Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

fev 13/01/2021

Dama de paus não é uma história ruim, mas infelizmente eu achei que faltou mais desenvolvimento e um aprofundamento ainda maior. Uma história de família aristocrata permeada por violência, segredos, fachados e mortes. É um enredo que renderia uma ótima novela das seis.

Acredito que tenha sido a intenção da autora deixar um final dúbio e para assim como Damiana, a personagem que narra a histórias, os leitores não tivessem certeza do que aconteceu. Infelizmente, eu gostaria que tivesse um final mais certeiro. Mas estórias narradas em primeira pessoa sempre tem dessa desconfiança.

Entretive-me, mas não me apeguei. Se fosse um pouco mais profundo e um história contada ao longo dos anos como Éramos seis provavelmente eu teria gostado mais.

Maira 28/03/2020

Dama de Paus (Cardoso, E.)
É um tanto superficial e raso. O enredo tem potencial, mas foi escrito de forma pouco profunda, não permitindo o desenvolvimento dos personagens. Parece inverossímil.

cy_livros.filmes.etc 17/02/2020

Dama de Paus
DAMA DE PAUS, de Eliana Cardoso, Editora Nova Fronteira, foi o vencedor da 3ª Edição do Prêmio Kindle de Literatura, no ano passado.

Damiana acaba de voltar do enterro da neta, Marcelina que se matou. Está no quarto recordando fatos passados de sua vida, como seu frustrante casamento com Miguel, herdeiro da família mais importante do local, os não menos frustrantes casamentos de suas filhas e a morte da mais velha, Flora, mãe de Marcelina. Também começa a ler o ?testamento? da neta, um diário que pretende esclarecer o que aconteceu na noite da morte da mãe.

Enquanto lê, ouve a conversa de sua mãe, Dona Maia; sua filha Tainá; sua grande amiga Emília e a amiga da filha, Vivi, que na sala, jogando buraco, falam sobre os acontecimentos que Damiana começa a recordar e conhecer.

O romance se constrói com estas vozes femininas, intercaladas em capítulos curtos onde o leitor vai pouco a pouco conhecendo as vidas, as culpas, os arrependimentos destas cinco mulheres. No começo este múltiplo foco narrativo é um pouco confuso, porque a autora não perde tempo com apresentações e descrições, mas logo fica fácil conhecer as histórias de todas elas, inclusive das mortas.

DAMA DE PAUS mostra de forma eficaz as dificuldades da vida de mulheres numa sociedade patriarcal, as máscaras que precisam usar, os segredos que não podem revelar, bem como as atrocidades cometidas por homens que dominam todos a sua volta.

Gostei muito deste livro curto, mas muito profundo, que toca em assuntos bastante importantes, principalmente nos dias de hoje. Vale muito a pena ler!

Luana.Torres 26/04/2019

É uma história interessante, que me deixou curiosa, porém os personagens podiam ser mais aprofundados
Suelen.Philomeno 01/05/2019minha estante
Concordo perfeitamente com vc!

Line 18/10/2020

Instigante
Escrita maravilhosa, ao passar das páginas você vai sentindo o choque da narração, as revelações chega sem você esperar, quando vem perceber já está de boca aberta.

O livro deixa as dúvidas no ar, e eu gosto disso, pois faz com que você passe dias, meses pensando nele. Se perguntando como que aconteceu tal coisa e quem fez essa tal coisa... Fiquei com as mesmas dúvidas de Dona Damiana.

Super recomendo a leitura!

Heloisa Motoki 04/11/2023

Tragédia dentro da tragédia
A história de passa em um único dia contando sobre fatos presente e passado tragédias que se conectam.

Há alguns erros de escrita mas que não compromete a história.

Rafaella270 06/01/2022

Intrigante. Na simplicidade de uma senhora, ressentida e magoada conhecemos a história cheia de intrigas e reviravoltas dessa família.

Massai 09/01/2022

É ok.
Não tinha ideia do que esperar desse livro, mas também não me surpreendeu.
Atenção, pois o livro tem gatilho para suicídio, assassinato e depressão!!!!

Evva_sec 15/01/2022

Me fez pensar
Essa é a primeira vez que leio um livro de Eliana Cardoso e estou feliz.por descobrir essa autora brasileira. Quanto a história me fez pensar no machismo e nas histórias que cada família carrega consigo.

Tragédias, mistérios e as vezes poucas alegrias que aos olhos da sociedade é uma vida invejável e perfeita.
Essa história vai reverberar por alguns dias dentro de mim, pois me fez pensar bastante ?

Caroline Z. 23/01/2024

Desagradável
Que livro chatinho. Eu esperava algo completamente diferente. Achei que fosse um livro de investigação. Mas é um misto de remorso; inveja e culpa.
Detestei a maioria das personagens.E a Damiana que narra o livro é a pior delas. Uma mulher passiva e invejosa.
Também não gostei da escrita. Este livro poderia ser muito melhor se a forma fosse outra. Mas com essa estrutura de fofoca do interior, que é repetida várias vezes, ficou difícil.
"No fundo estamos todos limitados ao nosso próprio mundinho". Foi a única coisa que consegui apreender desse livro. Não acho que seja uma leitura que valha a pena.

Nina2 23/08/2022

Intrigante
Uma ótima leitura, flui muito bem, a história te prende na medida que vai desenrolando a narrativa a respeito da tragédia familiar, é um ótimo livro para se ter na estante.

Barbara 30/01/2021

Bem intrigante
É um livro pequeno e você não consegue parar de ler. A autora faz uma crítica as mulheres e o feminismo quando mostra que a desunião e inveja acabam levando aos acontecimentos trágicos da história. A história se passa na década de 1970, mas poderia ser hoje tranquilamente! E é bem interessante também refletir o papel da Dama de Paus. Quando somos omissas, outras mulheres também podem morrer.

LorenaFontes 31/03/2024

Ótima surpresa
Essa história vai por caminhos desconhecidos, em algum momento você entende o plot mas não deixa de ser surpreendente.
Não existe personagem inocente, conforme a história vai se desenrolando cada um vai apresentando alguma atitude reprovável. Eles são pessoas normais, uma família cheia de segredos.
No meio a história fica meio chata com histórias paralelas que não acrescentam. Conforme entra na reta final fica meio viciante, o final é o esperado mas tudo que se desenrola é bem interessante.

Ãnimo Total 05/02/2020

null
" Segredos, silenciosos como pedras, se abrigam nos palácios escuros dos nossos corações: segredos exaustos de sua tirania: tiranos desejosos de serem destronados. "
James Joyce

João 04/02/2020

null
Achei a história interessante, gostei da forma q foi contada - a dinâmica entre presente e passado - porém não achei o final fraco e com questões em aberto.