Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Diego Piu 24/10/2022

Separa uma caixa de lenços
Não recordo de ter chorado tanto em um livro, mas ele me fez sorrir também. Talvez a palavra que resuma as duas situações seja: emocionante!

Desde que a matéria sobre o Ricardo foi publicada na internet, foi uma história que despertou o meu interesse. Pois numas das minhas idas a SP, lembro de alguém comentar no táxi: Olha ali o Fofão da Augusta (forma pejorativa como era conhecido), mas como eu tava do lado do carro que não favorecia vê-lo, não entendi direito a referência, mas o nome ficou gravado na memória.

Ganhei o livro de aniversário de uma amiga que amo muito. E nele conheci a história de Vânia.

Falando em amor, esse livro foi lido em voz alta do início ao fim, pois queria dividir essa experiência com o meu marido.

Embora nossas vidas tenham sido bem diferentes das vidas de Ricardo e Vânia, foi impossível não nos encontrarmos nas histórias deles: os medos, as violências (verbais ou não), as rejeições, mas tbm os closes.

Enfim, mexeu muito com a gente!
Ana Sá 24/10/2022minha estante
Que resenha sensível, Diego! Eu tb achei a reportagem muito interessante, agora fiquei com vontade de ler o livro...

Diego Piu 24/10/2022minha estante
O Felitti narra a história de uma forma tão fluida que o tempo passa voando e é difícil fechar livro pra fazer qualquer outra coisa.

Luana.Rayalla 13/10/2022

Razoável
É um livro interessante, confesso que para mim ele é uma figura que não conhecia fui até atrás de amigos paulistas para saber se conhecia a história dele. Eu li esse livro porque conheci o autor através do podcast a mulher da casa abandonada, portanto esperava uma história no mesmo impacto, confesso que não atendeu minhas expectativas porém não é um livro ruim.

Reeh 07/10/2022

Ricardo e vânia
Sem palavras... Quanta sensibilidade, quanto toque, quanta vida, quanta elegância. Me emocionei com a história de Vânia, desses amores e violências sofridas.

Leiam com o coração aberto, sem pré-julgamento, eu amei essa narrativa da vida dos dois. Sem dúvida um livro chocante. Apenas leiam. ??

Caio.Guip 18/09/2022

O auge
Pra quem vivia pelas noites paulistanas e cruzou com Fofão diversas vezes pela Rua Augusta, esse livro é sucesso não só por desvendar uma personagem que a gente nunca imaginou de onde vinha mas, também, pra entender um pouco da história da própria noite de São Paulo.

Julia 06/09/2022

Sensível, triste, repleto de luta e superação!
Adoro o Chico Felitti. Ele me encanta com sua escrita fácil e com toda a sua pesquisa, para ir a fundo em cada história.

Aqui vemos uma história sensível, triste, repleta de luta e superação!
Se hoje não é fácil ser LGBTQIA+, imagina nos anos 70?

Felibalex 27/08/2022

Uma agradável surpresa
"Ricardo e Vânia" é um livro que te emociona e te cativa. Conforme o autor vai desvendando a vida de Ricardo, você se sente ali, do lado dele nessa investigação. A história é linda e forte e te hipnotiza. Eu que sou apaixonado por leituras bibliográficas, amo uma boa história de um desconhecido. E melhor ainda é uma história que conta toda a luta da galera lgbtqia+ lá no começo, na década de 70/80. O livro é incrível e super recomendo

brunaluc 24/08/2022

Fofão da Augusta
Como diz o título, a história é sobre Ricardo e Vânia, mas confesso que a parte dela ficou meio cansativa e queria saber mais sobre ele do que sobre ela.

Lucy 21/08/2022

O livro é um relato jornalístico muito fluido e fácil de segui, é quase possível ouvir a voz do jornalista narrando os fatos. Sobre a história, tem glamour, mas também tem muita tristeza e violências. Vale muito conhecer essas vidas que, em sua maioria, se escondem no escuro da noite.

Marcel 11/08/2022

Antes de "A Mulher da Casa Abandonada"...
Chico Felitti já demonstra seu talento (ou obsessão?) para descobrir as histórias por trás de personagens pitorescos. Neste caso, a investigação leva Chico a ressignificar a vida de uma pessoa em situação de rua e em contar uma história marcada pelo amor, liberdade e preconceito. Lindo!

victorjbrandao 31/07/2022

Simplesmente emocionante
Não tem como não se emocionar ao conhecer um pouco da história de Ricardo e Vânia. E como a sociedade trata as pessoas LGBTQIA+

São histórias reais, tristes e de superação, todas contadas com uma sensibilidade única.

Carlinha 25/07/2022

Chico Felitti é um jornalista fantástico e um escritor espetacular.
Suas produções mostram um profissionalismo e respeito difíceis de encontrar atualmente.
Aqui, nós temos o prazer de conhecer um pouco da vida de Ricardo, o fofão da Augusta. Com relatos de pessoas que conviveram com ele, trazidos com o excelente trabalho investigativo do autor.
É verdadeiro, emocionante e delicado!
Ao final, tem algumas fotos bem interessantes.
Ótima leitura!

bibliostella 24/07/2022

Eu já havia lido a reportagem do Buzzfeed e vinha sedenta por mais detalhes. Nesse ponto confesso que fiquei um pouco frustrada, mas em compensação ganhei uma personagem a mais para conhecer e com quem me emocionar, Vânia, companheira de Ricardo e outra criatura interessantíssima.

O livro tem uma narrativa sensível e envolvente, impossível deixar de lado antes do final.

Marja 24/07/2022

Quem me chama de fofo não me conhece
Impossível não se emocionar com essa história. Chico escreve de forma fluida, leitura muito agradável. Te prende e te faz sentir várias emoções ao longo do livro.

Amanda 17/07/2022

Que livro bom!
Já tinha lido a matéria do Buzzfeed, e anos depois, com o hype do podcast da casa da mulher abandonada, eu resolvi me adentrar mais no universo do Chico Felitti e comecei essa leitura (e que leitura).
A escrita é muito fluida e é muito difícil parar de ler, e quanto mais a gente lê, mais a gente quer.
Se eu já tinha ficado triste anos atrás com a matéria sobre o Ricardo, aqui então me peguei emocionada em vários momentos. Era deitar a cabeça no travesseiro e pensar em todas as histórias e como que foi chegando até onde chegou.
Acho que a leitura é válida pra qualquer pessoa, impossível não se emocionar com as histórias desses personagens tão interessantes da vida real

Luci 03/07/2022

Gosto da sensibilidade do Chico para narrar as histórias de vida. É surreal que a busca por padrões estéticos possa transformar tanto uma pessoa a ponto de fazer tantas loucuras. E o que se consegue no final?