Quando Ela Desaparecer

Quando Ela Desaparecer Victor Bonini

Resenhas - Quando Ela Desaparecer

thalaura 27/02/2021

Sou suspeita em falar de livros policiais, mas esse é extremamente incrível.
O sentimento de estar lendo uma história real permaneceu comigo durante toda a leitura: a interferência e pressão jornalística, o julgamento civil, os erros, as falhas do sistema jurídico e policial.
Eu fiquei extasiada com o final, apesar de já ter passado por uma experiência semelhante com outro livro, mas mesmo assim, devido ao teor quase puramente policial, eu gostei de todas as reviravoltas que foram planejadas pelo autor.
Indico muito, a escrita é incrível, principalmente por não ser uma obra traduzida, o que apenas agrega ao texto.
Leiam!

Bárbara 28/02/2021

Que final foi esse?!
O inimaginável acontece. Dos três livros que li do autor, sem dúvidas, esse teve o fim mais sensacional. As surpresas vão até a última página. Muito bom!

Atribuí nota 5 não porque achei o livro perfeito, sem defeitos, mas pelo que me fez sentir. Não foram poucas as emoções.

Bonini a cada obra se supera.

LuAraujo 24/02/2023

Surpreendente
Não sei nem como explicar o que foi esse livro.
Os segredos são a chave de toda a história .
Uma garota bonita e antissocial desaparece por 2 meses. A polícia investiga todos os prováveis suspeitos, porém nem tudo que parece, realmente é.
O que fica na cabeça é: Até onde uma pessoa pode chegar pra ocultar seus segredos?
É disso que se trata essa história!
Recomendo!

25/05/2021

Livro escrito como livro-reportagem
Bem interessante, com alterações de passado e presente e também de ponto de vista, as vezes ficava um pouco confusa e cansativa essa alternância. Desperta a partir de certos momentos as reflexão: as informações que recebemos são realmente verdadeiras? como um ato precipitado pode prejudicar a vida de alguém?
Passei o livro todo sabendo os culpados e fui surpreendida com um plot twist incrível, de tirar o fôlego!
Teve uma coisa nele que não gostei de jeito nenhum mas não posso dizer que seria spoiler!

Livia.Nascimento 13/03/2019

Um livro que parecer uma história real
Ok. Eu não sou nenhuma expert em suspense, confesso que nunca foi minha preferência para gênero literário, mas sempre gostei de séries e filmes como N.C.I.S., C.S.I , já li algumas coisas de Harlan Coben, Agatha Christie, nada muito específico ou complicado demais. Mas, convivendo com as meninas que leem mais suspense e terror, fui ficando curiosa com alguns livros que elas iam comentando. Um deles foi ?O casamento?, do jornalista paulista Victor Bonini, autor também de ?Colega de quarto?. Ainda não li estes dois, mas meninas do Mamãe tá lendo, por favor, me emprestem!
E ai surgiu o mais novo ?filho? do Bonini, o recém lançado ?Quando ela desaparecer?, que já chegou nas livrarias com uma ação muito bacana feita pelos leitores.
Eu e Bianca estivemos no lançamento realizado em São Paulo, no dia 21 de fevereiro. Saí de lá com o livro nas mãos e muita curiosidade, pois quando comecei a folhear as páginas, percebi que ele tinha uma cronologia diferente, fotos e recortes de jornais. Meu faro jornalístico ficou aguçado e já pensei em terminar logo minha atual leitura para dar início a mais nova aquisição.

