Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Raul43 15/06/2020

Artemis
Um thriller na lua tinha como dar errado?
Já tinha lido perdido em marte do mesmo autor e tinha gostado muito. Artemis superou minhas expectativas, historia muito boa e fluida, com varias reviravoltas, ja posso dizer que quero ler tudo que Andy Weir escrever.
Matheus 21/06/2020minha estante
Eita, nunca tinha ouvido falar dessa obra, mas a descrição "thriller na lua" despertou grande curiosidade.

Alan.Schecter 22/06/2020minha estante
Comprei o e-book. To louco pra ler

Raul43 22/06/2020minha estante
É muito bom, recomendo!

Marcelo 27/07/2021minha estante
Ele é um grande autor, mas pecou no "Alumínio Sanchez", "Álvarez" e "Mendez" para falar dos brasileiros, como sempre.

Beatriz3345 08/11/2022minha estante
Estou lendo e estou com o mesmo sentimento "quero ler tudo que esse cara escrever",a escrita é de um jeito que prende e cativa o leitor, e o senso de humor sarcástico da Jazz é tudo!!

lasthours 07/06/2021

Bolhas em buracos lunares
Perdido em Marte me levou a ilusão de que esse livro seria bom, na verdade, a premissa é muito boa, uma cidade na Lua (!!!) em expansão, com sua própria economia e problemas como todos os lugares em crescimento.

O problema real é a personagem principal, o autor, homem cis, tentou fazer uma personagem feminina ?fodona?, aparentemente ela é superdotada, mas não da a mínima pra isso, (mas quando precisa ela sabe fazer tudo) e perde todo seu tempo com coisas ilegais e homens, além de todos os comentários que só podem sair da cabeça de um homem e não de uma mulher de 26 anos.

A melhor coisa sobre a estória, são as cartas entre Jazz e Kelvin, ao longo dos anos eles desenvolvem uma amizade por correspondência e é legal ver como se preocupam um com o outro.

Todo o teor científico é bem elaborado, recomendo a leitura, apenas não comprem a versão física. ?

Gabriel A. 07/06/2021

Eu gosto muito de observar a Lua e faço isso sempre que possível (e quando as nuvens deixam também), nessas horas fico pensando como seria viver na lua. E esse livro refletiu um pouco daquilo que eu imagino que possa ser.

Artemis é a primeira cidade lunar, e é composta de cinco esferas habitáveis (também conhecidas como “bolhas”), cada uma dessas esferas levam o sobrenome dos cinco astronautas que pisaram na Lua. A vida em Artemis é limitada e pode ser um tanto difícil para quem não tem uma condição financeira confortável.

Jasmine (ou Jazz) Bashara é uma imigrante árabe que cresceu em Artemis junto de seu pai, que ganhava a vida como soldador. Jazz, era uma menina prodígio em que todos apostavam que teria um futuro brilhante, mas indo contra essas expectativas a menina cresce e passa a ganhar a vida como entregadora. Devido ao alto custo de vida em Artemis, ela se beneficia da sua profissão de entregadora e começa a complementar a renda com contrabandos, já que a maioria dos produtos consumidos em Artemis são enviados da Terra, e alguns desses produtos são proibidos por lá.

Insatisfeita com a vida que leva, Jazz aceita a proposta de um dos seus "clientes" para realizar um trabalho perigoso e ilegal, mas que vai deixá-la muito rica. Ela planejava realizar tal trabalho de forma segura, até que um erro de cálculo põe tudo a perder e Jazz se vê envolta em uma disputa por poder que envolve até uma máfia brasileira (pois é... máfia brasileira mesmo, dá pra acreditar?). E Jazz vai suar dentro do traje espacial para cumprir seu trabalho, se livrar da máfia e ainda de quebra salvar Artemis.

