Senhora do Fogo

Resenhas - Senhora do fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Van Siqueira 26/02/2022

Muito bom!!
Enfim, o último livro dessa trilogia. Foi uma leitura com altos e baixos, momentos grandiosos, mas também momentos bem chatos e medianos.

No geral, eu gostei muito da história, gostei de alguns personagens, gostei da trama e dos plots. Mas não foi perfeito.

Primeiro de tudo, não consegui me conectar com o Radu, um dos personagens principais. Ele me irritou muito. A devoção dele para com o Mehmed foi um saco. Eu não aguentava mais tanto lamento da parte do Radu. Ele idolatrava o Mehmed, passava pano pra todas as atrocidades que o Mehmed fazia, mas quando era a Lada que tinha as mesmas atitudes, as coisas mudavam de figura e ele julgava e apontava o dedo para a irmã. Muita hipocrisia. Acho que a autora deu muito mais destaque para ele do que para Lada, e achei isso bastante injusto.

Lada é sanguinária, cruel, passa por cima de qualquer um para atingir seus objetivos. De um jeito torto (bem torto) ela estava tentando melhorar seu país, transformar em algo bom para todas as pessoas. Ela queria tornar as coisas mais equilibradas, queria acabar com a desigualdade gritante em que o povo da Valáquia vivia. Mas a forma que ela escolheu para conseguir esse feito, causou tanta merd@. E ela acabou com um alvo enorme nas costas. A personagem é envolvente e esperta pra caramba.

Claramente vemos o desenvolvimento de cada personagem, Radu e Lada, de acordo com o rumo que eles vão seguindo em suas vidas, mas isso não quer dizer que seja um desenvolvimento satisfatório. Pq, pra mim, o Radu só se tornou mais e mais irritante. Acho que acabei pegando ranço do Radu, é isso. kkkkk

Mehmed era um egoísta. As coisas tinham que ser do jeito dele, senão não servia. Se ele queria algo, ele tinha que ter, e movia o mundo pra ter, mesmo que esse ?algo? não quisesse estar com ele. Ele usou o Radu o tempo inteiro, e o Radu nunca falou um ?A? pra ele, nunca se impôs. Uma toxicidade enorme nesse relacionamento deles.

Bom, o livro começou lento, mas depois fluiu bem e li com uma facilidade maior. E até agora não aceito que não seja uma fantasia. Me sinto enganada. kkkkk

Luh 22/05/2021

Sabe aquele livro que só enrola? Que é bom mas que poderia ser muito mais? É isso que eu senti ao terminar esse livro. O livro tinha tudo pra dá certo, pra a gente finalmente vê a Lada matando o Radu ou o sultão finalmente, e o livro promete isso a todo momento, e no final a gente não tem. Acho que foi um fechamento meia boca, gostaria que a Lada matasse o Radu, faria toda a história ter um sentido, que ela deixasse os seus meios sanguinários dominar ela de vez, e que ela e o Mehmed tivesse finalmente o seu fim, o que acabou tendo mas não me agradou muito a forma como foi feito sinceramente... tinha tanta questão pra ser abordado, tanta coisa, e ela veio com esse negócio que o bem sempre vence o malkkk enfim, é bom mas nada demais, me decepcionou MUITO...

Lauraa Machado 24/02/2019

O final de uma trilogia impecável!
Faz muito tempo que eu não escrevo uma resenha realmente pequena, mas acho que essa será assim. Eu amo essa trilogia, amo a ideia da Lada no lugar do Vlad, amo todo o desenvolvimento dos personagens e como eles acabaram tão eles quanto no começo, só evoluídos. Amo a consistência humana, fraca e forte deles, como são previsíveis até quando surpreendem. Amo como a autora se manteve fiel à história real do Vlad (durante algumas partes desse livro, achei que não ia incluir certas coisas, mas incluiu!), ao mesmo tempo que conseguiu criar cenas e momentos únicos. Eu realmente amo essa trilogia e posso dizer que o final foi ideal para ela. Então, se você gostou dos outros dois livros, vai gostar desse.

Só um detalhe aqui: no final do segundo, a promessa para muita luta nesse ficou clara e me deixou extremamente ansiosa. Por sorte (ou azar), eu tive que esperar mais de um ano para ler esse daqui, talvez tivesse me decepcionado caso contrário. Não que não tenha luta, não que não tenha guerras e que a Lada não se mostre cada vez mais brilhante, brutal e implacável (raramente tenho a chance de usar essa palavra tão apropriada para comerciais de filmes na televisão). Tem tudo isso aqui, mas a escrita e o desenvolvimento de tudo são muito realistas e em momento algum chega a um único pico absurdo de ação e revelações.

