Circe

Circe Madeline Miller

Resenhas - Circe

laiscunhaf 01/04/2024

Majestoso
Madeline Miller deu voz a Circe de uma forma que ainda não havia sido mostrada antes. Embora Circe já tenha sido retratada em muitas obras, como a "fera deusa de humana voz" da Odisseia de Homero, até então não havia sido vista de forma tão feminina. É incrível como, entre os deuses, ela era frequentemente diminuída, apesar de ser poderosíssima. E entre os homens, sentia-se constantemente em risco apenas por ser mulher.

Circe é cativante e desperta a empatia, impossível de não gostar. É como se, em uma única personagem, ela espelhasse todas as mulheres: Circe é romântica, sábia, ingênua, frágil, forte, corajosa, preocupada, sedutora, mulher, criança – tudo ao mesmo tempo. Sua jornada é narrada de forma tão envolvente que me vi incapaz de largar o livro até chegar ao final.

Sou grata por ter tido a oportunidade de ler esta obra.

"I had begun to know what fear was. What could make a god afraid? I knew that answer too. A power greater than their own."

[2023]

Monique 30/03/2024

Circe, a bruxa mãe de todas as mulheres que amam.
Circe faz você se apaixonar e se conectar com a personagem principal do início ao fim. Desde seus problemas familiares até a relação com seus amores, muitas vezes sua relação consigo mesma. Em meio a divindade que a rodeia, Circe se mostra tão humana quanto qualquer mulher. Ela mostra o quão independe se você é uma mulher ou Deusa: o mundo ainda vai ser cruel para ti. A forma como ela usa de sua fraqueza para se reerguer é simplesmente surreal, representando toda a força e a fúria feminina.Como ela lida com homens que invadem, suas dores e seus traumas.
Apesar dos temores e sofreres, Circe também mostra sua face mais doce: sua capacidade de amar. De uma forma surpreendente ela revela ao longo do livro esse fato, que aproxima ainda mais o leitor dela. Mulher de muitos amores, sendo o maior dele o menos esperado por todos. Livro cheio de surpresas.
Terminei de ler e acabei me apegando a Circe, me vendo em seus atos. Seu sofrer, sua imprudência, seu rancor, seu amor, sua saudade. Espero levá-la para sempre, onde for.

Mariana113 27/03/2024

Uma leitura muito gostosa de se fazer!
Uma mistura de romance, aventura? e muito empoderamento feminino.
Circe não é uma Deusa, e nem uma mortal, é uma bruxa que vai descobrindo seu poder ao longo da narrativa.
Enfrenta um mundo comandado por homens, enfrenta personagens conhecidos da mitologia? e muitas histórias mais.
Gostei!

Beatriz2926 27/03/2024

Uma releitura incrível.
Como fã de mitologia grega já li sobre o mito de Circe diversas vezes, todas elas em que ela era nada mais que uma vilã. Nessa releitura, nos é apresentada uma menina, mulher, uma mãe, uma amante com desejos, medos, solidão, fúria, erros e acertos que nos aproximam dessa personagem mais que qualquer mito jamais poderia. É definitivamente um livro que vale muito a pena.

Luis706 27/03/2024

A autora arrasou novamente...
Mais um livro que leio desta autora e também gosto muito, o jeito que ela cria as histórias a partir da mitologia grega é extremamente interessante, além de que neste livro é citado alguns acontecimentos de "A Canção de Aquiles" (AMO ESSE LIVRO), também gostei bastante da história de Circe e dos demais acontecimentos do livro.

evie 26/03/2024

Uma alma banhada pela luz do pôr do sol
Esse é um livro que não deve ser devorada, tem que mastigar e digerir aos poucos , sentir casa página e emoção. Circe é uma livro que te faz parar muitas vezes pra pensar sobre , não só sobre o livro mas a forma como ele te faz pensar sobre a vida . Demorei muito pra terminar pois confesso que ele não me manteve totalmente ligada , mas isso não anula o quão lindo ele é. Circe é uma protagonista completamente humana a pesar de todas as ironias , e esse final... esse final me pegou em cheio .
simplesmente muito bom , quem gosta de mitologia grega assim como eu vai amar , e quem não gosta tbm vai apreciar da mesma forma .

Tomlucitor23 26/03/2024

Demorei pra ler por conta da minha mudança, mas fiquei cortejando o áudio book com o e-book para ter uma imersão maior, mitologia grega sempre me fascinou, e conhecer o trabalho da autora, a forma dela recontar a história de uma personagem que é geralmente deixada de lado em nome de outros mitos, de uma forma que a história dela se integra perfeitamente na narrativa, só posso o quanto estou maravilhado com todo esse livro, definitivamente uns do que eu mais gostei de ler na vida.

Paula1735 25/03/2024

Circe: deusa, bruxa, mãe, mulher
Depois de uma ressaca literária de meses, Circe foi o primeiro livro que li em 2024. E nossa, como foi necessário pra mim nesse momento, era o livro certo na hora certa.

Peguei esse livro para ler em e-book de forma totalmente aleatória, sem conhecer nada da personagem e porque o livro não é tão grande, só sabia que se tratava de mitologia grega e essa é uma temática que me agrada, mesmo tendo pouco conhecimento a respeito.

