A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Ing 10/01/2023

Escolhi dar 4 estrelas para este livro porque ele traz uma tese excelente, com uma análise majoritariamente muito bem feita e contundente, ao mesmo tempo em que peca em alguns momentos com explicações superficiais de alguns pontos que, a meu ver, precisavam ser um pouco mais claros para um leitor mais leigo.

A tese de que a escravidão é o cerne da sociedade brasileira é fundamental e concordo com o autor que falar mais disso é uma necessidade urgente. A continuidade que ele traça entre o poder humilhante e sádico exercido pelos senhores de escravizados e pelas elites e classe média modernas em relação aos pobres (que em grande parte são pessoas negras, ou seja, mais uma cruel continuidade) é a discussão mais importante do livro, demonstrando as particularidades próprias da nossa desigualdade.

No entanto, o autor é um tanto arrogante em sua afirmação de que é o primeiro a sugerir isso. Talvez em sua sociologia específica, mas não na historiografia, certamente, em que o paradigma de Sérgio Buarque de Hollanda tão criticado por Jessé Souza é amplamente analisado de um ponto de vista crítico e visto como reducionista. Anos antes do livro de Jessé ser lançado, tivemos essas discussões em sala de aula, quando estava na graduação. Ainda assim, acho válido ele apontar como o discurso do patrimonialismo está presente em todos os espectros políticos brasileiros.

Outro ponto bastante interessante do livro é a desconstrução das ideias de patrimonialismo e populismo. São dois debates a meu ver fundamentais, e a forma como Jessé a faz é muito clara e interessante. No caso do patrimonialismo, o reducionismo de dizer que a corrupção existe somente entre os políticos, ignorando de onde vem essa corrupção – do controle das elites financeiras e ruralistas que manipulam o poder público, a legislação e a mídia para a manutenção dos privilégios, do lucro e da dívida pública – é uma leitura que de fato Jessé traz de forma única e escancarada, ao menos entre autores que conseguiram a ampla recepção que ele atingiu. A meu ver, se não tivermos essa discussão, não é possível realizar mudanças estruturais e entender, também, os funcionamentos da real politik brasileira.

Já a crítica da ideia de populismo como um elitismo acadêmico é também muito interessante. Trazer qualquer liderança política que traz demandas populares para essa visão pejorativa de populismo, que equipara pessoas tão diferentes (tanto em ideias quanto moralmente) como Lula e Bolsonaro, é uma desculpa e uma leitura superficial dos movimentos populares reduzindo sua autonomia a mera manipulação política, gerando assim argumentos para a manutenção do poder das elites previamente mencionadas.

O que me incomodou em alguns momentos foi a superficialidade de algumas explicações – como das três frações da classe média, em um capítulo curto que poderia muito bem explicar com mais detalhes ao público não-especializado o que é protofascismo e por que existe uma fração protofascista da classe média (já que ele já se deu ao trabalho de uma longa explicação de várias páginas dos conceitos de Max Weber). Outro assunto tratado com superficialidade são as jornadas de 2013, que aparecem como vilãs, sendo que quem pesquisa o fenômeno seriamente identifica complexidades e participações muito mais amplas do que a culpa pelos desencadeamentos nefastos seguintes. Também me incomoda como ele se repete várias vezes usando as mesmas palavras – como a comparação tosca com o tráfico de drogas, que a meu ver também é superficial. Também me incomoda como o autor se coloca em uma posição de original e pioneira para todo conteúdo do livro. Ainda que sua autenticidade em relação a certas posições ácidas seja um ponto positivo para a transparência de seu posicionamento, essa soberba em pouco contribui.

De qualquer modo, esta é uma obra que acredito que vale muito a pena ser lida, pois para o leitor atento é fácil de aproveitar a boa análise que Jessé Souza realiza sem se deixar afetar acriticamente pelos pontos que considerei negativos. Seus apontamentos são muito importantes para a análise de nossa sociedade e é um excelente aliado a outras leituras sobre nosso país.

Biadebianca 18/01/2023

A ilusão da classe média
Excelente livro para entender as diferentes classes que existem no Brasil; mais precisamente, as subdivisões da classe média. Contextualizando desde o período escravocrata até o bater de panelas da atualidade, o autor traz uma perspectiva histórica, social, econômica e política da corrupção no Brasil. Recomendo a leitura para quem deseja refinar, num panorama embasado, a visão crítica sobre a situação política brasileira e suscitar discussões.

Luiz.Bouzan 21/01/2023

Compreendendo as mazelas...
A "Elite do Atraso" de Jesse Souza nos ajuda a compreender melhor o Brasil comtemporâneo através de críticas feitas a teorias que são consideradas base da sociologia brasileira.

Apesar de, ao meu ver, o livro não "inventar a roda" (não trazer nenhuma ideia essencialmente nova), o autor faz ligações e associações que não são tão óbvias assim, tornando o entendimento sobre os problemas do país muito mais claro.

