Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

Henrique Nascimento 24/04/2019

História boa, livro nem tanto
No dia seguinte à publicação da matéria sobre o Fofão da Augusta, eu a li descompromissadamente. O meu aplicativo de leitura me informava que eu levaria trinta minutos para ler todo o texto, mas fiquei tão preso na história de Ricardo Corrêa da Silva que não consegui abaixar o celular antes de terminar. Minha ansiedade para ler esse livro, então, não era pouca. E, infelizmente, acabei me decepcionando.

Não é que é um livro ruim. A história é excelente, mas a forma como ela é contada nem tanto. A matéria que deu origem ao livro é bem amarrada e traz uma fluidez que te leva ao fim do texto sem o menor esforço, algo que não é visto no livro. Nos primeiros capítulos, Chico resgata a história de Ricardo, contando também o processo de produção da reportagem. Em seguida, liga a história de Ricardo à de Vânia, que era o amor da vida de Ricardo, e, da metade para o fim, o foco fica em Vânia.

Como disse, o problema não está na história. O trabalho do autor foi bem feito e ele pegou informações que deixarão o leitor satisfeito. Porém, faltou pulso firme na escrita ou, talvez, na edição.

A história tem idas e vindas que, em alguns momentos, deixam o leitor perdido. Outro problema é a tentativa de romantizar as cenas, procurando fugir das narrativas rigorosas do Jornalismo, mas que acabam não colando. Em um momento, por exemplo, ele conta como entraram em uma espécie de depósito para resgatar algumas memórias guardadas por Vânia e repete a palavra "sandália" algumas vezes, indicando que a mulher tem muitos pares do calçado. Só que a informação fica perdida no texto porque não tem relevância alguma.

Outro exemplo é o fato de Chico sempre chamar a mãe, que o acompanha durante a jornada, por Isabel, o que causa certa estranheza já que não conhecemos a relação entre os dois e não há nenhum motivo específico para o tratamento. Ainda, o autor parece não se decidir em como tratará Vânia, que já teve diversos pseudônimos durante a vida, e opta por usar todos eles, com justificativa, mas que acaba gerando confusão. A melhor opção, talvez, seria seguir com apenas um nome e trazer os demais quando fossem realmente necessários.

São detalhes, mas detalhes que desencorajam a leitura. É um livro pequeno, mas cansativo para terminar justamente por esses motivos. No entanto, a história vale muito a pena e é muito bom conhecer um pouco mais não só sobre Ricardo, mas também sobre o amor de sua vida.

Thamirys Santos 21/05/2019

Excelente!
Fiquei fascinada com a matéria de Chico Felitti sobre o "Fofão da Augusta" publicada no Buzzfeed, mas como não sou de São Paulo e nunca tive contato com o personagem, li e deletei da mente. Depois de ouvir uma entrevista do jornalista e autor do livro em um podcast, não resisti e corri pra baixar uma amostra do livro, e não consegui parar de ler! Comprei correndo pra terminar a leitura e o fiz em dois dias.
A história de Ricardo (nome real do "Fofão") é extremamente triste, mas muito rica. Através de sua vida vemos como o diferente sempre assustou, e assusta até os dias atuais, e como o preconceito e auto sabotagem podem mudar completamente a vida de uma pessoa e de todos a sua volta.
Terminei a leitura muito satisfeita e feliz com o trabalho incrível do autor. Também emocionada, depois de ler sobre a trajetória desse casal. A história de Vânia daria por si só um excelente livro, e os capítulos dedicados a ela apresentaram um novo lado do maquiador e cabeleireiro que caiu em decadência.
Gostei bastante do formato do livro, com capítulos curtos e diretos, fazendo a leitura fluir com muita facilidade e de forma prazerosa, mesmo tratando de temas delicados. Mérito também da escrito de Chico, claro.

Por fim, sugiro que leiam, pois é um livro muito enriquecedor e, apesar dos pesares, uma bela história de amor, lutas e desafios pra se ter conhecimento.

Victor 29/05/2019

Adeus, Fofão
Já encontrei com o "Fofão da Augusta" algumas vezes na região da Avenida Paulista. A sensação que tinha era sempre de uma mistura de medo pela sua aparência mas ao mesmo tempo curiosidade de saber em como ele chegou nessa situação.

Depois de ler a matéria no Buzzfeed to Chico, ouví-lo falar do livro no podcast Um Milkshake Chamado Wanda e ler seu livro, sinto-me mais próximo de Ricardo.

Adorei como Chico Felitti escreveu sobre a história do Ricardo (e da Vânia, posteriormente) e como ele separou os capítulos por "personagens" (que são pessoas reais e personagens na história de Ricardo e Vânia). A sensibilidade do autor para contar essa história é admirável e o livro não seria tão incrível se fosse escrito por outra pessoa.

