Fogo & Sangue George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Lucas 01/06/2023

Documentário de Westeros: as histórias por trás das crônicas
Fogo e Sangue, lançado no Brasil em 2019, é o último livro escrito pelo norte-americano George R. R. Martin (1948-). Enquanto o mundo continua na espera do prometido sexto livro d'As Crônicas de Gelo e Fogo (espera esta que já dura doze anos), o enigmático autor resolveu investir na história por trás da história: em Fogo e Sangue, vemos o surgimento, consolidação e esfacelamento da Casa Targaryen, que governou Westeros dinasticamente por mais de três séculos até os eventos das crônicas propriamente ditas (ilustradas também pela série da HBO).

Trocando em miúdos, a obra é como se fosse um livro histórico de Westeros, um volume que certamente personagens como Tyrion Lannister ou Samwell Tarly devem ter lido em algum momento de suas vidas. A premissa parece tonta e simples, mas quando se mergulha a fundo na genealogia dos Targaryen, o leitor ficará com uma sensação de imersão jamais vista não somente numa história propriamente dita, mas num mundo complexo, cheio de desavenças e questões políticas e hierárquicas. Se a grande marca d'As Crônicas de Gelo e Fogo é a criatividade (eu, pelo menos, nunca escrevi uma resenha das crônicas sem citar isso) do seu idealizador, aqui Martin atinge um novo patamar. EsTa expansão, entretanto, não é geográfica ou horizontal como acontecem nas narrativas originais e mais "atuais" de Westeros, mas se direciona ao passado do continente com os seus reinos.

O livro menciona brevemente a fuga dos Targaryen da antiga Valíria, a maior cidade do mundo, que ficava à leste de Westeros (no continente chamado Essos) e sucumbiu diante de eventos cataclísmicos (provavelmente terremotos e erupções vulcânicas). Ao se instalarem na ilha de Pedra do Dragão e serem ameaçados por reinos de Westeros, Aegon, o Conquistador, junto com suas duas irmãs (e esposas) Visenya e Rhaenys partiram para a conquista de Westeros "a bordo" de seus dragões, Vhagar (de Vinseya), Meraxes (de Rhaenys) e o lendário Balerion, o Terror Negro, maior dragão que já existiu e que era montado por Aegon.

Este fragmento inicial é o mais popular das crônicas posteriores, citado e comentado dezenas de vezes em todas elas. Ao fundar a cidade de Porto Real, que depois transformou-se na capital de Westeros e criar o Trono de Ferro com as espadas derretidas dos seus inimigos, Aegon e sua irmãs dominaram seis dos sete reinos do continente (Dorne foi a exceção, pelo menos àquela altura) e implantaram uma nova Era, a qual serviu para marcar os séculos em AC (antes da Conquista) e DC (depois da Conquista). Como pode se imaginar, a tal conquista deu-se com muito sangue, assassinatos em massa e guerras até que tudo se acalmasse diante das asas ameaçadoras dos dragões da família.

Diante de colossal poder, era impossível que alguma casa ou até mesmo todas elas se unissem para contestar o domínio dos Targaryen. Mas se havia essa proteção de fora, o interior estava em ebulição com as gerações posteriores. Para manter a "pureza" do sangue valiriano, os Targaryen priorizavam uniões matrimoniais entre irmãos e irmãs (o que gerou vários conflitos históricos de ordem religiosa com nativos de Westeros, as quais demonizavam essa prática). Pois foram os filhos de Aegon, Aenys (filho de Rhaenys) e Maegor (filho de Visenya) quem promoveram os primeiros conflitos internos da Casa Targaryen, cerca de quatro décadas após a conquista.

Maegor, o Cruel, é o primeiro grande vilão de Westeros, um rei sanguinário, desumano e impulsivo. Montado em Balerion, seu domínio do reino por quinze anos foi marcado por massacres (até mesmo familiares) e confrontos religiosos o isolaram, até que ele perecesse no Trono de Ferro (literalmente). Tais atrocidades também são recorrentes nas crônicas originais, fazendo de Maegor um personagem lendário (no mau sentido), mas também verdadeiro.

