Quando Ela Desaparecer

Quando Ela Desaparecer Victor Bonini

Resenhas - Quando Ela Desaparecer

Lírio 16/08/2021

Melhor suspense que já li
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto esse livro me surpreendeu meu deus!!!

Confesso que achei o início da leitura um pouco confuso na cronologia dos fatos e na introdução dos personagens mas a história é tão intrigante que eu não consegui largar.

Quando ele chega no ápice, revelando o sequestrador você pode até pensar que foi uma resolução óbvia mas depois é só plot atrás de plot. Nenhum livro de suspense que eu li até hoje conseguiu isso com tanta maestria.

Recomendo demais! E é melhor ainda saber que o autor é brasileiro! ?

Thay Freitas 19/12/2019

Francisca Silveira do Carmo, ou somente Kika, é uma garota de 16 anos que sumiu durante uma excursão escolar e já se encontra desaparecida há dois meses. Não há muitas pistas sobre o seu desaparecimento além de um colar deixado na mata, onde supostamente ela teria entrado.

Kika é de origem humilde, é órfã de pai e extremamente bonita, chamando atenção de todos por sua beleza notável, o que lhe rende uma aproximação muito maior com os garotos e desperta inveja nas garotas – o que também a torna vítima de bullying, se vendo obrigada a se isolar sempre. Há dois anos a menina passou por uma situação que a deixou à beira da morte e poucos acreditavam que ela sobreviveria. E agora, lutando para se recuperar do episódio anterior, surge mais esse problema: um misterioso desaparecimento e que ganhou a mídia nacional. Vários profissionais se envolveram nas investigações e a lista de suspeitos só cresce conforme as pistas vão surgindo. Poderia ser Kika mais uma vez uma sobrevivente? Há relação entre os dois episódios?

Em formato de livro-reportagem, que conta a história pela ótica jornalística, “Quando ela desaparecer” traz uma narrativa aos olhos de Sarah Meireles, uma profissional que não só acompanhou o desenrolar do caso, mas presenciou fatos importantes. Com capítulos intercalados entre presente e passado, vamos conhecendo através de depoimentos e relatos, mais da vida e comportamento da nossa protagonista e de todos os eventos que a rodeiam.

Ao passo que conexões vão sendo reveladas, segredos descobertos e o circo parece estar se fechando, a história ganha outros desdobramentos e alguns inocentes também passam a ser o alvo. Mas por quê?

Continua em: http://sankasbooks.blogspot.com/2019/12/resenha-quando-ela-desaparecer-victor.html#comment-form

Fernandoca 22/04/2021

Boa história, mas a narrativa nem tanto
O livro tem um bom mistério, achei a história muito bem construída, assim como os personagens, da pra perceber o cuidado nos detalhes de cada personalidade.
Contudo a escolha narrativa de alternar passado, com futuro, com flashbacks não foi muito agradável de ler... me senti confusa e não tão imersa além de o desfecho, na minha opinião ter sido um pouco demais.

Millokinha 24/03/2021

Mds ainda to chocada com esse livro, era plot, atrás de plot, quando eu pensava que estava na linha certeza, eu era derrubada, por uma nova informação.
Esse livro é muito bom para quem gosta de uma investigação policial, eu simplesmente amei. Pensei por um momento que estava lendo uma história real e sentindo todas as emoções no livro e ficava muito desesperada querendo saber o que estava acontecendo kkkkkkkkkk.

Jenn 11/02/2020

Surpreendente
Leitura escrita em um formato único, Que nos faz pensar que tudo aquilo é real.
O livro é fantasticamente surpreendente , só achei meio mal feito essa parte da surpresa. Mas recomendo demais.

Laryssa322 16/02/2020

"Quando ela desaparecer" mesmo com um começo um pouco lento, tem um plost twist que vira o jogo de uma tal maneira que não tem quem não fique chocado ou acerte o final.

Aline 24/03/2020

Reviravoltas
Leitura recomendada.. muitas reviralvoltas que te prendem na história.

Nanda.Fagundes 31/01/2022

Fui feita de palhaça
Interessante, intrigante.
Segundo livro que leio dele e mais um vez fui feita de palhaça ?

Recomendo fortemente a leitura.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 10/04/2020

Quando ela desaparecer - Victor Bonini
O que esperar de “Quando ela desaparecer” do autor Victor Bonini? Sumiço, suspense, assassinato, polícia, detetive particular e reviravoltas incríveis, esses são os ingredientes para uma boa história policial e tudo isso você encontra na obra desse jovem escritor. Em seu terceiro romance policial, Victor Bonini nos entrega uma narrativa rodeada de muitos mistérios; durante a leitura, a pergunta “o que aconteceu com Kika?” fica pairando, feito nuvem tempestuosa em nossas cabeças.

