O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Maria13268 17/06/2024

Vou começar falando que tenho uma enormeeee dificuldade para ler clássicos. Dito isto, esse é o primeiro clássico que consigo de fato terminar e não obstante ainda gostei da história apesar de ainda assim ter ficado entediada em alguns momentos e por isso demorei tanto pra ler. Acho que o fato de ter altas quantidades de gayzisse e libertinagem ajudaram para que eu gostasse kkkk. Gostei da secção que fala sobre as referências da época do livro que essa versão traz, muito interessante. Dito isto, Oscar Wilde você era uma bichona msm ein

matty0 16/06/2024

Dorian Gay
Desde que me entendo por gente ouço falar de O retrato de Dorian Gray, portanto, criou-se no meu imaginário que o retrato, de fato, o quadro, seria de um grande marco nessa história. Um ícone, um elemento fundamental. Mero engano, o retrato serve apenas para nomear o livro ou criar uma estética nos filmes. Na obra em si, é um objeto sem graça, pouco explorado e quase, quase irrelevante. Mas tudo bem, pq esse não foi o estopim para decretar uma estrela para este livro. Há muito mais

No início, conhecemos os 3 personagens básicos, e seguimos com eles até o fim do livro; Dorian, Basil, e Henry/Harry (que por algum motivo tem 2 nomes). Cada um deles tem uma personalidade absolutamente distinta, na qual deveria ser trabalhada,
? como acredito ter sido parte do propósito do livro ? suas filosofias, essências, contradições e amarguras humanas, dando aos personagens tridimensionalidade e profundidade. Bom, isso não acontece na prática, e a trama, nos poucos capítulos que se desenrola, percorre um caminho de divagações absolutamente mal estruturadas, onde, em sua maioria, apresenta as convicções de Henry/Harry, postergando em capítulos longos, excessivamente descritivos, e ainda assim, totalmente vazios. Henry/Harry não se sustenta como personagem. Suas ações, embora más, são fracas. Suas teorias e opiniões são patéticas, fúteis, previsíveis e óbvias. Talvez na época do lançamento do livro isso realmente tenha sido algo revolucionário, e com certeza corajoso, mas...agora? Sério? Ele é medíocre, e não consegue ser minimamente interessante em sua mediocridade. Ok, Henry/Harry, vá tomar chá e falar mal de mulheres ou algo do tipo, é a maior distração de sua vida, não é?

Sua influência sobre Dorian não é instigante, uma vez que Dorian, quando está sozinho, não segura sua própria trama. Ele é um personagem tão apático e volúvel, que, repito; mesmo que tenha sido a intenção do autor ter essas contradições, NÃO funciona, pq Dorian não brilha de forma alguma, nem o mínimo para ser vilão, ou odioso, ou tão desgraçado que o tornaria cômico. Não, ele é apenas um personagem mal escrito. Há poucos personagens aqui, inclusive. Movimentação? Nenhuma. Há filosofia barata para encher linguiça, e um salto de DEZOITO ANOS totalmente descabido para acelerar a trama, que, ironicamente, acaba perdendo diversos elementos que seriam fundamentais para o enredo.
Dorian tem 20 anos, e no próximo capítulo tem 38. Nesse meio tempo, o retrato ficou guardado em seu sótão, suas relações não foram aprofundadas, sua personalidade não foi desenvolvida, suas ações não foram mostradas, a sociedade não foi explorada, sua vizinhança quase não é mencionada. O quão cegos todos deveriam ser para não notar, ou COMENTAR que Dorian não envelheceu nada em 18 anos? Cadê o impacto? O esforço? Não tem!
O fascínio de Henry/Harry por Dorian é tão absurdo, que provavelmente ilustra o fascínio do próprio autor por este personagem. E é aí que ele cai em seu próprio golpe; que é enaltece-lo excessivamente, mas em nenhum momento desenvolver isso para o leitor. Escritores, lembrem-se; o seu personagem só é importante para você, e você tem que ralar MUITO para torna-lo crivel e importante para o público também

O final, assim como todo o livro, é previsível, tedioso, e pior; apressado. Basil foi um personagem totalmente desperdiçado, assim como todo o potencial que esse livro PODERIA ter. Mas este, na verdade, este que efetivamente foi lançado, se parece com um rascunho inicial, um esboço ruim de algo que ele poderia ter sido, e não foi
Matheus 17/06/2024minha estante
Discordo de você em grandes e consideráveis partes kkk quase em tudo. Mas né, é aquilo que falam, opinião não se discute

Matheus 17/06/2024minha estante
Não sei se foi só pela resenha, afinal não tem como eu ter um contato com você que mostre mais experiências do que esse, mas ao que me parece você deixou passar muito das conotações que esse livro sugere. Pra mim, é extremamente compreensível o leitor achar a obra cansativa e excessivamente descritiva, mas nunca, em nenhum momento, acho que ela deveria ser considerada rasa e não impactante

matty0 17/06/2024minha estante
ah, eu considerei KKKKKK

matty0 17/06/2024minha estante
entendo o conceito, mas ele parece mal estruturado e simplório pra mim

Bruno Marcolino 15/06/2024

O Retrato de Dorian Gray
Muito bom, bem de boa a leitura. Sempre fico com receio de ler esses clássicos e serem um pouco maçantes, não é o caso deste. História curta e boa de acompanhar, reflexiva em muitos pontos.

