Ricardo e Vânia

Ricardo e Vânia Chico Felitti

Resenhas - Ricardo e Vânia

lut 20/02/2020

eu gostei da leitura, da forma escrita, parece que estamos conversando com o autor. é muito interessante ler uma história em que você se identifica tanto com os personagens, mesmo sem conhecer, ao mesmo tempo que é triste tudo que eles passaram.

Ana Athanasio 27/02/2019

Livro-reportagem precioso e honesto
Típico livro-reportagem que nos pega logo de início, principalmente se o leitor chegou a cruzar com Ricardo em algum momento ou leu a reportagem que Chico Felitti fez para a Buzzfeed Brasil. É jornalismo de qualidade e honesto.

Além disso, as histórias que o escritor nos traz têm tudo aquilo que talvez falte não só ao cinema, mas à produção literária brasileira para que seja mais reconhecida no exterior: a pegada de universalismo.

Temas universais e necessários atualmente são tratados de forma extremamente sensível. Homossexualidade e todos os entraves que pessoas como Ricardo e Vânia tiveram lá nos inícios dos anos 70/80 - sobretudo no interior tradicional paulista -, problemas psiquiátricos como esquizofrenia, parâmetros de beleza que mudam com o tempo e as maneiras encontradas para alcançá-los, relacionamentos abusivos, imigração, prostituição, invisibilidade social etc.

Erika 27/02/2020

Ricardo e Vãnia
Vi esse livro através de uma indicação de uma amiga e pela sinopse fiquei bastante curiosa.
O livro trata da história de vida de uma figura icônica da Rua Augusta em Sâo Paulo. Sobre alguém que atendia pelo nome de Ricardo, era bem apessoado, maquiador, Falava em vários idiomas, atendia famosos, penteava celebridades. E acabou sendo conhecido posteriormente como Fofão da Augusta, onde se maquiava e entregava panfletos para os transeuntes.
A transformação aconteceu não só ma aparência mas mudou a vida de Ricardo. Após várias aplicações de silicone no rosto para ficar parecido com uma Boneca de porcelana Chinesa, um desejo dele, ele acabou ficando deformado, com bochechas proeminentes e disforme.
O autor do livro , Chico Felitti, junto com sua amiga Isabel faz uma reconstrução de quem foi RIcardo, o homem que com sua aparência, era cercado por curiosidade. Foi do Glamour à degradação. Da beleza dos salões, para a decadência das ruas, onde a violência e a falta de amor ao próximo não poupa ninguém.
No livro o autor retrata também uma outra história , que se cruza com a de Ricardo. Vânia, que é travesti e mora no interior e já se relacionou com Ricardo no passado.
Um livro tão interessante quanto triste. Li com muita empatia e sensibilidade. A narrativa traz à tona assuntos como Homofobia, violência, abandono, relação com a família, mercado do sexo etc.

Del 02/03/2020

Muito fácil se envolver como essa leitura.
O Chico escreve de uma forma bem envolvente e sensível e não foi atoa que a matéria no Buzzfeed que deu origem a este livro viralizou e tocou milhares de pessoas que se sensibilizaram com a história de Ricardo.

withsomegrace 05/03/2020

fiquei deprimida e esperançosa.
achei que o chico tinha atingido toda a capacidade literária dele apenas com a matéria do buzzfeed (por isso me interessei pela história do ricardo, li a matéria no mesmo dia que foi publicada), mas felizmente me enganei.

o filho da digníssima isabel dias entrega um incrível trabalho investigativo-jornalistico, sem pedantismo chato, sem achismo desnecessário, conta a historia (que poderia ser de todos e de mais ninguém) com uma graça, um quê de intimidade - do tipo que se atinge após anos de convivência - mas que, na escrita do chico, parece uma conversa ao som de tim maia, sentada no chão de taco de um apartamento no centro de sp, com café e biscoitos de glacê (quem sabe os mesmos biscoitos que isabel leva ao ricardo no hospital).

fiquei verdadeira e absolutamente deprimida, assim como fiquei quando li a matéria a primeira vez (perdi a contas de quantas vezes reli) e senti tanta pena e compaixão; pensava que ia explodir.

esse livro precisa ser divulgado, lido e relido. precisa ser perpetuado daqui até as estrelas.

Flávia 09/03/2020

Impacto social
Recomendo a leitura dessa obra, que retrata um pouco da angústia sentida por toda classe LGBT que luta todos os dias por uma sociedade que seja mais acolhedora e humana. Forte. Triste. Necessária. Um livro que retrata as dores e alegria de pertencimento e aceitação. Eu só queria ter abraçado o Ricardo e ter conhecido a Vânia. Parabéns para Chico que retratou tão bem esse belíssimo enredo.

Deixo meu amor e carinho para todos meus amigos, familiares que são gays e todos os dias sofrem um abuso diferente. Amo vc's!