Quando ela Desaparecer é um livro diferente, onde o autor usa de todos os seus conhecimentos jornalísticos para colocar a jovem Sarah Meirelles, personagem que viveu e sentiu na pele toda a tragédia, como responsável pela narração e escrita do livro-reportagem que ela produz anos depois do ocorrido. O livro parece arquivos de investigação, com recortes de jornais, fotos das provas encontradas, transcrição de conversas, mapas e outras pistas sobre o caso. Outro ponto marcante e que me deixou ainda mais presa à leitura, foi que o autor usou fotos e referências de lugares reais, fazendo com que pensemos se tudo isso aconteceu de verdade, ou é apenas ficção. Pode ter certeza, de que toda vez que eu passar pelo Cecap agora, vou imaginar como foi a vida da Kika ênfase outras pessoas daquele condomínio.
O livro fala do desaparecimento de uma adolescente, mas vai além, falando sobre fake News, abuso sexual, questões emocionais e comportamentais. É um livro angustiante, que faz com que fiquemos presos a ele, questionando os fatos, duvidando até mesmo do que pensamos sobre o que o ser humano está sujeito a ser e fazer. Devorei o livro em dois dias. Tive muita raiva de uma personagem específica, mas que no final da história percebi porque ela agiu daquela forma. Pude perceber também, que pela ligação da narradora com toda a história, o livro se torna ainda mais forte, doloroso e instigante.
Além de ser muito bem narrado, com uma escrita fácil e limpa, a cronologia usada é como se estivéssemos lendo os arquivos do caso, conforme tudo fosse acontecendo e as informações fossem sendo anexadas. Para tornar tudo ainda mais sensitivo, a fonte do texto, a gramatura do papel, e as cores usadas dentro das páginas, nos dão a sensação de estar mexendo em papéis que já sofreram um pouco com o passar dos anos. A Faro arrasou!!!!
Ah, e é claro, que tendo as informações nas mãos, vamos formando nossa opinião sobre o que pode ter acontecido, além de começar a fazer nosso próprio julgamento sobre quem é ou não, o culpado pelo desaparecimento da menina.
O autor se mostra tão atual, que em vários momentos vemos o poder da internet, das mídias sociais e dos veículos de comunicação, onde um comentário sem fundamento, sem provas, pode acabar com a vida de uma pessoa ou condenar outra. Sabemos como isso acontece muito hoje, e infelizmente ainda vai acontecer se não aprendermos a lidar com a ?liberdade de expressão? mal utilizada.
Pelamordedeus, Bonini, por que fazer isso com as pessoas? Quer dizer, obrigada por fazer isso com as pessoas: nos prender na narrativa e não querer mais parar de ler.
Para quem, assim como eu, não tem a rotina de ler suspense/ policial ou gêneros afins, esta é uma obra maravilhosa pra começar a se aventurar neste mundo. Para quem já está acostumado, acredito que vale muito a pena se dedicar a este jovem escritor que traz o medo, a curiosidade, a raiva e o afago no coração, tudo ?junto e misturado?, em 272 páginas.
P.S.: descobri que um personagem do livro está presente nos outros já escritos pelo autor, mas, fica tranquilo, eles não possuem uma ordem cronológica de leitura a ser seguida. Eles podem ser lidos na ordem que você quiser!

Paola 12/06/2022

Gostei muito desse livro, estava em uma ressaca literária e ele me ajudou a sair, leitura muito fluida. Além disso tem um plots bons

Malucas Por Romances 25/03/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Quando Ela Desaparecer é o terceiro livro publicado pela Faro Editorial do autor Victor Bonini, e o terceiro que temos contato com o detetive Conrado Bardelli, e cada livro que leio desse autor me surpreendo mais.

Nesse livro reportagem nós vamos entrar de cabeça na vida e no sumiço de Kika.
Kika é uma garota de 16 anos que além dos constantes ataques de bullyng, ela ainda passou por um episódio que quase a levou a morte dois anos atrás, e agora ela desaparece durante uma excursão escolar, e sem deixar rastros. Esse sumiço acaba se tornando o maior desafio do delegado Lauro Jahib.

O livro é narrado pela jornalista Sarah, que estudou com Kika na época do sumiço dela. Intercalando entre passado e presente o autor conduz o livro com maestria nos deixando uma lista longa de suspeitos e até mesmo de dúvidas em cada capitulo.

A capa desse livro está maravilhosa assim como a divulgação que a Faro tem feito. Acho que eu nem precisava falar da diagramação da Faro que como sempre é um espetáculo a parte. O livro foi divido por cores preto para o passado, cinza claro para o presente e com presença do Bardelli e as folhas amarelas o sumiço e o caso em andamento.

