A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Felipe 13/02/2021

A Elite do Atraso
Esse livro me fez repensar várias coisas em relação a nossa história. Muito interessante perceber como uma pequena parcela da população, a elite mais rica (bem rica!!), consegue influenciar toda uma sociedade através da mídia, da política, do judiciário; consegue impor tantos pensamentos desde o que usamos/comemos até influenciar as pessoas irem para a rua pedir o impeachment de uma presidente democraticamente eleita que não atendia mais aos seus propósitos.

Nessa obra, o autor remete a outros autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Raimundo Faroro e tenta desconstruir ideias a muito enraizadas sobre como funcionam a política, a mídia, o judiciário em nosso país. Tive um pouco de dificuldade nessa parte do livro pois não tenho uma bagagem acadêmica nessa área e também porque nunca li nada dos autores que mencionei. Apesar de Jessé Souza explicar todo o contexto, ainda sim, me senti perdido em algumas teorias.

Vale a pena a leitura para que possamos agregar mais informações para aprendermos a ter o senso crítico de tudo aquilo que chega para nós através da televisão, rádio, revistas ou redes sociais. Sempre devemos discutir as ideias antes de aceitá-las como verdade absoluta.

Jeferson 10/02/2021

Livro Essencial para Compreender a Sociedad Brasileira
Com uma escrita bem objetiva(tirando poucos trechos em que o autor recomenda para leigos pular as páginas), Jessé Souza faz uma crítica dura aos autores clássicos das ciências humanas brasileira como Sérgio Buarque de Holanda, Faoro, Gilberto Freyre etc. Argumenta que o pensamento histórico, sociológico e econômico acerca da nossa história é uma continuidade do pensamento escravista e que as ideias dos clássicos vêm de uma linha de pensamento ultrapassada e racista do século XIX e elas estão presentes no senso comum brasileiro, desde o meio acadêmico, conversas de bares e principalmente pela grande mídia para justificar injustiças sociais e explicar a sociedade brasileira e independente da posição política, o autor argumenta que as ideias presentes nesses autores são provenientes de uma ideia liberal conservadora e é utilizada em debates tanto pela esquerda quanto pela direita.
O ponto que eu mais gostei do livro foi seu método para classificar as desigualdades sociais, não partindo apenas da questão econômica, de raça e regional, mas sim expandindo MUITO as variáveis que se propõem a explicar o motivo de uns terem menos e outros terem mais, mesmo que alguns ascendam socialmente, eles dificilmente estarão no mesmo ponto que indivíduos provenientes de famílias ricas e com um capital cultural elevado.
Jessé Souza utiliza o que mencionei para explicar as classes sociais, e como a opinião pública é pautada em tais ideias para favorecer a elite brasileira, ele vai desde a Lava Jato e seus desdobramentos políticos e econômicos até a eleição de Bolsonaro. Os únicos pontos que achei fracos foram questões econômicas no 2º mandato da Dilma que apesar das críticas feitas ao PT durante o livro, dá pra notar que ele pegou leve com os desastres que foram as políticas econômicas do 2º mandato de Dilma( pra quem se interessar eu recomendo "Valsa brasileira: Do boom ao caos econômico" da Laura Carvalho que analisa a economia brasileira desde Lula 1 até o governo de Michel Temer), no final do livro que ele toca superficialmente em temas econômicos e ao meu ver foi o único ponto fraco.

Patricia Peres 29/01/2021

Sensacional!
Não foi uma leitura fácil, pois é meu primeiro contato com sociologia. Porém, Jessé Souza dá uma aula neste livro que deveria ser de leitura obrigatória em escolas e universidades. Minha vontade é de fazer todo mundo ler este livro para abrir os olhos para o real problema do Brasil: sua elite do atraso!

