Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Zatti 27/06/2010

Lucas(Lucamo) e sua luta para entender a Vida e o Criador.
Lucas Lucano filho de escravos grego, vivia na Grécia antiga, criança muito bela e querida por todos. Tinha por Abra filha dos patrões paternos um carinho muito especial, criança meiga de saúde frágil também lhe dedicava muita amizade. Tinham praticamente as mesmas ocupações e diversões.Com o passar dos tempos a saúde de Abra foi ficando pior, Lucano acompanhava tudo sem entender bem o que acontecia, mas percebia que algo não estava normal. Aos poucos a amiguinha já não conseguia participar dos folguedos infantis, os pais da menina e o médico da família estavam sempre muito preocupados, ela que antes saía todos dias para brincar ou mesmo apenas conversarem muitas vezes ficava dias acamada. Lucano resolveu se informar com o médico, que por ver seu interesse pela medicina ainda tão jovem tornara-se seu amigo, mas a resposta não foi das mais animadoras:Abra tinha a doença branca e já não havia muito que pudesse fazer por ela.Lucano desesperado não conseguia aceitar o fato, começou a se interessar ainda mas pela medicina e principalmente auxiliar o médico em tudo o que lhe era possível.Por essa época estavam falando muito em um Deus de muito poder, e que seu filho tinha vindo ao mundo para salva-lo e estava fazendo muitos milagres, ele se pegou com esse Deus desesperadamente. Abra era jovem, bonita, nunca tinha feito nenhum mal, não tinha pecados, então não havia razão para Deus não atende-lo. Os dias passaram até um dia em que estavam conversando sob uma ao entardecer, ela muito quieta, ele via que não havia melhora. O falecimento da jovem veio logo em seguida destroçando de dor o coração do jovem Lucano. Ele em seu desespero e impotência revoltou-se contra Deus e jurou travar batalha com ele, se dedicar a medicina de tal forma que Deus mandaria a morte e ele daria a vida. A dor pela morte da amiguinha durou por muitos anos. Estudou medicina e tal como jurara naquele dia travou a sua batalha contra a morte, em seu intimo cada vida que conseguia salvar era uma vitória contra Deus.Viajou por muitos países e em todos os lugares que chegava sempre ouvia falar de Cristo que era bom, humilde e operava milagres, então começou a ansiar por encontra-lo também, encontrar o filho daquele que havia levado a sua Abra e tantos outros inocentes sem dar-lhes chance alguma.A caminhada foi longa o trajeto muito difícil, não conseguiu chegar a tempo de encontra-lo com vida, mas mesmo assim houve a redenção, ele percebeu que Deus tinha estado sempre com ele, que todas as curas milagosas que operara tinham sido por sua e sua bondade era infinita.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Maravilhoso
Tem que ler. Tem que se deixar levar pela narrativa envolvente e sensível do escritor. Adorei.

Lilica 07/03/2010

Uma história de fé
Este é um livro em todos os sentidos surpreendentes. Primeiro pq faz parte de uma das histórias mais antigas e difundidas do mundo a História de Jesus. Depois pq Lucas, embora tenha sido um dos Evangelistas, jamais conheceu seu Mestre pessoalmente. E finalmente pq é uma história que obriga vc a questionar a sua fé, e embora ao longo das paginas pareça que irá te mostrar os motivos para crer em Deus, acaba por deixar inumeras duvidas que somente podem reforçar a certeza de que Crer é algo que não pode ser explicado e nem justificado.

Carol Omena 04/01/2013

O livro conta a história de Lucano, Lucas o autor do evangelho de mesmo nome das sagradas escrituras. É envolvente, emocionante, fascinante e toda sorte de bons adjetivos.

O livro foi fruto de muito estudo de Taylor Caldwell. Ela juntou fragmentos e levou quase 50 anos para publicar a obra.

Melhor livro da minha vida!!!
Recomendo!!!!

Josi 11/08/2010

Muito bom!
Romance da história da vida de São Lucas, muito interssante ver a transformação do médico, cético, em cristão que passará a divulgar a fé em Jesus Cristo. A contradição interna da personagem é extremamente crível e humana.