Além disso, como é tão costume com livros de ficção histórica (ainda que alternativa), não tem como esperar um final completamente diferente do que realmente aconteceu, mesmo eu querendo muito. Acabou bem como eu imaginava, feliz e infelizmente. Ainda bem que, depois de ter me feito sofrer com a Lada em tantas questões, a parte na qual a autora teve mais liberdade para explorar como queria, ela fez questão de usar direitinho e me deixar satisfeita e completa no final.

Ainda acho que esses não são livros para quaisquer pessoas. A Lada claramente não vai agradar todo mundo (ainda que eu a ame, muitas vezes me senti extremamente desconfortável com seus métodos violentos) e o Radu, que sofreu muito para chegar onde estava nesse livro, ainda não consegue mudar completamente para outra pessoa (a evolução dele é linda, mas tenho que admitir que o livro em que ele realmente brilhou foi no segundo. Foi lá que ele realmente cresceu e evoluiu). Sem contar com o Mehmed, que eu detesto desde o primeiro livro e fiquei revirando meus olhos para não querer bater no livro e ver se ele sentia. Imagino também que a coragem da autora para descrever a brutalidade de algumas cenas não vá agradar todo mundo. Mas quem tiver gostado dos anteriores não vai se arrepender de ler esse final.

É triste ter que terminar essa trilogia, mas fico tão feliz de chegar ao epílogo desse último livro e poder ter certeza de que nada desandou e que ainda existem livros ótimos no mundo. Como a Lada, em compensação, não existe mais ninguém.

montenegro13 04/11/2021

Avisando: se Lada errou foi tentando acertar
Cuidado com spoilers:

Lada, príncipe, irmã, dragão. Foi emocionante acompanhar Lada desde o nascimento até a sua morte - acredito que não seria spoiler já que é baseado em eventos históricos. Lada nunca considerou desistir, foi brutal até o último minuto naquela prisão (e MDS foi lindo). Uma das minhas piores decepções é como a autora não se deu o trabalho de narrar uma morte digna para a nossa protagonista, que lutou tanto durante sua vida instável e injusta. Por outro lado, escolheu prolongar a cansativa narrativa sobre os sentimentos de Radu devido a sua devoção cega por Mehmed (quem deveria ter deixado há muito tempo). Radu demora para enxergar a sua verdadeira família, mas quando encontra é maravilhoso. Nazira, Fatima, Cipriano e Theodora trouxeram momentos amáveis ao livro. Assim como despedaçado círculo íntimo de Lada.

Mehmed e Lada pessoas absurdamente parecidas quando falamos sobre poder e conquistas ou quando as coisas nunca parecem boas como estão. Intrigada como o amor puro de Lada por sua terra conseguiu residir em Theodora, a nova personagem que teria potencial de ser tão feroz como sua mãe foi.

Essa foi uma saga qual iniciei não tão animada, inclusive tive que lidar com a decepção de pensar que seria uma fantasia haha erro meu. Observei esses personagens amadurecendo e errando. Em vários momentos não sabendo se amava ou odiava qualquer um daquele tóxico triângulo entre Lada, Radu e Mehmed. No fim, foi uma saga que me fez terminar em lágrimas e feliz por ter a oportunidade de uma boa leitura.

E, Theodora, como você conseguiu ser tão parecida com a sua mãe? Lada, tu empalou até os ratos?

Yuqitrend 28/10/2022

Achei a personagem principal sem sal, mas o Radu, ele é incrível, ele que me fez continuar a ler esse livro até o final

julia 22/06/2020

Resenha: Senhora do Fogo
Senhora do Fogo é uma maravilhosa conclusão para uma ótima série, com um história muito tensa e cheia de ação e reviravoltas. A narração tem um ritmo bem rápido nesse livro, mas ainda sim o desenvolvimento dos personagens continua sendo o grande foco da estória. Temos mais mortes, mais traiçoes e mais romance, e todos esses aspectos se juntam para contar uma estória incrível.