Depois dele, Westeros conheceu o rei Jaehaerys, casado com sua irmã Alysanne, ambos descendentes de Aegon por parte de Rhaenys. O mais longo reinado conhecido de Westeros (quase 53 anos) trouxe a Jaehaerys a alcunha de Conciliador. Em relação a Fogo e Sangue, pode-se dizer que o casal é protagonista da narrativa. O casal real viajava constantemente pelo reino e Alysanne promovia reuniões com as mulheres de cada local visitado, um ato de grande importância num mundo tremendamente machista e patriarcal. Juntos, ambos tiveram treze filhos. Ao mesmo tempo em que o reino vinha sendo pacificado, a família ia sendo acometida de diversas tragédias: o fim de Alysanne é particularmente triste.

Já idoso, Jaehareys determina que seu sucessor seria seu neto Viserys e aqui os comentários do enredo podem ser amenizados: a partir da terceira centena de páginas na excelente edição da editora Suma das Letras (que conta com belíssimas ilustrações), há a narração dos eventos d'A Casa do Dragão, série da HBO lançada em 2022. Daqui em diante, torna-se particularmente interessante a construção e os destinos de personagens como Rhaenyra e Daemon Targaryen, Alicent Hightower, Aegon II, Aemond (o Caolho), que aparecem e são importantes na série. O livro tem a vantagem de adiantar muitos dos desdobramentos não comportados pela primeira temporada da adaptação, dentro daquilo que os historiadores de Westeros chamaram de Dança dos Dragões, a mais intensa guerra civil da Casa Targaryen. E a partir desses momentos na narrativa, largar o livro torna-se humanamente impossível, especialmente para quem gostou da série lançada em 2022. São incontáveis os momentos épicos que a (s) temporada (s) vindouras irão demonstrar.

O livro possui um estilo histórico mesmo, enciclopédico, totalmente diferente das crônicas. O narrador (que não se identifica, mas que Martin o chama de arquimeistre Gyldayn, da Cidadela, o "berço" histórico de Westeros) busca relatos de meistres e até mesmo de um bobo (o popular Cogumelo, que serviu especialmente à Rhaenyra), questionando e teorizando versões por vezes conflitantes de um mesmo relato, o que aguça o leitor. Por esse motivo, a abordagem narrativa aqui é diferente: enquanto que nas crônicas são inúmeros pontos de vista simultâneos, o foco das linhas de Fogo e Sangue é a cronologia histórica. Neste sentido, é uma leitura que funciona melhor a leitores fãs da série original que não possuem uma mente tão insanamente criativa ou apaixonada por fantasia de uma forma geral. As lendas, os mitos, as religiões, os costumes, entre outros elementos tão distintos entre si ainda estão aqui, mas a preocupação central do narrador é com artifícios mais "terrenos" (é tocante, por exemplo, a explicação racional de muitos desafios práticos de Westeros, como a tributação mais elevada de insumos supérfluos importados de Essos, algo que particularmente fascina um contador, como este que vos escreve).

Fogo e Sangue termina no início do reinado de Aegon III, uns 140 anos antes da famosa Rebelião de Robert, que destruiu a dinastia Targaryen e foi o estopim para os acontecimentos d'A Guerra dos Tronos, primeiro livro das crônicas mais conhecidas. Ou seja, há muito chão literário a ser percorrido ainda até que haja o encontro dos dois núcleos (também está se prometendo um segundo volume de Fogo e Sangue. A ver...). Mas a espera é um deleite: George Martin brinda o fã de Westeros com uma obra rica, tornando práticas questões fantasiosas e mandando às favas o leitor mais cético que poderia pensar que a criatividade do autor possui algum limite.

Isa 31/05/2023

Fogo e sangue
Esse livro traz a trajetória de sucessão dos Targaryen em Westeros, desde a conquista, com Aegon I. Temos muitas guerras e jogos de poder, como não poderia ser diferente. O curto reinado de Maegor I, o Cruel e a disputa pelo trono de ferro por Aegon II e sua meia irmã Rhaenyra, que ficou conhecido como Dança dos Dragões, são histórias incríveis para quem ama as crônicas de Gelo e Fogo. O livro vai até 157 depois da conquista (DC), com o rei Aegon III, mas no final ainda tem umas páginas descrevendo os nomes dos próximos reis Targaryen até o evento que nós, leitores das crônicas já conhecemos, que é o assassinato do rei Aerys II e de seu herdeiro Rhaegar Targaryen pelas mãos de Robert Baratheon.

