O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Pedro 21/03/2024

Livro extremamente bem escrito, até pelo movimento estético que o próprio autor participava, de certa forma causou seu impacto na burguesia britânica

Carlos 21/03/2024

"Não é um clássico por acaso".
Estava ansioso pra ler algum livro do Oscar Wilde,que prosa poética impressionante. A história fala sobre o jovem Dorian Gray, que posa e vira uma pintura nas mãos de Basil Howard,até conhecer o Lord Henry temos um Dorian, e dps ele se transforma completamante em um ser com ego gigantesco e autoapreciação exageradas,beirando o narcicismo. O Dorian gray faz uma troca, que em troca de sua alma, o retrato envelhecerá, e refletirá todas suas ações futuras. Dito isso,não acho que os personagens são cativantes talvez o mais legal seja o Basil. Lorde Henry e Dorian,são um poço de egocentrismo e maldade(principalmente com as mulheres). O livro teve partes chatas sim,mas como obra por completo,gostei demais.

"O riso não é um mau começo pra uma amizade,e é de longe o melhor final"
"Nossos dias são demasiados breves,para caregarmos os erros dos outros sobre os ombros"
"A Humanidade se leva a sério demais. Esse é o pecado do mundo. Se o homem das cavernas soubesse rir,a História teria sido diferente".
"Todo efeito que causamos resulta em um inimigo. Pra ser popular,é preciso ser medíocre"

bnaylaaf 20/03/2024minha estante
mds censuraram meu xingamento family friendly

Yasmin 20/03/2024

Tinha muita expectativa...
A premissa do livro é muito interessante, e no início é bem construído e interessante de ler, e tem ótimas frases durante o livro, mas não concordo com vários comentários que foram falados, e tiveram partes extremamente chatas no livro, não gostei do final, mas não é um livro completamente ruim...

giovanni 19/03/2024

Classico
é um classico e tal mas pelo amor de deus, esse dorian grey fica numa falação louca e todo dramático. dito isso, bom livro e valeu apena ler

Mariacgambaro 19/03/2024

O que dizer sobre o retrato de dorian gray? confesso que foi o primeiro clássico que li e comecei quando tava numa ressaca literária horrível! mas aí veio a prova do livro da minha escola e nao sabia o que ler, aí vi ele jogado na minha escrivaninha e sabia que seria ele e confesso que li com "pressa" mas que leitura!!! quando cheguei nas últimas 50 páginas eu lia ansiosa pensando no final e que final viu, melhor do que todos o que imaginei, quero muito ler a versão sem censura agora!

SamuelSan 19/03/2024

Beleza e Decadência
Apesar de ser uma obra antiga, a escrita do autor é simples e gostosa de ler.

A maioria dos personagens são mesquinhos com ideologias e atos desprezíveis, mas é isso que torna a história interessante.

O autor utiliza a história de Dorian Gray para transmitir a mensagem de que a busca pela beleza e prazer sem limites pode levar à degradação moral e espiritual.

A conclusão da história reflete a mensagem central de Wilde sobre as consequências do comportamento imoral e a impossibilidade de escapar da verdadeira natureza de uma pessoa.

Incrível como uma obra tão antiga consegue descrever a realidade da sociedade de hoje. As pessoas vivem pelo prazer que na maioria das vezes é imoral e injustificável. Essa atitude destrói a pessoa em sim e, normalmente, quem é próximo dela também.

Monroe 18/03/2024

Eu tinha expectativas, esse foi meu pecado
Livro que eu adiei por muito tempo, pois queria me dedicar do início ao fim. O que eu não esperava, era uma história lenta, com uma escrita muito floreada e que não fluiu até os 80%.

warneroses 17/03/2024

?Esse retrato seria para ele o mais mágico dos espelhos?
A escrita do autor é boa, o livro é viciante, mas a leitura desse clássico da literatura não deu certo comigo. Sim, eu sei que é um livro antigo, mas a generalização e algumas falas sobre as mulheres em geral me incomodaram bastante. Sem esquecer de mencionar que grande parte dos personagens são completamente desprezíveis, principalmente o Lorde Henry. Sei também que o Dorian teve bastante influência dele em sua vida e personalidade, mas ele não era tão bom caráter e ingênuo assim. Afinal, ele tirou a vida de uma pessoa inocente que se preocupava com ele por puro capricho, não esquecendo das outras mortes que pesaram em suas costas, e nenhum arrependimento. Pobre Basil. Não merecia o final que teve. Outra coisa que me incomodou foi como um homem casado passava metade do seu tempo com um garoto pra cima e pra baixo? Até cheguei a pensar que eles teriam um caso até certo ponto (se não tiveram mesmo). Não foi por menos que a esposa dele fugiu com outro homem. E o final foi tão rápido, e surpreendente que nem deu para aproveitar direito. Passei por muito estresse lendo esse livro, e algumas partes foram exaustivas, até fui atrás de spoilers para ver se valia a pena continuar. Mas fora isso, Oscar Wilde foi um escritor e tanto, e sua escrita é encantadora. Talvez eu faça uma releitura algum dia e vejo se a minha opinião permanece a mesma.
Ellen Seokjin 18/03/2024minha estante
Eu gostei da atmosfera gótica que o autor criou, e minhas partes favoritas eram as descrições sobre as mudanças no retrato. Mas você tem razão, os personagens são insuportáveis na maior parte do tempo. Já reli três vezes e minha opinião segue sendo a mesma.

warneroses 18/03/2024minha estante
sim eu tbm gostei bastante da ambientação que ele escolheu e as partes do retrato tbm são interessantes