Kiersten White sabe como escrever um livro que captura sua atenção desde o primeiro capítulo. O cenário histórico é muito bem escrito e o enredo é bem bolado e executado. As perspectivas de Radu e Lada são bem distintas e interessantes, principalmente com relação aos conflitos que surgem durante o livro. O final é lindo e doloroso e fecha muito bem com os personagens e a atmosfera geral da série.

Nem sei o que dizer sobre essa conclusão. Eu sabia que as coisas iriam ficar mais tensas e perigosas, mas não podia esperar o desenvolvimento que o livro teve. Lada, Radu e Mehmed se encontram em ssituações bem difícies e eu adorei como White explorou os conflitos entre eles e a tensão que isso causou.

Radu ainda é o meu favorito, então não é surpresa pra ninguém quando digo que o desenvolvimento dele foi um dos aspectos mais bem feitos da série. Eu amei demais a jornada dele ao longo do livro. E a Lada... eu achei super interessante que White elevou as características mais marcantes da Lada nesse livro e mostrou as consequências da determinação dela. A Lada é uma personagem muito complexa e a White fez justiça a personalidade forte dela.

Tem bem menos foco em romance dessa vez, mas estou muito muito feliz com o desenvolvimento de todos os relacionamentos, apesar do fim trágico de alguns. A estória, em geral, foca bem mais nas intrigas políticas e batalhas e como isso afeta o povo e eu gostei muito do desfecho da estória nesse aspecto. O final é de doer o coração também, mas é impossível imaginar algum outro jeito para a jornada de Ladu, Radu e Mehmed terminar.

Por fim, Senhora do Fogo é uma leitura incrível e bem tensa, com um enredo bem desenvolvido e intrigante. Os personagens são complexos e continuam a se desenvolver ao longo do livro. O final é perfeito para essa estória e esses personagens e eu vou sentir saudades desse mundo que White explorou.

Nicolle.Corintho 21/02/2021

Seja forte - Seja Gentil. Seja otimista e Seja feroz.

Melhor conclusão de série, grandes conquistas de grandes personagens. Já havia lido muito sobre Vlad, o Empalador. Suas histórias, o mito, a lenda, sua bravura e crueldade, mas ler isso sob a perspectiva apresentada no livro, representado por uma mulher, essa jornada foi incrível.

arr_cabral 03/02/2021

Que Trilogia Fantástica
esse último livro foi simplesmente incrível, maravilhoso, espetacular. foi livro triste em muitas partes, mas foi tão incrível que não tem outra palavra pra esse livro e pra essa trilogia.

obrigado Kiersten !!!

Katia Cristina 10/03/2022

Final previsível porém triste.
Senti que nesse livro a autora focou mais na história do Radu, tentando sua redenção, o que pra mim não colou, não achei justo o final dele e nem da Lada. Ela tinha que ter tido um final mais digno, parece que simplesmente foi posta de lado. Não gostei. Enfim a história não deixa de ser interessante, mas esse sentimento de raiva e frustração que os personagens despertam na gente, e com o final que teve, só me deixou com uma sensação de frustração enervante.

mbarcelos2 01/05/2022

"Arruinar a estabilidade. Ir atrás de ouro. Provocar o império mais poderoso da face da Terra. – Ele fez uma pausa. – Vai ser divertido."
Cruel, vingativa e fria. Lada conseguiu o que queria, está sentada em seu bendito trono, somente com a ajuda de seus leais soldados, e é aí que realmente começam os problemas, ela não sabe nada sobre questões políticas, é apenas uma guerreira e sem a ajuda de Radu que ainda prefere manter-se bem longe dela, com as preocupações voltadas para Nazira e o Cipriano que estão desaparecidos desde a tomada de Constantinopla, então ela decide resolver tudo na força. Qualquer um que a desafie, ela mata. Que faça exigencias, ela mata. Cruel porem justa, Lada logo conquista o povo de Valáquia, exceto os nobres, mas também faz muitos inimigos, mas o maior problema é que por puro orgulho ela decide que não será mais vassala de ninguém e desafia o gigantesco imperio Otomano, seu Mehmed.

“– Mehmed era nosso amigo, Lada. Mais que isso. Pelo menos para você. – O sorriso de Radu era melancólico, mas não amargurado.