Mais uma vez o Bonini entrega um livro capaz de te fazer pensar e repensar, é o terceiro livro que leio do autor e observar o amadurecimento da escrita dele é fantástico, porque só faz a gente criar expectativas para o próximo livro dele. De primeiro momento a leitura foi um pouco confusa pra mim, talvez por não está acostumada com livro reportagem, mas ainda assim me deixou presa em todo momento, e por isso dei 4.5 estrelas pro livro.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/03/resenha-quando-ela-desaparecer-victor.html#axzz5jCLwWALC

Josiane PADIAR Zoch 22/03/2022

Que história....
A Kika, uma menina linda, misteriosa e que tem em sua vida dois acontecimentos marcantes: a morte de seu pai e o envolvimento numa briga que ela foi vítima e ficou cara a cara com a morte.
Mas o início do livro já narra o fato principal na vida de Kika. Após 2 anos do acontecimento que ela passou pela sua quase morte, numa excursão escolar, Kika desaparece.
Durante os meses de seu desaparecimento, rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas que os policiais tem em mãos.
No decorrer das investigações o caso vira de cabeça para baixo. Inocentes morrem e revela o lado cruel das pessoas.

Aline 29/09/2019

Quando ela Desaparecer
Quem me acompanha sabe que desde que li o primeiro livro do Bonini virei fã, ele escreve muito bem, daqueles que te levam pra onde ele quer e você não soluciona os casos antes do fim do enredo como em outros livros, ele é mestre em te deixar de boca aberta no final e dizendo 'caramba não pensei nisso de jeito nenhum', então amigos se vocês gostam de um bom suspense 'Quando ela desaparecer' é uma ótima dica para você. Fãs do Harlan Coben leiam Victor Bonini vocês irão amar!!!

Quem quiser conferir minha opinião sobre os outros títulos do autor é só clicar aqui: Colega de Quarto e O Casamento mas vamos ao que interessa né, conhecer um pouco do enredo de 'Quando ela desaparecer' e de como o autor escolheu estruturar esse enredo.

Começando pelo titulo percebemos que Bonini está criando uma expectativa no leitor, porque ele não diz que a Kika desapareceu, ele diz que ela irá desaparecer e por isso a narrativa não é linear (confesso que isso sempre me incomoda, prefiro uma narrativa cronológica, mas nesse caso a forma como o autor consegue guiar o leitor foi perfeito) dessa forma ele nos apresentará Kika, a família dela e todos os personagens secundários que irão passar pela vida dela.

O enredo nos apresenta uma adolescente de 16 anos que passou por muitos momentos ruins além de sofrer por ser bonita =( nesse enredo iremos conhecer os segredos de muitos personagens e assim como a 'opinião pública' e as 'redes sociais' iremos acabar acusando os 'suspeitos' que forem surgindo por tudo que acontecer com Kika, devido seus segredos do passado, mas garanto que dificilmente você acertará quem realmente está por trás de tudo. Eu criei altas teorias, mas não cheguei nem perto =O

Outro ponto interessante da estruturação do livro é que temos muitos detalhes da investigação policial, com recortes de jornais, comentários das redes sociais das pessoas com suas opiniões sobre os acusados, fotos das provas, transcrição de conversas, mapas etc. Temos também fotos e referências de lugares reais, fazendo assim com que o leitor acabe acreditando que a história de Kika é real e não uma ficção. Leitura muito empolgante.

O livro tem uma narrativa ágil e empolgante e com certeza, dependendo do seu tempo pra leitura irá concluir ele em poucos dias. Posso dizer que a leitura superou minhas expectativas e acredito que irá superar as suas também. Na minha opinião o Bonini é um dos melhores no estilo suspense e mistério da atualidade.

site: https://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/2019/03/quando-ela-desaparecer-victor-bonini.html

Rafaela 16/08/2022

Quando ela desaparecer
Uma história simplesmente sensacional apresentada em forma de documentário, trama envolvente que me deixou simplesmente de queixo caído com a reviravolta no final. Genial!

lesbicsalt 26/06/2022

Muito bom!
Primeiramente gostaria de dizer que não é o gênero de livro que eu leio. Li por total influência de uma amiga minha que me jurou que eu ia gostar bastante. E ela tinha razão, eu gostei muito desse livro.
Confesso que no início não me prendeu muito mas eu persisti e mano!!!!
O livro em si tem vários plots pequenos mas o plot final gente!!!!! Minha cabeça explodiu, nunca que eu pensei nisso. Sério estou até hoje tentando processar o que realmente aconteceu. Eu consegui descobrir/perceber antes alguns plots menores do livro mas esse mano??? Juro não esperava.