Vamos aos fatos. Uma jovem de dezesseis anos, apelidada de Kika, desaparece misteriosamente durante uma excursão da escola. A partir daí, tem início uma busca pela garota desaparecida, mobilizando toda a cidade de Guarulhos, SP e os seus moradores, ainda perplexos com a situação. Durante as buscas, coisas do passado da adolescente começam a surgir e a polícia tenta juntar essas pistas para desvendar o seu paradeiro. Esse caso se desenrola durante dois meses, gerando muita angústia para a mãe da menina e sendo noticiado diariamente pela mídia, que juntamente com a sociedade, cobra das autoridades o desfecho do caso, embora, a grande maioria duvide que ela ainda seja encontrada com vida. Em meio a esse cenário, dois crimes brutais acontecem, tendo possível ligação com o acontecimento, recobrindo ainda mais de mistérios o desaparecimento. Assim, uma corrida contra o tempo é iniciada na tentativa de resolver o mais rápido possível o caso.

Esperar. É a tortura de qualquer parente nessa situação. Muitas vezes, esperam para sempre. Seus amados foram embora e nunca mais voltarão. (p. 10).

Dito isso, o texto tem o formato de livro-reportagem, com uma linguagem leve, objetiva e despretensiosa, que confere à narrativa uma fluidez incrível. O tempo, antes e depois, é utilizado como aliado para relatar os acontecimentos, portanto, não há uma linearidade cronológica. No início, pensei que a história poderia ficar confusa, mas, conforme fui evoluindo no livro, as idas e voltas no tempo, deixaram o texto mais interessante, contribuindo para a melhor compreensão do enredo.

Achei criativo o diferenciar de cores nas páginas. Página bege, relacionada à narração de fatos da história; página cinza, conversa posterior que o detetive Conrado Bardelli teve com a mãe de Kika; página preta, caso acontecido com Kika dois anos antes do seu desaparecimento. Essas, parágrafos alinhados, remetendo a textos jornalísticos na sua forma costumeiramente publicados; aquelas, falta de alinhamento com as margens, demonstrando tom mais informal; as outras, também sem alinhamento, remetendo às lembranças. Interessante essas diferenciações, elas transportam o leitor de um ambiente para outro, sem perdas no entendimento da trama.

Por falar em Conrado Bardelli, ele é o Hercule Poirot, o Robert Langdon ou o Sherlock Holmes do Bonini. Personagem fictício, que nos é apresentado como um advogado competente, tranquilo, que pela sua experiência em casos policiais, é convidado para ajudar nas investigações e contribuir para resolver os casos. No caso da Kika, ele tem papel determinante para a sua resolução.

Se tratando de um livro-reportagem, a forma como os fatos são postos, me lembrou muito “Crônica de uma morte anunciada” de Gabriel García Márquez, principalmente, quando no início do texto, o autor comunica ao seu leitor de forma direta, o desaparecimento da garota, a consequência dessa revelação é, uma retrospectiva para recontar, o mais fielmente possível, os eventos acontecidos que culminaram no sumiço da menina Kika. Outra referência muito nítida, é feita à rainha do crime, Agatha Christie, e isso fica muito evidente nas descrições dos espaços e nas cenas dos crimes. Com essas referências, Bonini assume a personalidade de escritor de romances policiais, criando um jeito próprio de escrever, que abraça o leitor do começo ao fim do livro.

É interessante observar também, a postura dos personagens que compõem o enredo. Personalidades muito diferentes, e quase todos possuem motivos, e/ou se tornam suspeitos no desaparecimento. Assim, o autor desenrola o seu novelo de lã, conduzindo o leitor por uma teia de intrigas, onde diversas reviravoltas acontecem. Acredito que a experiência do Bonini como repórter, contribuiu imensamente para dar personalidade à sua escrita, pois, ele vai criando as situações e com maestria, vai nos envolvendo, terminando com um final surpreendente.

A polícia se viu obrigada a dar uma resposta urgente para a sociedade e os meios de comunicação. As pessoas queriam entender como aquela reviravolta tão impressionante havia acontecido. (p. 264).

