Fogo & Sangue

Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

KarenFreitas89 16/05/2023

Indo de rei por rei: Aegon, o Conquistador, que apesar de decidir absolutamente do nada que ia ser rei de tudo, ao menos era piedoso quando se ajoelhavam, então não foi um rei tão ruim assim.
Então veio um rei inútil, Aenys e logo depois o psicopata, Maegor (aliás, não sei como gostam tanto da Visenya depois dela ter apoiado esse maluco, filho ou não).
Em seguida veio o Jaehaerys e Alysanne, que foram os melhores sem nem sequer chance de disputa.
Daí veio o Viserys, que também foi outro inútil, nem no trono deveria estar, era para ser a Rhaenys que seria uma governante muito melhor.
Então veio a tão falada Dança dos Dragões, que foram personagens burros lutando um contra o outro e tomando decisão burra atrás de decisão burra. Literalmente os Pretos tinham mais dragões, mais apoio e os Verdes levaram a guerra por dois anos, se fosse o inverso, os Verdes tinham ganhado (e ganharam, já que infelizmente é o Aegon II que ficou sendo chamado de rei e Rhaenyra de usurpadora).
Então veio Aegon III, e apesar de ter motivos já que se minha mãe fosse feita de aperitivo na minha frente eu também seria tão depressiva quanto ele, seu reinado foi o mais entediante.

Na maioria dos livros do Martin que eu li, quando estava perto do fim eu pensava "que droga, já está acabando", nesse eu pensei "finalmente, já está no fim". Em conclusão, o único rei realmente bom foi Jaehaerys e sua rainha Alysanne.

Para ser honesta, acho que os Targaryens só são tão queridos por causa dos dragões, porque o tanto de reis imbecis e cruéis que essa casa trouxe, é surreal. O incesto pode não os afetar na aparência, mas poucos saíram com cérebros funcionando normal.

Ana 14/05/2023

Incrível ler sobre os incesto e assassinatos da família Targaryen! Fora isso, a construção de personagens e enredo é envolvente. Praticamente todos os personagens são mal caráter o que torna a leitura ainda melhor.

Pablo 14/05/2023

Espetacular
A construção de mundo e de personagens de George R. R. Martin é impecável. A riqueza de detalhes que lhe deixa imerso na história é impressionante.

Matheus.Henrique 14/05/2023

A casa do dragão
Sangue e fogo é escrito por um arquimeistre da cidadela, através de relatos de outros meistres, livros, e de cidadãos que viveram os períodos ali descritos.
Como o autor não viveu as ocasiões descritas, o mesmo se baseia em diversos relatos, onde tende a preferir os relatos de outros meistres em detrimento a outras fontes de informação, que por muitas vezes são citadas e prontamente descartadas, muito devido a que diversos relatos são realizados por pessoas que não estavam presentes em diversos momentos e inclusive diversos relatos são contraditórios entre si.

O livro tem seu foco principal na Dança dos Dragões, talvez por preferência do meistre, talvez pela quantidade e qualidade dos relatos.
Entretanto, a série de televisão é mais detalhada e ocorre em em uma cadência mais lenta.
Como é uma série, ela apresenta um único ponto de vista. Cabe a pessoa decidir se este ponto de vista único é o verdadeiro, ou o ponto de vista de um dos relatos descritos no livro (mesmo que a pessoa não esteja presente em todas as citações descritas).

Vale ressaltar que alguns tópicos da série diferem do livro, mesmo quando todos os relatos concordam em como a situação de fato ocorreu.

Fiquei um pouco decepcionado pois acreditei que o livro se aprofundaria mais na conquista de Aegon, porém, essa decepção veio de uma alta expectativa que coloquei em algo não prometido.

L. Winterfell 13/05/2023

Se não fosse longo seria perfeito
As primeiras duzentas páginas são perfeitas, são a melhor coisa que já li.
Mas o livro é contado como se fosse um livro de história, de fatos, como se fosse um material de estudos. E depois de trezentas páginas essa fórmula enjoa.
Não tem protagonista, nem personagens para se apegar e se o livro fosse menor isso não seria um problema. Mas quinhentas páginas disso foi chato.
A dança dos dragões foi uma surpresa agradável e ao mesmo tempo que eu entendo que não podia ser diferente por ser um livro escrito depois de GOT, eu achei que os personagens estavam sendo muito cegos para a guerra que ia estourar.
Eu sou cem por cento time preto, Rhaenyra é a rainha legítima. Mas no livro é bem mais imparcial e cria um conflito, a série escolhe um lado, mesmo que seja o certo, eu gostava do cinza de GOT.
As últimas cem páginas arrastaram demais, esse livro me colocou em ressaca literária. Eu só queria terminar logo, eu não gostei de muitos dos eventos do final como a morte da Jaehaera e o nascimento do dragão com defeito, me pareceram meio incoerentes para o universo apresentado.

hobibluesd 12/05/2023

Targaryens ????
Eu amei tantoo o livro eu sou obcecada pelo universo das cronicas não li elas ainda mas como muitos conheci assistindo got a série é minha fav, sempre soube dos livros e sempre quis ler eles mas procastinei e procrastino até hj KKKK pq são livros longos pra mim mas dps de assistir a nova série house of the dragon fiquei decidida a ler esse em que ela se baseia, demorei a ler o livro pq no meio dele a leitura pesou pra mim ai preferi ler outros e deixar um tempo ele mas dps que voltei terminei em 5 dias eu realmente sou fascinada pela história dos targaryens eu amo muito a rainha Daenerys sim ela sempre vai ser a rainha pra mim, foi por meio dela que passei a admirar a história da sua casa domadores de dragão conquistadores reis e rainhas foi incrível ler suas histórias eu amei de vdd o livro foi uma vitória pra mim ler esse livro grande já que não costumo ler tanto foi muito bom amei a leitura ?

