A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

James 04/03/2020

Indignar-se é o ponto chave ao terminar esse livro.
Jessé tem uma releitura dos clássicos da sociologia brasileira e faz uma nova interpretação do ser brasileiro. Achei extremamente coerente com os pontos que ele aborda, sobre a ralé brasileira, os pobre, a classe média e a elite. E como a classe média é esdrúxula e quer ser elite é adora menosprezar os pobres e explorar a ralé.
É como o sentimento da redução do poder aquisitivo conquistados no governo do PT contribuíram para o impeachment de 2016 e as eleições de 2018 sobre o pretexto de "sem mais corrupção", e o que vemos é a mesma coisa, sem mudar uma vírgula, apenas quem está mamando.

Fatima.Caitano 05/04/2020

Conhecer o passado, para entender o presente.
Excelente para quem quer conhecer o processo histórico brasileiro, sobretudo perceber o momento histórico atual.

Fernando.Peres 25/04/2020

Essencial!
Livro essencial para os dias de hoje. Reflete acerca dos reais motivos da crise que assola o Brasil e do atraso crônico do país.

Tayna 05/05/2020

Esse livro se torna ?obrigatório? pra quem está arrasado com o cenário político atual...
Relaciona o nosso histórico escravagista com a politica nos dias de hoje. Além de refutar alguns dos mais renomados historiadores brasileiros.
Confesso que a leitura foi um pouco ?densa? pra quem é uma leiga no assunto, como eu.
Recomendo demais pra quem tem interesse em saber como chegamos a essa política mesquinha de hoje!

Lais Machado 01/06/2020

No início achei meio difícil de ler por não concordar com a forma presunçosa de falar do autor, mas tem muita ideia interessante. Valeu muito a pena persistir.

Raphael.Zemolin 09/07/2020

Livro incrível! A relação que Jesse Souza realiza, utilizando Casagrande e Senzala e a questão do Homem cordial desenvolvida por Sérgio Buarque de Holanda nos faz compreender a origem do termo "jeitinho brasileiro ou a síndrome de vira-lata".

Karoline67 09/07/2020

Importante, porém repetitivo
Jessé Souza é um autor muito importante na atualidade e gosto muito dele. Fazendo referências à autores fundamentais como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, ele constitui uma tese bem elaborada sobre o Brasil, mas peca por motivos bem pontuais. Primeiro: ele se repete o tempo todo, várias vezes a leitura foi cansativa e tive a sensação de já ter lido a mesma frase antes, não só de outra obra dele, como do mesmo livro. Terminar a leitura também foi difícil. É ótimo, eu recomendo, mas poderia ser melhor.

Rbraga 10/11/2020

???????????????????????????????

Enzo 29/08/2020

Uma nova visão sobre a sociologia do Brasil
Jessé Souza revisita pensamentos dos grandes sociólogos brasileiros como Sérgio Buarque, Florestan Fernandes e Faoro, fazendo críticas consistentes às teses que desenvolveram e que até hoje são dominantes na interpretação do Brasil.

Por isso, recomendo que antes de ler A Elite do Atraso, leiam as principais obras desses outros autores, coisa que não fiz por não saber que seria importante e que poderia ter me facilitado a compreensão.

A ideia central do livro é que nossa sociedade não se baseia em heranças culturais portuguesas e sim nos moldes da escravidão(que nunca existiu em Portugal).

Jessé também tece diversas críticas sobre a grande mídia e de como somos manipulados a crer que a corrupção dos políticos é o nosso mal, enquanto a corrupção do mercado é feita invisível.

Camila.Santos 01/09/2020

O autor faz uma análise sobre a sociedade brasileira desde os tempos da escravidão, mostrando como esses 300 anos de brutalidade se refletem na sociedade contemporânea, onde a elite econômica reproduz o papel de "senhores de engenho", enquanto os mais pobres exercem sua função como "escravos" tendo seu trabalho barato explorado e seus direitos subtraídos, humilhados, violentados, e tratados como uma classe de "sub-humanos". Aqui, o papel da classe média é o de fiel capataz, protetora dos privilégios da elite e dos seus próprios, fazendo sempre o possível para se distanciar e se diferenciar dos "escravizados", e se revoltando ao perceber a ascensão econômica das classes consideradas inferiores. Sob essa ótica, um governo popular (como nesse caso, o PT), que favoreceu essa ascensão econômica da população pobre (que começou a frequentar aeroportos, comprar carro, casa, viajar, e o mais importante, ter acesso ao ensino superior) iria contra os interesses da elite econômica, que utilizando-se do seu poder midiático, convenceu a classe média a ir às ruas para "combater a corrupção" (combate seletivo, que ignorava a participação de outros partidos e da iniciativa privada nos esquemas corruptos) e derrubar um governo democraticamente eleito num "golpeachment" injustificável e que nos trouxe consequências nefastas.

karinna adad 09/09/2020

Do ódio ao escravo ao ódio ao pobre, o sociólogo Jessé Souza decifra a genealogia da classe média brasileira e o seu papel nos acontecimentos políticos mais recentes. Nessa edição revista e atualizada, A elite do atraso monta o panorama que permitiu chegarmos à eleição de Bolsonaro, um candidato declaradamente preconceituoso, violento, antidemocrático e “com pregação abertamente fascista”. Seguindo o fio já tecido nos livros anteriores, Jessé permanece na sua crítica à ideia cada mais forte de que todo o mal do país se deve ao Estado.
Com a mesma didática utilizada nas obras anteriores, as quais conseguem abordar teóricos e teorias complexos de uma forma simples e clara, Jessé permanece no seu bem-sucedido intuito de estabelecer um novo paradigma no pensamento social brasileiro. A elite do atraso continua o bem-sucedido trabalho de popularizar a leitura sobre o contexto político nacional através de ideias inovadoras, desafiadoras e corajosas.

site: https://dormecomessa.wixsite.com/website/post/a-elite-do-atraso-jess%C3%A9-souza

Karinne 11/09/2020

Livro essencial para compreender as raizes dos maiores problemas brasileiros e sua perpetuação nos dias atuais, abordando nesse sentido as estruturas ocultas que movimentam esse sistema.

Pedro Henrique Quiste 20/10/2020

Ótima leitura sobre a história das classes sociais do Brasil
Sempre senti que, no Brasil, temos duas visões sobre as condições históricas que nos trouxeram até aqui: continuação da política portuguesa e resultado dos séculos de escravidão. Nessa obra, Jessé Souza faz uma critica à primeira e um aprofundamento à segunda.

É uma obra do passado e do presente, e faz análises muito interessantes quanto à formação das nossas classes sociais. Considera fatores raciais, familiares, econômicos e socioculturais enquanto analisa principalmente a classe média. Apesar de ser um pouco repetitivo em momentos (o que pode agradar dependendo do leitor, porque me ajudou a fixar certas ideias), o livro é bastante interessante e pouco monótono como alguns da área são.

Leitura recomendadíssima.

Thiago Soares 27/10/2020

Uma análise do real problema do Brasil
Não concordo 100% com o autor. Mas esse livro possui muitas verdades que são merecedoras de profunda reflexão. Todo brasileiro deveria lê-lo para tirar suas próprias conclusões.

Raissa 30/10/2020

O autor inicia a obra argumentando como a verdadeira gênese da sociedade brasileira são as suas origens escravistas e como elas impactam o Brasil moderno sob a égide da supressão das classes pobres, a qual por sua vez canaliza o pandemônio político atual.