A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Raphael.Zemolin 09/07/2020

Livro incrível! A relação que Jesse Souza realiza, utilizando Casagrande e Senzala e a questão do Homem cordial desenvolvida por Sérgio Buarque de Holanda nos faz compreender a origem do termo "jeitinho brasileiro ou a síndrome de vira-lata".

Pedro Henrique Quiste 20/10/2020

Ótima leitura sobre a história das classes sociais do Brasil
Sempre senti que, no Brasil, temos duas visões sobre as condições históricas que nos trouxeram até aqui: continuação da política portuguesa e resultado dos séculos de escravidão. Nessa obra, Jessé Souza faz uma critica à primeira e um aprofundamento à segunda.

É uma obra do passado e do presente, e faz análises muito interessantes quanto à formação das nossas classes sociais. Considera fatores raciais, familiares, econômicos e socioculturais enquanto analisa principalmente a classe média. Apesar de ser um pouco repetitivo em momentos (o que pode agradar dependendo do leitor, porque me ajudou a fixar certas ideias), o livro é bastante interessante e pouco monótono como alguns da área são.

Leitura recomendadíssima.

André 24/10/2020

Uma boa reflexão, talvez um pouco pedante do ponto de vista acadêmico, mas que dá boas pistas pra entender o Brasil de hoje, especialmente nossa classe média. Uma leitura acessível. Recomendo.

Thiago Soares 27/10/2020

Uma análise do real problema do Brasil
Não concordo 100% com o autor. Mas esse livro possui muitas verdades que são merecedoras de profunda reflexão. Todo brasileiro deveria lê-lo para tirar suas próprias conclusões.

Raissa 30/10/2020

O autor inicia a obra argumentando como a verdadeira gênese da sociedade brasileira são as suas origens escravistas e como elas impactam o Brasil moderno sob a égide da supressão das classes pobres, a qual por sua vez canaliza o pandemônio político atual.

Lud 05/02/2021

Não é uma leitura fácil, é bem acadêmica e tal. Mas é muito interessante. Vale a pena o esforço. Gostei muito.

Rbraga 10/11/2020

???????????????????????????????

Juliana JRS 04/12/2020

Leitura excelente, muitas ideias que eu nunca havia pensado. Já comprei mais um livro do autor :)

Vitor Messias 28/12/2020

Livro interessantíssimo. Apesar de alguns erros em relação a outras concepções teóricas, como o Marxismo, o Jesse, como um bom Weberiano, analisa a influência das instituições no comportamento dos indivíduos, analisando as ideias que influenciam estas instituições. Neste livro o autor se propoe a responder a três perguntas: De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?, contrapondo outros teóricos que pensaram estas 3 perguntas como Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, colocando a escravização brasileira como o eixo central da constituição da nossa sociedade. Indico para todos que queiram entender o ano de 2020 e entender um pouco melhor a realidade brasileira.

Lais Machado 01/06/2020

No início achei meio difícil de ler por não concordar com a forma presunçosa de falar do autor, mas tem muita ideia interessante. Valeu muito a pena persistir.

Tayna 05/05/2020

Esse livro se torna ?obrigatório? pra quem está arrasado com o cenário político atual...
Relaciona o nosso histórico escravagista com a politica nos dias de hoje. Além de refutar alguns dos mais renomados historiadores brasileiros.
Confesso que a leitura foi um pouco ?densa? pra quem é uma leiga no assunto, como eu.
Recomendo demais pra quem tem interesse em saber como chegamos a essa política mesquinha de hoje!

Tico 14/01/2021

Você deve ter em sua estante
O autor descreve com sórdidos detalhes a nossa sociedade, com foco na classe média, política e a elite brasileira. Estende-se o livro com foco na corrupção estatal e empresarial, que é a verdadeira ave rapina dos cofres públicos. Com pequenas citações sobre o escravismo e o patriarcalismo.

Fernando.Peres 25/04/2020

Essencial!
Livro essencial para os dias de hoje. Reflete acerca dos reais motivos da crise que assola o Brasil e do atraso crônico do país.

Fatima.Caitano 05/04/2020

Conhecer o passado, para entender o presente.
Excelente para quem quer conhecer o processo histórico brasileiro, sobretudo perceber o momento histórico atual.