A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Hugo 08/04/2022

Uma nova visão doa elite do atraso
Jessé Souza, como sempre brilhante, as vezes agressivo, mas sempre com argumentos lucidos e que desafiam o senso comum. Livro indispensável para entender como chegamos no buraco que estamos com Bolsonaro e sua politica miliciana. A elite nunca perde, nem que pra isso tenha que colocar um genocida no poder para perpetuar o estatus quo.

Diego.Charles 13/04/2022

Livro muito bom, mas aconselho lê com um dicionário do lado ou anotando as palavras que não conhece, porque as vezes ficava complicado.

Burguês safado 04/05/2022

Tirando o forte caráter partidário, achei muito bom
É um livro que traz um olhar diferenciado pra este nosso querido brasil, e que apesar de vez ou outra defender o pt (sério, às vezes eu achei chato ser tão repetitivo nisso) é ótimo pra entender mais as coisas.

Tai.Sueð 04/05/2022

Necessário
De fato um livro que nos leva a encarar a realidade de um ponto de vista que faz muitos sentido. A leitura demorou um pouco devido ao conteúdo teórico com o qual não estou habituada, mas ainda assim o livro é bem compreensível.

ste 26/05/2022

Da escravidão a Bolsonaro
Usei esse livro como mecanismo de estudo para diversas questões e QUE OBRA, meus caros!

Jessé Souza não brinca em serviço.

Diferentemente de muitos livros politicos que já li, os quais apenas discordam de um fato sem explicar o que tá errado na questão citada, Jessé Souza dá uma aula nesse livro, interligando diversos assuntos, teóricos e destrinchando suas nuances.

Não é um livro pra se devorar, é algo pra se aproveitar. É algo pra pensar. Esse livro mudou algo em mim, de alguma forma. Esse livro quebrou minha cabeça e remodelou várias coisas.

Que honra viver na mesma época que esse homem.

"Esquecemos que tudo que foi criado por seres humanos também pode ser refeito por nós."

Fiquem com esse questionamento.

Edy 10/06/2022

O livro traz, com a linguagem simples, um compilado da realidade vivida no Brasil desde a escravidão até a atualidade. Mostra de maneira clara como a grande massa é manipulada e a forma política de manter o poder aquisitivo na mão de poucos e assim mantem a estrutura escravagista vendendo a idéia distorcida.

hugofreitas 11/06/2022

A Elite do Atraso, ou A Teoria Que Explica O Brasil
Jessé Souza com uma escrita muito potente, embanhada de uma raiva, um inconformismo, consegue desvelar muitas coisas que damos como certa e que são constituintes da identidade brasileira.
A proposta do autor é clara: mostrar que a grande corrupção, o grande controle das riquezas do Brasil não está no Estado e muito menos na classe média. E sim em uma elite econômica, sempre blindada de qualquer crítica, invisível para a maioria e que assim continua saqueando o Brasil todos os dias.

Uma das grandes questões do livro é o conceito de patrimonialismo entendido pela maioria de nós: um Estado corrupto que emprega elites, explora o povo e privatiza os bens públicos. Na verdade essa é uma construção social em benefício da elite do atraso. Um exemplo esclarece: só de sonegação de impostos dessa turma o Brasil deixou de arrecadar mais de 500 bilhões de dólares. Em contrapartida, toda a Operação Lava-Jato recuperou apenas 1 bilhão de dólares.

Jessé ainda vai tecer críticas a praticamente todos os teóricos que tentaram explicar o Brasil antes dele: Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre. Aqui talvez seja o ponto baixo da obra, na minha opinião. Jessé não tolera argumentações. Ele afirma que é o único intelectual que conseguiu ver o verdadeiro Brasil. E aqui o leitor precisa abrir um parênteses e anotar as duas obras para ler e poder comparar posteriormente: Raízes do Brasil e Casa-Grande & Senzala.

No mais, a argumentação do Jessé é certeira, derruba a ideia do viralatismo, populismo e tantas outras que colocaram em nosso povo para diminuir a força dos pobres. Já crescemos com a ideia de que somos corruptos, menos, malandros e que o Estado é perverso e a conclusão que eu chego, junto com o autor, é que chegou a hora de mudarmos isso.

Jonathan Vicente 24/06/2022

Leitura linda!
O livro em si aborda todo um conceito histórico para sabermos como chegamos até os dias atuais.

Para quem não é acostumado com leituras de humanas, sugiro ler com calma e muita atenção para não se perder na leitura.

Parabéns ao autor.

Val 05/07/2022

Necessário
Um livro de linguagem acessível, cheio de informações importantes para entendermos a real dos problemas no Brasil.
Indico fortemente a leitura.