Luana 11/05/2023

Recomendo
Achei o livro muito interessante, mas alguns pontos me incomodaram um pouco, como por exemplo, o fato de que em muitos momentos são apresentadas várias narrativas para uma mesma situação, isso em alguns momentos ficou interessante, mas em outros deixou a história muito maçante. Além disso, só consegui sentir emoções de verdade a partir da metade do livro.

Mas as histórias do livro em si são muito bem construídas. Vale a pena!

Suelen 09/05/2023

?E então os dragões dançaram?
Fogo e Sangue é um livro instigante, recheado de acontecimentos imprevisíveis que me fazem questionar a natureza humana. Mesmo sendo uma obra de ficção é possível notar as semelhanças com a realidade no que tange questões de lealdade, sede de vingança e disputa por poder. O ponto mais importante de todos, ao menos na minha visão pessoal, é a forma de narração da história. Como sempre dizem, uma história tem três lados, o meu, o seu e a verdade. Obviamente casa pessoa narra de acordo com seu próprio ego e sua limitação de visualização da verdade por completo, logo jamais saberemos quais foram os reais motivos que levaram aos conflitos e me pergunto se no fundo isso importaria tanto assim, afinal a luta é algo constante e a paz é um só um período entre duas guerras.
Sou uma fã ferrenha de Game of Thrones e seu universo e tomei a decisão de ler este livro devido minha paixão pela série lançada pela HBO. Não me arrependi e me encontro ansiosa para assistir o restante da adaptação.

meuuniverso 08/05/2023

O livro com a história de uma das famílias mais famosa de Westeros, Targaryen.

A história de Fogo & Sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

Cheio de ação, lutas, seus altos e baixos e intrigas familiares. Esse livro te causa uma curiosidade fora do normal.
Uma leitura até que devagar, pois são muitos detalhes, e várias gerações p que acaba confundindo um pouco... Mas não deixa de ser uma história incrível.

Nelson.Rattacaso 08/05/2023

Fogo, sangue e depressão
Minha viagem pelo mundo de George Martin, 300 anos antes da guerra dos Tronos não poderia ter sido melhor, o livro é basicamente um Livro de história contada a Aparti de um meistre e de vários contadores dentro do livro também, o que leva ao fato dele não ser totalmente confiável, mas não deixa de ser incrível.

Fazendo uma comparação com a série, muitas coisas foram fielmente adaptadas e outras não, sendo sincero eu gostei das mudanças que fizeram, principalmente envolvendo a Rhaenyra e Alicent, que no livro é bem raso o relacionamento delas, e na série eles deixaram as coisas bem mais profundas e interessantes, mal posso esperar para a segunda temporada, que já tô me preparando pra ir ao psicólogo pq o que vai ter de mortes aqui... .

Um dos reinados que mais curti foi do Jaehaerys, que personagem incrível e que rei incrível ele foi, de longe um dos meus Targaryen favoritos. Toda a história dele foi ao mesmo tempo muito boa e também muito triste, principalmente se fomos falar de seus filhos, o cap da Aerea sendo queimada de dentro pra fora é uma coisa que vai me assombrar pra sempre.

Acho que se alguém quiser começar a acompanhar o universo de Gelo e fogo, é obrigatório começar por esse livro, por mais lento que ele seja em alguns pedaços, esse talvez seja o livro mais importante para entrar de cabeça nesse mundo maravilhoso, criado por um dos melhores autores da atualidade.

Ana Eduarda 08/05/2023

A única coisa capaz de derrotar dragões são os próprios dragões
Esse livro conta a história da ascensão da família Targeryen desde a conquista de Aegon até o início do reinado de Argon III. Que sacada genial é a escrita desse livro: é um livro de história dentro do universo das Crônicas de Gelo e Fogo escrito por um meistre (não me recordo quem) com base no relato de outras pessoas que viveram nessa época. Não é um livro onde você conhece a fundo os personagens, pois a narrativa não possui ponto de vista de nenhum deles, mas é um livro de história, onde você tem informações sobre os reinados de cada Targeryen que se sentou no Trono de Ferro e a Dança dos Dragões, a guerra civil que mais causou na história de Westeros.
Acredito que a melhor parte desse tipo de narrativa é que existe muito espaço para especular as motivações pessoais de cada personagem e o que poderia ser verdade e o que é exagero (já que as fontes para a narrativa não são confiáveis). Tudo isso serve de alimento para teorias bem interessantes (e como a louca das teorias, isso me agrada muito).
Sou suspeita para falar dos livros do Martin, porque eu leria qualquer coisa que ele escrevesse. Mas se você gosta das Crônicas de Gelo e Fogo e quer se aprofundar na história de Westeros (principalmente na história da dinastia Targeryen), recomendo muito a leitura desse livro.

Andailson Lima 07/05/2023

Fogo e sangue
House of the Dragons me trouxe a essa leitura, a série me relembrou o quanto eu gostava do universo das Crônicas de Gelo e Fogo. E decidi iniciar a leitura desses livros na história da casa Targaryen, a minha preferida.

A história dessa família é repleta de "Fogo e Sangue", assim como o lema de sua casa. Desde o começo da conquista de Westeros, às disputas contínuas pela sucessão e à Dança dos Dragões foram incríveis de se imaginar ao ler.

Mesmo com a narração não sendo a minha prefirada, ainda pude desfrutá-la ao máximo; e algumas brechas e incertezas são ótimas para nos dar espaço para imaginar o que pode realmente ter acontecido.

Termino a leitura com mais vontade de conhecer esse incrível universo, e agora estou protegidos dos spoilers de House of the Dragons kkkkk...