"– Mehmed tinha todo o poder do mundo e não moveu uma palha para me ajudar. Não queria que eu conseguisse o que desejava. Só tinha interesse em mim para coisas relacionadas a ele mesmo.”
(SPOILER)
Feroz como nunca, Lada finalmente conquista o que sempre quis, mas apenas isso não basta, ela viu como sua Valáquia está completamente destruída e decide que precisa mudar todo o sistema de governo e sai matando todo mundo que discorda de si. Mais cruel do que nunca, ela acaba se vendo cercada de inimigos e inclusive começando a desconfiar até dos seus maiores aliados, a essa altura ela já perdeu praticamente toda a sua humanidade e não consegue mais tratar nem minimamente bem seus próprios soldados, sente ciúme quando eles se apaixonam por alguém e se mostram dispostos a ser leal a essa pessoa mais do que a ela, sem nenhum entendimento do que é o amor, ela vai perdendo um a um todos os seus soldados e amigos mais leais até que no fim não sobra nada mas ela consegue sair vitoriosa dessa loucura e mantém o seu trono, completamente sozinha e rodeada por fantasmas de seus amores e aliados, mas ela ainda consegue se manter viva e governar a Valáquia por mais 20 anos até morrer em outra guerra contra o Mehmed.
Fiquei triste quando ela abriu mão da filhinha, mas feliz por isso também, a menina com a ferocidade e determinação da mãe e do pai foi criada rodeada de amor e paz, o que faz com que ela seja capaz de absorver as melhores características da Lada sem se tornar uma tirana insana também.
O Radu finalmente encontrou seu lugar no mundo, se cercou de pessoas que realmente o amavam e estavam dispostos a tudo por ele, assim como ele merece. Sempre foi um garoto que só queria paz e ser amado e depois de tanta turbulência, de um jeito meio torto e bem único deles, ele e Lada finalmente ""se resolveram'" mesmo que não tenham permanecido juntos, ele aprendeu a entender a irmã e seu jeito.

Fiquei muito triste pelo tanto de mortes dos personagens secundários que em muitas vezes foram melhores que os principais, mas pelo menos quando Bogda morreu ele tava feliz se casando com a mulher que amava, mas ainda estou de luto por eles, Petru, Nicolae, Bogda, Kumal mas essas foram as consequências que a Lada teve pelas escolhas que fez.

Eu amei muito essa série por se manter coerente com todos os personagens do começo ao fim, um enredo bem linear vai seguindo e todos acabam encontrando seus finais felizes de seu próprio jeito.

Nicoly Mafra 12/05/2019

#ResenhaNickMafra: SENHORA DO FOGO
"(...) ela lutaria com unhas e dentes, com o fogo e o sangue que a tornaram quem era. Ela era dragão. Ela era príncipe. Ela era uma mulher. E o último era o que causava mais medo."

Lada, Radu e Mehmed, três jovens poderosos que tiverem seus destinos entrelaçados pelo amor, porém, separados por suas ambições e egos. Lada Dracul não descansará até assumir o trono de sua amada Valáquia, e tornar-se o príncipe que seu povo tanto precisa. Mehmed triunfou em mais uma conquista, contudo, a expansão do Império Otomano continua com força total, sempre com auxílio de seu fiel conselheiro, Radu. É chegado o momento destes velhos amigos se enfrentarem em uma batalha épica para descobrir, finalmente, quem triunfará.

"Mais uma vez, ela se imaginou com asas atrás de si, cobrindo toda a região com sombras e fogo. (...) Plantaria o caos e a destruição absolutos. E estaria ao centro de tudo, agarrada ao próprio território. A Valáquia Sobreviveria. (...) Afinal, o fogo, o sangue e a morte não eram nada para um país liderado por um dragão."

Kiersten White superou todas as expectativas e concluiu a “Saga da Conquistadora” da forma mais épica, violenta, inesperada e triunfante possível - um final que jamais esperaria. Nos primeiros livros da saga, “Filha das Trevas” e “Dona do Poder”, a autora prometeu uma história brutal, com batalhas devastadoras e uma protagonista fria, implacável e vingativa, e a promessa foi cumprida fabulosamente em “Senhora do Fogo".

