A Retornada

A Retornada Donatella Di Pietrantonio

Resenhas - A Retornada

Robson58 04/01/2023

Um bom livro
A triste história de uma garotinha pobre que foi abandonada duas vezes, e teve que se virar para sobreviver às situações mais precárias e inapropriadas para uma criança da sua idade. Se passa em alguma região remota da Itália em meados dos anos 90.

Gle 28/12/2022

Primeiro livro de autor italiano que eu li. Foi uma experiência agradável, com construções de relações durante a narrativa, perspectivas diferentes da mesma história que me fizeram gostar /tolerar personagens que não gostava e desgostar de outros, votando a gostar depois (hahaha), alguns momentos de reflexão, enfim, não teve nada de muito surpreendente durante a leitura, mas foi fluida nos momentos que me dediquei a ler.

Elleon 13/12/2022

Não sei se é porque li quanto tinha 15 anos, mas odiei
Pretendo dar uma segunda chance para ele futuramente só pelo fato de que muita gente gosta dele, mas tudo que eu lembro dele é ruim. A protagonista não é chata, mas também não dá para colocar nenhum adjetivo positivo nela. É super esquisita a forma com que ela se relaciona romanticamente com outro personagem que, até onde eu me lembre, é tipo um primo dela (e, depois dela ter sido adotada, se torna um irmão). Esse era o único personagem que tinha a mínima chance de se tornar legal e simplesmente desaparece no meio do livro só pra protagonista chorar (tirando o fato de que sua personalidade era "ser cigano"??? Isso definitivamente não foi tratado da forma correta no livro).
O final poético também não me pegou em nada... lembro que na época me forcei a ler ele até o fim. Levei mais de um ano para ler ele (e olha que tem o que, 150 páginas? Talvez menos) e foi a maior tortura. Virava de página sempre na esperança de algo diferente daquilo acontecer e não aconteceu.

Viviane 15/10/2022

Um livro envolvente e fácil de ler ( li em 1 dia).
A história me fez refletir bastante sobre os danos de uma vida sem apoio emocional. O abandono/ negligência deixa uma ferida aberta o que acaba acarretando sérios problemas para o desenvolvimento de uma criança ou jovem.
Cheguei a chorar diversas vezes com a narrativa.
Vale a pena a leitura.

Rafaela Jesus 22/08/2022

Bom, mas? faltou algo.
De leitura fluída e interessante. Mas, fiquei com aquela sensação de que faltou algo...
Agora que me toquei que em nenhuma parte do livro é mencionado o nome da protagonista. Não que eu me lembre(não é nada relevante, mas vale falar, né? ?).

Thabata 14/08/2022

Eu simplesmente amei essa estória
Não sei por que tem uma nota tão baixa.

Confesso que peguei o livro pra ler porque ele é pequeno (hehe), queria ler algo mas estava com preguiça de entrar numa estória longa que fosse tomar muito do meu tempo. Peguei o livro pra passar um tempo e me distrair sem saber o que eu ia encontrar e não esperando muito também. Quem diria, o livro não me prometeu nada, e entregou tudo.

A retomada é um menina de 13/ 14 anos que é devolvida pra família de sangue sem motivo aparente e precisa se acostumar com uma casa e uma família totalmente diferente da que tinha. Acostumada a ser filha única, precisa dividir o quarto com um irmão que vive lhe pregando peças, um outro que a olha com desejo e a cama com a irmã menor que faz xixi com frequência durante a noite. Precisa se acostumar com uma mãe distante e que não confia e com pais que frequentemente tratam os filhos com pouco carinho e certa violência.

Apesar das dificuldades, ela descobre na nova realidade uma irmã forte e surpreendente da qual mantém vínculo mesmo na vida adulta. E percebe que ás vezes os adultos são mais vulneráveis e frágeis do que aparentam ser.

Conforme os dias vão passando ela vai descobrindo os segredos que os adultos escondiam dela e a gente entende, bem no finalzinho, porque ela foi devolvida. Achei interessante a forma como a autora escolheu para nos mostrar os motivos que levaram a mãe de criação a tomar as atitudes que teve e como a irmã mais nova, com seu temperamento forte e sua determinação desobediente, é a pessoa que salvou seu quase irmão e a salvou de uma realidade difícil mas que poderia ser mais dura.

Eu queria saber mais do que aconteceu depois do término da estória. Ficaram muitas coisas abertas. Como ela conta o que aconteceu depois de adulta, achei que pelo menos o último capítulo seria com ela no presente, dando uma resumida do que aconteceu durante os anos entre o narrado e o momento atual, mas não.