Dirtyharry82 15/01/2021

A mesquinhez e a crueldade de uma sociedade que se enxerga sem máculas
O cerne da obra de Jesse de Souza se concentra na atuação da classe média brasileira, gestada a partir da concepção distorcida de uma identidade nacional, pensadapor Gilberto Freyre e posteriormente, Sérgio Buarque de Holanda, ainda na década de 1930 e que relegou ao país, duas corrente expicativas reducionistas e venais - o patrimonialismo e o populismo - os quais procuraram conferir à estrutura politca e ao arcabouço cultural da sociedade (o tal "jeitinho brasileiro") as explicões essenciais para a compreensão das desigualdades reinantes no Brasil. A tese de Jesse de Souza aponta para uma amálgama destas correntes explicativas, formando o que ele chamou de "culturalismo racista", indicando ainda que esta percepção reducionista excluiu um elemento primordial para o entendimento das desigualdades e do autoritarismo que permeiam a nossa sociedade: a compreensão do legado da escravidão.
Ao inserir a classe média nesta discussão, Jesse Souza revela que esta não foi moldada a partir da concepção social de um grupo provido de acesso à informação e ao pensamento critico, mas moldada por uma elite intelectual que a transformou no elo intermediário e de legitimação entre uma elite economicamente predatória (a elite do atraso) e camadas sociais desprovidas de acesso à educação, saúde e emprego dignos e politicamente alijada.
Este livro é uma constatação desconfortável da dificuldade que uma parte expressiva da sociedade tem em reconhecer os seu próprios privilégios, não como elementos adquiridos a partir de esforço próprio, mas simbolicamente legitimados e que conferem a determinados setores sociais, uma percepção distorcidade si e dos menos favorecidos.

Tico 14/01/2021

Você deve ter em sua estante
O autor descreve com sórdidos detalhes a nossa sociedade, com foco na classe média, política e a elite brasileira. Estende-se o livro com foco na corrupção estatal e empresarial, que é a verdadeira ave rapina dos cofres públicos. Com pequenas citações sobre o escravismo e o patriarcalismo.

Edu 31/12/2020

Um pouco denso
Ótima leitura, diria até que é obrigatória para qualquer pessoa que queira entender o Brasil atual. Porém a leitura é densa e o autor passa um tempo considerável analisando outras obras, que se você não leu, fica um pouco descolado do contexto que tá sendo discutido. Ainda assim, ótimo livro, muita reflexão importante com relação ao Brasil, seu povo e suas instituições.

Arthur 29/12/2020

A formação da nação e as tensões de classe
Reconheço a importância da obra de Jessé Souza e a sua audácia - no bom sentido - em buscar uma interpretação histórica da nossa formação nacional buscando um contraponto a obras clássicas como as de Sérgio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.
O pilar da construção da identidade nacional na escravidão, e não em uma continuidade de Portugal, é, para mim, bastante pertinente e nisso o autor é extremamente competente em sua obra, munida de argumentos e arcabouço teórico e histórico que a fundamentam.
A atuação direta do "quarto poder" em diversos momentos da história brasileira também é muito bem abordada, deixando a pergunta (respondida na obra): qual classe é, então, feita de massa de manobra?
Esses elementos, bem como a explicação didática de conceitos como rentismo, populismo e patrimonialismo explicam, por exemplo, o ódio de classes no Brasil.
A minha grande questão com o livro, pelo menos nessa primeira leitura, foi a quase nenhuma menção a absurda concentração de renda no país, que penso também ser fator importante em todas as tensões sociais, econômicas e políticas no Brasil.
No mais, indico bastante a leitura, que considero sim importante para a compreensão não apenas do panorama atual do país, bem como - já dito - da nossa formação enquanto nação.

Flávio 14/02/2021

Livro que nos faz pensar sobre nossa política atual.
Um livro que deve ser lido sem preconceito, com mente aberta, pois muita coisa estranha têm acontecido no Brasil, nos últimos anos. É um livro que até merece uma futura releitura.

Juliana JRS 04/12/2020

Leitura excelente, muitas ideias que eu nunca havia pensado. Já comprei mais um livro do autor :)

Rbraga 10/11/2020

???????????????????????????????

Pedrohenriqp 01/11/2020

Muito bom.
Adorei a forma presunçosa do autor abordar temas tão recorrentes e importantes. Deu para fazer grandes reflexões. A única coisa que não gostei foi o tamanho exagerado de alguns capítulos, e, como o vocabulário é complexo e exige bastante atenção, deixou o livro um pouco cansativo. Mas, sem dúvida, não é nada que tire a credibilidade da obra.

Raissa 30/10/2020

O autor inicia a obra argumentando como a verdadeira gênese da sociedade brasileira são as suas origens escravistas e como elas impactam o Brasil moderno sob a égide da supressão das classes pobres, a qual por sua vez canaliza o pandemônio político atual.

Thiago Soares 27/10/2020

Uma análise do real problema do Brasil
Não concordo 100% com o autor. Mas esse livro possui muitas verdades que são merecedoras de profunda reflexão. Todo brasileiro deveria lê-lo para tirar suas próprias conclusões.

André 24/10/2020

Uma boa reflexão, talvez um pouco pedante do ponto de vista acadêmico, mas que dá boas pistas pra entender o Brasil de hoje, especialmente nossa classe média. Uma leitura acessível. Recomendo.