Todo o talento e habilidade da autora foi apresentado neste fantástico desfecho, porém, o desenvolvimento dos personagens é o ápice desta conclusão; do garoto apaixonado e facilmente influenciável, Radu tornou-se um homem sensato, manipulador e com uma inteligência tática admirável. Lada, sempre imprudente, feroz e vingativa, finalmente atingiu todo o seu potencial, e mesmo dizimando milhares de vidas, transformou-se no príncipe que tanto esperávamos. Dois irmãos com personalidades muito diferentes, moldados por suas ambições e vivências, e que deram vida à este esplêndido reconto histórico. Não poderia ser mais épico.

site: https://www.instagram.com/p/BwAn0iwg9PZ/

@blogleiturasdiarias 25/02/2019

Resenha | Senhora do Fogo
Termino A Saga da Conquistadora com uma sensação maravilhosa! Não esperava gostar tanto da série do modo como ocorreu, e acabou que entra para o ranking das minhas queridinhas. Senhora do Fogo termina em alto a história de Lada, Mehmed e Radu.

Lada e Mehmed alcançaram seus objetivos iniciais. Agora tanto ela quanto ele entrarão em um jogo político onde serão inimigos, e apenas um lado pode sair vitorioso. No meio desta briga grande, ainda temos a presença de Radu, que mesmo assombrado pelos acontecimentos em Constantinopla permanece junto de Mehmed. Os três perceberão que os destinos deles estão nas próprias mãos e escolhas. Quem dará o braço a torcer?!

Foi difícil não criar expectativas pois o segundo termina te deixando tensa para o que ocorrerá em seguida. E realmente tudo aquilo que esperava se cumpriu, até indo além. Com um enredo mais dinâmico que os antecessores, praticamente não temos tempo de respirar, muita coisa está em jogo e nossos figuras principais estão nos seus limites emocionais. O desenvolvimento envolve muita aventura, jornada de autoconhecimento, estratégias militares, estratégias políticas e principalmente uma guerra eclodida. Já esperava um embate maior nesse final — ou pelo menos um reencontro do trio principal — pois é algo que cresce ao longo dos volumes. Haverá desdobramentos questionáveis, porém que se encaixarão e conectarão com o final escolhido. Particularmente só tenho elogios.

Sobre os protagonistas, houve uma inversão que nem mesma acreditei que decorreria. Lada é uma pessoa instável que apesar de tomar decisões que discordo, me era aceitável dentro do contexto de empoderamento. Mas aqui, não ocorre. Boa parte das páginas achei que ela escolhia caminhos errados incessantemente, o que gerava atritos que me frustava e que ela poderia evitar — entendo que foi colocando pensando em estremecer a história e em provocação, todavia em alguns momentos a vontade era de entrar e dar uns tapas nela, rs.

"Lada vira o que Mehmed fora capaz de fazer por causa da sua crença inabalável. E viu essa mesma crença roubar dela seu irmão. Fé significava poder. Era impossível não levar a sério algo que proporcionava poder sobre os demais. Ela corrigiu sua postura." pág. 36

Já Radu, a quem sempre desconfiei e achava apático, teve uma participação fenomenal apagando tudo que deixou de "ruim" antes. Coerente com sua personalidade e atitudes, fiquei feliz que pelo menos nesse final tive um acerto leitor e protagonista — consegui apreciar maiormente o seu final. Mehmed foi alguém que passou sem grandes destaques, contudo tinha seus momentos de notoriedade — a relevância é dos irmãos Dragomir.

Tive a sensação que a leitura foi rápida. A escrita da Kiersten White é bem fluida e descritiva. Existe algumas cenas que embrulham o estômago e nos choca em razão da ambientação de disputa territorial deixar isso transcender. Aviso para ter estômago forte porque a autora traz todos os elementos que envolvem esse tipo de universo sangrento — estou falando de cenas de morte, de luta corpo à corpo, mutilações, uso de cadáveres entre outros.

O triângulo amoroso e a temática romântica passa despercebido — haverá seu fechamento para o trio, só que não é o enfoque. Ele é coerente com os embates de ego que víamos constantemente aparecendo, mesmo assim pode não agradar a todos. Fiquei exultante quando notei que o triângulo amoroso deixou de existir. Era o que mais me incomodava, e talvez seja o grande culpado de ter antipatia por certas pessoas. Quando recuado, pode se notar certas características que antes não enxergamos no plano de fundo.

Sobre o final, a medida que as situações se desenrolavam uma possível escolha se desenhava — a qual particularmente não me agradava, entretanto achava inevitável não surgir. É aquele concordo, só não é o que quero. E qual não foi minha surpresa vê-la chegar no epílogo. A autora encerra a narrativa de forma espetacular — pensei que seria pior — no qual gostei. A perspectiva de futuro é trabalhada, principalmente no epílogo, sendo um recurso que vem ganhando força atualmente. Me arrancou lágrimas, e como falei antes: necessário. Irá agradar quem acompanhou a série até agora.

