O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

RomArio45 24/06/2024

O espelho da alma
O retrato de Dorian Gray é uma narrativa envolvente e extremamente subversiva. Um livro que choca pela filosofia hedonista de seus protagonistas, mas também que mostra que uma vida disposta somente em emoções, será perigosamente retribuída.

Silkru 24/06/2024

Lord Henry Cale a boca pfv!!
Amo Deus (Dorian) e ODEIO o diabo (Henry).

E NÃO, eu não gosto dele devido ao fato dele ter ?corrompido? a alma de Dorian mas, sim por que ele NÃO CALA A 🤬 #$%!& DA BOCA. Sem zoeira, personificação do diabo (desculpa capeta por tamanho desrespeito) palestrinha demais.

Leitora Surtada 23/06/2024

O culto pela beleza
Achei que o livro traz questões pertinentes ainda pros nosso dias. Até onde ir pela beleza externa. O que nossa alma revelaria se pudesse ser vista por todos.
No início do livro achei que Dorian seria corrompido, mas ele sempre teve essa alma sombria, só precisava de um pequeno estímulo. Sua preocupação era com a aparência, uma vez essa preservada, tudo seria aceitável. Entendo o motivo do livro ter causado alvoroço e censura quando publicado, mas não achei que fosse para tanto.

Giu :) 22/06/2024

Finalmente história de gays trambiqueiras. ninguém aguenta mais só história de gay sofrendo. queremos mais gays assim, gays empinando de moto, gay dando tiro etc

Ana Jeyse 21/06/2024

O RETRATO DE DORIAN GRAY
Fiquei perplexa com as várias reflexões que este livro trouxe, no final nunca foi só sobre o jovem Dorian Gray, mas também foi sobre várias coisas que estão presentes nas pessoas, ao meu ver Dorian deixou-se levar por Henry diversas vezes, o que o fez chegar onde chegou ?
Para mim o retrato do jovem nunca mudou, mas Dorian a cada vez que fazia algo que se sentia culpado, via-se no quadro uma versão de sua consciência pesada o que o deteriorava mais ainda, devo admitir, ?O Retrato de Dorian Gray ? é uma obra muito boa.

Brasil.Yamada 21/06/2024

Bem interessante porém frio
Gostei muito do final!
A história é muito interessante mas não é uma leitura atraente.
Doryan é chato? Henry tb!

klausouls 21/06/2024

ATUAL
Ainda não creio que ele saiu impune de tudo, o final é muito bom, surpreende até, mas eu esperava mais do livro... MAS calma, é um livro é muito bom, porém tem detalhes desnecessários demais e é tudo muito dramático, o que é normal para um clássico de 1800, porém não é algo que eu estou acostumada, por isso não é uma nota maior.

paulapslva 21/06/2024

"Atrás de toda coisa bela há sempre um quê de trágico."
'O Retrato de Dorian Gray', publicado pela primeira vez em 1890 e escrito por Oscar Wilde, é um dos clássicos mais famosos da literatura e a obra mais famosa e impactante do autor, cujo trabalho nunca tinha sido de meu interesse antes, mas sempre tive uma certa curiosidade sobre esse livro em específico. Essa foi mais uma leitura do clube do livro que eu estou participando e foi um ótimo incentivo.

Ambientado em Londres, no final do século XIX, acompanhamos a trajetória de vida de Dorian Gray, um jovem conhecido por sua beleza. Basil Hallward, um famoso pintor da época, está trabalhando em seu melhor trabalho: um retrato de Dorian. Em um de seus encontros, ele recebe a visita de Henry Wotton, seu conhecido, e o homem imediatamente fica fascinado pelo quadro e pelo jovem retratado. Momentos depois, ainda na casa do pintor, conhecemos Dorian Gray junto com Henry, e assim surge uma amizade inesperada, e o belo rapaz nunca mais seria o mesmo, influenciado pelas ideias de Lorde Wotton.

Assim que a pintura é finalizada e Dorian vê seu retrato, ele fica deslumbrado, como se estivesse se enxergando pela primeira vez, e já com a mente lotada com as filosofias de Henry, ele percebe que sua mocidade é sua maior virtude. Em um ato de desespero, ele clama por um milagre, que o quadro envelhecesse em seu lugar para que ele pudesse ser jovem eternamente. Em troca disso, ele até daria sua alma.

Foi uma leitura extremamente interessante, isso é um fato. O livro possui questionamentos tão profundos e complicados, e mesmo escrito dois séculos atrás, as críticas facilmente refletem assuntos modernos. Minha edição tinha somente duzentas e poucas páginas, o que me chateou, já que achei a história um pouco rasa em comparação à adaptação cinematográfica, que me agradou mais.

Ainda estou iniciando no mundo dos clássicos literários, então ainda não consegui apreciar totalmente esse livro. Após pesquisar um pouco, descobri que existem algumas edições censuradas, e, sinceramente, não sei se a minha é uma delas, mas vou procurar alguma outra edição, então definitivamente espero reler essa história em um futuro breve!

monicacapadilha 20/06/2024minha estante
Depois da sua resenha deu vontade até de aumentar o número de estrelas rsrs

Rick Shandler 21/06/2024minha estante
O retrato de Dorian Gray merece um céu estrelado só pra ele

Aliciapolii 18/06/2024

Filosofico d+ pra mim a historia é boa mas pra pessoas lentas como eu seria melhor um livro mais claro sem tanta filosofia, qm sou eu pra ditar como deve ser o livro ne kk, claramente foi escrito pra um outro publico alvo

Rafaela.Steiner 18/06/2024

Valeu a pena
Demorei muuuuito pra ler, achei extremamente tedioso e em partes desnecessário, maaas no final valeu a pena a leitura :)

harry/henry é um burrinho misógino que só sabe fazer comparações toscas entre opostos.

dorian é outro burrinho, que não sabe formular nada por conta própria e copia o henry em absolutamente tudo a partir do momento que o conhece.

enfim, personagens odiosos, mas um livro de interpretações interessantes.