Vale ressaltar também o conhecimento e a quantidade de informações técnicas que Andy Weir apresenta e detalha com precisão no livro, o que é esperado de quem tem como hobby estudar física relativista, mecânica orbital e voos espaciais tripulados. Só faltou estudar um pouquinho sobre o Brasil, porque os personagens brasileiros de nome Alvarez e Loretta Sanchez foram difíceis de digerir, mas nada que tire a qualidade e o brilho da história.

Com certeza é uma ótima leitura pra quem curte sci-fi. Andy Weir torna possível imaginar todo o cenário, que além de bem detalhado mostra a complexidade de se construir uma cidade na Lua, e tudo isso dentro das leis da física e dos limites da ciência. E esse toque verossímil acaba por nos fazer pensar que essa historia, mesmo que fantasiosa por agora, pode-se tornar possível em um futuro não tão distante.
Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
Gostei muito desse livro. Mas o primeiro livro do autor é indiscutivelmente melhor.

Gabriel A. 07/06/2021minha estante
Eu não tive a oportunidade de ler ainda, mas acredito que seja mesmo. Todo mundo que eu vejo falando sobre esses dois livros sempre falam que Perdido em Marte é melhor. ??

Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
O primeiro livro explora a situação engenhosa de uma forma muito mais crível. Tipo, vc realmente acredita que tudo aquilo é possível. No Artemis tudo parece muita ficção.

Gabriel A. 07/06/2021minha estante
Artemis, apesar de toda a trama fantasiosa, tem o seu lado "palpável" por ser baseado no programa Artemis da NASA, mas de fato pra chegar naquele estágio onde se passa a trama vão algumas dezenas de anos aí. Já Perdido em Marte é mais "pé no chão" né? Confesso que tô super ansioso pra ler.

Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
Acredito que vc não vai se arrepender. Fiquei muito envolvida com a trama e o personagem.

Gabriel A. 09/06/2021minha estante
Ahh imagino ?? Acho que vou acabar passando ele na frente de outras leituras.

@tigloko 12/09/2020

Mistura de FC com thriller que não funcionou
Foi uma decepção infelizmente. Tinha gostado muito de Perdido em Marte, livro anterior do autor, então fui com boas expectativas para esse. De inicio estava gostando da pegada thriller do livro. A mistura de ficção científica com esse ritmo mais acelerado dos acontecimentos funcionou até certo ponto.

Porém isso começou a desgastar a experiência. Pois a todo momento( até nos momentos de tensão) o autor parava para explicar algo no meio da ação. Entendo que é necessário algum contexto para se compreender o mínimo da ciência por trás. Mas a todo momento? Isso me desanimou muito ao longo da leitura.

Além da protagonista ser irritante demais. Passou do limite daquela personagem sarcástica que a gente simpatiza com esse jeitão "não sigo as regras" para insuportável e chata.

E pra fechar, a história foi para um caminho previsível, com alguns clichés que me incomodaram ao final do livro. Uma pena, esperava de verdade gostar deste.
Nani 07/12/2020minha estante
Concordo com a sua análise, outro ponto que me incomodou foi o descuido do autor com os nomes dos personagens brasileiros. Me pareceu nome de personagens mexicanos ou outro país de língua espanhola.

@tigloko 20/12/2020minha estante
Pode crer, deu muita raiva nessas partes!

Tatta 24/04/2021

fraco e um pouco chato de ler. temos longas explicações físicas e químicas, para no fim a história ser resolvida na força bruta.

nada faz muito sentido. a protagonista se coloca como uma pessoa ?simples/irrelevante para a cidade no geral, só que atua praticamente no controle da cidade.

tem umas perseguições nada com nada.

é legal o livro se passar na lua, mas só isso não basta.

Douglas Ribeiro 21/08/2021

Adorei!
Fiquei surpreso que o livro tenha uma avaliação baixa no Skoob. Para mim, uma das melhores leituras de 2021. A Jazz é uma personagem incrível e a história é muito divertida. Vale a pena!
Daniela 21/08/2021minha estante
Adoro esse livro, Jaz é uma das melhores personagens que já li. ?

Douglas Ribeiro 22/08/2021minha estante
Também curti muito ela! Foi uma leitura mega divertida.