Gabriel 10/07/2022

Recomendo
Em "A elite do atraso", Jessé Souza faz uma nova interpretação do Brasil e seus problemas ao negar as ideias de patrimonialismo e propor o protagonismo da dinâmica do conflito de classes como causa do atraso do Brasil.
Um ponto de interesse reside na ideia da negação de patrimonialismo e no protagonismo das classes. Souza afirma que as estruturas do Brasil foram herdadas da escravidão, diferente do patrimonialismo continuado de Portugal, como defendem autores como Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. Ademais diz que a exploração da "nova ralé de escravos" e classes pobres pelas classes média e do dinheiro justifica o atraso vivido no Brasil.
A obra também aborda o poder da mídia na exploração de acontecimentos políticos e como isso vem a atender os interesses de uma classe dominante e como isso veio a influir, por exemplo, na operação lava-jato. Nesse sentido, afirma-se que a imprensa manipulativa não pode criar realidades, mas explorar preconceitos e deles tirar o maior proveito.
É uma obra essencial para tentar compreender o Brasil a partir de um prisma diferente daquele proposto pelos "intérpretes".

alex 20/07/2022

A elite do atraso, de Jessé Souza (2019)
Primeira leitura que faço do autor.

Ele apresenta muitas ideias interessantes, como ele mesmo fala, a partir de um novo paradigma analítico, que abandona a centralidade do patrimonialismo e do populismo (Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro) como fatores explicativos das nossas mazelas, substituindo-os pela herança escravocrata muitíssimo mal resolvida de nossa história.

Não obstante as diversas reflexões atrativas, achei o texto um tom acima do esperado (passou perto da panfletário, tamanha a indignação que o autor demonstra), além de uma avaliação um tanto "fora do lugar" sobre os casos de corrupção mais recentes.

Vini 26/08/2022

Recomendável para antes das eleições
Para mim, que nunca leu nenhum texto extenso de sociologia, esse livro foi bem tranquilo de entender. Creio que peguei a mensagem.
O autor articula de forma tranquila (não entrega de bandeja ,mas também não dificulta tanto) os motivos que tornam falsa a ideia de que o problema do Brasil está apenas nos políticos (famoso patrimonialismo).
Acredito que teria aproveitado um pouco mais da argumentação do livro se eu tivesse lido o "Casa grande e senzala ", "Os donos do poder" e outras obras que foram citadas , mas o autor conseguiu fazer com que a mensagem principal ainda pudesse ser compreendida , mesmo sem a leitura destes escritos.
Hoje posso dizer que sou um pouco menos ignorante na política do que já fui e recomendo muito esse livro para quem quer "começar a se aprofundar" no assunto.

Jessica858 03/09/2022

Muito redundante
O livro é bom, mas se torna repetitivo e isso cansa a leitura. Se tirasse metade do que foi escrito ficaria com o mesmo sentido. A crítica é bem evidenciada mas pela redundância se torna chato a leitura.

Mabi 04/09/2022

Chocante e esclarecedor!
Um fato: verdades duras são ditas nesse livro. Uma coisa que posso dizer para resumir a obra é a capacidade de reflexão que esse livro proporciona, gostei muito da escrita e não senti tanta dificuldade na leitura, além de poder aprender alguns termos que não conhecia como o tal patrimonialismo. Foi chocante saber o papel de cada peça no tabuleiro político do Brasil, a elite do atraso continua nos explorando diariamente e "rapinando" todos o bens públicos brasileiros. Uma outra coisa que me fez refletir é sobre admitirmos que fomos enganados esse tempo todo para prestar atenção em uma corrupção que não é a real causa da situação do Brasil hoje. Foi bastante desconfortável ler e é difícil de resumir a obra de Jesse Souza, tem muitas coisas a serem discutidas, só posso dizer que todos os brasileiros deveriam ler obras como essa. Quem sabe no futuro a gente não lute pelos nossos direitos que foram tirados, meio que já passou da hora, temos que prestar atenção em quem provocou o nosso empobrecimento e a piora da nossa qualidade de vida, e não foram os políticos os grandes responsáveis, mas a elite do atraso, essa que o livro fala tão bem!

Juan 11/09/2022

Livro maravilhoso que visa mostrar pq a farsa do combate à corrupção do Estado é um fantoche da verdadeira corrupção que é a da elite brasileira, os donos das grandes empresas, que sonegam impostos, colocam seu dinheiro todo em paraísos fiscais e depois emprestam para o Estado a juros exorbitantes, criando a nossa impagável dívida pública. É assim que se criou a aberração Bolsonaro, que se popularizou (além de seu discurso de ódio) com seu discursos de combate a corrupção, principalmente contra o PT, o único partido que conseguiu melhorar minimamente a vida da população pobre.