O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Natalicia Iza canella 29/05/2024

O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray é um livro que fala sobre a beleza e a juventude o medo de envelhecer. Foi minha releitura continuo gostando do livro!

elen5 29/05/2024

Sem dúvida, pra época em que O retrato de Dorian Gray foi escrito deve ter sido um escândalo. O livro tem as várias camadas de como alma de Dorian foi se corrompendo, segundo ele próprio, ao longo dos anos.

Ter todo o histórico de vida em um quadro enquanto você mesmo continua o mesmo, em aparência pelo menos, de 18 anos atrás é pra enlouquecer qualquer um. Seja de alegria, como foi pra ele por um bom tempo, seja de arrependimento e tristeza.

Desde o início Dorian foi avisado por Basil sobre Lord Henry. Henry tem um poder absurdo de influência sobre as pessoas, incluindo o jovem Dorian Gray de 20 anos. Fica bem óbvio no livro que Basil idolatrava Dorian como se fosse uma obra de arte, talvez não muito mais do que isso. Mas fez com que a vida dele girasse em torno do fato de ambos terem se afastado. Dorian mudou e continuou o mesmo simultaneamente. Basil, enquanto isso, perdeu os dons para a arte.

Dorian prejudicou a vida de muitas pessoas. Não esperava que ele se arrependesse e mudasse no fim. Também não esperava o destino de Basil.

Esse livro foi uma caixinha de surpresas. Eu só sabia que era sobre um homem vaidoso, mas foi muito mais do que isso. A escrita é linda e poética. Embora eu não goste do Lord Henry e não concorde com a maior parte do que ele diz, sempre que ele aparecia eu sabia que ia ler um trecho poético que me faria parar a leitura e refletir sobre.

Até agora, um dos melhores que li esse ano

JoãoLer 29/05/2024

?????
Cada página deste livro era uma reflexão que eu fazia, achei incrível, me ensinou sobre a mitologia de Narciso, e sobre como ficaríamos assombrados se soubéssemos o que se passa dentro da mente das pessoas, elas podem ser o que quiserem, todos nós temos uma máscara.

Beatriz3345 28/05/2024

Clássico
O livro é um clássico com um certo ar shakesperiano. Tem linguagem rebusgada e ?antiga?! Dorian um jovem encantado pela busca do segredo da eterna juventude, se vê enlaçado por amizades, romance, arte (pintada ou leitura), td de forma mt intensa! O final é lindo, digno do enredo do livro! Super vale a leitura!

Aqlabia0 28/05/2024

Quando eu li esse livro eu zoei tanto chamando o Dorian Gray de Dorian Gay que até hoje eu sou incapaz de falar o certo de primeira...

Sara.Fonseca 27/05/2024

Este livro me prendeu desde a primeira página. Conta a história de um jovem que tiver sua figura em um quadro apaixonado pela própria beleza e faz um pedido para que não envelhece e não perca a beleza da juventude. O quadro passa a ser a vítima do tempo, no entanto o mesmo quadro revelará a natureza e consciência de Dorian ao longo do tempo.
Uma narrativa envolvente que rerata a Londres do seculo XIX,seu contexto artístico e histórico.
Vale cada página

Wellington 27/05/2024

O Retrato de Dorain Gray - 3,0
Oscar Wilde sabe escrever - pena que tenha usado o talento para fazer isso aqui.

A obra é, basicamente, um estudo sobre degeneração. Quão baixo um ser humano pode cair?, pergunta-se, e o livro é a descrição de tal caminho. Dorian é estupidamente ingênuo, um coitado influenciado por um demônio em forma de homem, deixando destruição por onde passa e sem arrependimentos. A "beleza" que ele cultua nada mais é que carne efêmera, pois seus atos não são belos... Mas profundamente desesperados.

No máximo, uma obra que serve de aviso. Pouco mais.

lAvia279 27/05/2024

Chorei, ri, gritei, despiroquei, Coringuei, entrei em crise de ansiedade e existência. Não recomendo para menos de 80 anos, o trauma é severo.