Independentemente disso, a estória é linda, forte, tocante e com dramas familiares narrados de um jeito profundo e gostoso de acompanhar. Merecia mais reconhecimento.

Vera 31/07/2022

A Retornada que é A Devolvida e ainda A Filha Devolvida
A minha história com este livro é complicada. Eu o recebi pela TAG Inéditos lá em 2019, e naquele ano comecei a lê-lo, mas parei. Em algum momento nesses últimos anos consegui chegar até mais da metade mas, novamente, parei.
A questão é, o livro é bom, a escrita é linda, então eu não queria desistir, eu só queria encontrar meu momento para terminar a leitura.
Pois desta vez consegui.
Começando com um reading sprint, consegui finalmente concluir este livro que eu deveria ter terminado em 2 dias e não 3 anos.

Pra quem gosta de ficção histórica e ficção literária, este livro passado numa Itália nem um pouco esplendorosa dos anos 60 é uma boa pedida.

TW: Um tema tabu é apresentado em um trecho desta novela.

Marina.Castro.F 24/07/2022

Um romance ?ferranteano?
A história é sobre uma menina de 13 anos que é retornada a sua família adotiva, sem explicações aparentes, sendo que até então a menina não sabia sequer que era adotada. O estilo da autora me lembrou muito ao da Elena Ferrante, o que me fez gostar muito do livro. A história me prendeu e fiquei envolvida com os dramas envolvidos. Destaco positivamente a construção da relação entre a protagonista (cujo nome não é revelado para o leitor) e sua irmã Adriana. O livro, porém, poderia ser um pouco maior, alguns momentos são muito rápidos e poderiam ser mais detalhados.

Babis Schuina 07/06/2022

Angustiante
Esse livro é tão curtinho mas tão cheio de sentimentos. Somos jogados na trama com tanta coisa já acontecendo, com tantos sentimentos escorrendo da protagonista sem nome.
É angustiante acompanhar a pobreza de afeto que a retornada lida constantemente, a falta de explicações, o pouco zelo, a realidade tão escassa e diferente do habitual em que cresceu. Ela está confusa e nos guia pela sua confusão até os capítulos finais onde pouquíssimas explicações são dadas, mas são suficientes.
A leitura flui bem rápido, eu conseguia imaginar cada cenário, cada personagem. Adorei o livro, mesmo me sentindo sufocada até a última página.

Cris @cristinadaitx 05/06/2022

Uma menina de treze anos é devolvida, sem um motivo aparente, à família que nem sabia que tinha. Criada em uma família de excelente situação financeira, ela é acostumada ao luxo e a frequentar tudo aquilo que ama: as aulas de ballet, de música e de natação. Mas, de repente, descobre que não vive com seus pais verdadeiros e que terá que voltar a viver com sua verdadeira família. Ali, naquele pequeno povoado, vai conhecer a fome, o frio e a escassez de carinho e afeto. Uma vida muito diferente da que vivia, mas que vai dar a ela a oportunidade de conhecer uma irmã que será sua parceira, sua cúmplice e seu consolo. Vai conhecer o luto, ao perder um irmão querido e vai demonstrar sua capacidade, ao se tornar o orgulho de seus professores. Ao voltar a cidade, para estudar no Liceu, ela finalmente vai descobrir o porquê de ter sido devolvida e entenderá que a vida é um conjunto de acontecimentos e devaneios e que, somente quando for adulta, vai entender o motivo da vida adulta ser tão complexa. Mas, independentemente de qualquer coisa, sempre terá Adriana, sua irmã, para dividirem juntas as inquietações da vida.

Su 29/05/2022

A Retornada - Donatella Di Pietrantonio
"Olhar para o nosso interior dá vertigem. É uma paisagem desoladora que à noite tira o sono e fabrica pesadelos no pouco que deixa."

alefszlm 07/05/2022

as retornada
história narrada por ela própria como memórias do passado, contam sua trajetória e o revés de sua vida.

Marina.Anicet 06/05/2022

Bonzinho
Interessante. Uma boa história. Bem profundo em alguns pontos, mas confesso que não me captou muito.
Coitada dela, a vida difícil pra uma criança. A sensação de rejeição.

danda 03/05/2022

Esperava mais,achei a história bem fraquinha..mas como já havia começado,continuei..realmente,é muito pouco falado esse livro.Li,pois veio numa Box que assino.