O livro me serviu não somente para saber mais sobre os dois protagonistas, mas também pra refletir como somos rápidos em dispensar alguém, julgar e não se importar com elas (e, no agravante do caso do Ricardo na fase "Fofão", pessoas em situação de rua). Isso é algo que vou levar na mente por muito tempo.

Recomendo a leitura!

Rafael Mussolini 19/06/2019

O nome dele é Ricardo e o dela é Vânia
"Ricardo e Vânia: o maquiador, a garota de programa, o silicone e uma história de amor" de Chico Felitti (todavia, 2019) é um livro sobre a humanização de pessoas que foram abandonadas pela sociedade. É sem dúvida um livro que ajudou a devolver a voz e o próprio nome a Ricardo (pejorativamente apelidado de Fofão da Augusta), e a contar a história de luta e coragem de Vânia para conquistar o direito de ser.

A história de Ricardo e Vânia ganhou vida em livro graças à reportagem do jornalista Chico Felitti para o BuzzFeed Brasil, onde o mesmo relatou grande parte da história de Ricardo que estava internado em um hospital. A reportagem que viralizou nos sites e redes sociais desnudou a história de um personagem que São Paulo inteira conhecia mas não conhecia, como acontece com boa parte das pessoas que vivem em situação de rua.

A pesquisa minuciosa e apaixonada de Chico vem pra mostrar a todo mundo que as pessoas não nascem dos paralelepípedos e que aquela pessoa que você vê, suja e deitada numa esquina de uma grande cidade possui uma história de vida e que como no caso de Ricardo, pode ser uma história emocionante.

Como pode um cara que fez fama e dinheiro na cidade de São Paulo como maquiador e cabeleireiro das celebridades ir parar nas ruas? Como pode um cara de beleza estonteante começar a aplicar silicone no próprio rosto ao ponto de ficar deformado? Como pode a homofobia levar ao abandono da família e da sociedade a ponto de agravar um quadro de esquizofrenia?

Antes de ler essa biografia/reportagem, vale muito a pena ler a matéria do site e em seguida partir para a leitura do livro, que além de trazer mais detalhes sobre Ricardo, ainda se debruça sobre a história de Vânia, como se fosse um grande capítulo 2 que nos faz entender ainda mais a história de Ricardo Correa da Silva e a força de uma história de amor.

isa.dantas 26/01/2020

As vidas de Ricardo e Vânia são muito interessantes, e as informações coletadas são muito boas, mas a escrita deixa a desejar. Parágrafos curtos, não me parece haver um trabalho mais minucioso de ligação entre parágrafos e às vezes capítulos. Mais uma biografia lançada pela editora todavia que parece ser escrita as pressas.

Ana Athanasio 27/02/2019

Livro-reportagem precioso e honesto
Típico livro-reportagem que nos pega logo de início, principalmente se o leitor chegou a cruzar com Ricardo em algum momento ou leu a reportagem que Chico Felitti fez para a Buzzfeed Brasil. É jornalismo de qualidade e honesto.

Além disso, as histórias que o escritor nos traz têm tudo aquilo que talvez falte não só ao cinema, mas à produção literária brasileira para que seja mais reconhecida no exterior: a pegada de universalismo.

Temas universais e necessários atualmente são tratados de forma extremamente sensível. Homossexualidade e todos os entraves que pessoas como Ricardo e Vânia tiveram lá nos inícios dos anos 70/80 - sobretudo no interior tradicional paulista -, problemas psiquiátricos como esquizofrenia, parâmetros de beleza que mudam com o tempo e as maneiras encontradas para alcançá-los, relacionamentos abusivos, imigração, prostituição, invisibilidade social etc.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/02/2020

Uma das reportagens de maior repercussão nos últimos tempos, a história de Ricardo – apelidado ofensivamente de "Fofão da Augusta" – surge retrabalhada a partir de uma nova descoberta: a trajetória de Vânia, sua namorada.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808683

lut 20/02/2020

eu gostei da leitura, da forma escrita, parece que estamos conversando com o autor. é muito interessante ler uma história em que você se identifica tanto com os personagens, mesmo sem conhecer, ao mesmo tempo que é triste tudo que eles passaram.

fabi 22/02/2020

Uma história de vida difícil mas contada com muita sensibilidade pelo Chico Felitti. Impossível não ficar com um nó na garganta em alguns trechos.