Enfim, se você, assim como eu, é apaixonado por histórias policiais, tá aí uma indicação excelente. Indico, não só por todas as características elencadas no texto acima, que se trata da minha perspectiva sobre essa narrativa e que não se esgota nesse pequeno texto, mas também, pela competência e escrita desse jovem autor. Esse foi o primeiro livro, escrito pelo Victor Bonini que eu li, virei fã, já adquirir as outras obras, que inclusive já estão na fila para leituras futuras. Por fim, só nos resta questionar se Victor Bonini será o nosso rei do crime?! Se não for, está no caminho certo para se tornar, após a leitura das suas outras publicações, trarei uma resposta mais concreta para vocês.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Renato 28/04/2020

Comecei a ler esse livro com bastante boa vontade. Afinal, existem inúmeras opiniões positivas e quase nenhuma negativa. Também porque eu gostei bastante dos dois livros anteriores do Bonini, principalmente O Casamento.

Entretanto, o que me fez não gostar muito de Quando Ela Desaparecer foram justamente as opiniões positivas. É tanta gente enaltecendo as "viradas inesperadas", a "surpresa no final", "as reviravoltas a cada página", que sobram poucas opções para nós, leitores, especularmos o que de fato acontece com a personagem principal. Exatamente por pensarmos em algo quase impensável, acabamos acertando.

O mesmo acontece com O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie, por exemplo: são poucas "opções impensáveis" para a resolução da história.

Não só por isso, é claro, que não dei umas estrelinhas a mais pra obra do Bonini. A forma como a história é contada me incomodou um pouco.

A narradora é uma jornalista que está escrevendo um livro sobre o desaparecimento da menina apelidada de Kika, e os respectivos desdobramentos da situação. Por consequência, a narrativa é cheia de colagens de reportagens fictícias em diversos meios de comunicação, postagens também fictícias em redes sociais, transcrição de telefonemas, etc.

Somado a isso, o vai e vem no tempo é muito grande, intercalando situações ocorridas antes e depois do desaparecimento "atual", antes de depois da situação anterior ao desaparecimento, além da transcrição de conversas do detetive Conrado Bardelli com a mãe da vítima.

Entretanto, o vai e vem é relativamente fácil de identificar, pois são usadas cores de páginas diferentes para cada época, e é tudo identificado no título dos capítulos, que, por sinal, são curtos, o que me agrada.

Outra questão que me incomodou é o excesso de personagens, nomes, logradouros, datas. Isso faz com que o autor, em alguns momentos, precise "lembrar" o leitor de quem está sendo citado. Ademais, fica claro que alguns personagens surgem na trama apenas para prolongar a história, já que os desdodramentos das situações que os envolvem não dão em nada. São gastas umas boas dezenas de páginas por volta de meados do livro num entrecho assim.

Apesar das duas estrelas, a verdadeira surpresa do livro, em minha opinião, está na última página. E talvez, por isso, ainda seja um livro que valha a pena.

É notório que a as histórias de Bonini bebem da mesma fonte que Raphael Montes. Quem gosta deste último, provavelmente gostará de Bonini.

Thomas.Soldo 30/12/2022

Surpreendente!
Esse é um daqueles livros que te chama de burro no final, sério. Não imaginava esse plot de jeito nenhum. Muito bom! Livro nacional, com fotos e detalhes que te fazem perguntar se aquilo realmente aconteceu na vida real.

Larissa 26/07/2020

Sei lá!
Eu gosto muito de livros desse estilo, que faz seu c* cair da bunda mas como eu estou com uma ressaca gigantesca, eu não consegui curtir o livro mas não posso negar que a escrita é muito envolvente, a história é maravilhosa. Com toda certeza irei ler mais livros do autor!!!

06/05/2022

Gostei!
Primeiro livro que leio do autor e gostei bastante, já é explicado no início que vai existir uma certa bagunça na exposição dos fatos, pois foi como aconteceu na época, então não tem do que reclamar e também acho que essa bagunça é o que deixa o começo do livro um pouco chatinho, mas depois ele pega fogo e é muito legal como as últimas linhas do capítulo já jogam um spoiler do que vai acontecer a seguir, o que te prende pra saber mais. Valeu a leitura!

Henrique Amaral 19/08/2020

Eletrizante
Ótima experiência com uma leitura nacional. A escrita de Bonini flui rápido, a tensão se mantém durante o livro e todas as informações e personagens trazidos ao longo das páginas mantém uma harmonia que faz sentido, e que não nos deixa confuso. O desfecho foi eletrizante e bem amarrado.

fabio.orlandini 23/08/2020

Intrigante
Os acontecimentos não seguem uma estrutura linear, mas, vão compondo um quadro no qual presente e passado se entrelaçam e muitas vezes são ofuscados por pequenas mentiras, que ao final vão descortinando uma assustadora verdade. Ótimo livro!!!