Marina149 29/11/2022

O livro de maneira geral não me interessou tanto quanto os outros livros do Andy weir, mas já é possível identificar os elementos que eu tanto amo nesse autor, que são a ficção científica detalhadissima, que chega a dar uma felicidade quando você lê uma história e não tem aquelas quebras da verossimilhança porque ela tem furos no roteiro. Isso é muito difícil de encontrar em Andy weir; e mais ainda, o fato de que só porque você resolveu um problema no espaço (ou na lua), não quer dizer que você esteja 100% seguro, tudo pode dar errado e você pode estar a um fio da morte.
Esses aspectos chegam a fazer o meu coração pular quando estou lendo, e em Artemis é possível ver o início desse modo de escrever de weir, que eu tanto amo.

Guile 13/04/2023

Uma experiência muito boa
Comecei o livro sem muitas expectativas e durante a leitura eu acabei dando uma parada já que não estava conseguindo engajar na história, mas depois de um tempo simplesmente me apaixonei pelo livro. Os personagens, a ambientação e até mesmo a história me deixou muito cativado. Queria muito uma sequência, pois quando terminei o livro senti saudades dos personagens ksks. É um livro bem hard science fiction e quando vc terminar vai quase sair um mestre em soldagem ksksksk(já que o livro fala mto disso). Vi bastante gente reclamando que não é tão bom quanto perdido em marte, mas não dê bola para esses comentários. Os livros tem pegadas diferentes então vá ler esse livro a mente aberta que é sucesso ksks. Recomendo bastante se vc é fã de ficção científica. Se vc n gosta acho difícil vc curtir, já que tem partes que ele é beeeeeem técnico.

Rena_tooh 12/10/2023

Ficção mais real impossível.
Detalhes e detalhes. Uma mistura incrivelmente criativa com o que é ficção, e o que é real. Um thriller sendo contado com muito humor também, por parte da protagonista, ela foi genial rsrs. Ela sempre teve uma vida complicada e conseguiu muito respeito por suas ações e caráter, e muito mais. Fica a dica, leia sim esse livro, Artemis é uma mistura FODA!! ?

Thaisa 20/07/2019

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Somos tão carentes de livros de ficção científica que quando vejo o lançamento de um, fico louca para ler. Quando li a sinopse de Artemis, a vontade só aumentou e fiz correndo o meu pedido para a editora Arqueiro. A premissa era tão boa… Era, porque, infelizmente, o autor errou feio em alguns pontos que me incomodaram bastante.

Artemis é a única cidade na lua. Jazz, a protagonista (que até agora não consegui enxergar como uma mulher), é uma contrabandista que acaba se envolvendo em uma conspiração para dominar a cidade. Ela foi para Artemis quando tinha 6 anos de idade e é árabe. Duas coisas que me chamaram muito a atenção e me motivaram a ler: uma protagonista mulher e de nacionalidade árabe, coisa difícil de achar. Foi uma decepção…

Antes de falar sobre a personagem, deixa eu falar sobre minha experiência de leitura. Até metade do livro a leitura se arrastou miseravelmente. História tediosa, personagem chata, nada de interessante acontecendo. Quase larguei o livro, mas como não gosto de desistir de leituras, continuei. Foi bom ter feito isso porque, depois da página 160, a leitura fluiu muito rápido. Levei 20 dias para chegar na metade e 1 dia para concluir. Vocês tem noção do que seja isso? O motivo dessa mudança brusca é que quando a coisa começa a acontecer, ela fica intensa e é difícil largar a leitura. Ponto pro autor.

Vamos ao que me incomodou MUITO. Jasmine Bashara, a Jazz… eu não sei o que o autor quis passar com essa personagem, mas se ele queria criar uma mulher empoderada, decidida, livre… ele falhou miseravelmente. Estou até agora tentando achar a mulher em Jazz. O livro é em primeira pessoa e, não consegui me identificar com ela. Eu me assustei (até voltei folhas para ver se não tinha lido errado) quando a personagem se identifica como mulher. Eu jurava e ainda juro que a protagonista era um homem. Jazz tem trejeitos masculinos, falas masculinas, atitudes masculinas. Andy agradece no final do livro às mulheres que o ajudaram a construir a Jazz. Querido autor, não. Você não conseguiu criar uma personagem que tenha jeito de mulher. Aliás, eu achei muito machista a forma como ela foi apresentada.