No livro "Circe" vamos acompanhar toda a tragédia dessa ninfa, dessa deusa. Desde seu nascimento até sua fase adulta. A autora faz um reconto da personagem, mostrando como a Circe é uma personagem complexa, mostrando que o adulto que nos tornamos, muitas vezes, é consequência das experiências que temos, do que passamos em nosso período de crescimento. E nossa, como é envolvente ver seu crescimento, ver a Circe amadurecendo e tudo que ela precisou fazer para sobreviver, durante sua trajetória vemos personagens importantes da mitologia grega relacionados a sua vida também. E como é interessante ver esses personagens serem coadjuvantes na vida da Circe.
Sobre o final eu confesso que me pegou de surpresa por ter deixado tão aberto, mas nossa, fez total sentido depois que você reflete sobre quem era a Circe desse livro, sobre seus sonhos, seus desejos e ambições. Faz sentido a atitude dela e foi aquele típico final que deixa a mente do leitor viajar.

A escrita da autora é uma delícia, de simples compreensão e fluida, no início de fato é um pouco arrastado,mas depois que a Circe descobre seus poderes a estória se desenrola de maneira muito rápida e agradável.

É uma excelente porta de entrada para iniciantes na leitura, para iniciantes em mitologia grega, para pessoas que assim como eu, procuram algo para sair de uma ressaca literária.

Recomendo Circe fortemente, as 3,5 entrelas que dei não são porque o livro é fraco, muito pelo contrário, ele me trouxe a vontade de ler novamente, mas é porque já li coisas que realmente possuiam níveis acima, mas Circe entregou pra mim, tudo que ele devia e podia.

CarolinaVidal 24/03/2024

Simplesmente perfeito
"É impossível explicar como os deuses temem a dor. Não há nada mais estranho a eles, e, portanto, nada que desejem ver mais profundamente."

Ana Beatriz 22/03/2024

Peguei esse livro para ler por conta do clube do livro da laufey e foi uma ótima ideia!
Eu sempre tive muito pareço pela mitologia grega, então entrar de cabeça nessa história foi bem fácil. É um mundo muito cativante, mesmo estando cheio de maldade e segundas intenções.
Ler sobre alguém que sempre foi tratada como uma bruxa má de uma forma tão bonita é revigorante. É uma história com um grande senso de aventura.
Vale a pena ler!

clara 21/03/2024

Poderia ser melhor :/
Depois de ler a canção de aquiles pela mesma escritora, fiquei animada para começar esse. infelizmente, me decepcionou.
ja achei a escrita e o pacing d'a canção de aquiles um pouco chatinha, porém gostei, mas esse livro simplesmente demorei décadas para ler simplesmente pq nao conseguia me prender no jeito que era descrito a história.
a única coisa que deixa esse livro interessante é realmente a mitologia por tras, pq é meio maçante demais, simplesmente sentia vontade de dormir toda vez que falava de homem nesse livro, chatinho ta.

isadora 20/03/2024

Foi uma leitura devagar e mais cansativa comparado a outros livros q eu li, achava até q ia demorar mais ou que nao ia gostar de Circe, oq eu nao sei definir pq ao mesmo tempo q AMEI esse livro eu tbm nao gostei mto, mas sinceramente nao sei o motivo de nao ter gostado, se foi a escrita sempre muito monótona e devagar ou outra coisa

Conta a história da feiticeira Circe e da sua vida. A autora conseguiu criar uma personagem que evolui ao decorrer da história, que tem erros e acertos, ela é forte, fodona mas tbm é uma sonsa as vezes, tudo isso faz voce amar a circe. eu amei tambem o passar dos anos e ver todos que cruzaram trajetórias com a bruxa, personagens famosos da mitologia, os deuses e mortais. amo o telégono.

eu estou apaixonada pela circe me inspiro na diva agr

Karol 19/03/2024

Circe é uma personagem riquíssima
Enquanto alguns autores simplesmente querem construir protagonistas que sejam fortes e invulneráveis, praticamente sem carisma, Madeline Miller cria em sua Circe uma das melhores personagens principais que acompanhei em muito tempo. Circe é imperfeita e complexa, possui conflitos e necessidades muito bem delineados, uma humanidade descrita de forma magistral sem qualquer necessidade de ser uma personagem ?fodona, perfeita? ou simplória. Desde suas descobertas infantis e inocentes, até seu encantamento com a humanidade e a capacidade de enfrentar as mais diversas adversidades sem perder sua essência, Circe nos leva pelos meandros de sua longa vida com emoção e simplicidade, criando um impacto significativo nos acontecimentos históricos à sua volta, mesmo que permaneça exilada em sua ilha. Os conflitos são imprevisíveis, assim como o final, que é surpreendentemente doce e bem construído. Foi uma leitura excelente e esse livro merece uma nota muito melhor do que a que tem por aqui.

ceci 19/03/2024

!!
But in a solitary life, there are rare moments when another soul dips near yours, as stars once a year brush the earth. Such a constellation was he to me.

criadeapolo 18/03/2024

Um dos melhores recontos de mitologia que já li
Muito bom! Eu estava ansiosissima para ler, muitos falam muito bem desse livro e dessa autora. Francamente, o que mais me surpreendeu foi o quão leve e fácil o livro é. Ouvi muitas pessoas dizendo que o livro era ótimo mas muito denso e complexo, mas eu discordo. A escrita não é tão complicada e o livro tem um flow magnifico. Muito bom. Ainda não sei como me sinto sobre esse final, mas tudo que posso dizer é que acho que é apropriado, apesar de não saber se realmente gosto dele. A narrativa é incrível e muito bem construída e o arco de evolução da Circe como personagem é impressionante. Definitivamente irei favoritar.