Carol 31/05/2023

Muitos e muitos Targaryens...
Ok, esse livro definitivamente não é pra todo mundo. Dizem pra imaginar q vc está dentro de Westeros, foi até a biblioteca de um nobre e pegou um volume de Fogo e Sangue, escrito pelo Arquimeistre Gyldayn, digamos pra entender a história da dinastia dos Targaryens. É interessante pra quem curte a casa, pra quem já é mergulhado nesse mundo.
É interessante também pra percebermos mais como funciona o jogo de poder em Westeros, conhecer muitas novas casas, rever casas conhecidas e se aprofundar no passado e costumes delas. Personagens super citados e conhecidos ganham vida e vc pode decidir por si mesmo se gosta deles ou ama odiá-los.
E a cereja do bolo são nossos queridos Dragões. São muito deles e um mais maravilhoso q o outro.
Mas fica a dica, contém aqui a história completa q está nesse momento sendo adaptada pra série House of the Dragon, então caso vc queira ver a série sem tomar spoilers, pare no reinado do rei Jaehaerys I. Boa jornada de leitura.

Nathallyn 31/05/2023

Fogo & Sangue
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida, perfeito em tudooooo! Amei saber sobre a conquista do Aegon, e como a dinastia Targaryen se desenvolveu durante os anos e como foi a Dança dos Dragões!??

thai 30/05/2023

Cansativo.
Até uns 50% da leitura, tava indo. Tava interessante saber da linhagem Targaryen, mas ai começou a dança que deveria (eu acho) ser a parte mais interessante e eu só consegui pensar que Rhaenyra e Aegon sao dois TAPADOS, e fuderam o reino todo por um trono desconfortavel.

alemesquitaneto 29/05/2023

Sou suspeito pra falar de livros que complementam a saga da Canção de Gelo e Fogo. Ainda mais esse que foca na história da família Targaryen. Eu gostei demais. O livro não fica enrolando pra contar nada, vai direto ao ponto. Todas as mais de 900 páginas tem algum acontecimento... Dragão pondo fogo em tudo, gente perdendo a cabeça, guerras e manipulações. Pra quem gosta desse universo, é uma leitura indispensável.

minseo 28/05/2023

"olho por olho, filho por filho."
Esse livro aqui é muito bom, é bom saber desde o começo da família targaryen mas a dança dos dragões é simplesmente de tirar o fôlego. Daemon Targaryen você sempre será o maior!!

ayandra 28/05/2023

Fogo & Sangue
Li pela série e não me arrependi.

É como um livro de história. Gostei de saber um pouco da conquista até o fim da dança dos dragões.

dressa.bookstan 26/05/2023

"an eye for an eye, a son for a son"
Terminei esse livro já faz uns dias e fiquei pensando no que eu poderia dizer numa resenha sobre ele. "Fogo & Sangue" foi o primeiro livro do George R. R. Martin que eu li, apesar dele ser o autor da série de livros que virou "Game Of Thrones" na TV.

Confesso que, depois de ler toda a parte sobre a dança dos dragões e fiquei com várias expectativas pra segunda temporada de "House Of The Dragon", e tudo que vazou esses dias sobre a segunda temporada alimentaram mais ainda a minha expectativa.

Acho que seria MUITO TOP uma série sobre o período da conquista, ter algo "mais visual" da antiga Valíria (afinal no começo do livro fala bem pouco sobre como eram os Targaryen na Antiga Valíria). Quem sabe num futuro próximo não role uma adaptação sobre.

