Areia Movediça

Areia Movediça Malin Persson Giolito

Resenhas - Areia Movediça

Silveira 20/04/2022

Que imersão!
Esse é aquele tipo de livro que não da pra amar a protagonista e nem odiá-la, mas dá pra você acreditar que ela é humana.
É um livro complicado, intenso, delicado e muito sensível, com certeza vale a experiência, e agora vou assistir a série! hihi

Sávio 17/04/2022minha estante
Eu só não entendi com quem ela está se referindo na última página

JiPaiva 17/04/2022minha estante
Lina, a irmã dela. E ela que ela encontra na escada e abraça. Ela sempre fala da Lina quando tá presa que sente falta da irmã e que a irmã não pode ir ver ela na cadeia.

Sávio 17/04/2022minha estante
Ata kkkkk agora entendi o faltando dois dentes

JiPaiva 17/04/2022minha estante
?????

Sávio 16/04/2022

Vai que a série é mais interessante
Cada personagem era um abuso, principalmente a Maja, mesquinha, hipócrita, mas o final dela foi merecido, o Sebastian era um garoto horrível, morreu tarde, assim como o pai, o Samir era bem invejoso.
Só perto do final que veio a ficar interessante, a curiosidade para saber o desfecho. Talvez a série seja melhor, quem sabe, irei assistir? Não

leitor_existencial 09/04/2022

Essa bomba
Esse ano estava sendo de leituras incríveis para mim (4 e 5 ?) até eu entrar em contato com essa bomba. Sério, o livro é narrado em primeira pessoa em forma de depoimento fazendo com que sejamos confidentes da Maja e tornando a narrativa não tão confiável por conta disso. A Maja como o Sebastian são dois personagens insuportáveis e só aguentei finalizar o livro porquê eu não gosto de abandonar leitura alguma, pois tenho a esperança do livro melhorar, coisa que não aconteceu com esse.

duda202 08/04/2022

Livro x Série
Eu assisti a série em 2020 e gostei muito então resolvi comprar o livro. Gostei bastante de ter lido o livro porque é em primeira pessoa então a única visão que a gente tem é da própria Maja, basicamente a gente acompanha a ela durante o julgamento enquanto tá presa e relembrando os acontecimentos antes do tiroteio e por isso o livro pode ficar cansativo, coisa que não acontece na série (apesar de que o fato de eu já saber o final quando li o livro também influencia). A Hanna Ardéhn que interpreta a Maja é muito boa e a adaptação em si é maravilhosa, super fiel, pouquíssimas coisas foram diferentes e foram coisas que tornaram a série melhor. Então entre a série e o livro eu recomendo mais a série, é bem completa e não fica faltando nada, o livro também é muito bom mas acredito que não seja pra todo mundo porque é uma leitura mais lenta.

jess.vargas 30/03/2022

Simplesmente abismada com essa história, é intrigante ver como tudo vai acontecendo e como vamos entendendo como funciona os relacionamentos, as loucuras os erros dos personagens para um fim trágico. Fiquei bem tocada com umas partes pq relacionamento abusivo desse jeito é bem chocante, mas curti o final.

Cris 02/03/2022

Juventude, crime e consequências
“Talvez eu devesse ter destacado que não podemos nos queixar de como somos retratados nos filmes quando as representações são um reflexo bastante fiel da realidade.” Pág. 151

O livro nos conta a história de Maja, uma jovem que está sendo acusada de participar de um atentado na escola que resultou na morte de várias pessoas, inclusive seu namorado, Sebastian.

A história é narrada pela própria personagem, que conta seus dias na prisão enquanto aguarda pelo julgamento. Ela nos conta aos poucos o que aconteceu no dia da tragédia e também volta no tempo para narrar detalhes de seu relacionamento com Sebastian, com os amigos e com a família.

A história se passa na Suécia, e é escrita por uma autora também sueca, e eu geralmente gosto de livros escritos por autores desta região. Este é o único livro da autora publicado no Brasil e eu achei a narrativa bem lenta, eu demorei um pouco pra pegar o ritmo da narrativa.

A sociedade que é representada no livro é de pessoas bem ricas, especialmente a família do Sebastian. E o livro aborda muitos temas sensíveis além do atentado, incluindo uso abusivo de drogas, suicídio e relacionamentos tóxicos. Um assunto que achei muito interessante ter sido levantado neste livro, foi a questão do preconceito contra os imigrantes.

Eu gostei do livro, porque gosto muito de livros que envolvem julgamentos criminais e também pelos assuntos abordados, mas os personagens são bem difíceis de se sentir empatia. É complicado acompanhar os pensamentos da Maja, porque ela demonstra muita aversão por todo mundo, ela julga todas as pessoas à sua volta com muita crítica.

