Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

iamdudis 23/05/2022

O que podia causar medo a um deus? Um poder maior q o deles.
A primeira vez que vi o nome "Circe" na vida foi sobre uma bruxa má e invejosa que punia de forma injusta nobres homens, mas por saber que todas as histórias possuí dois lados, e também saber que quando é contada a história de uma mulher - e por eu ser uma mulher - sei que nossas palavras tem por objetivo serem silenciadas e distorcidas, por este motivo acabei por me interessar por essa leitura.

Essa história não é sobre Perseu, Héracles e Aquiles, grandes heróis imaculados e que tem toda atenção em diversos meios comunicáveis. Muito menos é uma história sobre a futilidade de deuses olimpianos e titãs que submetem mortais em provações para mantê-los fiéis ás divindades. É sobre uma feiticeira poderosa e incompreendida.

Circe ganhou sua própria história através da releitura feita pela autora Madeline Miller. A autora se apodera de forma única de uma personagem que ganhou diversas narrativas em milênios.

Podemos traçar paralelos entre a Circe e como a nossa luta, nós mulheres mortais. Não importa o quanto Circe fosse poderosa, ela nunca estava realmente segura e sempre em perigo de más intenções. São diversas pautas feministas que podem ser discutidas sobre esse livro, o faz querer mais livros assim, onde podemos estar conectada com outra mulher.

Carecemos de releituras sobre complexidade e profundidade feminina na mitologia. As personagens normalmente são retidas apenas em aparições, outras são representação masculinas e em sua maioria são descritas apenas como: invejosas, ciumentas, traiçoeiras, sedutoras e manipuladoras.

Circe é uma bruxa que morava na ilha de Eana, filha do titã Hélio e da ninfa Perseis. Conhecemos a história de uma filha que não era tão amada, que vivia nas sombras dos irmãos e que tinha curiosidade sobre os mortais. Em sua solitária trajetória, Circe mergulha no autoconhecimento e começa a descobrir seu verdadeiro poder. O livro acaba por ser dividido em subtramas, marcando os momentos mais significativos de Circe. Suas descobertas, ações e amores são graduais durante o avanço na leitura.

A leitura é poética, encantadora, rica em detalhes que engrandece a história, por vezes pode vir a se tornar uma leitura lenta para algumas pessoas. A história de Circe não é apenas o quanto ela foi injustiçada e abandonada, é sobre uma mulher que possuí sentimentos ruins e bons, que é suscetível a erros e acertos como qualquer ser humano.

Circe se torna uma amiga para o leitor, sua jornada é complexa, enriquecedora e tecida desde o início até o fim. Obrigada @RayOfLight pela indicação, arrasou!
son of athen 23/05/2022minha estante
Amei a resenha, vai ter o Review no canal, Dudis?

iamdudis 23/05/2022minha estante
Haahahahahahahah idiota

Ray of Light 23/05/2022minha estante
??? n canso de enaltecer

Karla.Cassol 23/05/2022minha estante
Eu tô com esse livro e ?A canção de Aquiles? na estante já faz um tempão? mas tenho tantas expectativas, que fico enrolando por medo de me frustrar.

Ray of Light 23/05/2022minha estante
Não vai se frustrar! Eles são tudo isso mesmo

Mas Circe é melhor

andressa1327 23/05/2022minha estante
Nossa amei a resenha quero até ler agora :)

Yanne0 23/05/2022minha estante
Resenha maravilhosa ?

iamdudis 23/05/2022minha estante
Nossa vale muito a pena meninas, foi melhor livro que eu li até agora.

Douglas Finger 24/05/2022minha estante
Parabens pela resenha, só deu mais vontade ainda de lerr!

DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Val 08/07/2022minha estante
Eu tenho muita curiosidade sobre a história da Circe. Amei a resenha e ,com certeza, já entrou pra minha wishlist??

Camila.Gama 21/03/2023minha estante
Sua resenha sintetizou tudo que eu gostaria de falar sobre esse livro. ??

tavaresthami 03/04/2023minha estante
amei a resenha, fiquei com vontade de ler

vickfornier 05/04/2023minha estante
Resenha rica, vc soube abordar tudo muito bem! Nem tinha pesado muito sobre a forma que o feminismo é introduzido na narrativa, excelente!