Mas é aquilo, não se deve dar ouvidos demais a gays rabugentos (você mesmo Lorde Henry). E se entregar a toda e qualquer experiência sem um pouco de consciência também não é saudável, mesmo se você for belo e jovem.

Ótima leitura, recomendo.

Joao Martins 15/06/2024

Livro bem legal, história boa que nos faz pensar sobre ego, vaidades, amizades etc. Fácil de ler. Dá pra ler ser parar.

ticarieu 15/06/2024

O mundo é repleto de Dorians feios

Dorian é o retrato dos hipócritas, culpa os outro pelas suas ações e não assume seus erros com os outros

ticarieu 15/06/2024

O mundo é repleto de Dorians feios

Isa 15/06/2024

Acho que é a coisa mais bonita e horrível e assustadora e envolvente que eu já li meu deus do céu. Vou ter que ler de novo pra assimilar a POESIA, simplesmente impecável. Faz todo sentido ser um clássico.

Mandioca.24.25. 14/06/2024

Amizade, influência e vaidade
Esse livro é muito bom, a leitura não é cansativa e faz com que o leitor consiga refletir sobre como as nossas amizades influência na nossas vidas, como reagimos diante da influência dela e como podemos mudar diante de tantos erros na nossa vida.

O livro tem um grande foco nas ações de Dorian Gray sobre influência do seu "amigo", onde o próprio perde a sua essência e aos poucos acaba se tornando outra pessoa; mas temos um anjinho q tenta falar e aconselhar Dorian sobre a sua vaidade e como ela pode se tornar a sua perdição ao ser tão extravagante e idolatrada pelos demais.

Enfim a história é excelente, leia e tire as suas próprias conclusões :)

xzsatur.no 14/06/2024minha estante
Amo esse livro, portanto, que crime de nova, socorro

Bebeca :þ 14/06/2024

O final me pegou, juro que não esperava essa reviravolta. Será que ele queria mesmo fazer isso? O livro em si conta a trajetória da vaidade do Dorian e as profundezas que isso leva, apenas mds aaaaa. 4,5 pq a primeira metade custei a ler.

Herick 12/06/2024

Perfeito! As nuances entre a ficção e a vida real são esplêndidas. Apaixonado pelo livro.
Gostaria de ter lido mais a fundo sobre como Dorian se corrompeu, mas levando em conta o contexto histórico, entendo o porquê disso não ter sido abordado tão à fundo.

Aline 12/06/2024

O retrato de Dorian Gray
Quem acompanhou meus stories pelo Instagram viu meus altos e baixos com essa leitura. Mas sabe quando você chega na parte final e tudo vale a pena? Foi isso que senti ao finalizar a última página.

A leitura desse clássico foi muito interessante porque ele toca em temas que continuam atuais como: supervalorizacao da juventude e da beleza. Até onde você seria capaz de ir se pudesse conservá-las intactas?

Spoiler: para quem leu ... sofri qnd Dorian se deixou seduzir pela influência de Lorde Henry e foi se perdendo ao longo dos anos, focando nos prazes que a juventude e beleza (e o dinheiro) podiam lhe oferecer, mesmo que isso destruísse sua alma. Mas fiquei satisfeita quando ele começou a perceber que tinha perdido o controle de sua vida e que precisava mudar a rota. O fim foi mais wue justo e emocionante.

Dica de leitura para quem ama clássicos!!!

Coach de Procrastinação 12/06/2024

A melhor edição que eu já tive!
Esse livro já é um dos meus clássicos favoritos, então ter essa edição tornou ele simplesmente PERFEITO! Se você também é apaixonade pela história e quer mergulhar nos pormenores dela, super recomendo: tem uma quantidade imensurável de notas explicando escolhas estilísticas do autor, contextualizando o significado de coisas na época e, meu favorito, notas de fim detalhando cada censura que foi feita no livro. Sim, você vai ler a versão mais "pura" do Retrato de Dorian Gray, do jeitinho que Oscar Wilde inicialmente escreveu.

BaroonaVK 11/06/2024

Me lembrava de poucas coisas à respeito do filme do Retrato de Dorian Gray quando decidi ler o livro, basicamente só a questão do quadro em si e o poder que concedia ao Dorian de manter sua juventude. Mas posso dizer que fui surpreendido positivamente com todo o desenrolar da história e ainda mais com as notas fornecidas nessa edição da Darkside, que nos dão um bom contexto histórico dos costumes da época em paralelo com a vida pessoal do autor, o que deixa a leitura ainda mais completa e interessante nessa perspectiva das "confissões" de Oscar Wilde e seu julgamento por ser homossexual.

Quanto ao resto da edição, confesso que pulei bastante coisa; as críticas de jornais da época à respeito do livro e as respostas do autor para os editores; e a biografia de uma pessoa que sinceramente não me interessa, escrita por Wilde.

Gostei dessa proposta de mostrar outras produções dele além do romance em si, mas quanto a esse conteúdo extra, unicamente me atrairam as poesias que fecham o livro.