As bruxas

As bruxas Stacy Schiff

Resenhas - As bruxas

Ras 24/01/2020

Nem acredito que terminei. Vou dar 1/4 de estrela por educação mesmo. Escrita confusa, arrastada, tive a sensação de ler a mesma coisa em círculos por 300 páginas.

Cecília 23/10/2019

Um pesquisa muito bem feita
A história das bruxas de Salem sempre foi algo que mexeu (e ainda mexe) muito com a minha imaginação e curiosidade desde criança.

Stacy Schiff foi extremamente minuciosa nesse projeto, muitos detalhes, não só sobre o que aconteceu, mas também sobre a política da época, rixas entre familiares e quem era quem na cidade. Confesso que foi algo que incomodou um pouco e foi a razão pela classificação 3 estrelas, essas partes são arrastadas e custam a passar.

No geral, conseguimos entender muito bem o desenrolar dos eventos, o porquê de tantas pessoas terem sido acusadas da prática de bruxaria e suas consequências para os acusadores e acusados. Recomendo fortemente para quem quer se inteirar nessa parte sangrenta da história dos Estados Unidos.

Ps.
Para as crianças dos anos 90 e início dos anos 2000: Salem é o nome do meu futuro gato preto. Quem assistia muita televisão, assim como eu, vai entender rs

Nandhy - @minhavidanapagina 04/10/2019

Um livro sobre política e influência...
SINOPSE: Stacy Cliff buscou documentos históricos, realizou entrevistas e analisou a cultura que permeou a condenação de 14 mulheres, 5 homens e dois cachorros n cidade de Salem, em 1692.
?As Bruxas? é um livro interessante e intrigante que nos apresenta o pior do ser humano, onde através da fé, porém por questões pessoais, ele pode interferir, prejudicar e matar o próprio vizinho.
Cheio de histórias secundárias, ele mostra que a palavra de crianças e adolescentes e presenças espectrais foram utilizadas para sentenças de morte e que o medo trouxe à tona a criatividade do povo. Ninguém é inocente e não existem provas para os culpados.
Ricos e pobres são tratados diferentes. Intrigas políticas e posições sociais podem mudar de acordo com uma denúncia.

OPINIÃO PESSOAL: Apesar de ser um livro de caráter jornalístico, a autora apresenta o seu ponto de vista em todos os momentos, fazendo comentários pertinentes ao longo da narrativa. Eu adorei o senso crítico que ela possui e considero este um livro muito interessante para leitura.

Para aqueles que não estão acostumados com o gênero o único ponto de atenção é não se deixar confundir ou irritar por não saber o que é comentário e o que é fato histórico. Nesse caso, vale aquela pesquisa básica no Google rs

Lacrimosa 21/09/2019

Provas de que o ser humano consegue ser altamente alucinógeno
"Ann Foster morreu na prisão em 9 de dezembro de 1692. Seu filho pagou dez libras e seis xelins - o preço de uma vaca- para recuperar seu corpo."
Descrito em palavras tudo o quê não devemos repetir. Denúncias inventadas por "diversão" que tiveram consequências drásticas.
Um livro muito bom, mas para mim um pouco lento de se ler, já que eu nunca tive contato antes com um livro de narrativa jornalística/documentária.

DaniBooks 14/07/2019

As Bruxas
As Bruxas nos traz um trabalho de pesquisa impecável de Stacy Schiff. O livro revive o absurdo episódio ocorrido em Salem, em 1682. Então, foram condenados à morte por bruxaria 14 mulheres, 5 homens e 2 cachorros, além de inúmeras prisões. Ao longo da leitura, percebemos que a onda de acusações -marido acusava esposa, filhos acusavam pais, pais acusavam filhos - teve origem em interesses políticos e pessoais. Também percebemos uma possível manifestação de histeria coletiva e fica claro o que fanatismo religioso pode desencadear. Os colonos de Salem viviam com a vida por um fio, por conta dos ataques indígenas e assédios franceses. A mistificação é produto de ignorância e de fanatismo dos protestantes calvinistas que saíram da Inglaterra e colonizaram uma terra desconhecida. Falsos testemunhos, tortura, assassinatos brutais, parcialidade da justiça e muito mais preenchem as páginas de As Bruxas.
Confesso que a escrita da autora não me prendeu, apesar de seu conteúdo extremamente interessante e relevante. Achei a escrita pesada, intrincada em alguns momentos, não fluiu da forma esperada. Demorei bastante para concluir a leitura por causa disso.
Porém, a história de Salem sem mistificação merece ser lida e o resultado da leitura é enriquecedor e esclarecedor. No fim, valeu a pena a experiência com esse livro.