Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Laisinha 23/03/2022

Não é muito bom
Inicialmente a ideia do livro é fantástica, a ficção criada é extremamente detalhada (até demais pro meu gosto), porém bem legal.
No entanto, ao se desenvolver a história notei que a personagem principal é totalmente gananciosa e egoista e com isso veio se tornando uma história maçante e arrastada.
Achei muito difícil a leitura por não me envolver com a história.
Simplesmente decepcionada kkk

stella87 09/03/2022

quase como ler um filme!
os livros de Andy Weir são uma aventura! com protagonistas extremamente humanos e cenários mais ainda, por mais que nos sejam apresentados como ?alienígenas?! uma leitura divertida e fluída!

de Paula 07/03/2022

De volta à Lua
Um dos meus livros favoritos do Arthur C. Clarke é Poeira Lunar, que traz a ideia de uma cidade lunar em que o turismo é explorado, principalmente a navegação pelo Mar da Tranquilidade e o mistério se dá numa das viagens. Quando comecei a ler Artemis, foi como voltar a um lugar já conhecido e isso é muito legal, mesmo que as histórias sejam completamente diferentes, a ambientação trouxe um quentinho no coração.

Artemis é a deusa grega da Lua e por isso nomeia a primeira e única cidade lunar. É neste ambiente completamente diferente do terrestre que se desenvolve uma trama de sabotagem industrial, assassinatos e cartéis querendo dominar o satélite. Somos apresentados a saudita Jazz, que é uma contrabandista e por isso, muitos a consideram a pessoa perfeita para um grande esquema de compra da única siderúrgica lunar. Ela é muito inteligente, mas desperdiça seu potencial por rebeldia do período da adolescência. O que ela não sabe é onde está se colocando quando aceita o trabalho mais desafiador da sua vida.

Como o meu objetivo não é dar spoilers, vou comentar os pontos que mais gostei: a Lua de Andy é democrática, não é composta apenas de americanos e europeus, mas a governante é queniana, tem personagens do Oriente Médio, leste europeu e até brasileiros. Diferente de alguns, eu acho que a representação é importante, não importa muito se você é representado como vilão. Porém, acho muito triste que sempre coloquem nomes em pessoas do Brasil em espanhol, como se falássemos esta língua e não português. Também gostei da representatividade feminina bem forte, não só com Jazz, mas a líder queniana e a química brasileira. Acho que o Andy teve muitos acertos no desenvolvimento da sua história em gravidade zero.

Achei um pouco cansativo no final, porque o autor cita muitos detalhes científicos, o que para alguém leiga como eu em física espacial, é chato. Mas, isso é uma característica do autor, pelo que vi em resenhas de outros livros dele. Gostei muito e acho uma leitura fluida, uma boa oportunidade para conhecer ficção científica com muita ação, suspense e emoção. Quero ler outro livro dele em breve!

Gabi 28/02/2022

Sempre que vou ler uma ficção científica fico com receito de que os conceitos sejam difíceis e dificultem a leitura, mas foi de boa. Não vejo muito gente falando sobre esse livro, mas eu gostei. Gostei da protagonista, é a primeira vez que realmente sinto empatia por uma protagonista fictícia. A história também não é difícil de entender, pq tudo é explicado, mas explicado de uma forma que não fica cansativo. A história tem muitas reviravoltas, até demais e até o final você se pergunta se vai dá tudo certo mesmo.
Tirei estrelas pq as vezes fiquei confusa com o tempo que se passava, não sabia exatamente a idade da jazz. Achei que ela tinha 18 anos e no final descobri que ela tinha 26??? As cartas com o Kelvin ajudam a confundi no início, mas depois ajuda a entender as coisas que acontecem no presente.
O autor colocou brasileiros na história, mas os sobrenomes não são de brasileiros. Faltou pesquisa eu acho.

Enfim, o livro é bom, entretém.

fernanda3033 27/02/2022

Artemis me prendeu bastante, finalmente terminando uma ressaca literária de meses (eu espero). li enquanto ouvia o álbum tranquility base hotel and casino do arctic monkeys (que se passa em um hotel na lua!), então a atmosfera ficou perfeita.
tirei duas estrelas por dois motivos: 1- dá pra perceber claramente que a jazz foi escrita por um homem. ele focou em uma mulher decidida e sarcástica e acertou numa idealização rasa e, em algumas cenas, patética. vou até pesquisar se o autor é casado, porque parece que nunca conviveu com uma mulher. 2- todos, TODOS os brasileiros mencionados na história tem sobrenomes terminados em ez: sanchez, alvarez, mendez. ah, e uma empresa chamada santiago. não poderia faltar. me pergunto se ele sabe que no Brasil falamos português.
enfim, se você ignorar esses aspectos, provavelmente vai gostar da atmosfera lunar.
Gabi 01/03/2022minha estante
Eu sou de Manaus, e o jeito que ele colocou como uma cidade violentíssima kkk aiai eu ri

Rafael1146 24/02/2022

Artemis erra em quase todos os campos que Perdido em Marte acertou. Parecem livros de dois autores diferentes. Artemis tem uma premissa básica, tão básica quanto a profundidade e evolução dos seus personagens. Trama boba repleta de piadas sem graças, a maioria de cunho sexual, tão deslocadas quanto a percepção do autor de como brasileiros se parecem. No fim do dia, Artemis parece uma ficção cientifica escrita por um adolescente na puberdade.

RNA 19/02/2022

Melhor que perdido em Marte
Perdido em Marte é ótimo, mas Artemis o superou, a história é ótima e dinâmica do início ao fim, os personagens são bem desenvolvidos em especial a protagonista Jazz, os pontos negativos ficam pelo excesso de piadas sexuais e pelo final que é bom mas achei que alguns detalhes poderia ser melhor, mas super recomendo o livro.

Laurazcarvalho 17/02/2022

Protagonista perfeita!
Gostei muitoo desse livro! Se passa na lua, o que me fez gostar mais ainda.
Por ser diferente do que eu estou acostumada a ler, e gostei muito também!
Adoro essas coisas relacionadas com o universo, preciso ler mais livros desse tipo.
Esse livro alcançou bem as minhas expectativas (ainda bem)!

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 01/02/2022

Surpreendente
Nunca tinha lido nada do autor, apesar de saber que é famoso. Peguei esse livro, depois de quase 3 anos encalhado na estante, e me pergunto par não li antes?! Amei conhecer a Jazz, uma das protagonistas mais sarcástica que já li! Ela é maravilhosa e a trama muito bem elaborada. Foi uma leitura incrível e recomendo!

elisarss 31/01/2022

Como é a vida de uma contrabandista na Lua?
Ganhei esse livro de uma amiga quando fomos em um sebo, então obrigada Clarinha por me dar de presente um livro em que a pp é tão sarcástica quanto eu ??

A história se passa em uma base lunar - Artemis - e é narrada em primeira pessoa por Jazz Bashara, uma contrabandista que se mudou para a Lua quando ainda era uma criança.

Admito que achei algumas cenas um pouco previsíveis, mas o jeito que a Jazz lidava com cada caos, arranjando um jeito de tirar sarro de si mesma pelas coisas ABSURDAS que ela se sujeitava.. isso fez com que a leitura se tornasse muito dinâmica.

Achei incrível também o fato de que todo personagem - sem excessão!!!! - tinha um quê de sarcasmo. Este foi um dos meus pontos favoritos em relação ao livro.

Adorei adorei adorei, mas como não conheço ninguém que tenha lido Artemis, tive que guardar todos os surtos para mim mesma.
Então se algum dia você chegar a ler este livro, estarei à disposição para surtar com você ??

Karol Gomes 31/01/2022

Livro muito bom porém com algumas ressalvas. Até 50% o livro flui bem e te deixa intrigado e curioso, porém na outra metade do livro o autor se perde muito.

Rebeca 28/01/2022

Esperava mais dessa leitura
O livro é dinâmico e a escrita é boa, mas, não fiquei instigada, acredito que seja porque não torcia pela protagonista, não consegui me apegar a ela. Por isso, no geral, é uma boa leitura. Mas, sem grande impacto pra mim.

Giovanni 25/01/2022

"Quem não quer visitar Artemis? É a melhor cidadezinha de todos os mundos."

"Moro em Artemis, a primeira (e até agora única) cidade na Lua. É feita de cinco esferas enormes chamadas de ?bolhas?. A metade inferior fica no subsolo, de modo que Artemis é exatamente como os antigos livros de ficção científica diziam que seria uma cidade lunar: um punhado de cúpulas."

"Essa é uma profissão que visa aos resultados. A Lua é uma puta velha e malvada. Ela não se importa em saber por que seu traje falha. Ela simplesmente mata quando isso acontece."

"A vida em Artemis, a primeira e única cidade na Lua, é difícil se você não é um turista rico ou um bilionário excêntrico."

O livro é divertido e entrega mais do que o prometido, sendo indicado para todos os fãs do gênero.