O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5179 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Madu Olifotet 17/05/2024

É este encantamento com sua própria beleza que faz com que Dorian Gray antecipe o narcisismo moderno. Dorian, enlevado por sua própria magnificência, já não percebe mais ninguém.

O narcisista é constitutivamente insatisfeito, pois a irrelevância do outro faz com que jamais se possa satisfazer.

Não há ninguém no mundo que seja bom o suficiente para ele, assim, nunca alcança aquela sensação de completude que crê que teria sozinho.

Além disso, é possível vivenciar muitas experiências acompanhado por outros, e ainda assim sentir-se solitário. Pois, novamente, quando o outro não é relevante, torna-se apenas um instrumento. Para mim, tu não representas nada, e eu, igualmente, nada represento para ti.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Pdrmcd 17/05/2024

As aparências enganam
?O Retrato de Dorian Gray? é uma ótima obra que tensiona e critica uma sociedade onde as aparências são o mais poderoso capital social.

Nesse livro vemos um personagem, que na minha visão apresenta um óbvio caso de narcisismo, que abdica de tudo em sua vida para permanecer jovem e relevante.

Esse é um ótimo livro para refletir sobre questões de quem somos no interior.

O que mais me encantou no livro é as correlações que podem ser feitas com a vida pessoal de Oscar Wilde, como essa questão de ter um segredo pessoal que você tem que guardar a sete chaves.

No mais o livro é bem legal e eu recomendo a leitura! Dos clássicos da Penguin que eu li, até agora, é um com a leitura mais fluida e de fácil entendimento.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sofia889 16/05/2024

Que é genial e a premisaa é interessante,isso não vou negar,mas o livro não tem nada que te prenda execeto os personagens exêntricos,que nem pra mim isso foi o bastante.
3 ou 2 meses lendo esse livro que me deixou na ressaca literária,muito e desintressante,gastei 80 reais nisso acrefitando que seria uma obra prima; esperava muito mai
comentários(0)comente



Bell Prince 15/05/2024

Dorian Gray é um jovem ingênuo e imaculado, de uma beleza estonteante que é "encontrado" por Basil, um artista que pinta um quadro dele, uma beleza jamais vista por ele, uma beleza não só exterior como também de sua alma.

Dorian conhece Henry, um homem que vive por seus prazeres e convence ao jovem a viver por eles também. Ele fala da beleza do jovem e de como ela é a coisa mais importante na sociedade.

O jovem Gray se deixa levar por suas frases bonitas e deseja que a beleza que ele enxerga no quadro seja eterna.

Seu desejo é realizado! Mas cada pecado cometido será marcado no quadro, seja na expressão de um sorriso horrendo, ou dos olhos medonhos que o assombra quando ver a obra.

Dorian aproveita a vida, se corrompendo e corrompendo as pessoas ao seu redor.

Mas depois de anos com o mesmo rosto jovem e belo, ele se ver angustiado olhando para o quadro e vendo sua alma suja.

Ele se ver perseguido por seus erros antigos e tenta contornar isso tentando ser uma boa pessoa e restaurar sua alma.

Mas sua alma não pode ser restaurada por um simples ato de bondade, pois está marcada por atos de pecados que não podem ser apagados.
comentários(0)comente



Gui Scheffer 15/05/2024

Breve comentário sobre O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Beleza, juventude, hedonismo e paixão são as bases dessa obra complexa e cativante, Dorian é um jovem narcisista que tem sua alma corrompida e lançada em uma espiral de desejo, angustia e ambição. Provando que a busca pela juventude eterna sempre foi uma ambição para a humanidade.
comentários(0)comente



dreamfool 15/05/2024

Dorian Gray
Arte, sensualidade e sociedade. Essas três palavras podem descrever um pouco do que é Dorian Grey. Com uma pegada um tanta ácida e irônica, Oscar Wilde nos mostra o que há atrás das cortinas da aristocracia inglesa, e se eu posso dizer, a hipocrisia que reinava entre eles.

