Contos de Fadas em suas Versões Originais (eBook)

Contos de Fadas em suas Versões Originais (eBook) Joseph Jacobs
Marina Avila
Giambattista Basile

Resenhas - Contos de Fadas em suas versões originais - volume único

henys.silva 17/12/2021

Para ler antes de dormir
A seleção feita pela editora Wish é de tirar o fôlego. Lembro de assistir a uma série da TV Cultura dos anos 2000 que contava uma história por programa desses contos e ao procurar no YouTube, encontrei algumas que estão no livro, expandindo minha experiência. É um livro para deixar na cabeceira da cama e ir curtindo aos poucos. E quando falo em curtir, isso inclui se deleitar nessa edição que é primorosa de linda. Meu primeiro livro da editora Wish e que venham outros.

Carlos Nunes 11/12/2021

Contos de fadas.... ou de terror?!
Edição belíssima e caprichada com uma coletânea dos mais significativos contos de fadas, porém em suas versões originais, que em muito diferem das versões açucaradas que conhecemos na infância, alguns com temas bem controversos, como canibalismo e incesto... Importante para conhecermos como a noção de "infantil" mudou radicalmente ao longo dos séculos. Além dos contos mais importantes e conhecidos de autores clássicos do gênero, como Perrault, Grimm e Andersen, o livro traz obras de Mme de Beaumont, Joseph Jacobs e Giambattista Basile, além de alguns contos tradicionais árabes, eslavos, orientais e havaianos. Um abrangente apanhado desse gênero muitas vezes relegado ao esquecimento mas que é parte importante da história da Literatura e de nossa própria formação como leitores.

Gabriele 04/12/2021

muito bom
"Os cisnes selvagens" e o "Soldado de Chumbo" carregam o peso de serem os melhores contos desse livro

Jady 01/12/2021

O livro é muito bom e a tradução foi feita cuidadosamente, durante a leitura há várias palavras ou expressões mantidas originais mas todas tinham seus significados no livro mesmo. Tinha muita curiosidade de ler os contos originais, apesar de não ter gostado muito dos contos em si. Mas a editora está de parabéns, tudo foi feito perfeitamente.

Natalia 02/11/2021

Contos de fadas originais
Sobre a edição: ela foi tão bem feita que só imagino o trabalho que deve ter dado. Primeiro, de reunir todos esses contos e de traduzi-los para o nosso entendimento, ainda explicando aqui e ali os significados de algumas palavras que pra nós, brasileiros, não fazem sentido algum, mas faz pra época e pra sociedade do conto original.
Além disso, o design do livro ta sensacional. Ele é capa dura e vc ja se apaixona pela capa toda ilustrada. Dentro do livro, todos os contos começam com seu nome, uma ilustração, o autor do conto, a data aproximada, se é curto, médio ou longo, seu país de origem e uma breve introdução sobre a história. Em alguns contos ainda tem algumas ilustrações originais, mostradas ao longo da história, com uma qualidade muito boa.
Sobre os contos, já vou avisando que as histórias são bem diferentes dos desenhos da Disney. Alguns são sombrios, outros claramente tem um fundo religioso por trás, alguns são um pouco chatos e outros mais interessantes, poucos tem final feliz e uma moral da história, como a gente ta acostumado hoje em dia.
Mas é interessante saber um pouco mais da cultura daquela sociedade e como as histórias foram ?modificadas? ao longo do tempo.

urchon 22/10/2021

Um extenso misto de sentimentos
Antes de qualquer coisa, quero destacar o quão perfeitamente essa coleção de contos foi construída. Você consegue sentir o cuidado na tradução, na contextualização para que o leitor entenda expressões estrangeiras antigas, na variedade de contos com diferentes origens... É indiscutível o quão impecável foi o trabalho da editora em tais quesitos.

Entretanto, também há críticas a serem feitas ? ressaltando que são diretamente aos contos em si, não ao livro. Enquanto alguns aquecem o coração ao lembrar minhas leituras quando criança, alguns são arrastados e pessimamente escritos, de um jeito que até dói de ler. Sem falar do estresse com as princesas tapadas dos primeiros contos ? sério!

Ainda sim, não deixaria de fazer a leitura da obra. Foi uma experiência muito interessante mergulhar no passado de contos que já conhecia superficialmente desde criança, e conhecer novos também.

Nati Gaiewski 02/10/2021

Surto
Sempre tive curiosidade sobre o início de tudo, ou, pelo menos, o mais perto do início possível. Como a própria editora disse, os contos clássicos datam de centenas ou milhares de anos antes de serem transcritos, e ainda assim já são bem diferentes e peculiares dos atuais que conhecemos. Confesso que o sentimento que desenvolvi com esse livro, e toda a sua verdade, deve estar incomodando os que me conhecem porque, sinceramente, é impossível eu ver alguém agora e não despejar toda a informação omitida. Cada história é mais encantadora, à sua própria maneira, e as ilustrações incríveis. Não consigo descrever bem esse conjunto de obras, pois a emoção que sentimos enquanto a lemos é tanta que só da para entender quando se passa por isso.

Julyane Polycarpo 01/10/2021

Contos de fadas originais
Esse livro não é para crianças!
É um pouco chocante a forma como certos temas eram tratados antigamente dentro das histórias (como eram vistos de forma simples e normais). Mas vale muito a pena ler esse livro e conhecer os contos originais.

Sobre a edição: a editora Wish faz um trabalho espetacular, e claro com a coleção dos contos de fadas também! Nada a reclamar.

Maygeek7 30/09/2021

Era uma vez
Um livro em capa dura edição de colecionador com 38 contos e sem censura.

Não sei dizer se a Disney me iludiu ou melhorou as histórias, mas praticamente todas as histórias conhecidas são muito diferentes do universo conto de fadas da Disney.

Sinceramente eu estava esperando e queria histórias do tipo macabra. Porém na realidade nesse quesito foi só decepção, mas tem algumas que foram muito interessantes, Não como eu queria, mas né, me agradou de certa forma.
Pelo menos muitas me surpreendeu, e foram bem contadas com algumas ilustrações, com lição de moral.
E no meu caso não achei cansativo e nem chato de ler.

Valeu os 100 reais que gastei nessa edição.
Ju.Carvalho 07/01/2022minha estante
Mulher, vc pagou 100 reais nesse livro? Comprei a coleção com três livros por 180 reais. ?

Maygeek7 08/01/2022minha estante
Mona, eu só queria esse mesmo kkkk ?

Ju.Carvalho 08/01/2022minha estante
Meu Deus ? estou apaixonada nos outros contos ? e ansiosa esperando o lançando dos contos asiáticos.

Maygeek7 08/01/2022minha estante
Eita, nem sabia que ia existir esse dos contos asiáticos. Obrigada por avisar ??

Ju.Carvalho 08/01/2022minha estante
Até o momento são três: Contos de Fadas; Os melhores contos de fadas Celta; Os melhores contos de fadas Nórdicos. Em breve eles lançarão "Os melhores contos de fadas Asiáticos". ??

Bruno 14/04/2022minha estante
poxa, sério q n é meio macabro? estava querendo comprar jurando q era umas histórias bem pesadas? agora n sei mais kkkkk

Tatiana 28/08/2022minha estante
Dica de leitura: O lado sombrio dos contos de fadas. Pra quem ficou na expectativa por algo mais pesado , esse livro vale a pena .

Gaby 26/09/2021

Seleção muito especial em uma edição maravilhosa
Essa edição de colecionador é realmente linda!! As ilustrações, a capa dura, o início dos contos, tudo! Fiquei encantada.

A seleção de contos é perfeita, passa por contos muito conhecidos por nós (ainda que diferentes) e contos raros.

Temos contos com final feliz, com final triste, com moral, com ensinamento, com princesa salvando o príncipe, com príncipe salvando a princesa, sem príncipes ou princesas,.... eu adorei!!

Eu viajei no tempo pensando em como esses contos eram passados de geração em geração há centenas de anos. Eu acho isso mais mágico do que os próprios contos. E é incrível ver como algumas situações ainda são atuais e como evoluímos em outras. Muito legal fazer essa reflexão.

Agora sobre as histórias. Claro que tem algumas preferidas: A Bela e a Fera, Rapunzel. Barba Azul, As Roupas novas do Imperador, o Semideus Maui, Hua Mulan, Branca de Neve, e o Rouxinol e o Imperador da China.

Tem aquelas tristes e profundas: A pequena vendedora de fósforos, Sapatinhos Vermelhos, A pequena Sereia e Chapéuzinho Vermelho.

Eu recomendo muito esse livro, é realmente especial!!!

grazisapienza 25/09/2021

Reunião de Contos PT. 1
Neste livro, nós encontramos primeiramente os contos originais mais famosos. Muito deles já estão enraizados no nosso Imaginário graças a Disney, como Branca de Neve, Cinderella, Ariel e etc.
Mas é bom vermos que as suas origens costumam não ser tão inocentes (coisa que nem a Disney suaviza tanto).
Das mais desconhecidas, eu me apaixonei por "O Imperador da China e o Rouxinol" e o conto da Baba Yaga. Mas a maioria dos desconhecidos foi muito prazerosa de se ler!

Devido admitir que eu amei o carinho nas traduções, todas as anotações explicando os termos poeque eles se mantiveram fiéis ao máximo aos termos originais. A editora Wish está de parabéns pelo cuidado na Editoração e no carinho! A Darkside poderia aprender muito com eles rs.

Rafael467 08/09/2021

Cheirinho de infância
Minha cabeça explodiu em ver em como essas histórias mudaram com o tempo, algumas são totalmente diferentes. E o mais legal dessas obras é ver nos filmes tipo Shrek várias referências que só lendo eu consegui entender.

Meu top 3:
As roupas novas do imperador
O flautista de Hamelin
A vendedora de fósforos (esse é MUITO triste)

Matheus.Konrad 02/09/2021

Muito bom. Tem várias histórias que eu não conhecia e as que conhecia tem umas versões bem diferentes delas.

Bolseiro Míope 01/09/2021

Mais ou menos
A proposta é legal... Mas algumas histórias são bem chatinhas de ler. Eu esperava algo mais sombrio e sangrento. Mas o livro é bonito.

Draculina 31/08/2021

Primeiramente, a edição da Wish sempre encanta, o livro é deveras lindíssimo.
É interessante ler os contos de fadas em suas versões originais, sendo muitas delas bem curioso, principalmente os contos raros. Foi uma boa leitura, juntamente admirando suas ilustrações.