"Era o destino mais cruel possível para Lada. Ele sabia que ela iria preferir morrer lutando. Mas não teria essa opção. Radu sentiu uma resolução aguda e ressentida se cristalizando dentro de si enquanto pensava em como sua irmã ficaria destruída ao se ver impotente e prisioneira outra vez. Ótimo. Que assim seja." pág. 146

De uma forma geral, saio elogiando o exemplar. Foi realmente primoroso, evoluindo de sucessor para sucessor que indico aos fãs de obras épicas! O fundo histórico foi um dos maiores atrativos, e saio positivando o que encontrei. A aventura não fica para trás, finalizando de forma bacana a Saga da Conquistadora! Recomendo demais!

Sobre a parte física, não tenho o que reclamar. Plataforma 21 acertou em manter as capas originais e que trazem uma identificação para a trilogia, além que a diagramação é espaçosa, limpa e com detalhes nos inícios de capítulos. Temos um mapa, glossário, e lista de personagens como itens adicionais. A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista da Lada e do Radu.

Já temos a primeira série finalizada do ano, o que me deixa contente por dois motivos: primeiro por ter adorado e segundo porque era uma das séries que mais queria finalizar no ano. Aliás, aproveitem que todos os volumes já foram resenhados no blog (; Espero que tenham gostado!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2019/02/resenha-senhora-do-fogo-kiersten-white-a-saga-da-conquistadora-plataforma-21.html
Sil 02/07/2019minha estante
Amei sua resenha.
Sempre estive do lado da Lada e sempre achei Radu desnecessário. Mas nesse livro fiquei totalmente do lado do Radu porque queria muito que a Lada mudasse, mas como se diz o ditado pau que nasce torto até a cinza é torta.
E estava no sangue da Lada ser daquele jeito.
Fiquei surpresa com o final e ainda estou chocada!!
Parabéns pela a resenha!!
Gostei muito.

@blogleiturasdiarias 03/07/2019minha estante
Exatamente. Eu batia também nessa tecla que Lada tomou bastante rumos errados, mas que eram coerentes com quem ela era. Não se podia esperar algo diferente haha
Também fiquei supresa, no entanto no fundo já esperava algo do estilo. A autora tinha cara que faria algo do estilo, e pelo andar da carruagem do enredo, ele terminaria de um modo diferente.
MUITO obrigada pelo elogio

mcorvere 02/01/2020

respirando com a ajuda de aparelhos, mas passo bem.
um final extremamente digno que superou minhas expectativas.
essa história vai estar para sempre no meu coração negro.

Ana Carolina Andrade 06/03/2021

Me sentindo um pouco traída
Esse livro foi frenético do começo ao fim. A nota mais baixa é pela maneira que acabou.
A Lada está mais violenta e imisericordiosa do que nunca. Por onde ela passa, deixa um caminho de morte e sangue, mas também traz à tona o poder do seu próprio povo.
O Radu está buscando ser feliz e amado, como sempre, mas depois de um tempo fica chato. O Mehmed parece sem propósito depois de ter alcançado seu grande objetivo no segundo livro.
Acho que, de todos, o Radu teve a melhor evolução, indo de um menino assustado para um homem que não se curva mais por medo, mas que ainda retém sua bondade.
Porém, o desenrolar e o desfecho da história me deixaram com um gosto amargo na boca. Desde o início fica claro que a Lada é impetuosa e brutal, o que é avivado por ter que se provar e ser menosprezada constantemente. Esses traços eram parte do que a tornava tão interessante. Em diversos momentos, porém, a sensação é de que ela se torna a vilã da história - não apenas por se mostrar mais truculenta e desapiedada do que os demais, mas também por parecer assumir um papel coadjuvante no que deveria ser a sua história.
Como ela se mostrou destemida e até cruel ao longo da trilogia, eu imaginava que não daria para ela terminar com tudo que queria. Enquanto o fim me surpreendeu, não consigo deixar de sentir não houve apenas um preço alto a pagar para conseguir seu desejo, mas que o resultado foi uma punição da autora por a Lada ter ousado não se conformar ao que era esperado dela (mesmo que tenha percorrido caminhos tortos para isso).
marina.siqueira 11/09/2021minha estante
Tive a mesma sensação com esse final! Lada merecia mais e fiquei triste por ela ter terminado tão sozinha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5