Lu_Anjos 15/02/2024minha estante
Dizer que Circe se torna amiga do leitor é o melhor comentário que poderia ser feito? Ainda estou lendo e fico com saudade dela durante o dia? e que alegria ler a noite? é como encontrar uma velha amiga?

trizsembea 03/05/2020

A força
não sei se é pq eu sou cadelinha de mitologia grega mas estou adicionando esse à lista de melhores livros q ja li.
É uma história sobre várias histórias, sobre as faces de uma figura quase sempre coadjuvante, rebaixada, e que agora ganha voz. Uma voz ridicularizada entre os deuses, camuflada entre os mortais, mas extremamente forte. É lindo ver o desenvolvimento da Circe, como ela ganha força quando começa a se enxergar como alguém, quando vê que os deuses não têm o poder de apagá-la. É uma história sobre autoconhecimento, o descobrimento da voz interior, da própria magia -do que a torna especial. É uma história sobre o inusitado, o divergente -tantas vezes renegado. É um encontro consigo mesmo. Não pude deixar de relacionar a carta 'A força' do tarot (talvez pelo leão? talvez). Feliz de ter lido.
Vanessa Garcia 04/08/2020minha estante
Essa resenha decidiu que ele vai ser meu próximo livro.
E só de saber que a personagem lembra esse arcano maior me deu mais vontade de ler.

Yasmim do @acervo4patas 08/08/2020minha estante
Eu amo!!! É bem issonainque vc descreveu ??

Marcelo.Carvalho 09/09/2020minha estante
Também fiquei curioso pra ler agr rs

Jota.Filho 02/01/2021minha estante
Gostei do tema sou adepto de ciencias secretas esoterismo e outros pelos comentarios sei que vou gostar

Mel Fernandes 03/07/2021minha estante
Eu sou fã da personagem mitológica Circe... vou ler esse livro

Cecilia 19/09/2021minha estante
Há também um enfoque que a autora dá sobre a filosofia cinica dos deuses. A indiferença ante o sofrimento de homens e pares. O egocentrismo. A competição. Mesmo ali, isolada na ilha, Circe é joguete dos mais fortes ou mais espertos. Não há paz nem entre eles.

rfalessandra 06/12/2023

De todos os poderes, o amor é o maior deles
Eu adorei demais! A escrita é poética e tão expressiva, consegui captar os sentimentos da protagonista como se estivesse ali com ela, em muitos momentos da história da sua vida a gente acaba se identificando com a gente mesma. A forma como a autora descreveu a essência e os sentimentos da Circe é brilhante, nos mostrando uma deusa poderosa e também vulnerável, diferente de todos os outros deuses, ela tem uma grande humanidade dentro de si. Estou simplesmente apaixonada por esse livro!!

Recomendo principalmente para quem gosta de mitologia, romances e mulheres fortes, é incrível e tocante.
Pri.Kerche 06/12/2023minha estante
Gostei da resenha

Geovana 06/12/2023minha estante
Também gostei da resenha, foi simples e direta, show de bola ??

Flavia_Lo 15/10/2023

Não entendo nada de mitologia grega, mas fiquei muito surpresa e animada com a leitura.

A escrita da Madeline é muito floreada, porém não de uma forma exagerada, mas sim de uma forma que agrega mais a leitura e ao universo criado.

É fascinante acompanhar o crescimento da Circe e a maturidade que ela vai desenvolvendo através de situações extremamente difíceis.

O problema desse livro é que ele mantém do começo ao fim o ritmo de acontecimentos, são todos na mesma frequência, então é difícil encontrar um momento para chamar de plot.

Enfim, uma leitura gostosa, interessante, com uma protagonista forte, que tem um arco de crescimento.

karine 27/12/2021

Faz algum tempo desde que algum livro me prendeu como Circe fez. Por não saber muito de mitologia e não ser familiarizada com o universo, eu tinha muito receio de começar a ler e não entender muito ou acabar não me conectando com a história, mas esse livro me surpreendeu em todos os bons sentidos.
A forma como Circe evolui, as suas reflexões sobre esse universo dominado por homens e dobrado por eles, a forma como ela se desvencilha dessas opressões e encontra força em si mesma é muito impressionante e essa é uma daquelas histórias que a gente lê achando que realmente aconteceu em algum lugar do mundo antigo.
Recomendo muito e fico muito feliz de ter dado uma chance pra ele! Favorito da vida!

Bia 30/07/2021

Incrível livro contando sobre a vida de Circe.
Confirme o título, esse livro trata de Circe, folha do titã Hélio e da ninfa Perseis; de forma romantizada, esse livro conta a história de algumas partes da vida de Circe, desde momentos de sua infância - regada de desprezo por parte de sua família imortal-, até sua vida exilada na ilha.

Essa obra conta a história de uma mulher forte, que viveu sendo subestimada pelos outros, mas que seguiu fazendo o que tinha que fazer e protegendo aqueles que ela amava. Sua vida fora cheia de provações e de perdas, mas ela seguiu lutando até encontrar o seu final feliz.

A autora conta a história sem poupar o leitor das partes feias e sangrentas, mostrando que, no final, Circe era, apenas, uma mulher que erra, é enganada e sobrevivente das piores coisas. Recomendo esse livro para todos que, assim como eu, amam saber mais sobre mitologia e amas ver que essas histórias podem ser interpretadas de formas diferentes pelas pessoas.

