A Parábola dos Talentos

A Parábola dos Talentos Octavia E. Butler

Resenhas - A Parábola dos Talentos

Livia1405 27/02/2022

Difícil e excelente
Fez muito sentido saber que a autora concebeu os dois livros como um só, então tem uma coerência muito forte com os acontecimentos de Parábola do Semeador. É muito mais pesado e desumano, ao mesmo tempo muito forte e humano. Excelente conclusão!

irisoueu 08/02/2022

esse livro me marcou de formas muito diferentes conforme ia lendo. a história de asha e lauren se esbarram em linhas tênues de sobrevivência e propósito.

diante de tanta dor, essas marcas permaneceram ao longo de sua estrada, como feridas mal curadas.

é um livro denso, criativo e inspirador. que trata de assuntos tão complexos e tão atuais de uma forma fácil de entender e de se envolver. octavia butler, novamente expõe o que há de melhor e o pior da humanidade e nos mostra um caminho possível para não nos autodestruírmos. uma utopia que beira o impossível, mas que a longo prazo, se voltarmos a acreditar em nós mesmos, podemos nos salvar.

recomendo muito a leitura como forma de chamar a reflexão de qual é o nosso propósito em manter a humanidade viva?

Pam 03/02/2022

Qual o preço a se pagar para fazer história?
Cheguei ao final da duologia "Semente da Terra" e mais uma vez não foi nada do que eu esperava. A Octavia E. Butler era a definição de escritora corajosa. Esse livro, em geral, é totalmente diferente do primeiro e mesmo assim tudo se encaixa perfeitamente, ela leva o desenvolvimento religioso/filosófico e familiar para um nível que eu não imaginava ver numa distopia. E a dualidade da protagonista, a Olamina (ou Lauren), foi o grande destaque dessa obra de arte para mim.

Nesse livro temos a surpresa de que quem passa a narrar a história é a filha da Olamina, a Larkin — mas as narrações da Olamina ainda voltam por meio de diários da mãe que Larkin apresenta. Ver todo o ponto de vista da Larkin nessa história trouxe uma riqueza gigante. Nunca foi segredo que a Olamina sente que a grande missão da vida dela é espalhar a mensagem e a filosofia da Semente da Terra, que a Mudança é Deus e que o futuro da humanidade está no espaço. Até que ponto a Olamina está disposta a sacrificar suas relações pessoais por isso? A própria segurança, e da família? Tudo isso é colocado em jogo quando vemos que o extremismo político chega ao ápice quando os Estados Unidos ficam sob comando de um presidente fascita.

A Octavia E. Butler não se conteve ao colocar a crueldade do fascismo da forma mais crua e clara possível. Uma nação à beira do colapso e afundando em pobreza e violência viu num governante duro a esperança para acabar com o medo que eles sentem. Eu fiquei chocada com os relatos e descrições que ela colocou aqui, o extremismo religioso levando à ascensão de grupos como o KKK (literalmente imitando-os), além de perseguição a diversas minorias, como LGBTQIA+, pobres, mulheres, muçulmanos, judeus (na verdade, qualquer um que não fosse cristão), moradores de rua, dentre outros. Não há piedade, apenas medo e tortura. Ver como a Olamina e sua comunidade reagiam a isso foi doloroso de ler, mas ao mesmo tempo foi muito realista. Toda a união e força que ela preza na Semente da Terra são colocados à prova.

Aqui eu acho que a gente viu o ápice da desgraça nesse universo. O primeiro livro focou muito em problemas mais locais, nesse passamos a ver numa esfera nacional e às vezes até mesmo mundial. A Olamina quer salvar o mundo, mas será que ela consegue? Como conciliar isso com uma família, com uma filha que precisa dela? E tudo isso indo contra a maré, porque ela está num país que diz que pessoas como ela são vilões da sociedade. Como ela será vista? Como a tratarão? Ela vai conseguir tudo? Dá pra ver que algumas coisas deverão ser sacrificadas, e em certas situações fica difícil ver quem está certo ou errado, fica pra você que está lendo refletir e decidir.

Eu amei esse livro, foi uma conclusão maior do que eu imaginava. O único defeito pra mim é que algumas vezes ele se torna repetitivo, como as jornadas de sobrevivência (que já tinha desde o primeiro livro). Mas fora isso, foi impecável. A Octavia E. Butler pegou uma distopia que poderia parecer “só mais uma” e colocou diversos questionamentos sobre política, discriminação, problemas familiares, crenças religiosas, e muito mais. A leitura muitas vezes é pesada e contém diversos gatilhos, mas para quem aguenta, vale cada página.

Gu Vaz 23/01/2022

Sacrifícios
5 anos se passaram. Lauren Olamina estabeleceu uma comunidade e a Semente da Terra, e ainda que as coisas pareçam melhores do que no passado, viver é uma batalha diária, um campo minado. A ascensão de um líder cristão quer trazer a grande América de volta e criar um novo regime de opressão e escravização ameaça tudo aquilo que ela lutou para conquistar e ensinar.
Aqui ainda temos o ponto vista da filha de Olamina, e a complexidade do relacionamento delas é de partir o coração, assim como o de outros personagens. Octavia E. Butler não estava pra brincadeira com esse segundo livro. Sacrifícios, dor e sofrimento. Porém, há esperança e a realização de que ainda é possível mudar o mundo.

