Areia Movediça

Areia Movediça Malin Persson Giolito

Resenhas - Areia Movediça

Carla.Zuqueti 16/04/2024

Triste e nublado
Maja acabou de fazer 18 anos e está em uma prisão aguardando seu julgamento. Ela é sobrevivente de um ?massacre? em uma escola. E também é acusada de ser uma das autoras.

Maja é uma jovem rica, filha de um pai novo rico do mercado financeiro e uma mãe herdeira. Sua vida é razoavelmente feliz no ensino médio até que ela conhece Sebastian.

Sebastian é filho do magnata Claes Fagerman, um dos homens mais ricos da Suécia. Todos querem agradar Claes e tudo que Sebastian faz é perdoado. Claes odeia Sebastian. Sebastian admira o pai, mas não consegue agradá-lo.

E o relacionamento doentio de Sebastian com o pai e Sebastian com Maja culmina em um atentado onde um professor e alguns alunos são assassinados a tiros. E Maja sobrevive.

Massacrada pela mídia que exige punição, julgada por todos, isolado do mundo, Maja conta sua história enquanto ocorre seu julgamento.

Narrado em primeira pessoa, ?Areia Movediça? - que originou a série da Netflix - conta como uma garota inteligente e rica se envolve em um massacre em uma escola ao se relacionar com o garoto mais rico e desajustado da sociedade sueca.

A história é contada por Maja e fica difícil ter empatia pela adolescente. Ela mesma se condena e tenta transmitir essa aura de culpada para o leitor. O livro levanta muitas questões, principalmente sobre família e paternidade. O quanto você pode se perder tentando agradar pais que projetam sua vida na dos filhos. Ou quando você desiste de agradar e toma outro caminho para chamar atenção.

E quando você sente tanta culpa que desiste de si mesma. E acha que tudo de ruim que vier, está bom. Para mim foi um livro triste, pouco foco no suspense e muito foco em todas as situações que levaram Maja ao fundo do poço. Achei bem cansativo.

DressaGiehl 16/04/2024

O livro é bom, a escrita super fluida e tranquila, mas acho q pra mim nao deu muito, enrolei muito na leitura e acabei parando por outros varias vezes, terminei na forca do odio por livro incompleto...
Fora alguns momentos a leitura nao me prendeu tanto, talvez por isso nao consegui gostar tanto assim do livro

gaby 22/03/2024

Sem palavras
O profissionalismo da escrita é impecável, eu me senti uma mosquinha, vendo tudo com meus olhos, ouvindo tudo com meus ouvidos, lendo os pensamentos de Maya. não me sentia um telespectadora, me sentia parte da história, parte de Maya.
e quão complexos são os personagens de Malin, o livro sai de ser focado apenas no masscre, ele nos mostra as nuances de uma vida sem amor e empatia, vivida por Sebastian.
terminei sem poder julgar ninguém, não consigo expressar o que penso de Maya, Sebastian, Samir... só sinto o pesar de ler todas as coisas que eles passaram.
essa obra deveria ser leitura obrigatória para quem estuda direito!

Tatiani.anhaia 23/02/2024

» A primeira impressão que eu tive desse livro é que os personagens são muitoo complexos e eu já daria logo de início um vale sessão de terapia para cada um ?

» A história já começa com o julgamento de Maja, já sinalizando que ela atirou na melhor amiga e no namorado, o que resta saber ao longo da história foi o motivo por trás de tudo isso.

» Eu gosto da ideia do livro tratar o leitor como um confidente e nesse é exatamente assim, Maja vai narrando aos poucos o que aconteceu e o enredo vai alternando entre cenas do julgamento e flashbacks que revelam mais detalhes sobre os personagens e os eventos que levaram à tragédia.

» A narrativa é bem lenta no início, por ser muito descritiva, mas melhora do meio para o fim. Conforme você vai tendo um entendimento mais profundo dos pensamentos de Maja, você percebe que ela é uma garota sem escrúpulos, o que torna ela uma personagem instigante e te faz questionar mais ainda se ela é realmente uma vítima, cúmplice ou culpada.