Gilbamar 16/10/2010

VIDA DO APÓSTOLO LUCAS
O que estimula alguém a despender exatos cinquenta anos pesquisando, elaborando e escrevendo um romance biográfico de uma das figuras mais marcantes da história da cristandade, e que, além desse inusitado período de paciência e dedicação também leu cerca de mil livros(isso mesmo,1000 livros) com o mesmo objetivo? Certamente o amor pela arte literária, ou provavelmente o desejo de legar à posteridade uma fascinante obra sobre a figura humana especial que foi o personagem principal do livro. O mais importante é que todo esse esforço valeu a pena e foi compensado pelo vigor da obra prima resultante de tanto trabalho e tempo, que tem encantado milhões de leitores por todo o mundo. Médico de Homens e de Almas, pelo esplendor de seu brilho literário e pela expressividade do tema tratado, é dessa espécie de clássico escrito com a força da alma e o impulso do coração, e proporciona uma grande lição de talento e erudição ímpares.

A escritora anglo-americana Taylor Caldwell reconstituiu de forma precisa os passos de Lucas desde o nascimento e traça seu completo perfil ao longo do volumoso e agradável trabalho, primeiramente apresentando-o como homem comum e médico altruísta voltado aos interesses da saúde de seus pacientes, depois como um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e autor de um dos quatro evangelhos da Bíblia. Mestre na arte de narrar, ela nos Brinda descrevendo preciosos momentos de emoção que nos levam a suspirar, deslumbra-nos com milagres divinos através de Lucas e nos conduz, brilhante, através dos caminhos e rotas seguidos por ele durante sua existência terrena.

Médico de Homens e de Almas é dessa espécie de livro especial que nos encanta tanto pela qualidade e beleza estilística evidentes, que o tornam diamante raro no universo das letras, quanto pela vida singular do biografado. É para ser lido e manuseado com os olhos do coração e a alma propensa às descobertas espirituais que vão se delineando paulatinamente. Se, arrebatado pela força das emoções que o magistral relato deixa transparecer, o leitor sentir lágrimas descendo nas faces, não deve ser motivo de ansiedade ou timidez, prossiga lendo, vá adiante e conclua a leitura de um dos livros mais bem escritos, criativos e inteligentes da literatura mundial.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

DIRCE 25/07/2011minha estante
Oi Gilbamar.
Excelente resenha essa sua. Se eu a tivesse lido antes de fazer a leitura do livro, com certeza, ela me serviria de incentivo.
Parabéns!
Tenha uma ótima semana.

Rodrigo 15/01/2011

Esta história é linda demais! A escritora viveu por anos na Grécia estudando a vida de São Lucas e escreveu este livro baseado em suas pesquisas. Ela teve acesso a documentos exclusivos e desenvolveu uma história baseada em fatos reais e com detalhes nunca imaginados nas entrelinhas da bíblia sagrada que conta a história deste apóstolo formidável q nunca esteve pessoalmente com Jesus Cristo mas aplicou como ninguém o evangelho de amor, humildade e solidariedade. LINDO DEMAIS!!!

Andréa 06/03/2011

Um livro que alcança a alma
Simplesmente um livro difícl de se comentar. "Médico de Homens e de Almas" narra a vida do Evangelista Lucas, único dentre os 4 evangelistas não Judeu, era um médico grego com forte ligação a homens poderosos de Roma. Após 46 anos de intensas pesquisas, a autora finalmente finalizou esse, que longe de ser apenas mais um livro "catequizador" ou "fanático", mostra que Lucas foi por muito tempo um questionador de Deus e que apesar de ser contemporâneo de Jesus, nunca esteve com ele pessoalmente. Seu evangelho foi escrito baseado no que ouviu daqueles que conheceram e conviveram com Cristo, inclusive Maria. Por alguns momentos o livro se torna descritivo em excesso, como a permanencia de Lucas em Roma, o que me desprendeu um pouco da narrativa. Mas o resultado final é uma ótima oportunidade de ver a história de Cristo pelos olhos de um médico descrente nos homens e em Deus, a quem perseguia e questionava por não aceitar o sofrimento de inocentes. Em muitas vezes chorei ao ler trechos sobre os milagres de Jesus descritos a Lucas por pessoas simples e mesmo por soldados romanos convertidos. Sem didatismos ou exageros, Médico de Homens e de Almas é um instrumentos de conhecimento não só sobre Jesus, mas também sobre os homens que vivenciaram àquele tempo e nos faz pensar o que realmente aplicamos em nossa vida dos ensinamentos que Jesus nos deixou.

