Para viver um grande amor

Para viver um grande amor Vinícius de Moraes

Resenhas - Para viver um grande amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Erick 24/06/2021

Considero minha experiência com poesia ainda bem baixa, porém o que já li do Vinicius de Moraes o faz ser meu segundo poeta favorito no momento, atrás somente de um dos heterônimos de Fernando Pessoa, o humilde Alberto Caeiro. Aqui além das poesias temos crônicas, e o livro vai se alternando entre uma e outra, sem se importar com qualquer ordem cronológica de publicação. Foi um homem que aproveitou muito bem a sua vida em inúmeros lugares e, pôxa, como ele adorava as integrantes do sexo feminino!

luke - among the living. 26/05/2021

Tive uma adorável surpresa com as leituras das crônicas do VM, sendo que só conhecia as poesias. A coisa interessante é que mesmo escrevendo em prosa o cara era um poeta!

Carolina 09/05/2021

#21 Cada texto reflete um momento de Vinícius apaixonado
O livro trata-se de uma compilação de crônicas e poemas, de Vinícius de Moraes, escritos no Jornal Última Hora, entre os anos de 1959 e 1962, no total são 188 textos curtos e agradáveis. Os poemas são a minha parte favorita no livro, eles são sempre inspiradores. Acredito que é um livro excelente até para pessoas que não gostam muito de crônicas e poemas.

Thaís 23/04/2021

Amor em prosa e verso
Amor em prosa e em verso. Vinícius de Moraes reflete em ambos os estilos a mesma performance ainda atualmente conhecida das composições musicais. O Vinícius que conhecemos como cantor e compositor também está presente na crônica e nos sonetos. A construção é livre, ele pouco se prende aos estilos, mas impõe uma cadência facilmente reconhecível. Recomendo especialmente "Retrato de Portinari", "O Amor Por Entre o Verde", "Para Viver um Grande Amor" (que dá nome ao livro), "A Transfiguração Pela Poesia" e finalmente "Química Orgânica". Uma obra leve e gostosa de se ler!

HalanaC 23/03/2021

Esse foi o primeiro livro de Vinicius que eu li, no começo achei um pouco complicado por estar intercalando poesia e crônica, porém mesmo assim o livro acabou sendo bem bom. A linguagem do livro é bem simples nada muito pesado ou difícil de ser compreendido e interpretado. Gostei.

Guilherme.Oliveira 16/02/2021

Textos simples do cotidiano do poeta.
Sensibilidade impar em sua simplicidade.
É como se estivesse sentado com ela a mesa, conversando sobre assuntos aleatórios de suas experiências.

Isabela 29/01/2021

Vinícius de Moraes ??
Esse sem dúvida se tornou meu livro favorito. Não é aquele livro que vc me rápido,pois há versos e poemas que mexem com vc. E preciso parar para refletir,sorrir e sonhar. É incrível,simplesmente perfeito!

Beatriz.Toscano 24/11/2020

Mais uma resenha atrasada
Mais uma vez, Vinicius... O meu poeta (e cronista)!!
Mais um livro encantador, em que Vinicius exalta as coisas mais simples e as torna mais belas... Grata por mudar minha visão de mundo, desde sempre!

Lucas Zani 07/10/2020

Preocupado...
Fiquei preocupado... Li todo o livro e não gostei... Não sei se não peguei a ideia, mas não curti os poemas nem as crônicas... Achei legal a ideia de intercalar poema e crônica.

Ju Gomes 21/07/2020

Lindo d+++
O livro traz várias formas distintas de ver, vivenciar e apreciar o amor. Mesmo sendo um sentimento subjetivo, fica claro que pode ser vivenciado de várias formas e gostos.

Eduardo.Mathias 09/07/2020

Como beber Água gelada durante a comida
Como Bosco descreve fantasticamente no posfacio, é Vinícius prosa e poesia
As vezes indigesto, mas brasileiro e único

Aline.Sacramento 04/07/2020

Para viver um grande amor
"Não, a maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana."
Gostei, claro que algumas coisas daquela época são um tanto estranhas pra mim,mas no geral é bom. Algumas crônicas são engraçadas e outras emocionantes.

@pequenasdicasliterarias 02/05/2020

Para viver um grande amor - 9/10
Já conhecia as poesias de Vinicius mas não uma obra completa. Para viver um grande amor é um livro de poesia e prosa, não para ser lido de forma corrida mas degustada. O autor conta histórias de sua vida mas declama seu amor por Maria Lúcia sempre que pode. Define mulheres como básicas ou ácidas, a depender do lugar onde nascem. Fala de futebol, faz um poema pra Garrincha e uma crônica, emocionante, inclusive, para Oscar Niemayer. A última ele faz para o filho Pedro. Me fez chorar.
Recomendo.

Gabinas 22/04/2020

Surpresa com a prosa de Vinicius
Conhecia Vinicius musicalmente e alguns de seus sonetos... sua prosa me surpreendeu pela riqueza de detalhes. Um livro lindo, afetuoso, no qual Vinicius exalta a beleza da vida, das pessoas. A leitura me lembrou muito ?O livro dos abraços? de Eduardo Galeano em sua sensibilidade e beleza.

Henrique Fendrich 10/09/2019

Vinicius, para os que ainda vão se amar
Vinicius de Moraes é um homem que nada sabe senão amar a mulher. E durante toda a vida não fez outra que não cantar a ela, a Bem-Amada. Nem sempre a mesma, afinal, é um milagre encontrar, nesse infinito labirinto de desenganos amorosos, o ser verdadeiramente amado. Fez isso em versos, fez isso em música, mas também em prosa. “Para viver um grande amor” (Companhia das Letras) representa a primeira incursão do poetinha nas águas bem conhecidas do seu amigo Rubem Braga. É verdade que não se trata de um livro exclusivamente de crônicas – seus textos no gênero são intercalados pelos seus poemas, onde, é claro, ele se sai melhor.

Mas a crônica, esse gênero tão brasileiro, tão carioca, também exercia seu poder de sedução sobre o poeta. O texto de abertura do livro é, inclusive, uma análise descompromissada sobre o exercício da crônica, que se firmava entre o público “como o cafezinho quente seguido de um bom cigarro, que tanto prazer dão depois que se come”. Naquela época, começo dos anos 60, o gênero já tinha mais ou menos os contornos que o velho Braga, sem querer, definiu. Isso incluía o lirismo, pra não dizer a pura prosa poética, coisa que o aproxima do nosso poetinha.

A crônica-título é o melhor exemplo de como Vinicius incorporava à crônica a sua capacidade de criação poética: é toda composta por frases ritmadas, cadenciadas por rimas internas. Otto Lara Resende foi bastante preciso ao dizer que, neste livro, o cronista dá notícias do universo do poeta. Porque Vinicius sabia que a mesma poesia que foi para ele como uma mulher cruel, em cujos braços se abandonou sem remissão, também podia salvar o mundo de amanhã. E por isso era preciso escrever, poemas e crônicas para todos aqueles que ainda vão se amar.

Ali estão relacionamentos, reminiscências, amigos, ali está o tempo, a velhice, os ventos, as comidas, a lua, Montevidéu – ali estão as impressões de um cronista sob o seu olhar de poeta. E essas belezas farão mais sentido a quem souber achar a bem-amada com quem dividi-las.

site: http://rubem.wordpress.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5