Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Max 03/07/2023

Fogo e sangue vol I
Livro bom e assim mal termino e já anseio pelo próximo, história cativante, não assistir a série, mas deu para compreender um pouco de tudo o que ocorreu. Personagens cativantes e história envolvente

Beatriz 29/06/2023

Fogo e Sangue é um dos meus livros favoritos do George R. R. Martin lido até o momento, um dos motivos com toda certeza é o ritmo rápido e sem enrolação do livro, o qual conta séculos da Casa Targaryen, desde a conquista, e me prendeu a atenção até a mais do que a metade do livro. O fato desse livro ser um relato dos Meistres, e os pontos de vistas serem de outras pessoas, essas que acompanhavam os governantes deixa tudo muito interessante, pois temos que balancear as opiniões relatadas e o que realmente deve ter acontecido, tornando-se uma leitura muito fluida, com uma ótima escrita que eu não conseguia largar o livro.

1matheusramos 25/06/2023

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen ? única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria ? tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros ? um livro imperdível para os fãs do autor.

Não gostei tanto do livro como achei que gostaria. Os acontecimentos até metade da dança dos dragões são os melhores, além de capítulos super longos e arrastados, da metade pro final é extremamente chato e cansativo, demorei muito pra terminar porque não aguentava mais. Amo a história de Gelo e Fogo, mas a riqueza de detalhes exageradas e desnecessárias, ao meu ver, tirou toda experiência boa do livro.

Deysiane 22/06/2023

Impecável
Eu sabia no que tava me metendo e dos perigos emocionais de se apegar a qualquer personagem, mas foi inevitável não adorar Jaehaerys e Alysanne. O longo reinado deles me encheu de orgulho e foi o meu favorito. O resto é só desgraça, não adianta fingir, porém, sempre com o humor sombrio que só o velhinho tem. Quem leu as crônicas de gelo e fogo já sabe como funciona. Eu, sendo a sádica que sou, amei cada página.

Perdida 20/06/2023

Um livro de história com dragões
O ritmo rápido e sem enrolações desse livro me empolgou desde o início. As vezes, os muitos nomes de pessoas e lugares atrapalhavam um pouco a leitura, mas é algo comum nos livros do George R. R. Martin. Minha parte preferida do livro foi o reinado do rei Jaehaerys mas o livro como um todo foi uma ótima leitura.

Aline 18/06/2023

Dragões!
Se você já leu As Crônicas de Gelo e Fogo, consegue imaginar tudo aquilo de novo, mas com dragões? Sim, sim, nao apenas ovos. Dragoes de varias cores, tamanhos e personalidades: é isso o que temos aqui. Mas, não exatamente igual. Temos de fato a escrita fluida do autor, mas o livro não foi escrito em forma de romance. Lembra-se como nas Crônicas cada capítulo era de um ponto de vista de um personagem?  Não temos nada disso aqui ~ o que, confesso, me causou certo receio e me fez adiar o início da leitura. Fogo e Sangue é como um livro de História, o relato de um meistre sobre os governantes Targeryan.

Enquanto nas Crônicas não há quem não fique curioso sobre a história dessa família, aqui nos temos um livro para sanar toda aquela curiosidade. E o George consegue; ele consegue mesmo com um formato diferente e com diversos novos personagens a cada página. Ah, e sabe aquele meu receio pelo formato narrativo, medo de que ficasse igual um livro de escola?! Passou rapidamente e logo percebi o quão incrível o livro é.

O narrador inicia a sua história pela Conquista. Após a Destruição de Valíria, a familia Targaryan se estabelece em Pedra do Dragão, certo? Ao redor existiam diversos outros reinos como Dorne, Jardim de Cima, Correrrio,Ponta Tempestade, Winterfell, Roxhedo Casterly (muitos, muitos outros mesmo) com suas famílias dominantes, como os Lannister, os Baratheon, os Stark, os Martell, e que ilviviam em conflitos menores. Assim, Aegon decidiu que unificaria todos esses pequenos territórios em um grande reino, o que traria prosperidade à todos. Mas, por que os grandes senhores se submeteriam aos Targaryan? Entao... aquele pessoal diferente, com cabelos prateados e olhos violeta, tinham, dominavam e voavam em dragões. E assim começa uma das melhores ficções  de todos os tempos.

O autor segue narrando como se deu a Conquista e o que houve após, como os Targaryan criaram Westeros e se mantiveram no poder. E, afinal, o que houve com os dragões? Ah, o que é mostrado na série da HBO "A Casa do Dragão", é apenas um pequeno trecho da história. No livro, ela está lá para o meio... é, sinceramente, não é a parte mais interessante.

Olha, se você já leu As Crônicas, sugiro que leia Fogo e Sangue, há grandes chances de gostar tanto quanto eu. Mas, se ainda não tiver lido, sugiro que comece por eles.

