A Elite do Atraso

A Elite do Atraso Jessé Souza

Resenhas -

Juliane4 02/12/2023

A obra de Jessé Souza é conhecida por provocar reflexões sobre as dinâmicas sociais e políticas brasileiras, oferecendo uma análise crítica da elite e suas relações com a sociedade.

Mara 20/01/2024

A sociedade brasileira
Uma análise sistemática da formação da sociedade brasileira e seu comportamento manipulável pela mídia para favorecer a elite. Do "viralatismo" brasileiro ao "pobre de direita", as estratégias de convencimento e dominação de um povo.

vini 24/01/2024

gostei bastante, foi interessante aprender perspectivas diferentes da que eu conhecia, concordo com tudor que a queen falou (jesse)

vitoraprado 04/02/2024

A elite do atraso - 5/5
"[...], a classe média é a classe por excelência da falácia da meritocracia".
Um livro bem denso que precisa de muita análise (e paciência) pra ler, mas que é extremamente atual e bem escrito, com comparações precisas e críticas incisivas sobre como o Brasil vem sido liderado por uma elite escondida por trás de uma fachada.
Me agregou muito as discussões sobre como a escravidão foi silenciada do debate e, por isso, consiste na origem do cenário "vira-lata" da política, além do estudo das classes e suas relações sociais.
"O amor de grande parte da classe média pela elite é amor de mulher de malandro"

Marcela.Abon 28/02/2024

Genial mas difícil
Denso mas extremamente impactante , difícil pra ler! apesar de ser pequeno, demora muito pra conseguir focar em tudo

dasmc 13/03/2024

O que esperar de Jessé Souza?
Serei direto nessa resenha aqui, o livro é tenebroso, é uma junção barata e chanchada entre a ideologia torpe do autor e fatos históricos distorcidos, só leia essa porcaria se você for lobotomizado, em suma é isso! Que o Jessé só lança porcaria no mercado já não é surpresa, só que dessa vez é realmente muito ruim, refletiu bem o nível dos intelectuais desse país.

Rafaela.Fuchs 24/04/2024

PUTA Q PARIUUUU
"A Elite do Atraso" me provocou reflexões profundas sobre a realidade social, política e econômica do Brasil contemporâneo
É sua análise crítica e pela coragem de expor questões muitas vezes negligenciadas pela mídia e pelo discurso dominante pra gerar creio eu uma certa alienação e uma população cega por esses problemas
Jessé não apenas identifica os problemas estruturais do país, mas também aponta suas origens históricas e as relações de poder que perpetuam desigualdades e injustiças
e ele não se limita a criticar, mas também propõe caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Jessé Souza defende a necessidade de uma transformação profunda nas estruturas políticas e econômicas do Brasil, buscando uma maior participação popular e o fortalecimento das instituições democráticas.
Em resumo, este livro é uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades do Brasil contemporâneo e as lutas necessárias para superar as desigualdades e construir um país mais justo e inclusivo
LIVRO PERFEITO

Gaab 18/05/2024

A elite do atraso
O autor explicava perfeitamente sobre essa elite, e como passa dispersa por nós na sociedade. Os trações da escravidão até hoje em raizado na empregada doméstica negra que é explorada todos os dias. A elite do atraso e um livro onde abre a mente da gente sobre as atitudes da classe média que nasce pobre e esquece suas origens quando despreza um dos seus e o deslumbre em achar que pertence a elite do atraso. O livro tem uma leitura leve e coesa. Excepcional levando a gente entender de começo ao fim quem são essa elite e como o sistema funciona.

Line 26/05/2024

Acho difícil avaliar o livro, pensando sobre meu repertório, sinto que me faltava um tipo de conhecimento prévio para acompanhar a leitura. Não consigo dizer se os temas foram abordados de maneira artificial ou suficiente para quem já tinha uma base teórica sobre as questões discutidas. Precisarei ler novamente, não agora, mas algum dia e então tentar realizar uma crítica mais elaborada.