Erika 27/02/2020

Ricardo e Vãnia
Vi esse livro através de uma indicação de uma amiga e pela sinopse fiquei bastante curiosa.
O livro trata da história de vida de uma figura icônica da Rua Augusta em Sâo Paulo. Sobre alguém que atendia pelo nome de Ricardo, era bem apessoado, maquiador, Falava em vários idiomas, atendia famosos, penteava celebridades. E acabou sendo conhecido posteriormente como Fofão da Augusta, onde se maquiava e entregava panfletos para os transeuntes.
A transformação aconteceu não só ma aparência mas mudou a vida de Ricardo. Após várias aplicações de silicone no rosto para ficar parecido com uma Boneca de porcelana Chinesa, um desejo dele, ele acabou ficando deformado, com bochechas proeminentes e disforme.
O autor do livro , Chico Felitti, junto com sua amiga Isabel faz uma reconstrução de quem foi RIcardo, o homem que com sua aparência, era cercado por curiosidade. Foi do Glamour à degradação. Da beleza dos salões, para a decadência das ruas, onde a violência e a falta de amor ao próximo não poupa ninguém.
No livro o autor retrata também uma outra história , que se cruza com a de Ricardo. Vânia, que é travesti e mora no interior e já se relacionou com Ricardo no passado.
Um livro tão interessante quanto triste. Li com muita empatia e sensibilidade. A narrativa traz à tona assuntos como Homofobia, violência, abandono, relação com a família, mercado do sexo etc.

Del 02/03/2020

Muito fácil se envolver como essa leitura.
O Chico escreve de uma forma bem envolvente e sensível e não foi atoa que a matéria no Buzzfeed que deu origem a este livro viralizou e tocou milhares de pessoas que se sensibilizaram com a história de Ricardo.

withsomegrace 05/03/2020

fiquei deprimida e esperançosa.
achei que o chico tinha atingido toda a capacidade literária dele apenas com a matéria do buzzfeed (por isso me interessei pela história do ricardo, li a matéria no mesmo dia que foi publicada), mas felizmente me enganei.

o filho da digníssima isabel dias entrega um incrível trabalho investigativo-jornalistico, sem pedantismo chato, sem achismo desnecessário, conta a historia (que poderia ser de todos e de mais ninguém) com uma graça, um quê de intimidade - do tipo que se atinge após anos de convivência - mas que, na escrita do chico, parece uma conversa ao som de tim maia, sentada no chão de taco de um apartamento no centro de sp, com café e biscoitos de glacê (quem sabe os mesmos biscoitos que isabel leva ao ricardo no hospital).

fiquei verdadeira e absolutamente deprimida, assim como fiquei quando li a matéria a primeira vez (perdi a contas de quantas vezes reli) e senti tanta pena e compaixão; pensava que ia explodir.

esse livro precisa ser divulgado, lido e relido. precisa ser perpetuado daqui até as estrelas.

Flávia 09/03/2020

Impacto social
Recomendo a leitura dessa obra, que retrata um pouco da angústia sentida por toda classe LGBT que luta todos os dias por uma sociedade que seja mais acolhedora e humana. Forte. Triste. Necessária. Um livro que retrata as dores e alegria de pertencimento e aceitação. Eu só queria ter abraçado o Ricardo e ter conhecido a Vânia. Parabéns para Chico que retratou tão bem esse belíssimo enredo.

Deixo meu amor e carinho para todos meus amigos, familiares que são gays e todos os dias sofrem um abuso diferente. Amo vc's!

Yago.CamurAa 29/03/2020

o livro conta como autor entrou em contato com Ricardo, o fofão da Augusta e a história só cresce. achei incrível e muito sensível. Chico é excelente contator de histórias.

Carol 10/04/2020

A desmarginalização de Ricardo
A biografia é responsável por dar voz ao objeto escrito, que por décadas não teve direito a um nome sendo conhecido apenas por Fofão da Augusta. Ao contar a história dessa figura tão conhecida em São Paulo, Chico Felitti devolveu para Ricardo a humanização e para Vânia o reconhecimento de quem ela é.⁣

Antes de se tornar um livro a história de Ricardo foi uma reportagem publicada no 𝘉𝘶𝘻𝘻𝘍𝘦𝘦𝘥 Brasil, fruto da própria curiosidade de seu autor que buscava entender quem era aquele homem cuja feições lembrava do Fofão personagem infantil. Durante o primeiro contato com o entrevistado pode dar-lhe um nome mais digno e a muito tempo esquecido – Ricardo. O sucesso da matéria foi tão grande que garantiu a publicação deste livro e o ressurgimento de uma peça fundamental para entender esse homem tão misterioso.⁣

A escrita de Chico ultrapassa o limite temporal, os limites de São Paulo e a história de amor. Ao resgatar a história de ambos é resgatada a história de milhões e milhões de LGBTQ+ que vivem nas ruas por terem sido expulsos de casa, da voz as milhares de travestis e transexuais que vem na prostituição a única forma de sustento e relembra a trajetória de pessoas que buscam por um rosto mais feminino injetando-se silicone. A obra é um grito de resistência dos brasileiros que desejam apenas viver e serem quem são.⁣

Sendo uma pessoa do interior do Rio Grande do Sul jamais cruzei com Ricardo e antes de ler o livro não fazia ideia de sua existência, mas conheço outros Ricardos e Vânias que mesmo a quilômetros de distância passam por situações e desafios similares. São pessoas que merecem o nosso respeito e que merecem sair da marginalização.

site: https://www.instagram.com/carolsbooks/