Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

Ari Phanie 23/07/2020

A Força Indomável da Deusa (Mulher)
Eu não lembrava do quanto gosto de mitologia grega até começar a ler esse livro. Circe chegou em meio a um hype barulhento, e como sempre faço nesses casos, deixei o livro aguardando na minha estante até a expectativa diminuir, e quando peguei ele já não esperava muito, e me surpreendi; exatamente o que eu gosto que aconteça.

Eu sempre gostei do mito da Circe, assim como do de Medusa e Pérsefone. Por motivos variados, chamavam minha atenção. Uma era uma bruxa temível que foi presa em uma ilha, outra tinha o poder de transformar em pedra quem olhasse para ela e a outra era a rainha do submundo. Bad bitches. Mas meu conhecimento (ou aquilo que eu lembro) se restringe a pouco assim, então foi ótimo mergulhar na releitura de uma das minhas deusas preferidas e poder ver que a Miller foi o mais fiel que pôde.

A história começa com uma Circe passiva, apagada e submissa, vivendo em solidão nos salões de seu pai, o deus Hélio onde era ofendida e humilhada por seus muitos fúteis parentes poderosos que a viam como a piada da família. Ela se sentia deslocada e não sabia exatamente quem era ou quem devia ser, mas quando conhece um mortal pela primeira vez acaba tocando partes de si que não sabia que existiam e também acaba gerando a ira dos deuses. E é aí que começa a sua jornada de descoberta e construção. Miller conseguiu fazer com que ficasse perceptível o desenvolvimento da Circe de uma maneira bem discreta e é doloroso e familiar vê-la passar da criança assustada à mulher determinada e impassível. Circe acaba encontrando as respostas e a transformação necessária nela mesma, na solidão e nas experiências que lhe obrigaram a abrir os olhos sobre o mundo dos homens e dos deuses.

Como eu disse, a autora tentou ser o mais fiel aos mitos que conseguiu e quando vários personagens que conhecemos muito bem (ou não) aparecem, mesmo que sob nova ótica, eles são e fazem tudo aquilo que já foi gravado em pedra. E como qualquer boa história grega, sua narrativa tem bastante tragédia, melancolia e perda, mas você não vai encontrar muita ação e esse nem é o foco que a Miller escolheu. Essa é uma história sobre identidade, solitude e liberdade, que aborda muitas questões interessantes, como por exemplo, maternidade, e sem maquiar o tema.

Enfim, a autora ofereceu aos leitores um olhar mais realista da bruxa Circe, que nos registros mitológicos é uma megera, a bruxa idealizada que precisa ser combatida e controlada; mas que aqui representa tudo o que uma bruxa é, na realidade: a mulher cujo poder os homens não entendem e querem conter. Nada é mais verdadeiro do que isso, seja na mitologia grega, seja na história real.

Juliane4 01/12/2023

Uma história cativante que explora temas de poder, identidade e redenção. Amo mitologia e seus personagens.

yaya 18/07/2023

Coloquei muita expectativa nesse livro porque sempre via comentários elogiando e recomendando nas redes, mas achei bem razoável.
Em certos momentos a leitura se torna meio maçante, porém sempre acontece alguma coisa e isso acaba dando uma quebra.
Apesar de não ser o que esperava, é um livro legal

giovana.born 07/01/2022

Madeline miller entrega tudo como sempre !!
Esse livro molda a história de Circe, uma feiticeira vivendo entre deuses, ela é uma personagem única que carrega os pesos da imortalidade de forma inigualável, esse livro traz romance mas é perceptível que esse não é o foco e sim a vida e reflexões de Circe.É incrível acompanhar a personagem e ver seu desenvolvimento e enriquecimento ao decorrer dos anos, esse é um livro de lições e vivências que se desenrola na escrita impecável da autora.

Paulo Henrique 17/11/2021

Mitologia Grega Contemporânea
A mitologia grega deixou vários hiatos nas histórias, ou seja, um bom escritor pode dar um fim a um personagem qualquer, ou até mesmo criar um enredo para um evento já contado. Foi nesses hiatos que Madeline resolveu criar suas histórias, mantendo o que já existia, mas criando diálogos e detalhando fatos não contados. Ficou muito bom e se torna uma excelente maneira de explicar mitologia de maneira agradável; afinal ler Odisseia e Ilíada não é fácil e pode fazer muitos desistirem.

Jeff 28/01/2022

Quem já leu A Canção De Aquiles deve saber como a escrita da Madeline é lenta, o mesmo ocorre aqui em Circe. Apesar disso, a história prende. A curiosidade para saber mais sobre a história dela é grande, saber com quais outras figuras mitologicas ela cruzou.

Além de Circe ser aquela deusa que mais parece chegar perto da humanidade. Com seus erros (que na maioria das vezes ela entende que errou) e acertos. Amando e tendo seus medos. Circe é uma leitura que deve ser apreciada.

Verona 21/03/2023

A leitura é bem fluida em algumas partes, é mitologia com um ar de conto de fadas! O desenvolvimento da protagonista amadurece junto com a história.

Lari 11/09/2023

Circe ?
Não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro, sério a escrita é maravilhosa e eu estou simplesmente apaixonada pela Circe. Esperei do começo ou fim o final feliz que ela merece.