Yago.CamurAa 29/03/2020

o livro conta como autor entrou em contato com Ricardo, o fofão da Augusta e a história só cresce. achei incrível e muito sensível. Chico é excelente contator de histórias.

Carol 10/04/2020

A desmarginalização de Ricardo
A biografia é responsável por dar voz ao objeto escrito, que por décadas não teve direito a um nome sendo conhecido apenas por Fofão da Augusta. Ao contar a história dessa figura tão conhecida em São Paulo, Chico Felitti devolveu para Ricardo a humanização e para Vânia o reconhecimento de quem ela é.⁣

Antes de se tornar um livro a história de Ricardo foi uma reportagem publicada no 𝘉𝘶𝘻𝘻𝘍𝘦𝘦𝘥 Brasil, fruto da própria curiosidade de seu autor que buscava entender quem era aquele homem cuja feições lembrava do Fofão personagem infantil. Durante o primeiro contato com o entrevistado pode dar-lhe um nome mais digno e a muito tempo esquecido – Ricardo. O sucesso da matéria foi tão grande que garantiu a publicação deste livro e o ressurgimento de uma peça fundamental para entender esse homem tão misterioso.⁣

A escrita de Chico ultrapassa o limite temporal, os limites de São Paulo e a história de amor. Ao resgatar a história de ambos é resgatada a história de milhões e milhões de LGBTQ+ que vivem nas ruas por terem sido expulsos de casa, da voz as milhares de travestis e transexuais que vem na prostituição a única forma de sustento e relembra a trajetória de pessoas que buscam por um rosto mais feminino injetando-se silicone. A obra é um grito de resistência dos brasileiros que desejam apenas viver e serem quem são.⁣

Sendo uma pessoa do interior do Rio Grande do Sul jamais cruzei com Ricardo e antes de ler o livro não fazia ideia de sua existência, mas conheço outros Ricardos e Vânias que mesmo a quilômetros de distância passam por situações e desafios similares. São pessoas que merecem o nosso respeito e que merecem sair da marginalização.

site: https://www.instagram.com/carolsbooks/

Yuri 20/04/2020

Triste
Escrita do Chico é maravilhosa, deu vontade de ser amigo da Isabel. Infelizmente achei muito triste e não estou nesse mood

Desa 22/04/2020

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos.
Fiquei comovida pela história do Ricardo já quando li a matéria no BuzzFeed.
Indiquei para vários amigos, a li pelo menos umas 3 vezes.
Mesmo assim ainda fiquei receosa sobre o livro ser somente mais do mesmo, uma vez que a história foi tão bem contada na matéria. Nunca fiquei tão feliz em estar enganada, e nesse caso, profundamente enganada.
Passei semanas só refletindo sobre esse livro e a realidade com a qual ele nos confronta. Sobre a pluralidade da nossa sociedade e em como existem tantas histórias como as do Ricardo e da Vânia só esperando para serem contadas.
Não há palavras para descrever a dedicação e a delicadeza do autor ao escrever sobre pessoas reais, sobre o respeito e a preocupação que ele tem ao contar partes de suas vidas.
Sou fã de carteirinha do Chico Felitti. Indico esse livro para todos. Mais do que isso, o acho necessário a todos.

vcarpine 28/04/2020

Perfeito
Me emocionei em diversas vezes, personagens fortes e marcantes

Ju Anjo 11/05/2020

Ricardo & Vânia & Chico
Uma história inesquecível que, mesmo depois de quase um ano já lida, ainda me acompanha em todos os livros que compro. A visão de Chico é única neste livro, de delicadeza imensa e, não menos importante, de um teor jornalístico de dar água na boca.
Aqui fica meu breve obrigado por ter colocado tamanha preciosidade no mundo literário, no qual, há um ano, escrevi no link abaixo sobre todo sentimentalismo que me causou (e ainda causa).

site: https://medium.com/@poesiacorrida/ricardo-e-v%C3%A2nia-e-chico-fca63fbad3de

Curumin 13/05/2020

Quando li a reportagem no Buzzfeed, foi ao acaso, e as primeiras linhas me levaram a um estado de curiosidade imensa, não apenas pelo personagem, mas pela forma que o autor ia conduzindo.

Com o livro, a mesma coisa. É lindo, sensível, e narra além da história de Ricardo. Mostra Vânia, um amor entorpecido pela vida.

É uma leitura rápida, prazerosa e as vezes até dolorosa. Porém, permanece contigo, sei lá, por quanto tempo. Ainda me pego pensando em Ricardo e Vânia...

Jordano 22/05/2020

Ricardo e Vânia
Fiquei curioso para ler o livro após escutar algumas participações do Chico em podcast.
Quantas vezes passamos por um morador de rua e pensamos: ?O que aconteceu com essa pessoa para ela viver dessa forma??. Neste
livro podemos entender um pouco desse processo.