O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

cherrygirl 27/04/2024

"O retrato de Dorian Gray" - Oscar Wilde
Há muito tempo que li este livro, fazem anos e pretendendo revê-lo de qualquer forma. A temática dele é incrível, adoro livros assim que tem uma pegada mais "reflexiva". A narrativa em si é bom, mas não como costumava ler na época, então foi um pouco lenta para mim.
Basicamente um homem que preza pela beleza, como é apresentado e visto pela sociedade. Ele fica tão obcecado nisso que vende sua alma a um retrato seu, o qual permite que não envelheça. Isso pode relacionar com as questões atuais da sociedade, criando um paralelo incrível.
Por não ser o tipo de livro que normalmente leio, realmente não me pegou tanto, mas é muito bom, recomendo para todos!

Heitor172 27/04/2024

Um reflexo sobre a ética e a modalidade
"O Retrato de Dorian Gray", escrito por Oscar Wilde em 1890, é uma obra fantástica sobre a valorização da beleza e da juventude nas sociedades. Para fazer isso, Dorian Gray, um puro e belo jovem é manipulado por Lorde Henry, um senhor considerado por muitos como promíscuo, a mergulhar nas profanidades da humanidade com o objetivo de encontrar uma realização. Entretanto, isso tem um efeito em sua essência, sua alma, que acaba não afetando sua beleza e juventude, e sim o retrato feito de seu corpo pelo pintor Basil Hallward, que tem Dorian como principal inspiração. Quanto mais grotesca a alma do jovem fica, mais feio o retrato se torna.
Um livro completamente reflexivo, cada página oferece novos detalhes para serem refletidos. A escrita é muito fluída, e consegue ser um tanto diferente para a época, especialmente com os indícios da sexualidade dos personagens, algo que na época fez, infelizmente, com que o livro fosse mal visto.
Apesar disso, devido a ser um livro antigo, algumas partes da história são machistas. Por mais que seja uma diferença de mentalidade de acordo com as datas de lançamento, é muito importante não ignorar esse tipo de assunto, pois pode gerar discussões muito relevantes.
Este livro me prendeu, me encantei pela escrita de Wilde e me surpreendi com o quão cruel Dorian se tornou. Recomendo muito, todos precisam refletir sobre como a beleza e a juventude não dizem respeito ao caráter, e creio que uma obra como essa possa ser a base de debates como esse.

Júlio 27/04/2024

Que experiência fascinante
O Retrato de Dorian Gray, um livro que possui um significado especial para mim. Foi onde meu gosto literário se intensificou.

Há um tempinho, havia iniciado-o, mas acabei não o completando por odiar a experiência de ler livros virtualmente, e hoje tenho a oportunidade de lê-lo por completo e admirar a genialidade de Oscar Wilde.

Com passagens ácidas acerca da vida e da sociedade, o livro mostra a ascensão e ao mesmo tempo, a decadência moral de um homem, que trocou o seu ser pela vaidade e juventude eterna.

O livro acompanha inicialmente um jovem ingênuo e com uma beleza notória, até a descoberta do seu lado ?pecador?.

O retrato, o qual o livro personifica, nada mais que é a sua própria consciência, onde desta ninguém pode escapar.

Um baita livro que recomendo com certeza.

utasaan 26/04/2024

"O homem mata aquilo que ama"
Como pode O Retrato de Dorian Gray ser tão contemporâneo mesmo sendo vitoriano?

Dorian Gray é um jovem rapaz que, aos poucos, vai se corrompendo com a ideia de beleza eterna por causa de um estranho fenômeno que faz seu retrato carregar as mudanças da passagem do tempo e de seus pecados, não enxergando os malefícios de viver somente se importando com a aparência interna. Nosso protagonista sempre culpou o pintor de seu retrato por sua ruína mas, até o fim, não enxergou que ele mesmo a trouxe para si.

Ao longo da história senti inúmeras vezes a vontade de entrar nela e esmurrar a cara de Dorian por conta de sua arrogância e prepotência, o que não é algo ruim. Pelo contrário, Oscar Wilde foi genial ao mostrar um personagem tão problemático como esse que destruiu a vida de inúmeros personagens como Basil e Sybil.

Li a versão da Darkside que acompanha coisas "extras" como a biografia do autor e críticas da época, me deixando muito triste saber que Oscar Wilde morreu sem imaginar que O Retrato de Dorian Gray seria tão amado pelo público atual.