A escrita do livro é muito boa (apesar dos capítulos serem enormes e a fonte dele ser relativamente pequena), acho que é um livro esteticamente muito bonito, toda a questão das artes dentro dele deixam o livro mais "explicativo", de uma certa forma.

não sei fazer resenha, então é isso, um cheiro a todos (menos pra quem for Team Green

Fabio 23/05/2023

Livro bom!
Quatro estrelas pela qualidade, pela quantidade de personagens e pela riqueza de detalhes em cada cena. O problema para mim neste livro é ter que voltar sempre alguns capítulos para entender direito, muita informação, muitos nomes, muitos "passado e futuro" no mesmo capítulo.
Depois do lançamento da série pelo HBO, fui obrigado a ler, por pura curiosidade do futuro dos Targaryen, recomendo!!

Gaabiis 22/05/2023

Tristeza sem fim
Apesar de fã da série Game of Thrones, até então não havia lido nenhuma das obras de George R.R. Martin. Mas ao final da primeira temporada de House of the Dragon eu senti uma enorme necessidade de saber tudo o que acontece com a minha casa favorita desse universo.
E, meudeusdocéu, quanta tristeza. Não sei se estarei preparada para assistir a continuação da adaptação.
Mesmo triste, achei o livro fantástico! O segredo é não se apegar a nenhum personagem.
Pensei que acharia a leitura densa por narrar uma guerra, mas achei tranquilo nesse aspecto, mesmo contendo coisas muito pesadas.
O que complica são os milhares de personagens e seus nomes repetidos, quantas vezes tive que voltar umas partes porque havia me confundido?
Ainda assim, amei o livro e agora estou super empolgada para ler o restante dos livros desse mundo que George R.R. Martin criou!

lua.sph 21/05/2023

Targaryens ?
Fogo e Sangue é simplesmente DIVINO!!

Esse livro é incrível, com uma escrita e uma descrição MARAVILHOSA!! Eu amo o fato de que nunca temos certeza de nada, por que o livro é escrito com "relatos" (ou tipo isso, não sei explicar muito bem).

Uns das minhas partes favoritas com certeza é o reinado de Jaehaerys e Alysanne, eles são meu casal preferido, meu rei e rainha preferidos, eles são definitivamente uns dos meus favs nesse universo (Alysanne estando em 1° lugar a acima de tudo e todos).

Ainda no reinado de Jaehaerys e Alysanne, algo que vai sempre me deixar intrigada é o que pode ter acontecido com Aerea Targaryen e Balerion, o Terror Negro... Ela realmente conseguiu domar ele? Eles realmente foram para a Antiga Valíria? Se sim, o que aconteceu por lá para Aerea ter morrido daquela maneira e Balerion ter ficado tão ferido? São muitas perguntas que infelizmente provavelmente NUNCA vão ser respondidas...

A minha outra parte favorita DEFINITIVAMENTE é "A morte dos dragões: Os Pretos e Os Verdes" Até pq, seria estranho se não fosse, já que eu só li o livro por causa da série.

Enfim... Foi realmente incrível ter lido esse livro, saber mais sobre oq vai acontecer nas próximas temporadas da série e conhecer melhor os personagens...

E eu realmente só demorei tanto para terminar esse livro pq meu celular deu problema (tive que comprar um novo), e eu também nunca lido um com tantas páginas assim ( 964 páginas, no app onde eu li)

Mas fora isso, eu amei muito, muito mesmo esse livro, está definitivamente nos meus favoritos e recomendo MUITO também, sério.

Targaryens vocês são estranhos e problemáticos, mas eu amo vocês ???

amandaleu 21/05/2023

"Nada custa tão caro quanto sufocar rebeliões" - Jaehaerys I
Livro que compôs a série 'House of the Dragon', Sangue & Fogo conta a história de construção de Westeros, partindo de Aegon, O Conquistador, até Aegon III, O Desgraça de Dragões.
Neste volume, podemos entender quase que metade da história da casa Targaryen, suas influências e desamores. George R.R. Martin é simplesmente um dos meus escritores favoritos, pois só um louco seria capaz de criar um universo tão genial que é o do Gelo e Fogo.
Recomendo muito!

Keslly.Cabral 21/05/2023

Sou suspeita a falar sobre essa história quando sou completamente apaixonada por todo este universo criado por George Martin!