Outra coisa que me incomodou foi ver o Brasil sendo retratado como o país mafioso. Bom, nem vou entrar muito em detalhe sobre isso…

Enfim, da metade do livro para frente a leitura é cheia de ação, interessante de ler (por causa da trama e não pela personagem) e vale a pena ser lido. Foi por causa disso que dei 3,5 estrelas para ele. Não espere uma identificação com a protagonista (Se você for mulher. Notei que a maioria que se identificou com ela é homem. Por que será, né?), mas espere uma boa dose de aventura e ação.

Quero deixar registrado aqui que o melhor personagem da trama é o Svoboda.

Apesar dos pesares, recomendo a leitura. Ela é ótima para ser lida entre uma leitura mais pesada e outra. E o autor dá um show no cenário lunar!

site: http://minhacontracapa.com.br/2019/07/resenha-artemis-de-andy-weir/
Mateus 13/08/2019minha estante
Concordo 100% com você.
Estou chegando à metade do livro, e não consigo enxergar a protagonista como sendo mulher...

Susane.Ferreira 19/05/2020minha estante
Senti a mesma coisa que você lendo o livro. Mas o fato o autor ter errado na cultura do Brasil foi o que mais me incomodou. Quando ele dizia "aparência Latina" e o sobrenome da pessoa, de boa, não conseguia imaginar um brasileiro, no máximo um mexicano. Errou feio em relação a cultura do Brasil. E eu também jurava que era um homem e não uma mulher, mas achei aceitável já que ela foi criada só pelo pai, então não tinha pq ela ser tão menina assim.

Thaisa 20/05/2020minha estante
Pois é. Triste, né?

Juliana2406 01/08/2021

Um bom livro
Gostei muito dessa história, da cidade lunar e dos personagens. O autor fez um bom trabalho detalhando como funciona a cidade de Artemis e também um bom trabalho desenvolvendo os personagens. Gostei também de algumas piadas sarcásticas que tem no livro, são boas.
No geral, achei um bom livro é quero ler outras histórias do autor.

Ronaldo 26/09/2020

Sci-Fi pé no chão
Os livros de Andy Weir possuem uma característica notável, onde os eventos e tecnologias apresentados não estão distantes da nossa realidade. O autor sempre que necessário dá uma explicação lógica para a história de seus livros, o que torna a experiência mais crível possível. É um tipo de ficção científica pé no chão. Artemis não foge à regra. Leitura leve e agradável.

Karol 08/05/2022

ARTEMIS
Não da pra descrever o quanto isso aqui foi torturante. A ideia do livro, o plot é muito bom mas acho que poderia ter deixado só um pouco de lado a ficção e ter mais ação, o livro é muito parado, em uma pagina o cara explica mais do que um livro didático, sem falar das piadas sem graça nenhuma, de cunho sexual e machistas. E muitas dessas piadas vinham de momentos sérios, muita imaturidade.

Jazz é muito mesquinha, chata e muito sem sal, não senti nenhum apego ou conexão com ela, ela se acha muito e faz as coisas por ganância e egoísmo. Os personagens não tem um bom desenvolvimento, e muita coisa na história só foi tacada e chegou no final não entendi o seu propósito.

Uma parte que gostei do livro é as citações de física,gostei das citações sobre soldagem e usinagem achei bem interessante, porém quem não conhece os termos técnicos não entende nada do que está sendo dito. O que não gostei foi que o cara não se deu o trabalho de pesquisar sobre o Brasil, e se pesquisou foi bem errado.

O autor tem uma boa reputação com perdido em marte mas esse livro foi péssimo.