Yamilla.Marazzi 27/05/2024

A obscuridade da alma de Dorian Gray
O autor, logo no prólogo do livro, nos traz a mensagem de que a arte é apenas arte e portanto não deve ser levada para outras esferas da vida com o intuito de trazer ensinamentos e moralidade, porém é praticamente impossível ler O Retrato de Dorian Gray sem fazer esse tipo de reflexão e comparação.

O livro é curto, a escrita é corrida, com diversos diálogos, poucas descrições e digressões, e bem filosófica, mas no geral fácil e leve. A história é o espelho da hiprocrisia, egoísmo e absurdos mais terríveis, desde manipulação, crueldade e narcisismo até o mais repugnante dos atos, o assassinato.

O personagem principal é repulsivo durante todo o livro. Ele é o retrato das obscuridades da alma, do desespero, da crueldade sem remorso, do julgamento e da vaidade. Tanto que não foi possível sentir empatia por ele em nenhum momento, assim como por Lorde Henry, outro personagem desprezível, que possuía um jeito livre e sem noção de viver, de forma que influenciou o lado negativo do espirito de Dorian.

É um livro interessante em diversas esferas pois causa incomodo e portanto uma necessidade de entendimento sobre o personagem e a forma de lidar com determinadas situações. A principal delas a me chamar a atenção foi o remorso sem culpa que o personagem sentia, uma vez que ele sempre terceirizava o motivo das coisas acontecerem de tal forma, que nunca envolviam ele, assim como a noção de consciência, portanto dos próprios atos, mas que ele preferia não demonstrar, e sim esconder no quarto mais seguro de sua casa. Por vezes temos noção dos nossos defeitos, mas optamos por não melhora-los.

Esse é de fato um livro que envolve muita moralidade, é sem duvidas atemporal e cabe a qualquer leitor que esteja disposto a sentir incomodo e se aventurar em uma leitura reflexiva e desafiadora.

witchdottir 26/05/2024

O primeiro romance gay do mundo.
Já conhecia a história, mas ainda não tinha lido o livro todo. E devo dizer que, mesmo demorando dias pra emendar na leitura, ainda me pegou até a última página.

O Henry é um personagem odiável, e saber que ele ainda terminou impune sem uma consequência depois de ter arruinado parte da vida do Dorian me deixou muito nervosa.

Mas eu também entendo que o Dorian era ingênuo e que era bajulado o suficiente pra descobrir sua própria ruína sozinho.

Não sei se tem spoiler aqui, mas só quero terminar dizendo o quanto eu adoro o Oscar Wilde (e o quanto eu adorei os shades dele nas críticas dos jornais da época kkkkkk)

Letícia Martins 26/05/2024

Obra prima
Eu nem sei por onde começar essa resenha. O livro inteiro foi perfeito, do começo ao fim.
Oscar Wilde foi extremamente corajoso de tê-lo escrito na sua época, tanto pelas questões homoafetivas (pelas quais ele foi preso), quanto pelo deboche com a sociedade londrina (e atual!!).
Esse livro é um constante tapa na cara de falsos moralistas, eu devo ter grifado mais de 20 trechos (todos falados pelo Lord Henry, maravilhoso).
Eu não tenho qualificação o suficiente pra fazer uma resenha justa pra essa obra de arte, só recomendo fortemente que TODO MUNDO leia algum dia. É necessário.

Ana 26/05/2024

Excepcional
Penso porque demorei tanto tempo para ler esse livro. Neste ebook, pelo que vi, tradução de João do Rio. Talvez para alguns a tradução incomode um pouco, mas mesmo com seu estilo peculiar de tradição, a leitura foi excelente. Meu primeiro livro lido de Oscar Wilde e já quero ler outras obras dele.

Nathy 26/05/2024

O retrato e seus detalhes
Li essa edição, contendo 20 capítulos, junto à leitura de uma versão não censurada ou não estendida, de 13 capítulos. A leitura concomitante possibilitou entender os pormenores das alterações feitas pelo autor. Particularmente, prefiro a versão estendida que contém mais detalhes sobre a origem de Dorian e sobre a família de Sibyl Vane.