O bom filho

O bom filho You-Jeong Jeong

Resenhas - O bom filho

Alessandro117 17/06/2021

Medo a espreita.
Sem dúvida nenhuma esse livro é bom. Muito bom e a sua construção narrativa que nos deixa com uma pulga atrás da orelha a cada página é avassalador. Mesmo sabendo o que aconteceu e o culpado de toda a trama, torcemos para que estejamos errados, e já no final torcemos para que ele se ferre de uma vez.
Essa foi a impressão que eu tive, sendo o segundo livro asiático que ja li, espero que me surpreenda cada vez mais.

danda 15/06/2021

Tem um tempinho que não pego um livro assim. Que me faz não querer parar de ler.Gosto assim.So que sendo realista,aconteceu muitas coisas que na vida real,seria quase impossível acontecer(disse quase).

@universeleitura 14/06/2021

Um thriller, suspense psicológico de tirar o FÔLEGO
Pensa um livro que me deixou só o nervoso, tremendo de ansiedade enquanto lia.... É esse.

"O Bom Filho" da autora sul-coreana You Jeong Jeong, começa seu clima de suspense quando Yujin acorda em seu quarto coberto de sangue e encontra o cadáver da mãe e mais sangue no chão de sua sala.

Ex-nadador, Yujin tinha um futuro promissor como atleta quando mais novo, mas teve sua carreira interrompida pela epilepsia e tem que fazer uso constante de remédios pra previni-la, coisa que nem sempre faz...

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Yujin, personagem esse que não é tão confiável, fazendo com que muitas vezes eu ficasse confusa sobre pra quem ia minha torcida.

Cheio de flashbacks, o livro vai construindo aos poucos a memória de Yujin para que ele e o leitor vão entendendo os acontecimentos e os segredos sombrios envolvendo sua vida e sua família.

A autora é ótima quando se trata de construir um suspense e principalmente ao atrair a curiosidade do leitor sobre determinados acontecimentos. Eu não costumo gostar de descrições em excesso, mas a escrita da You Jeong fez com que eu ficasse cada vez mais imersa na história.

Os flashbacks do personagem foram uma ótima tática de fazer com que o leitor vá descobrindo e entendendo a história aos poucos e o plot twist, apesar de ser algo um pouco previsível, teve uma construção tão bem feita que quando é revelado eu cheguei a sentir um alívio, como se tivesse preso na garganta durante toda a leitura.

É um thriller psicológico muito bem feito, bem ambientado e os personagens parecem ter vida própria. A escrita da autora é de dar nos nervos, vou com certeza procurar mais sobre ela!!!

O livro faz algumas referências ao filme "Cidade de Deus" coisa que achei bem curiosa, além da admiração e interesse que um dos personagens tem pelo Brasil.

Recomendo DEMAIS principalmente pra quem gosta de suspense e thrillers psicológicos, mas se atentem aos GATILHOS: Violência explícita, abuso e Assédio sexual.

Beamaced0 09/06/2021

psicológico
Não é o tipo de livro que vai agradar a maioria. Mas eu gostei muito, o livro é narrado através da perspectiva do personagem principal, você fica na mente dele o livro todo. A leitura fluiu muito bem pra mim. Gostei do final.

AnnaLumertz 07/06/2021

Sem enrolação como um tapa na cara... amei!
Esse livro nos faz refletir muito sobre o comportamento humano e a que ponto uma pessoa pode chegar. É muito interessante e ao mesmo tempo angustiante acompanhar os pensamentos de uma pessoa como Yu-jin. O legal é que passa flash backs que faz a história inteira ficar interligada, sem nenhuma parte, digamos assim "inútil" para o desenvolvimento. A única coisa que faltou foi algo que me deixasse tipo "meu Deus, tô chocada", algo que faria eu ser feita de trouxa, entende? Esse livro é uma não ficção porque tenho certeza que existem pessoas como o protagonista, enfim... não vou falar muitos detalhes para não dar spoiler! RECOMENDO MUITO ESSA LEITURA!!!

Sinopse:
Jovem nadador com um futuro brilhante, Yu-jin vê sua carreira ser interrompida pela epilepsia. Os remédios que previnem seus ataques acabam por cobrar um preço alto, e o sonho de ser um esportista é sepultado para sempre. Isso não o impede de sair escondido todas as noites para correr, contrariando sua mãe.

luqluke 01/06/2021

postando aqui porque o skoob nao conta como lido só por a gente ler o livro kkkkk

Duana Rocha 27/05/2021

Muito bom!
Recomendo demais se gosta do gênero e se não é familiarizado pode se aventurar com esse livro curtinho e instigante.
Não conhecia a autora mas ja me conquistou e vou procurar outras obras dela.

Duda Paz 20/05/2021

Uma mistura de thrillers
O início me deixou super instigada. A escrita é muito boa em deixar o leitor entrar na mente de uma pessoa que não se lembra dos acontecimentos e pra isso precisa montar praticamente um quebra cabeça. Mas, do meio para o final do livro eu não gostei tanto assim, a narrativa instigante do início vai se perdendo e a parte final me lembrou outras histórias de thrillers psicológicos, como "A Menina Má e "O Colecionador". Eu gostei, porém criei bastante expectativa no início e na minha opinião algumas coisas da narrativa se contradizem do meio para o final.

Thaís Furlan 17/05/2021

Impactante e intrigante
Embora já tenha lido outros autores orientais, é meu primeiro livro coreano.
A leitura é diferente, mas impactante.