Minhas maiores críticas a essa obra são o uso de termos e expressões um tanto quanto rebuscadas, que dificultam a compreensão em alguns parágrafos, e o fato do livro soar um pouco repetitivo de vez em quando. A questão da repetição eu imagino que seja para fixar suas ideias na mente do leitor, mas o uso de termos mais complexos me incomoda mais pois, para mim, um livro feito para criticar a elite tem como público alvo as classes mais baixas (e uma classe média mais crítica) e, ao utilizar essas expressões de difícil compreensão, pode fazer com que alguns grupos tenham certa dificuldade para entender (eu tive em certas partes).

Dito isso, creio que "A Elite do Atraso" é um ótimo livro para interessados em sociologia ou para quem gostaria de compreender melhor como se dão as relações de poder em nosso país.

Iago.Messias 13/02/2023

A herança escravocrata brasileira
O livro nos fornece uma análise consistente sobre os esforços de uma classe dominante rentista em manter seu privilégio mesquinho, através da destruição continuada de qualquer perspectiva de soberania nacional, ou mesmo de qualquer atenuação da desigualdade acachapante que acomete todo o território nacional.
O processo pelo qual essa dominação de classe se torna possível se dá através de 'espantalhos' criados por intelectuais, alçados ao posto de cânone do pensamento brasileiro, e propagados à exaustão pela mídia hegemônica e mesmo no meio intelectual. Uma vez estabelecidos esses pressupostos, que pela repetição se tornam presumidos como verdadeiros, tem-se uma arma para usar sempre que for necessário pela mídia, capaz de arregimentar como massa de manobra grande porção da classe média e voltá-la contra as classes populares e contra qualquer medida, mesmo que minimamente, destinada à mitigar sua situação de penúria.
Os principais desses pressupostos que encontram-se enraizados até no senso comum são a noção de patrimonialismo, basicamente de que a única corrupção - e motivo do subdesenvolvimento brasileiro - vêm do Estado, o que torna invisível os processos maiores e exteriores à essa instância pelos quais a verdadeira corrupção toma forma. Outra noção que pavimenta esta forma de pensamento é a do populismo, utilizado para demonizar qualquer tentativa de mitigação das profundas desigualdades brasileiras.
Em vários sentidos a organização social brasileira mantém uma estrutura similar à do período escravocrata, que se mostra patente pelo desprezo generalizado que a sociedade como um todo expressa para com as classes mais baixas.
Apesar da excelente análise da conjuntura brasileira, percebo dois problemas pontuais na argumentação do livro. O primeiro deles é o fato de o autor não considerar a posição do Brasil em meio à divisão internacional do trabalho e, consequentemente, a pressão/intervenção internacional continuada dos países do norte global e seus interesses em nossa política e econômia como fator relevante. O que até certo ponto é compreensível dado o enfoque da análise principal, porém essa interação traz consequências palpáveis para a dinâmica interna da forma interna em que o poder é reproduzido. O segundo é a tendência à supervalorização do aspecto psicológico em detrimento dos aspectos econômicos e das estratégias de poder na constituição das classes e de sua propagação, relegando ao segundo plano as estruturas de dominação materiais.

Eleonardo 19/02/2023

Quem é a elite do atraso?
Talvez uma das perguntas mais difíceis de responder. Essa elite é invisível e precisa ser invisível pra continuar a saquear o Brasil.

A parte interessante do livro é justamente todo o processo histórico desde o tempo do Brasil colônia e sua formação e manipulação da população nos tempos atuais.

Vale bastante a leitura.

Samila.Braga 06/03/2023

Importantíssimo pro entendimento da conjuntura atual
O Jessé é extremamente debochado e isso deixa a obra mais leve. Porque soma as suas análises. Não é um livro simples, é denso. Digo isso, porque não é tão palatável quanto outros best sellers. Traz conceitos nos quais muitas vezes a gente pode se perder se não tiver as referências necessárias. Traz também questionamentos bem pertinentes sobre as ideias de identidade nacional e toda a contextualização histórica. Obra necessária para compreender os caminhos que trouxeram o Brasil ao caos que foi o desgoverno Bolsonaro.

Márcia 12/03/2023

Quer entender um pouco a sociedade brasileira? Eis uma obra.
Pensa num livro difícil! Esse. Eu queria ler alguma coisa sobre a sociedade brasileira. Trata-se de uma temática angustiante e eu sabia a podridão que iria encontrar. Mas vamos lá, né, naquela tentativa de explicar o que é inexplicável. Deu nojo e asco em vários momentos, ao ver desvendadas as heranças que foram tornadas invisíveis e nunca conscientizadas para manter intocada a classe reduzida ao corpo de que a elite do atraso precisa para trabalhar pra ela. Bom, estou lendo/estudando sobre as duas guerras mundiais, sobre a Alemanha, sobre a Rússia, sobre a Inglaterra, e adiando a leitura dessa nação de rapina chamada Brasil.
Peguei justamente Jessé Souza, sem saber que era um sociólogo, pesquisador, além de ter formação em Direito, Psicanálise (vou colocar etc), em universidades alemãs. Não é leitura pra qualquer um, precisa de alto grau de letramento, senão não entende NADA. Precisei de dicionário várias vezes, para entender conceitos como patrimonialismo, oligopólio, gerontocracia, plutocracia, espada de Dâmocles, etc.
Bom, com a leitura fiz uma incursão por obras e pensamento de sociólogos que formaram a visão de povo brasileiro, como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, Florestan Fernandes, Max Weber. Este último, revelado pelo Jessé como ?o autor que estudei mais tempo e mais apaixonadamente que qualquer outro?. Na hora, anotei ao lado: ?eu, com Bakhtin?.
Teses:
? A construção de uma elite toda-poderosa que habitaria o Estado só existe, na realidade, para que não vejamos a elite real, que está fora do Estado.
? A nossa ?ralé? atual, de todas as cores de pele, é formada pelo inadaptado à competição social que herdou todo o ódio e desprezo que se devotava antes ao negro.
? Ttraçando um paralelo com nosso passado escravista, a classe média é o capataz da elite do dinheiro, cuja tarefa é subjugar o restante da sociedade como um todo.
E por aí segue... Ufa!