Amanda 07/01/2024

"Porque é quando eu rompo com Sebastian e ele percebe como é fácil morrer que ele se torna um assassino. Não entendi isso até ser tarde demais."

"As pessoas não estão interessadas no que as outras dizem ou pensam, pelo que elas passaram e a quais conclusões chegaram. As pessoas estão interessadas em ouvir apenas o que acham que já sabem."

Maja, na maior parte do livro, me pareceu confusa e tipicamente mimada, envolta dos problemas que ela acha que são importantes do que o resto dos seus amigos e família. Sebastian é só um tolo rico, que tem medo de ser como todos os outros, Claes não parece ser pior do que ele. Enfim, a escritora arrasa na narrativa, e o fato dela ser advogada deixou tudo mais emocionante e perto da realidade.

Mii 25/12/2023

Uma jovem rica é julgada por um atentado contra seus colegas de escola. O livro é narrado em apenas uma visão, a mente da protagonista, o que por um lado sustenta o mistério da realidade dos acontecimentos visto que ela reluta em lembrá-los mas por outro lado deixa o ritmo um tanto lento (talvez desnecessariamente). A história envolve suspense, romance, problemas familiares e até arrisca debate sobre política, ou seja, joga tudo no liquidificador e coloca aí narrado por uma pessoa jovem e rica. Te prende pela curiosidade do que realmente aconteceu mas acaba sendo uma leitura um tanto mais demorada do que o esperado. Pessoalmente, o final foi bem decepcionante, mas o entretenimento proporcionado pelo livro no caminho fez valer a pena o tempo dedicado à leitura, mesmo que se fosse algo mais rápido seria mais agradável.

malus2 22/12/2023

Estranho, mas bom
Gostei bastante do livro, mas senti que tava faltando alguma coisa tipo um final surpreendente? ou talvez eu só seja chata mesmo

DaiEberhardt 03/12/2023

Gostei mais que esperava dessa leitura. Acho que vale a pena. Contém muitos gatilhos para pessoas sensíveis

Gii.assis 17/11/2023

Polêmico
É legal e problemático no mesmo nível kkkkkkkk
Mas vale a pena, traz reflexões legais mas nada muito profundo.
Alguns personagens sao podressss e dao odio, faz parte ?
Jorisdana 18/11/2023minha estante
KKKKKKKKKKK

Luan 09/11/2023

Tenho dezoito anos e quero ser uma princesa
Djursholm. Colégio. Amigos. Festas. Drogas. Um crime.

Em um bairro localizado na Suécia, Marlin Persson apresenta uma jovem e temas que são infelizmente frequentes na educação escolar (trata-se de assuntos pesados).

Como, Maria Norberg, mais conhecida no livro como Maja, se vê numa situação totalmente adversa de tudo aquilo que sonhou. Existe uma ideia/abordagem a partir da autora que, será que devemos acreditar em quem? Maja ou juízes? Com isso, é explorado a percepção de mundo da personagem questões sobre, por exemplo: julgamentos e relacionamentos

"Areia Movediça'' portanto é: Se fecha no universo de Maja e a autora toma um decisão onde uma situação poderia ser bem mais trabalhada pro viés de uma intensidade a mais na reta final. Uma coisa mais realista.

Adri 06/11/2023

Meh
Ouvi coisas boas sobre esse livro mas é realmente muito arrastado. as partes do tribunal são as mais legais, outras foram bem desnecessárias e não acrescentavam nada na história. quase abandonei, mas quis insistir. não é extraordinário, é ok

Manu 02/11/2023

Assisti primeiro à série há alguns anos atrás. Achei a história mais dinâmica na série.
A história é boa, mas um pouco arrastada.

Luana.Caroline 12/10/2023

Há palavras que podem ser sentidas em todo seu corpo...
O livro inteiro é carregado de temáticas jovens, mas não tem características “teen”. As referências são pesadas, apesar de tratar da vida de meninos prestes a terminar o ensino médio, há relatos de abusos, drogas, depressão, xenofobia e racismo de forma clara e bem detalhada. Eu gostei demais da temática do livro e a história me prendeu muito, gostei muito da analise psicológica, a forma crítica e real com que a história se desenrola e toque nas feridas da sociedade, recomendo demais essa leitura...