Yu-jin simplesmente acorda numa manhã comum e tem que lidar com seu corpo ensopado de sangue, suas roupas cheias de sangue e sua casa cheia de sangue... A partir daí trava uma luta com sua memória para reconstruir os fatos que sua cabeça esqueceu, provavelmente após uma crise epilética e descobrir o que houve ali.

A leitura me surpreendeu, pois antes de chegar aos 50% parecia que tudo o que podia ser revelado já estava mais do que claro e eu passava o tempo todo me perguntando o que mais teria por vir. E sempre tinha algo interessante por vir. A narrativa é bem construída.

O final me lembrou o fim da série Dexter: talvez um pouco forçada, mas não posso dizer que fiquei decepcionada.

M. Machado 16/05/2021

Um dos melhores do gênero
Sou suspeita pois amo o gênero thriller... mas esse me prendeu do início ao fim. Um livro que te pega, te confunde, te surpreende. O final me incomodou um pouco, mas não a ponto de deixar de gostar da trama. Muito bom mesmo!!

luana 15/05/2021

Confesso que boa parte das coisas não é difícil se supor no início, mas gente.... eu estou possessa até agora, pura raiva. Acredito que essa tenha sido a intenção kkkk choro

luana 12/05/2021

É bom!
Pra mim, não houve nada de muito surpreendente. Acho que seja fácil imaginar basicamente tudo sobre o que acontece. O interessante, no caso, é acompanhar quando e como vai acontecer, e como o Yu-jin (desgraçado) vai lidar com a situação, o que vai usar como justificativa pra si mesmo. Também é interessante acompanhar as páginas do diário da mãe dele e entender como tudo isso se manifestou e se desenvolveu nele. Foi uma leitura bem fluida, recomendo.

Kaike 07/05/2021

Thriller Psicológico bom.
Foi minha primeira experiência com a literatura coreana, fiquei entusiasmado com isso, ainda mais por se tratar de um Thriller Psicológico.
Gostei da história do protagonista, sobre ele sofrer de convulsões e como isso tem relação com todo o enredo, ao longo da história ele vai se descobrindo, através de um diário de sua mãe, ele não tem muitas lembranças vívidas de sua infância/adolescência, a partir daí também vai nos revelando quem é de fato esse homem, e o que ele é capaz de fazer .
O começo do livro eu achei meio enrolado e talvez por ter sido 70 páginas o primeiro capítulo isso pode ter tornado mais lento ainda.
O desenvolvimento é Ok, é bom, aparecendo muito de seu passado e toda a relação dele com a família, e todos os fatos que levaram às consequências terríveis.
Tem umas partes de clímax bem sufocantes, mas são poucas.
O desfecho....então eu diria que é daqueles finais que divide muito opiniões, não teve muita coisa surpreendente da qual se possa ficar chocado, coisas que você já consegue imaginar de como vai acabar a história.
Em suma, é uma experiência de leitura válida.

Renata (@renatac.arruda) 29/04/2021

Quando comecei a ler este livro, me impressionei com o quanto ele havia me pegado e como era um thriller psicológico daqueles dos bons, que prendem a nossa atenção até o fim com um quebra-cabeças pra lá de esquisito. O enredo é legal porque nós sabemos tanto o quanto o narrador-personagem e vamos descobrindo junto com ele o que, de fato, está acontecendo.

Quem gosta de thriller, seja no cinema, na TV ou na literatura, sabe que as pistas costumam estar todas presentes ao longo da história e sempre dá pra antecipar algumas revelações, embora alguns autores e autoras sejam brilhantes na arte de despistar e confundir. O problema é que muitos thrillers também sofrem do mesmo mal: entregar um final aquém das expectativas. Em alguns casos, a impressão que dá é a de que a pessoa que escreveu se perdeu na própria narrativa mirabolante que criou e depois não soube fechar as pontas e resolver.

Em outros casos, como o de O Bom Filho, parece que a autora simplesmente quis mostrar que era inteligente e acaba derrapando em soluções anti-climáticas e inverossímeis mesmo dentro de um universo já bastante improvável. Talvez a intenção seja criar um gancho para uma próxima história, ou talvez não, mas o que acontece aqui foi bastante decepcionante pra mim. Até brinquei dizendo que parecia o final de Dexter, cuja última temporada conseguiu deturpar e estragar tudo o que a série tinha de melhor. Quem assistiu deve estar entendendo o tamanho do tombo.

Ainda assim, um livro não é feito apenas do seu final e esse aqui tem vários momentos de tensão e descobertas que vale a pena acompanhar. E é especialmente divertido ver as várias menções e referências ao filme Cidade de Deus, algo que eu não esperava encontrar. Além disso, achei fascinante ter acesso à mente perturbada de um protagonista que não sabe até onde é a vítima ou o agressor.

Quem gosta do gênero, vale dar uma chance.

Marcia 27/04/2021

O bom filho
Sensacional! Fiquei presa do início ao fim, devorando cada página do livro.
"O esquecimento é uma mentira suprema. É a mentira perfeita, com a qual posso enganar a mim mesmo."
A narrativa é na 1a pessoa e a autora é extremamente hábil em nos manipular.
Muito bem escrita, passagens em flash backs vão descortinando algumas situações importantes para a compreensão do momento presente dos personagens.
Em determinado ponto já temos a certeza, mas ainda assim queremos, desesperadamente, saber o que irá acontecer.
Ao final ficamos com algumas questões no ar e uma delas é o quanto o ambiente pode influenciar ou até mesmo conter, um psicopata.
@pedacosdeu