Acho que por saber de alguns fatos da história, não fui impactada da maneira que seria se não tivesse lido. Enfim. Imagine não envelhecer, que todos os sinais do que você fez, seja bom ou ruim, fiquem marcados na tela em vez da pele, é com isso que Dorian Grey se vê acometido. Um personagem complexo, que por ver que nenhuma de suas ações tem consequências, se entrega sem ao menos pensar duas vezes em todos os prazeres imagináveis. De início, quase pensei que ele foi influenciado para agir assim, mas acho que no fundo estava apenas mostrando um lado que era até mesmo inconsciente dele.

Os outros personagens não me cativaram tanto, ainda mais o tal Henry, algumas de suas falas são bem controversas, mas entendo ao pensar no contexto da época. Um que gostei muito quase não apareceu. :( Enfim. Um livro que mostra e até debate as hipocrisias da época..
comentários(0)comente



J.a.m 14/05/2024

Faria de tudo pela beleza eterna, aquilo que é importante não seria tão mais necessário, outros seriam irrelevantes. Porém, mesmo com sua beleza visual, ele ainda estaria apodrecendo por dentro de um jeito horroroso e repugnante, e somente aquele quadro revelaria isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Djeni2 13/05/2024

Foi bom ver dorian evoluindo conforme o o tempo foi passado porém achei uma leitura meio "pesada"(demorada) de se ler mas acho q é pelo meu gosto literário mesmo.
comentários(0)comente



Ariadne 13/05/2024

Melhor do que eu esperava
Lida a versão da Penguin Companhia.

Gosto muito de ler clássicos então sempre procuro optar pela leitura deles em editoras consagradas e que respeitam a obra original.
Não foi diferente nessa versão da editora citada acima. A versão é a que não foi censurada e é engraçado que, para o público de hoje, não há o que censurar já que não acontece nada.

Dito isso, acredito que esse livro seja o com o tema gay mais explícito e digo isso porque os leitores do século XXI conseguem perceber os elementos gays presentes na obra de maneira muito fácil. Por exemplo: claramente o Lorde Henry tem uma queda por Dorian Gray e que o fato do último ser tão apaixonado por si mesmo que precise esconder o quadro para não envelhecer retoma questões que soam homossexuais.

Adorei a escrita do Oscar Wilde com seu jeito irônico de criticar a sociedade inglesa dandy usando o privilégio de estar dentro dela e conhecer seus hábitos e costumes de perto.

Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Luana 12/05/2024

Não me cativou
Não gostei dessa versão do livro. As notas explicativas ficam no meio do livro, o que deixa a leitura péssima porque toda hora precisa ficar indo lá no meio ler a explicação.
A história também não me prendeu muito . Achei meio arrastada , tem algumas reflexões sobre a arte , socialmente pra época entendo porque teve a polêmica com o autor da obra e que fim triste teve os personagens, o Dorian era um doido e a obsessão do Basil custou caro pra ele.
Infelizmente a leitura não fez meu perfil. Mas valeu a experiência de ler um clássico famoso .
Erick457 14/05/2024minha estante
Bom saber que já compro outra edição.




Bella 12/05/2024

Beleza sombria
A vaidade é a máscara dos segredos obscuros
É um conto de moralidade, sombrio e profundo, nos convida refletir sobre o tempo e a beleza, e principalmente as consequências de cada escolha
Dorian imerso na luxúria e vaidade, vê no quadro refletido a sua verdade.
comentários(0)comente



Ana Caroline 12/05/2024

O clássico ?O retrato de Dorian Gray?
É um livro muito bom. A ideia é magnífica. Contudo, acredito que se o livro fosse um pouco maior para melhor explorar os pecados de Dorian Gray, a leitura seria ainda mais fascinante. Adorei o final, por ser exatamente o que eu esperei acontecer.
comentários(0)comente



5179 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR