Dama de paus

Dama de paus Eliana Cardoso

Resenhas -

Bruna 01/03/2024

Uma leitura rápida mas densa. Uma história melancólica mas aos mesmo tempo instigante.
Tudo de passa durante uma conversa entre quatro mulheres que estão jogando cartas após um enterro. E essa conversa, entreouvida pela protagonista que está no quarto descansando, é entrelaçada com memórias da ouvinte que tenta investigar como as coisas chegaram onde estão.
É então que vamos descobrindo quem são as mulheres conversando, quem é nossa protagonista, quem morreu, como, e tudo o que antecedeu esse acontecimento. Essa investigação da memória é uma tentativa da protagonista de saber o que de fato aconteceu com a vida das filhas, se ela teve culpa, se poderia ter feito diferente, só mesmo tempo que descobre novas informações estando de posso do diário da neta.
É um livro curto que vai abordar uma imensidão de reflexões sobre família, sobre amor, sobre silêncio e segredos e como esses afetam a gente e todos ao nosso redor.
Um livro muito bom que vale a pena ser lido sem saber tantos detalhes sobre.

Daiana.Klauck 17/08/2023

Omissão e culpa também matam
A história, narrada em primeira pessoa, conta a história das mulheres da família Oquira, e mostra um pouco sobre o papel das mulheres na sociedade dos anos 60/70.
A tragédia que envolve todas as mulheres dessa história se mostra omitida pelos homens fortes (e as vezes nem tanto) que as cercam.
O livro trata sobre assuntos delicados como doenças mentais, suicídio e homossexualidade.
Bem escrito, leitura fácil de acompanhar.

Julia Romão 25/09/2022

Colocando o skoob em ordem: Leitura de janeiro! Gostei da leitura, rápida, fluída e de como foi organizado/desenvolvido os capítulos. Conta um pouco/rapidamente a história de 4 gerações e seus arrependimentos, medos, tristezas e sobrevivências.

JAssica.L.S.P 29/08/2022

Um livro instigante! Tragédias familiares, traições, culpa, crítica sobre os silêncios que muitas vezes sobre pressionados a fazer... Mais que merecido o prêmio Kindle de Literatura 2019!

Junior.Archanjo 16/09/2021

"o silêncio é uma forma terrível de solidão"
O suicídio de sua neta faz com que Dona Damiana repense a história da sua família e das mulheres envolvidas com ela, alem de ter a oportunidade de ler o testamento/confessonário da neta que acaba de partir.

Uma história bem contada dos problemas vividos por essa família e dos integrantes mais próximos. Em parte da história eu acabei me desviando de atenção, mas isso não teve menos impacto na forma como ele é apresentado e nas reflexões tomadas pela narradora.

Barbara 30/01/2021

Bem intrigante
É um livro pequeno e você não consegue parar de ler. A autora faz uma crítica as mulheres e o feminismo quando mostra que a desunião e inveja acabam levando aos acontecimentos trágicos da história. A história se passa na década de 1970, mas poderia ser hoje tranquilamente! E é bem interessante também refletir o papel da Dama de Paus. Quando somos omissas, outras mulheres também podem morrer.

Carlos.Liporati 24/10/2020

Esposa à moda
É sempre revoltante ver histórias onde a personalidade forte de alguém (no caso da esposa) é ofuscada pelo costume do casamento. E em casos inversos, pensamos na "frouxidão do marido". Costumes arraigados....

Nunca havia lido nada dessa autora, mas a história me chamou a atenção.
Uma personalidade forte, sem muito carinho coma as filhas, então dá-se o rompimento da morte, onde sente o vazio e o frio de nunca ter se aproximado o suficiente para impedir.
Ótima leitura

Interessante e empolgante.

Dudu 05/10/2020

Livro Interessante
Gostei bastante do livro. Simples, mas a história acaba por envolver o leitor. Leitura bem rápida.

Paula 28/05/2020

nhéé
Olha, tirando a ambientação, no Brasil, não vejo nada de muito fantástico. Uma história comum, com diálogos simples. Bom para passar o tempo

Ãnimo Total 05/02/2020

null
" Segredos, silenciosos como pedras, se abrigam nos palácios escuros dos nossos corações: segredos exaustos de sua tirania: tiranos desejosos de serem destronados. "
James Joyce

João 04/02/2020

null
Achei a história interessante, gostei da forma q foi contada - a dinâmica entre presente e passado - porém não achei o final fraco e com questões em aberto.

Lusia.Nicolino 09/01/2020

Quase um blefe
Eu não gostei. Mas, se você é como eu que precisa ler para crer nas avaliações, vá em frente.
O desembolso é baixo, de valor e de tempo.
O título é bom e o mote promissor, mas o desenvolvimento da história é insuficiente.
A narrativa é pobre, construída com os diálogos dos personagens de forma muito direta, que entrega o mistério que se pretendia conduzir para um final surpreendente.
Melancólico.
Problemas que se resolvem pautado em outros problemas e de forma muito rasa.
Não se pode negar o uso do moderno recurso em que o autor faz um contraponto de seu discurso com a fala de seus personagens, nesse caso, em foco quatro mulheres, de gerações diferentes, com histórias e perspectivas diferentes, reunidas em volta de um jogo de cartas, falando sobre a morte.
Assassinato ou suicídio, Roma, Belo Horizonte ou Rio de Janeiro?
Incomoda-me ainda a descoberta de alguns maneirismos ou vícios de linguagem, sem qualquer juízo de valor, que encontro principalmente na fala dos mineiros e, do qual, Eliana não escapa, algo como preciso de chorar...

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Michelle.Danielle 08/10/2019

legal
Autora brasileira, vencedora do premio kindle de literatura.
Um adolescente se suicida, a avó Damiana está em seu quarto decidindo de deve ler o diário de sua neta. Na sala jogam carteado amigos e o que restou de sua família.
Vale muito a pena descobrir toda a trama por traz do jogo de carteado e segredos familiares

Heloisa 16/09/2019

Como dito pela colega aqui em cima, o livro tem uma história interessante, personagens fortes e é bem escrito. Senti falta de alguns esclarecimentos que com certeza poderiam ter enriquecido o enredo. De toda forma, vale muito a leitura!