Kawa 18/01/2022

Livro da Octavia que mais transmite sentimentos. Raiva, dor, ódio, tristeza. É como se ela nos transformasse em compartilhadora também.
Esse sentimento vem da concrretude de tudo que ela nos traz na história, as relações de poder, a exploração, as angústia dos oprimidos. Octavia viu o século XXI quarenta anos antes dele chegar, e conseguiu discorrer com detalhes suas consequências ao longo do livro.
Butler é um legado, e deve ser passado pra frente.

Kelly.Azevedo 13/01/2022

Genialidade é o verdadeiro nome de Octavia.
O livro é a continuação de A parábola do semeador (igualmente fantástico). Leitura avassaladora, gostosa e perturbadora, principalmente quando nos colocamos diante de uma ficção especulativa ambientada nos anos 2030 que mais parece nosso tempo atual. Não irei fazer resenha do livro. Vou apenas expressar o quão maravilhosa é essa obra e o quanto eu a recomendo. Octavia Butler é genial.

ClaudiaMF 06/01/2022

Uma parábola do nosso tempo
Impressionante como uma ficção escrita em 1998 nos parece tão atual em 2022! Os conflitos entre pessoas, sejam eles morais, políticos ou religiosos, separando irmãos, famílias e comunidades inteiras. A desesperança reinando na humanidade de tal forma que muitas vezes desejamos partir para outro planeta. A abnegação de alguns, a violência brutal. Autores como Butler, Orwell e tantos outros são visionários. Enxergam o mundo do futuro na semente de hoje. No ovo da serpente. Ainda assim passam uma mensagem de esperança. Olamina nunca desistiu, é uma sobrevivente como nós.

Miranda 02/01/2022

Começar o ano terminando essa duologia foi impactante.
Octavia Butler rainha perfeita, mais uma vez arrasando com a gente. Não foi uma leitura fácil, mas foi totalmente necessária.

skuser02844 09/12/2021

No geral eu amei o livro, mas ele tem suas falhas, como por exemplo o livro ser um pouco lento até a metade, mas ela explica o motivo no final do livro, e por falar no final eu não gostei dele foi bastante corrido

Danilo sm 30/11/2021

A única verdade perene é a Mudança Deus é Mudança
Após a fundação da comunidade Bolota, em 2027, Lauren Oya Olamina está vivendo relativamente bem, e juntamente com seus amigos agregados, a comunidade estão crescendo e se estabilizando. Não só Bolota, mas a Semente da Terra está sendo ensinada. Mas, como diz o primeiro livro dos vivos, Deus é Mudança. Então, aconteceria algo que faria a todos mudarem de certa forma, mas esse algo não seria tão bom assim.

Esta história, acredito, é consideravelmente melhor do que no primeiro livro, Semeador. Aqui, além de expandir a personagem principal, a autora inseriu novos pontos de vista que complementaram com novas visões de mundo e críticas à própria Olamina, mantendo toda a verossimilhança e humanidade nela e nos outros personagens. Esse é um dos pontos mais fortes e um dos mais delicados da escrita de Butler, ela desenha as personagens como pessoas reais e falhas, mas ao mesmo tempo destrói nossas expectativas com ações complexas, e isso me fez levar um pouco mais de tempo para me adaptar a essa distopia, em ambos os volumes.

É uma narrativa com saltos, idas e vindas no tempo por causa dos diferentes narradores que foram inseridos. Foram um pequeno mas simples quebra-cabeça que, quando totalmente exposto, você vê que tudo o que passou, tudo o que teve que suportar ou percorrer, tudo resultou naquilo. Me surpreendi pela forma com que a Semente da Terra pôde ser moldada, de acordo com o que fora ensinado. Houveram situações difíceis, lamentáveis, de dar nojo e ódio por tamanha brutalidade, a violência aqui é direta, sem qualquer rodeio e enfeite. Não há essa glorificação aqui, é para das asco e chocar, o que já alerto para quem se dedicar a esse livro num futuro próximo. No entanto, retornando aos destaques, achei muito interessante o modo com que a autora trata sexualidade, com normalidade admirável por parte da autora, e como nos relacionamos a outras pessoas, no geral. Infelizmente essa questão é por vezes silenciada (durante a história em si), porque o mundo aqui mostrado é cruel e não é um lugar no qual queiramos viver. Esse caos nunca foi normal.

Depois de Semeador, você se vê entendendo Lauren, e durante Talentos, você se vê criticando e moldando a Semente da Terra com o andar da narrativa. E no fim, observa a trajetória de vida desses personagens, alguns de tanto tempo atrás, eles amadurecereram, cresceram e são o que são. Não tenho como descrever a sensação ao final disso tudo, depois dessa jornada, a não ser com um dos versos que me chamaram atenção nos livros dos vivos, alguns deles particularmente me interessaram e fizeram-me refletir bastante sobre o mundo em si.

"O Destino da Semente da Terra
É criar raízes entre as estrelas".

E assim moldaremos o futuro. Moldaremos Deus. Não quero ser romântico sobre essa religião, tenho questões sobre isso, mas é uma doutrina que faz uma associação de teorias e práticas interessantes, para dizer o mínimo.

Raquel.Euphrasio 22/11/2021

Essa autora tem um poder com as palavras que eu não sei definir, ela te dar uns tapas tão de leve que nem parece que tá batendo, mas dói e muito! Ela faz uso do universo que ela criou para botar a gente para pensar no universo que a gente vive... incrível!

Luuh_hs 01/11/2021

Terminei a leitura ainda absorvendo tudo o que esse livro foi, e quanto mais o tempo passa mais penso nele. É um livro pesado, difícil e cheio de gatilhos mas é uma leitura transformadora, dessas que te fazem pensar a respeito por muito tempo depois de ter fechado o livro.