Mal posso esperar para ler mais coisas dessa autora que eu mal conheço, mas considero pacas. Quando terminei a leitura me sentindo feliz e forte, por saber que nos mulheres temos antecessoras tão poderosas.
Lavi 30/07/2021minha estante
Amo esse livro

woofstar 18/12/2023

Lindo lindo lindo lindo. uma história sobre amor, luto, ser mulher e ser mãe. não sei se me conforta ou me assusta pensar que mesmo um ser com milhares de anos ainda tem que se encontrar e se descobrir. primeira vez que vejo imortalidade retratada em algo que não me faça querer viver pra sempre. pela primeira vez fico em paz com meus dias contados e fico feliz que passei alguns deles lendo esse livro.
Ingrid968 18/12/2023minha estante
Hmmmm, já coloquei aqui na minha lista de ?quero ler?

gioo 05/02/2024

Como posso viver sob tal destino ruinoso!!!
"Acima, as constelações mergulham e giram. Minha divindade brilha em mim como os últimos raios do sol antes de se afogarem no mar. No passado, já pensei que os deuses eram o contrário da morte, mas agora vejo que estão mais mortos que tudo, pois são imutáveis e não conseguem segurar nada nas mãos."

Virou um dos meus favoritos!!! Fiquei apaixonada pela escrita, achei extremamente envolvente e genial e já quero ler todos da mesma autora, nenhum momento era difícil de continuar lendo porque a história toda é interessante, todos os personagens me deixavam com curiosidade de saber mais mesmo que fossem odiosos. Não tenho palavras pra fazer jus ao quanto eu gostei desse.
Débora 05/02/2024minha estante
Amoooo

Raquel 20/06/2022

dps de mt enrolar finalmente terminei. como pode a pobe da circe sofreu mais que jesus e juliette. as vezes a criatura me dava raiva por ser tão otaria como pode literalmente centenas de anos e tao burra as vezes. mas deu a volta por cima ?
iamdudis 20/06/2022minha estante
Circe é perfeita!

misy 17/04/2022

circe, a bruxa de eana
o livro conta sobre circe, uma deusa menor, que é exilada em uma ilha chamada eana. a história é bem lenta (já que estamos falando de uma imortal presa), contudo acho que o desenvolvimento pessoal da protagonista é o ponto alto.
teve algumas partes que achei bem arrastadinho e outras que devorei ao ler. gostei de acompanhar o amadurecimento dela e observar quais atitudes ela teria em tal situação. a madeline fez um ótimo trabalho na ambientação e no desenvolvimento do conto. confesso que algumas lágrimas até desceram em algumas partes... talvez eu seja sensível demais (?)
enfim, não tem muita ação. é sobre alguém que cresceu e descobriu seus poderes sozinha, sem a ajuda de ninguém.

Diieni 23/02/2023

Circe
Que livro bem escrito. Bem estruturado.
A historia é longa, beeeem prolongada, levando em conta que sao seculos que se passa KKKKKK a escrita é maravilhosaaaa, tem frases que foram postas em momentos tao bem pensados que me fizeram real arrepiar.
Personagens bem desenvolvidos, referências maravilhosas, me fez entender mais a mitologia que a propria escola KKKKKK
Circe é incrível, simplesmente. A Bruxa mais uau da vida. E o livro é bom dms, leiammmm!

spidey 03/04/2021

favorito
O que me surpreendeu nesse livro foi a diferença no modo de contar a história, ele tem um ritmo diferente e os personagens são bem construídos
Auri 03/04/2021minha estante
Agora tô curiosa pra ler

lavi.albuquerque 17/07/2023

Circe
O livro apesar de envolvente em algumas partes, passa a maior parte do tempo no mesmo.
é como se o livro todo fosse uma linha reta.
mesmo que seja uma bela linha reta e que te traz reflexões, em alguns momentos se torna exaustivo.
mas essa autora sempre compensa tudo com as 3 últimas páginas perfeitas e emocionantes.
apesar de tudo gostei e soube aproveitar a partes boas do livro.
não é nada inovador nem excepcionalmente maravilhoso mas tem reflexões e ensinamentos pra vida que valem a pena.

Juju 29/05/2021

Tenho a voz de um mortal, agora deixe-me ter o resto.
Acabei de terminar Circe e minhas considerações são: eu amo histórias de deuses mas achei essa meio maçante. Quando a história começou a ficar boa - pra mim lá pelo capítulo 18, quase no final já que o livro tem 27 capítulos - depois eles conseguiram me decepcionar e afundar com a história. Esperava mais. Achei o final decepcionante mas não deixa de ser um bom livro.

Fernanda.Canseco 24/07/2022

Um ótimo livro. Usa muito bem das referências á mitologia original. Gostei muito do desfecho e das relações desenvolvidas ao decorrer do livro. Terminei com um sentimento de satisfação.