O Sol Ainda Brilha

O Sol Ainda Brilha Anthony Ray Hinton

Resenhas -

Carol 29/06/2021

terminei esse agora, e praticamente chorei madrugadas lendo os relatos do ray, esse livro é realmente muito emocionante e me fez pensar muito em relação a pena de morte onde de fato, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém. Leitura bem lenta mas extremamente tocante, eu recomendo para todos!!

Amanda3913 18/06/2021

Intenso e Angustiante
Durante toda a leitura você consegue sentir a angústia, a raiva, o amor e todas as emoções que o Ray tentou transmitir e com sucesso.

História intensa, imersiva e muito necessária. Leiam!

Gaby 09/06/2021

Para quem gosta de histórias de superação e esperança
Historia real de um homem inocente que ficou preso por 30 anos no corredor da morte nos EUA. O único "crime" dele foi ter nascido preto e pobre num estado racista e segregador. Triste e inspirador.
Recomendo!!!!

vitória helena 05/06/2021

o sol ainda brilha
posso dizer com clareza que foi um dos melhores que li esse ano. tão triste, cru, destruidor. te faz perder a fé na humanidade e ao mesmo tempo restaura. Hinton me ensinou lições. muitas. sobre amor, sobre perdão. o cara ficou 30 anos, trinta!!!!! preso no corredor da morte por um crime que não cometeu. ele era inocente. 30 anos vendo guardas levarem prisioneiros até a morte, na sala que ficava perto da gaiola dele. tendo a morte pairando no ar e sabendo que a qualquer momento poderia ser ele. o sistema prisional falhou. mas não falhou só uma vez, não falhou só no alabama. falhou várias vezes, falhou aqui no brasil também. falha todos os dias.

Náthali 28/04/2021

De embrulhar o estomago
Eu escutei o audiobook desse livro. Não tenho muito a acrescentar das outras resenhas, só que é bom estar preparado emocionalmente para lê-lo. Chorei diversas vezes, me fez dormir chorando, sonhar com livro e quase vomitar. Ao terminar não tinha sentido que tinha sido um livro favoritado mas 5 estrelas somente, mas agora depois de um tempo, me pego sempre pensando nele. Um livro incrível para repensar o sistema de encarceramento em massa de pessoas pretas, o absurdo da pena de morte e sua gigantesca falha.

adrianovinicius1976 22/04/2021

Perdão, amizade e triunfo
Um livro marcante, tocante, que nos escancara as fragilidades de um sistema de justiça guiado por homens onde impera o racismo e, onde sua condição social, a cor da sua pele, falam muito.
Um homem inocente, que mesmo diante de provas cabiveis de sua inocência, foi condenado ao corredor da morte e por 30 anos lutou por justiça.
De fato a justica não é cega. Ela sabe qual é a cor da sua pele, qual seu grau de instrução e, quanto dinheiro

você tem.
Livro que me levou às lágrimas por tanta injustiça, tanta maldade no mundo.
Aprendi que somos todos iguais. Somos todos culpados de alguma coisa, e ao mesmo tempo somos todos inocentes.

Vit 18/04/2021

ainda não consigo achar palavras suficientes que possa descrever o que esse livro e essa história significaram pra mim. me doeu até a alma!

Deia 14/04/2021

História triste
A história de uma grande injustiça, causada pelo racismo. Nessa autobiografia, Anthony Ray, relata como passou 30 anos no corredor da morte, por um crime que não cometeu.

João Vitor 12/04/2021

Uma história real que te faz sofrer do início ao fim
Nesse livro vamos conhecer a história real de Anthony Ray Hilton, um homem negro, do estado do Alabama, nos EUA, que foi preso e condenado ao corredor da morte por um crime que nunca cometeu.

Com apenas 29 anos de idade, Ray é acusado de ter assassinado 2 pessoas e é conduzido à cadeia e condenado abruptamente, sem o direito de defesa, e mesmo quando o tem, provando por diversas provas que ele não tem nada a ver com o crime, ele ainda é refutado pelos juízes, por conta da cor de sua pele.

O livro inteiro esfrega na nossa cara o racismo e o poder judiciário falho e preconceituoso dos EUA, principalmente dos estados do sul. É uma história que te revolta, que te enoja, que te angustia por si só, mas que faz isso a milésima potência por saber que realmente aconteceu com uma pessoa de verdade.

É angustiante demais (e às vezes até repetitivo) as diversas vezes em que Ray e seus advogados tiveram que mover o mundo para juntar todas as provas que comprovavam, de fato, sua inocência, e os juízes (brancos) cagavam e ignoravam todas as evidências e o mantinham no corredor da morte.

O corredor da morte, por sua vez, é praticamente um personagem por si só nesse livro. É incrível o detalhamento do lugar e do que ele faz com a mente das pessoas e isso nos choca e nos incomoda durante toda a história. Inclusive, um ponto muito interessante do livro, é como o Ray começou a mostrar uma visão de que mesmo aqueles condenados por crimes horrendos, que cometeram, de fato, ainda são humanos, que cometem erros e acertos, que são bons e maus e, que, por isso, não merecem aquele destino. As cenas de pessoas serem levadas ao "abatedouro" da cadeira elétrica e todos os gritos ouvidos são MUITO angustiantes.

É um livro extremamente pesado, com uma leitura dura e crua dos fatos, mas extremamente necessária.

Rafaela.Garcia 18/03/2021

? Não há lugar mais triste para se estar no mundo do que um lugar onde não há esperança.? Que lição de vida e fé.

Ludmila 14/03/2021

Impossível não se emocionar e não se apaixonar pela força e determinação desse homem!

Thaís Furlan 06/03/2021

Denso e cru, mas necessário.
Demorei pra engatar a leitura. Demorei mesmo, só engatei com uns 40% de leitura realizado; mas a partir daí fluiu muito bem. Não desistam.

O livro narra a história real de um homem negro acusado injustamente de assassinato e enviado para o corredor da morte, Retratando de maneira crua a negligência e falta de interesse do Alabama em aceitar as provas de sua inocência durante 30 anos.
É um livro denso, mas que afirma com veemência o descaso com pretos e pobres e as consequências do racismo nos Estados Unidos.

Nana 05/03/2021

Triste, mas importante!
No começo da leitura eu achei que não iria gostar, estava meio cansativo devido a ele ficar forçando muito em cima da religiosidade, dizendo que amava Deus, amava o juiz, amava o advogado, amava pessoas em geral e que perdoava todos. Essa parte foi muito forçada para mim.
Mas depois fui me envolvendo e não tem como não ficar tocada com o sofrimento que esse homem passou durante "trinta anos" sendo humilhado, desacreditado, perdendo praticamente uma vida dentro do corredor da morte SENDO INOCENTE!
É um absurdo a que ponto o racismo pode chegar, a desigualdade social e a falta de respeito com o ser humano.
É uma leitura importante para que possamos refletir o quanto o mundo precisa evoluir para termos uma sociedade mais justa e humana.
Leiam, reflitam, aprendam e recomendem para termos um mundo mais consciente!

Rita.Oliveira 28/02/2021

Cansativo
Triste, doloroso e cansativo.
A justiça as vezes falha.
Não gostei.
Não recomendo.
A leitura me deprimiu.

Bob 21/02/2021

Só passei raiva, história pesadíssima mas fiquei muito feliz quando ele foi finalmente solto e eu fui procurar o vídeo no YouTube desse dia.

É incrível como esse homem foi forte e resistiu quando tudo parecia perdido, eu mesmo não aguentaria.

Recomendo, mas prepare-se