Eu assisti à série que está na Netflix inspirada no livro e gostei bastante, achei que foi bem fiel ao livro, exceto por alguns detalhes. Inclusive, é mais fácil sentir empatia pela Maja na série do que no livro.

Livro recomendado para leitores que gostam de livros com temática de julgamento criminal, questões psicológicas e drama.

“O vento. Eu não sabia que sentia saudades do vento, do cheiro de oxigênio.”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Karol 14/02/2022

Em uma narrativa envolvente, que se passa em um tribunal, conhecemos a história de Masha, uma jovem que ver sua vida de ponta a cabeça, quando seu namorado Sebastian, entra na sala de aula que estudam e faz uma chacina, atirando no professor e alunos presentes, agora resta pensar, será que Masha tem envolvimento com o crime cometido por Sebastian?

livrosdalig 11/02/2022

Um bom livro, uma boa leitura, uma história na qual você se submerge na tal "areia movediça" que é tratada.
Conheci o livro através da série da Netflix, a qual eu tinha gostado bastante e trouxe o meu interesse a esta leitura. Ao meu ver, o livro se aprofundou mais na história em comparação a série. Os sentimentos da personagem sobre o ocorrido e toda a história contada estão mais evidencidos e palpáveis. Dei início a leitura pode parecer arrastada e lenta, porém ao decorrer da leitura me senti instigada a ler até o fim, mesmo já sabendo o desfecho. É uma leitura que te deixa desconfortável, com ódio e diversos outros tipos de emoção, trazendo à tona gatilhos como relacionamento abusivo, estupro, tiroteio em escola, depressão, vício em drogas, xenofobia e muitos outros tipos, juntamente nos fazendo refletir sobre esses assuntos e como estão sendo retratados no livro. Em geral, eu gostei bastante do livro, apesar de ter me irritado com a maioria dos personagens, mas gostei como autora tratou da superficialidade que alguns transmitem e a narrativa da história é através do ponto de vista de uma adolescente de 18 anos, rica e branca, então muito do que foi passado ali tem que ser considerado através desses aspectos e ser pensado em suas circunstâncias envolvidas. Recomendo a leitura! É boa para passar o tempo, apesar de um pouco lenta.

Amanda.Signorini 01/02/2022

História incrível sobre como ela se sentia a respeito do namorado como era difícil para ela ser precionada por todos em cuidar do namorado, dá pra sentir o que ela sentiu, história surpreendente.

Rêzita 27/01/2022

Maja ?
O livro é narrado em primeira pessoa, Maja é uma garota comum, nada de extraordinária, pelo contrário, em alguns momentos passa aquele ar duro de tédio, maaaaaas, ela conhece um tóxico né gente, e é nesse ponto que ela deixa de ser uma adolescente e vira uma "mulher" (ou talvez não). Eu demorei pra me conectar com a história, pensei em desistir várias vezes, mas como sou apaixonada por esse universo da saúde mental e criminal, persisti E AINDA BEM POR ISSO!

O enredo se passa na Suécia, e o tema principal é um massacre no colégio no qual Maja participou "ativamente". Existem muitos termos técnicos no livro (para quem gosta ou estuda Direito vai amar), e eu fiquei meio entediada nessas partes, a autora é bem detalista, ao ler consegui visualizar bem as cenas.

Sei que é bem clichê e blasé falar isso, mas o livro vale a pena e é surpreendente do início ao fim. Repleto de estudos comportamentais, sociais, filosóficos, trata de temas como racismo, imigração, mídia... Um livro que realmente merece a repercussão que teve!

Obs: inclusive irei reassistir a série ?

jeesyoung 27/01/2022

muito envolvente
demorei pra me acostumar com o cenário da história mas depois que peguei o ritmo não consegui mais parar, realmente muito bem escrito.

Cassis 20/01/2022

O sétimo
Alguns dizem que o 7 é um número da sorte outros que é número de mentiroso. Areia movediça foi o 7 livro de 2022 e eu me sinto submersa nessa areia, fui engolida, mastigada e cuspida e para mim o número 7 é o número da sorte deste ano. Esse livro é simplesmente fantástico, ele começa te dando convicções que no final já não existem, somos convencidos e desconvencidos olhando por diversos pontos de vista. Ganhou meu coração.

Vity 14/01/2022

Perfeito!
É um livro perfeito do início ao fim, mas possui inúmeros gatilhos durante a leitura, portanto, é necessário que o leitor saiba onde está se metendo antes de ler, pois não são poucos...

É viciante, eu só queria ler e ler, sendo que fazia tempo que não me sentia assim... Um dos melhores livros que já li...

E a série da Netflix é fiel ao livro, assisti ao mesmo tempo que lia, e até alguns (bastante) diálogos do livro eram iguais aos da série, recomendo ambos!