Júlia 22/08/2021

conhecemos circe desde o seu nascimento até a sua última escolha. esse livro é a história de uma deusa menosprezada, subestimada, que viveu tendo a certeza de que era incapaz e inútil. assim, nós vemos o processo dela de se reconhecer, de se amar e amar aos outros.
a escrita eu não gostei muito, achei que deixou algumas passagens bem confusas, mas, na verdade eu acho que até entendo, já que são uns mil anos ou mais de história em um livro de 300 e poucas páginas.
A história é incrível, aprendemos muito com circe e os personagens que aparecem, é muito incrível como recebemos a faceta de um personagem através da circe, e depois ela mesma os analisa e percebe ?eles sempre foram assim, eu que não quis enxergar? algo do tipo.
o final não deixou meu coração quentinho, mas ela sempre passou por tanta insegurança, me deixou feliz vê-la com um porto seguro.
deuses e medo, medo e deuses.

debs31 07/02/2023

"O que podia causar medo a um deus?"
que livro genial!!
to completamente apaixonada pela história e pelos personagens, eu amo livros com mitologia e todos dessa autora são sempre imprecáveis.
Nicolas 07/02/2023minha estante
eu tô lendo e tô amando

anatms 09/02/2023minha estante
eu ameeei

Fofox 10/04/2024

Simplesmente Circe
A Circe é uma personagem muito complexa, acho que todos eles são. É muito louco toda a questão das pessoas que passaram pela vida dela, os anos no salão, como a feitiçaria mudou ela e tbm a percepção dela do mundo e do próximo. Dá pra sentir empatia por ela e por outros em vários momentos, assim como achar algumas ações injustificáveis. É pesado como a morte é sempre tão presente e tão rápida para os mortais e insignificante para os deuses. O final definitivamente não foi o que eu esperava, mas acho que foi a forma que ela conseguiu alcançar mais paz para si mesma.

Melissa.Molinos 10/03/2023

É bom.
Como nunca tinha lido nada desse gênero antes, estava um pouco receosa.
Acabou que a escrita me surpreendeu e conseguiu prender a minha atenção. Porém em alguns momentos senti que a história não progredia e era tudo sempre a mesma coisa. Isso provavelmente aconteceu pelo fato de Circe estar isolada, então é até que compreensível.
Num geral, não acho que seja um livro ruim, mas não sei se vale todo o hype.

jacdelima_ 16/06/2023

Circe, a Bruxa de Eana
"Circe" é realmente uma releitura emocionante da história da filha do titã Hélio.

A narrativa nos conduz por uma jornada de autodescobrimento, explorando temas poderosos como identidade, poder e a batalha pela aceitação. As interações de Circe com figuras mitológicas conhecidas e os desafios que ela enfrenta enriquecem a história com profundidade e complexidade. O livro oferece uma visão fascinante de um mundo onde a força reside na magia, mas também na resiliência e na compreensão da própria natureza.

Uma das mensagens centrais transmitidas é que os deuses são os verdadeiros vilões na mitologia, mostrando uma perspectiva diferente e questionadora sobre essas figuras poderosas. Este livro nos convida a repensar nossos conceitos sobre os mitos e nos envolve em uma história que transcende as eras, tratando de questões profundas e universais sobre a condição humana.

alekele_ 14/09/2023

Uma leitura interessante
Uma releitura bem interessante sobre uma das personagens de um clássico beeeeem antigo: a Odisseia de Homero. Neste livro, a autora conta a história da feiticeira que aparece na Odisseia, a Circe. Através de linguagem fácil e uma narrativa envolvente, a autora consegue nos prender até o fim
Pedro bala 14/09/2023minha estante
Gostei demais. Pra quem sempre curtiu mitologia grega é ótimo. Que a autoria escreva mais livros ?

Lexie 23/03/2023

"O QUE PODERIA CAUSAR MEDO A UM DEUS?
UM PODER MAIOR QUE O DELES."

Circe trás em sua narrativa um desespero latente, uma dor profunda. Mesmo sendo uma deusa, titã, com sangue divino, sofre tanto quanto uma mortal. Sua voz é de mortal. Sua aparência, também. Por isso acho ainda mais o final lindo, um sonho de alguém fadado a divindade.

Circe é mais que uma deusa. É uma bruxa. Seu poder trouxe medo para os deuses. Alguém mais poderoso que eles. Por isso o exílio.

A solidão que circe precisa enfrentar é muito triste de ler. E a cada capítulo, percebemos quanto ela fica madura. Mesmo com a aparência de uma jovem, sua mente é anciã. Uma bruxa natural. Linda, perfeitamente linda.

?Deixe-me dizer o que a magia não é: não é poder divino, que vem com um pensamento e um piscar de olhos. Deve ser feita e trabalhada, planejada e procurada, desenterrada, secada, fatiada e moída, cozinhada, encantada e cantada. Mesmo depois de tudo isso, pode falhar, ao contrário dos deuses.?
Hanna.Consolini 23/03/2023minha estante
que resenha linda, deu vontade de ler

Lexie 23/03/2023minha estante
Leia, vale mt a pena!