de cinza aqui. Os heróis são de boa índole, trabalhadores, honrados e extremamente leais, a amizade é pura e o amor inabalável, amor que é responsável por alguns dos melhores trechos, seja a amizade entre Lucy e Mina, a devoção entre Mina e Jonathan ou o companheirismo do grupo sendo forjado no momento de necessidade. O antagonista é a personificação do mal, é egoísta, ardiloso, manipulador e covarde.

Infelizmente algumas coisas me incomodaram mais para o final do livro, como o fato de todos os protagonistas, tão inteligentes até aquele momento, deixarem algo óbvio passar para gerar um problema que adiciona tensão e dramaticidade mais para o final. E o próprio confronto final que se alonga demais para acabar muito rápido...

Falando agora dos extras, são um toque especial e certamente merecem ser lidos, entender o contexto no lançamento e a forma como Drácula tornou-se o modelo de Vampiro é muito interessante.

Recomendo a todos os leitores acima dos 18 anos, não por ter cenas pesadas, mas eu acredito que clássicos requerem uma certa vivência para serem realmente apreciados e compreendidos. Leitores de terror, horror, suspense e investigação terão um prato cheio! Mesmo quem gosta de drama e romance terá o que saborear e talvez quem não é ligado nesse tipo de livro deva ler apenas de manhã e manter umas flores de alho por perto, só por garantia.

Apesar de todos os anos decorridos desde seu lançamento e das mudanças ocorridas com os Vampiros na cultura pop desde então, Drácula continua atrás de sangue novo e pronto para adentrar o imaginário de cada geração sem perder a potência e a nobreza.
Yudi L. Fialho 31/08/2022minha estante
Amei a referência da narração q vc usou na resenha

Felipe 31/08/2022minha estante
Yudi, muito obrigado!

Dem 11/07/2021

Que livro maravilhoso!!
Que história impressionante, viciante, cheio de emoção e aventuras e claro, terror! Não conseguia parar de ler de tão bom que foi! Merece mais que 5 estrelas! Foi perfeito!

Felipe 11/03/2023

A experiência de ler Drácula, pra mim, foi como estar em uma montanha-russa. A viagem de Jonathan à Transilvânia abre a narrativa e é a melhor parte do livro by far. Através de seu diário temos acesso à sua paranóia e o suspense psicológico é conduzido enquanto o personagem questiona sua própria sanidade em meio ao cárcere e aos feitos sobrenaturais do conde. Logo após, a história oscila entre passagens não tão empolgantes e as características góticas se fazem perceptíveis: cenários noturnos; a ameaça misteriosa que ronda; personagens melodramáticos, sejam eles honrosos cavaleiros ou donzelas virtuosas; descrições oníricas; o amor atrelado à morte (bem nítido no arco de Lucy); e o viés religioso, sempre evocando o nome de Deus pela cruzada empreendida para derrotar o mal encarnado. No mais, apesar dos altos e baixos, foi experiência interessante.
Jullia.Emily 11/03/2023minha estante
hablou

Mel 18/08/2022

"No sangue há vida. Na eternidade, as palavras."
O que define um clássico? Do que ele é constituído?
Talvez pela inovação no cenário de romances de terror, talvez pelo compilado de lendas em uma história fluida ou talvez pela temática vampírica, que até hoje atrai a população, este livro tenha se tornado um clássico. Porém, uma análise crítica dos leitores atuais constate alguns furos deixados pelo autor, como descrição dos personagens, espaço-tempo, ou as falas alemãs do holandês Van Helsing. O machismo característico da era vitoriana passa por um momento insuportável para os leitores (ou leitoras) atuais para uma extrema dependência da personagem feminina. A ausência de explicações sobre a origem do conde Drácula ou a presença das três personagens femininas vampiras deixou um vazio ao fim da leitura, juntamente com uma batalha final um pouco sem graça. Entretanto, o vampiro que deu origem a vários outros, na literatura e no cinema, por si só, torna este livro um clássico.
Ademais, essa edição, além de maravilhosa, traz um compilado de documentos, manuscritos, análises crítica sobre cinema e a obra de Stoker. O prefácio já quebra logo o paradigma de que Drácula seria Vlad Tepes e o posfácio analisa a obra como um todo e sua repercussão até os dias atuais (apesar da crítica desconstrutiva de Márcia Heloísa acerca de Crepúsculo). A inserção de termos estrangeiros, principalmente franceses, no prefácio e no posfácio dificulta um pouco o entendimento do leitor, que acaba tendo que recorrer ao tradutor de tempos em tempos.
Aos leitores, recomendo esta edição, por ser majs completa e fiel à versão original de Bram Stoker, além das notas que auxiliam o entendimento.