O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Gabrielle 11/05/2024

Acho que nada poderia me preparar para essa história. Comecei achando que a história se desenrolaria de um jeito completamente diferente. Fiquei muito perplexa com as atitudes dele e com a lição do livro.

Mare 11/05/2024

A vaidade é corruptiva
Um verdadeiro deleito de arte clássica que Oscar Wilde entendia muito bem e deixou bem claro na obra.

É a vaidade e o narcisismo que corromperam a alma de Dorian Gray, penso que Basil e Henry eram o anjinho e o demoninho na consciência do personagem, que claramente escolheu um lado.

Adorei a leitura, as frases e as reflexões. Amei o final de ?auto destruição?, já que aquela imagem depravada na verdade era ele próprio, e que era impossível tentar mudar/destruir a si mesmo.

Mas algo que me incomoda muito é como o fato de essa obra ter sido alterada diversas vezes muda completamente a história e a compreensão do leitor.

Li a versão ?não censurada?, a que Wilde originalmente concebeu antes de ser bombardeado pela crítica, mas também é a mais curta, com 13 capítulos. E sinto que muitos detalhes são aflorados nas versões posteriores que li apenas alguns trechos mas que já escancararam um preconceito de classe, por exemplo. Até porque são 20 capítulos, 7!! a mais que o original, então é de se esperar mais detalhes.

Acredito que o livro deve ser lido com as duas versões lado a lado, para que absolutamente nada se perca e o leitor consiga ter a melhor experiência possível.

aurazul 10/05/2024

Só o reconheceram após examinarem-lhe os anéis.
Como falar de "o retrato de dorian gray" sem falar de beleza? Eu já li muitos livros, vi muitos filmes e apreciei muitos quadros, mas nunca,
em toda a minha vida, consumi uma arte tão linda como essa, a escrita é diferente de tudo que já vi, parece uma eterna poesia.
Apesar de ter demorado para terminar de ler ainda gostei demais de tudo aqui, me surpreendi e marquei quase o livro todo, parei e pensei diante de frases e parágrafos que além de acrescentar algo a história, acrescentaram também na minha vida.
Espero que no futuro eu leia novamente, é uma experiência que todos os amantes da arte, independente de sua forma, deveriam ter.

Bonnie 10/05/2024

Sinto que não aproveitei o livro, talvez em um futuro com uma releitura eu descubra o quão bom esse livro é.

Victoria1093 10/05/2024

Não dá pra eu ficar muito surpresa sabendo que esse livro foi usado como evidência contra o Oscar Wilde sobre o crime de sodomia. RIP Dorian Gray, uma boa skincare teria salvado o querido.

Izaah0 09/05/2024

Já tinha lido esse livro uma vez, e gostei bastante porém estava a procura de uma capa mais bonita hehe, ótimo livro, e ainda tem poemas e críticas a obra.

yasmin827 08/05/2024

Um livro que prende do começo ao fim.
as a ações do dorian gray ao decorrer do livro foi me deixando com raiva, acho que foi por isso que gostei tanto do final

AlanSilva98 08/05/2024

Um estudo sobre a alma e o "ser"
Oscar nos apresenta a narrativa pelos olhos imorais , reflexivos e ignorantes dos personagens Henry, Basil e Dorian. Cada um destes, por meio da sensorial e introspectiva escrita de Oscar, revela uma gaveta humana que teima em confrontar as convicções dos personagens e suas contradições. Assim, durante toda sua obra um intemperismo moral e espiritual, que fisga o leitor e o coloca na posição de réu e júri de seus próprios atos, que mesmo os mais ímpioa guardam uma dose (dês) controlada de egoísmo.

Por fim, Oscar escreve uma obra onde na mesma medida aprisiona o leitor e um estilo de escrita que beiram monólogos teatrais e dissertações muito bem elaboradas ricas em analogias com a natureza e os sentidos, conferindo uma capacidade de transporte do leitor que é única em seu estilo.

J_J 08/05/2024

Dorian Gray: Beleza e Decadência
O Retrato de Dorian Gray é uma obra imersiva que transcende as barreiras do tempo. Nesta narrativa intrigante Wilde mergulha nas profundezas da alma humana, explorando temas como beleza, moralidade e decadência.
A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem aristocrata cuja beleza é admirada por todos que o cercam. Porém, sua vida toma um rumo sombrio quando ele se depara com um retrato pintado por seu amigo Basil Hallward. Este retrato, ao contrário de Dorian, envelhece e mostra os efeitos do pecado e da depravação, enquanto o jovem permanece imutável. Wilde usa o retrato como uma metáfora poderosa da dualidade humana, onde a busca incessante pela juventude e prazer leva à corrupção da alma. Dorian, seduzido pela ideia de que pode viver sem consequências, mergulha em uma vida de indulgência e excesso, ignorando os danos que causa aos outros e a si mesmo.
Através do personagem de Dorian Gray, Wilde questiona os limites da moralidade e da responsabilidade pessoal. Ele nos lembra que nossas ações têm consequências, mesmo que não sejam imediatamente visíveis e que a verdadeira beleza reside na integridade moral, não na aparência física.
Além disso, o livro nos convida a refletir sobre a natureza da arte e sua relação com a realidade. O retrato de Dorian torna-se uma representação grotesca de sua alma corrompida, desafiando a ideia de que a arte é apenas uma imitação da vida. Em vez disso, Wilde sugere que a arte tem o poder de revelar verdades mais profundas sobre a condição humana.
O Retrato de Dorian Gray é uma obra atemporal que continua a ressoar com os leitores por sua exploração da dualidade humana, sua crítica à sociedade superficial e sua meditação sobre os limites da arte e da moralidade.

Grazi 07/05/2024

Não sei se gostei ?
"Todo excesso, bem como toda renúncia, causa o próprio castigo."
E assim pode-se resumir O Retrato de Dorian Gray, um jovem descobre-se perdidamente apaixonado por si mesmo e sua beleza etérea e à partir disso segue sua vida de luxos, casos, futilidades e tudo o que sua beleza lhe proporcionar.
Segundo o que li Wilde colocou muito de si nessa obra e pagou caro por isso. Em uma era difícil de ser quem realmente quisesse ser ele era mal visto por seu egocentrismo e por fazer o que lhe convinha, o que o levou a ser o bode expiatório de uma época em que se precisava muito de um.

jackzxxx 08/05/2024minha estante
q resenha linda amor ??

Jeandela 08/05/2024minha estante
lhe amo ó

jackzxxx 08/05/2024minha estante
mwaa

Marcelinha 07/05/2024

O retrato de Dorian Grey
Acredito não ter palavras para descrever a experiência de viver / ler essa história. Que tenso, denso, profundo, doído... Inesquecível, marcante e sufocante! Estou fascinada... O que não necessariamente quer dizer que eu gostei...;)