Beto 14/03/2023

Abra os olhos
Excelente livro. Construído a partir de análises originais e bem fundamentadas. Se você está acostumado e aceita a explicação da sociedade brasileira a partir dos conceitos de patrimonialismo, do homem cordial, do jeitinho brasileiro, do você sabe com quem está falando, etc... será ótimo ler esse livro. Você terá oportunidade de rever, aprofundar e aprimorar sua visão sobre nossa sociedade.

xaxaneto 15/03/2023

Uma nova perspectiva
O autor vai falar principalmente da formação da sociedade brasileira e suas divisões desde o período escravista. Sempre trazendo para a discussão a visão de outros autores brasileiros.

A leitura me fez adquirir uma nova forma de observar nossa sociedade e, principalmente, o quão aprofundado foi o impacto a escravidão nas nossas vidas.

Não sou muito próximo da sociologia, então acredito que isso dificultou leitura em alguns momentos.

Leila267 22/03/2023

Não é fácil, mas é necessário!
Esse livro é um curso, várias aulas!!! O livro é robusto, e muito rico, trás muitos saberes, muitas vezes é preciso saber certos conceitos e temas, pra compreender algumas colocações. Não achei um livro "fluido". Algumas partes achei cansativo, mas persistir! É um livro muito bom, vale a pena ler!!! ....e reler, pois, confesso que irei reler outras vezes!!!

Gualter 23/03/2023

Interessante
A obra de Jessé tem muitos pontos positivos. Todavia , algumas de suas afirmações não me pareceram convincentes. o tom militante, em especial no final do livro, provavelmente não agradará a todos e seus argumentos nesta etapa do livro só convencerão aqueles já inclinados a concordar com o autor. Dito isso, é uma leitura proveitosa, se aproveitada de maneira crítica.

Jana 24/03/2023

Vale a leitura.
A elite brasileira, detentora de grandes reservas de capital, com intensa participação no mercado financeiro acaba por rapinar a riqueza social em benefício próprio. Esse grupo age de forma articulado tem sua atuação apagada pela propagação do patrimonialismo e culturalismo que atua de complô com a grande mídia tradicional afim de ludibriar as demais classes ao demonizar o Estado, ou seja, atribuir a ele a única culpa por todas as mazelas sociais do país. Essa tendência faz com que a elite do atraso seja camuflada, legitimando apenas seus interesses próprios. Todo esse esquema é utilizado para ocultar a elite real, que se encontra apartada do Estado

milton.junior 04/04/2023

O autor tem uma sacada brilhante ao criticar a obra clássica de Raymundo Faoro e Sérgio Buarque de Holanda a posicionando como culturalismo racista, no entanto ele desperdiça o espaço para construção de uma obra sociologica sólida para utilizar o livro como espaço para militância política ao PT. Uma pena, a obra inicia de forma genial mas do meio para o final vira uma defesa militante, coisa válida, mas que deixa em aberto o que poderia ter sido se não se transforma-se em panfleto.

Thai 17/04/2023

Eu não sei se consigo fazer uma resenha sobre, fundamental, um abrir de olhos, entender as classes existentes e reconhecer em qual delas você realmente está. Entender a cultura da escravidão.

William 23/04/2023

A verdadeira face da elite oculta que destrói a nossa nação.
É um livro revelador, bem escrito com bons argumentos e referências que explica e denuncia a elite oculta brasileira que deseja o poder, a manipulação e exploração das classes populares através da grande parte da mídia, da justiça e da política. Em grande parte da leitura ela é densa, mas lendo com calma e consultando um bom dicionário os termos mais técnicos é possível acompanhar o texto. É um livro que irá desagradar muita gente com certeza, mas esses mesmos infelizmente já estão nas garras da elite do atraso e nem perceberam isso. Daria para escrever muito mais nessa resenha, contudo prefiro que você leia o livro de mente aberta e reflexiva para perceber como a nação brasileira foi enganada e manipulada ao longo da sua história. A conclusão que posso tirar da minha leitura é que está na hora levantarmos a nossas cabeças e combater essa elite do atraso.