Josely 17/03/2011

Eu, que já li todos os tipos de livros (comédias, religiosos, dramas, etc.)fiquei realmente comovida e surpreendida com este livro. Não chega a ser um livro religioso. É a história de São Lucas contada de forma comovente pela autora. Foi um livro que me fascinou da primeira à última página. Como descrevê-lo? Romântico, emocionante, humano, não tenho mais palavras.
Para quem crê em Deus então....divino.

Gláucia 13/05/2011

Médico de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
O livro não agrada apenas aos religiosos, não tem aquele ranço proselitista típico de algumas religiões, mas a todos que apreciam uma história de vida exemplar, no caso a trajetória de Lucas. Marcado pela dor e pelo sofrimento ele se sente próximo de Jesus, a quem não conheceu, através do exemplo de dedicação e amor incondicional ao próximo.

Dayane 03/08/2011

Médico de Homens e de Almas
Este livro merece não 5, mas 10 estrelas. E a autora por todo seu carinho e dedicação ao nos presentar com esta história merece nossa reverência.
Um livro que é absolutamente completo, um relato emocionamente da trajetória de Lucano, um menino grego, que era de uma família de escravos em Roma, provando seu valor ao tornar-se médico e toda sua trajetória de vida até chegar à terra onde viveu Jesus e lá finalmente encontrar sua fé.
Quem o ler não só aprenderá sobre Lucas que nos escreveu um evangelho tão tocante,mas sobre os lugares por onde passou: Roma, Grécia, Macedônia... com descrições tão perfeitas que você sentirá que fez parte daquela viagem.
Faltam palavras para expressar o quanto este livro trabalha com sua vida conforme você avança na leitura. Lucano tem dúvidas e angústias muito humanas e ao enfrentá-las,o leitor enfrenta um pouco das suas próprias.
MARAVILHOSO!!!!!

Julia M 12/11/2011

muitoo bom
minha amiga o recomendou para mim e no começo duvidei se era bom, mas li. É um livro incrivel, otima historia e estilo cativante
quem ler não vai se arrepender

Márcia 11/04/2012

Um dos livros mais bonitos que já li. Conta a história de São Lucas, um verdadeiro médico de homens e de almas.O único evangelista que não conheceu Jesus em vida.

Raul Oliveira 26/02/2009

Um dos melhores livros
Já tem algum tempo que li esse livro e ainda lembro de trechos dele. Foi um dos primeiros que procurei para cadastrar no site devido a beleza da obra. Um livro que com certeza deve ser lido em algum momento da vida.

MARCIA MARIA 04/12/2012

Lucan ou São Lucas

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos Evangelhos e do Livro de Atos. lendas antigas o descrevem como uma pessoa fora do comum,a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo. Em MÉDICOS DE HOMENS E DE ALMAS, Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos homens mais importantes da Igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos oprimidos e pobres. A autora pesquisou a vida e as obras de Lucas durante anos e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.
Único Apóstolo que não conheceu jesus Cristo. Lucano era filho de escravos libertos e protegido de um grande soldado romano, que pagou seus estudos em Alexandria, para que se tornasse médico. Aos 10 anos de idade que ouve falar em Jesus Cristo pela 1ª vez, quando vê a estrela que chegou para anunciar o Messias, entretanto Lucano passa um grande período da sua vida brigado com Deus, acreditando que este somente trazia tristeza, pois perdera o grande amor de sua vida sem nada poder fazer para salvá-la. Como seu protetor casou com sua mãe, Lucano tornou-se seu herdeiro e por isso um homem muito rico, mas apesar disto escolhe uma vida de pobreza e peregrinação. Dedicando-se a arte de curar as pessoas, e fazendo vários milagres para aliviar o sofrimento dos doentes. Lucas volta a acreditar em Jesus quando encontra o filho de um paciente que havia desaparecido quando tinha 02 anos de idade, e desde então começa a escrever seu Evangelho sem nunca o ter visto, indo para isto, atrás das pessoas que o conheceram, inclusive a Virgem Maria. é Uma história fascinante, de um homem de verdade que amou muito e sofreu muito, teve muitas dúvidas e finalmente a certeza absoluta da fé.