Cecília Pereira 17/06/2023

Fogo & Sangue
Em ?Fogo & Sangue?, o autor George R. R. Martin nos apresenta a história de diversos reinados da Casa Targaryen após a Grande Conquista. Apenas de serem quase três séculos de reinado, muitas guerras e sofrimentos aconteceram até mesmo entre a Casa Targaryen, algo típico por se tratar do universo de Westeros. E esse livro relata isso com muita maestria a partir do ponto de vista parcial de registros da época. Apesar de já sabermos que todos os personagens apresentados morrerão, a forma como isso acontece -junto ao apreço que criamos por alguns- torna a leitura surpreendente, nos deixando inúmeras vezes imersos a esse universo.

luc 16/06/2023

Ele faz o simarillion dele
O livro não faz muito sentido pra quem não leu as crônicas, não por ser dependente de informações de lá (não é), mas é difícil pensar que alguém alheio à série teria interesse neste livro de História.

amei como os personagens são relevantes por múltiplos conflitos e reinados. Um Lorde qualquer apresentado pode ganhar poder e relevância na história de forma natural. É bizarro pensar em como alguém estruturou e escreveu 200 anos de história dessa forma tão detalhada e populosa.

maithe_sz 15/06/2023

Entre pretos e verdes?
?existe uma quantidade imensurável de sangue.
Tudo começa na conquista de Westeros pelo Rei Aegon I Targaryen, conhecido como O Conquistador, e seus enormes dragões. Questões de sucessão, riquezas, ego, raiva, ambição é muita guerra torneiam o início dos Sete Reinos sob o comando da família Targaryen, assim como muita dor, sofrimento e perdas.

Embora o único tenha sido um pouco maçante (inclusive o motivo de ter demorado para engajar), alguns anos antes do evento conhecido como Dança dos Dragões (parte que a HBO começou a adaptar às telinhas) a história fica muitíssimo interessante e a leitura rende bastante.

Esse foi o primeiro livro que li desse universo que tanto gosto de Game of Thrones (que conheci inicialmente pela série) e a experiência ao todo foi bem positiva e com toda certeza logo irei iniciar a série das crônicas de gelo e fogo.

A pergunta que não quer calar é: pretos como a Rainha Rhaenyra Targaryen ou verdes como o Rei Aegon II? ??

Medeiros 12/06/2023

Fogo & Sangue - nunca vi tanta gente morrer em um livro?
Não vou mentir, é difícil fazer uma sinopse de um livro tão extenso e com tantos acontecimentos em poucas páginas, então vou deixar só minha opinião pq é impossível uma sinopse sem dar spoiler e falar o livro todo.
O livro te prende de um jeito que é impossível soltar, cheguei a sonhar com capítulos do livro e nem estou brincando! A partir de um tempo você se torna parte da família Targaryen, é como se você estivesse escutando uma grande fofoca ou escutando a explicação da briga da família que envolve a herança da bisavó ou do avô? A imersão que o livro consegue fazer é inacreditável! Juro, teve momentos em que me senti nas costas dos dragões, ou que estava pegando fogo com as suas chamas.
É uma leitura com muitos detalhes realmente, mas é uma escrita tão boa que não consegui ligar lara os extensos capítulos. Não é atoa que chegava ao fim um reinado de personagens que gostava e eu ficava triste por ter acabado tão rápido (demorou 2,3 dias para terminar o capítulo).
Um livro para reler daqui a alguns anos, sem sombra de dúvidas.
Ah, e prepare o coração pq acontece tanta coisa que uau

Lila 11/06/2023

Fogo e sangue é um livro de história
Os trechos de a dança dos dragões foram os mais interessantes para mim nessa leitura, apesar de que achei os capitulos um pouco mais apressados do que os outros capítulos da dinastia Targaryen desde o Conquistador até o início do reinado de Aegon III. Em resumo, Fogo e Sangue é um livro de história mesmo, revelando vários pontos de vista de outros historiadores de Westeros e até de Cogumelo (bobo da corte pra Viserys I e Rhaenyra) que estava presente em muitos dos acontecimentos relatados. Gostei da leitura, apesar de achar que os capítulos da Dança poderiam ser mais detalhados, e os capítulos APÓS a Dança poderiam ser mais sucintos.

Jon Snow 09/06/2023

Martin é um gênio!!!
É Impressionante como George R.R. Martin escolhe bem as palavras e torna os livros dele absurdamente cativantes! Aumentando exponencialmente a Lore, fogo & sangue é obrigatório a todos os amantes de "as crônicas de gelo e fogo" de aegon o conquistador a Aegor III a desolação dos dragões, Martin dança maravilhosamente nos colocando a par do passado de westeros e nos deixando cedentos por mais! Leia, eu aposto que falando de romances você não lerá absolutamente nada melhor esse ano.

Sammy.R 08/06/2023

Apesar das partes chatas, o geral é incrível
A vontade de ler esse livro só veio por causa da série não nego, mas quando terminei a leitura só consegui pensar no tanto de coisa que nos tiraram na serie e fiquei foi com raiva dos roteiristas e com mais raiva ainda das notícias que saíram que causam mais furos ainda a historia tão bem costurada pelo Martin. Apesar do livro ter algumas passagens bem chatas como o começo do reinado do Aegon III (carinhosamente apelidado de Aegon alegria), algumas partes do governo do Aegon I e Jaehaerys I (mas a parte dos herdeiros foi muito divertida de ler) e seria relmente interessante se a série começasse mostrando a sementes da guerra. Falando sobre os "Autores" do livro o septão Eustace é muito baba ovo dos hightower kkkkkkk, o cogumelo consegue se imparcial poucas vezes e o único que eu realmente confio nos relatos é o mestre Munkun que é o mais imparcial de todos que escrevem o livro. Percebi também que alguns relatos são feitos para quem ler ser fortemente influenciado para odiar o time preto e a Rhaenyra, falando nela, o George foi bem cruel com ela ao decorrer da dança, perdeu literalmente tudo por uma coisa que era dela por direito. O filho dela que mais me aproximei foi o viserys ele é bem menos traumatizado que o pobre do irmão e ele se parece bem com o daemon, muito fofinho ele defendendo a esposa quando vieram atrás dela para interrogarem-na. No geral eu sempre passo pano pra tudo porque eu simplesmente amo essa série.