Enfim leiam!! A edição é linda, é um livro nacional muito bem escrito, com imagens e algumas páginas diferentes. Eu gostei bastante :)

Patricia 26/04/2022

Ótimo suspense brasileiro
Victor Bonini entrega uma história tão bem escrita que às vezes te faz esquecer que é uma ficção.
O relato da jornalista Sarah sobre as duas tragédias da vida de Kika, sua colega de classe do colegial, parece muito real. Ajudam ainda as inserções das chamadas de diversos veículos de comunicação, todos eles diagramados fielmente, bem escritos, mas todos falsos. Admito que me senti propensa a ir procurar as notícias, até as notas de rodapé são perfeitas, como se fossem reais!
Se não soubesse que Bonini é jornalista, afinal acompanhei seu trabalho como repórter no SPTV, claramente daria para adivinhar no decorrer do livro. É uma escrita muito gostosa, não é extremamente descritiva, mas também não é fria, restringida ao lead jornalístico. Prof Nanami deve estar orgulhosa, caro colega casperiano (é de lá que surgiu o apelido do Bardelli, Lira?)
As reviravoltas são muito bem escritas, primeiro nos convence da culpa de vários personagens para depois provar que não é nada daquilo que pensávamos, mas faria total sentido se fosse. Só perdeu meio ponto por repetir o desfecho. Entendo que assim foi muito mais impactante, mas você já usou esse artifício em outro livro!

Recomendo muito a leitura! Fãs de Agatha Christie, Harlan Coben e de bons suspenses vão adorar!!
LuaTeresa 17/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto. Tem gatilho?

Patricia 18/05/2022minha estante
Não tem hot, mas tem alguns gatilhos sim. A história fala sobre episódios de violência física e sexual. Mas o foco do livro é a investigação e desenrolar da história, não é extremamente chocante não

LuaTeresa 18/05/2022minha estante
Obrigada por avisar

Gislaine 23/06/2022

Viciante
No início da leitura fiquei levemente perdida em quem estava narrado e no capítulos de antes e depois, mas depois que a narrativa engrenou a história ficou envolvente. Acompanhar esse audiobook foi a melhor decisão, me senti ouvindo um podcast de algum crime, ouvindo sobre toda a investigação e o desenrolar do caso, foi tudoo. Fora que, o fato de ele ser nacional da um brilho diferente, vc consegue ver como facilmente seria assim uma investigação no Brasil. E o final, nossa, por essa eu não esperava, fez todo sentindo, mas nunca acertaria, as pistas estavam lá ohhh. Com certeza lerei mais livros desse autor.

Bia @biaeseuslivros 19/10/2020

Meu primeiro livro do autor. Achei bem diferente a forma como é escrito. É um livro-reportagem, como se fosse um documentário e parece que lemos uma história real, com recortes de jornais, prints de redes sociais, mensagens de textos... Tudo muito bem elaborado, ao ponto de que, no início do livro, cheguei a procurar o caso na internet, acreditando que se tratava de um caso real. ???.
Ainda assim, demorei muito de engatar na história. Acho que a alternância muito constante no tempo, os detalhes minuciosas e o número abundante de personagens, me deixou um pouco desestimulada. Contudo, persisti e o final traz uma reviravolta surpreendente.
O livro trata da história do desaparecimento de uma menina de 16 anos durante uma excursão escolar, porém vai muito além. Traz temas como questões emocionais, psicológicas, bullying, a interferência das Fake News nas investigações, o poder da mídia nesse casos. Um livro diferente pra te tirar da zona de conforto.

site: https://www.instagram.com/biaeseuslivros/

mariana.rgs 11/01/2021

MUITO BOM
Quando eu achei que tava conseguindo entender o que tava acontecendo, a história tomava outro rumo e eu ficava mais chocada a cada reviravolta. Passei grande parte do livro achando que os personagens eram reais, só não procurei no google por medo de levar spoiler. Tudoooo