Marcela414 26/04/2024

Tenho uma certa dificuldade com clássicos e não consegui me conectar muito bem com a história e os personagens,e a leitura foi um pouco arrastada. Mas gostei da ideia central.

liaassza 26/04/2024

FASCINANTE
A história parece um pouco arrastada, mas tem frases reflexivas e sábias, há muitas lições no decorrer da história. a leitura é meio fluída mas é emocionante! considero um dos meus favoritos por causa de toda a abordagem e trama da história! leia!!!

rezendegio 25/04/2024

Interessantíssimo, mas extremamente chato, acho que só não fez muito meu estilo, parecia que não acabava mais. Valeu a pena por toda a crítica social e pelo final.

Yasmin827 25/04/2024

Perfeito
Um livro que sempre estará no meu coração, uma de minhas primeiras leituras, o retrato de Dorian gray é sim um livro que recomendo desde sua hóstia que me faz refletir sobre como a beleza interna é tão importante quanto a externa. Já li umas 3 ou 4 vezes este livro pequeno e pretendo adquirir a versão sem censura para maior detalhes, ao começar a ler ela em pdf me deparei com cada detalhe da vida de Oscar wild e de como era difícil ser homosexual na época dele e muito mais. Uma leitura para refletir e até usar no enem para quem irá fazer a prova.

biancaperes 25/04/2024

"só há uma coisa no mundo pior do que ser falado: é não ser falado."
Já conhecia a história de filmes e séries onde dorian gray é retratado. a escrita é mais fluida do que eu esperava, mas o oscar wilde se empolga um pouco nas descrições em alguns momentos. a edição tem MUITAS notas de rodapé, algumas que achei desnecessárias, além de um prefácio enorme sobre a vida do autor, que faz sentido pra dar contexto ao universo em torno da obra, mas que é bem cansativo de ler. dito isso, tudo faz muito mais sentido quando o leitor já está familiarizado com o mito de Fausto. é uma boa obra, foi minha escolha para a leitura clássica de uma maratona do mês de abril e não me arrependi.

Lorena 25/04/2024

Dorian Gray
Esse foi o último livro que ganhei de uma pessoa que amei muito e que por acaso foi se encontrar com Deus, foi o melhor livro que eu já li, não canso de ler e reler, eu consigo entender o que você quis dizer quando me disse que esse livro nos faz questionar qual é o verdadeiro significado do belo, Dorian Gray mudou a minha vida e toda a concepção narcisista que eu tinha sobre a beleza e as virtudes, eu gostaria muito que todos que lessem esse livro sentissem um pouco disso também, gostaria de poder ter te contado sobre o que eu achei da leitura e ter te ouvido falar por horas sobre as suas impressões, espero que quando nos encontramos no além possamos fazer isso ? Essa resenha é especialmente pra você meu amado incentivador, professor, padrinho e tio.

Caetano.Fernandes 24/04/2024

Gostei bastante no começo e durante o livro tem muitas coisas interessantes, reflexões, frases, citações.

mas eu fui pegando asco do personagem mesmo. quanta superficialidade, quanta mesquinhez, quanta imaturidade.

Anderson916 24/04/2024

Quanta loucura
Facilmente manipulável, um ser abjeto. Como que os outros se encantavam tanto por esse ser alucinado?

duda 23/04/2024

Dorian gray quem você seria se fosse gente
E realmente, será que existe personagem mais humano e real que esse? apesar de tudo ele foi fiel aos seus ideais até o final mesmo que pra isso ele tenha cometido atrocidades.

o pobre do basílio sendo apenas um artista apaixonado. no final a arte dele matou ele.

harry falando coisa que não sabe e pagando de intelectual pensante vsfdd (apesar de ter falado umas coisas bem notáveis).

e vsfdd o dorian também egoísta com um ego do tamanho do mundo. não entregou nadaa, só vitimizaçao e crimes.

esse livro tem material pra muita análise viu, só não faço isso pq tenho preguiça

lexi pereira 22/04/2024

Uma verdade difícil de escapar
É óbvio que todo mundo envelhece mas parece que só lendo esse livro que eu percebi como isso é inevitável e cruel, geralmente não pensamos nas coisas que consistamos e no que queremos de uma maneira tão crítica e minuciosa mas essa história carrega essa observação, me fez refletir no meu tempo e na forma que eu estou amadurecendo e caminhando na minha vida e isso mesmo sendo assustador traz um tipo de conforto no final?