Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Juh 16/07/2021

Bora lá, peguei esse livro ouvindo uma enxurrada de críticas negativas, por isso, minhas expectativas não estavam tão altas assim. A experiência da leitura foi muito boa, li relativamente rápido. Entendo que existe certas questões que possam ser que não agradem a todos. Meu maior problema foi com a protagonista, ela tem um humor bem ácido e despojado, em algumas ocasiões isso atrapalhava, quebrava bastante o ritmo da leitura, há também uma questão que está intrínseco na caracterização dela, em relação a vida sexual bem aflorada, mas isto não é passado muito bem pro leitor, aquilo de não me fale, mas mostre-me. É dito que em Artemis, o qual as leis são bem mais brandas, o pensamento não é tão conservador como o da Terra, porém a Jazz é julgada ainda assim, motivo de ela não vista com bom olhos. Foi um livro que me deixou interessada do começo ao fim, com bastante cenas de ação, gostei muito da ambientação da Cidade Lunar, achei bem interessante as personagens coadjuvantes. Muito bom!

Pucca.Farion 15/07/2021

"azz Bashara nunca desejou ser uma heroína. na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.

A vida em Artemis, a primeira e única cidade na lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.

Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão é que esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de artemis."

Na minha opinião o autor não conseguiu manter o mesmo nível de Perdido em Marte ( que é uma dos meus livros favoritos). O problema é que este livro é muito descritivo. Como se passa em uma cidade imaginária na Lua, o autor decreve com detalhes como tudo funciona, o que atrapalha o ritmo da leitura.
Os personagens são interessantes, mas não se destacam. Apenas no terceiro ato é que a história ( e a leitura) começa a fluir.

Não é livro ruim, mas como estava com a expectativa lá no alto, ele me decepcionou.

parzival 08/07/2021

ruim
se eu pudesse daria uma nota negativa pra esse livro

Bruna3810 16/06/2021

A vida na lua
O livro, em geral, foi bastante enriquecedor. Apesar das partes em que eu viajei bastante por conta de fórmulas químicas, coisinhas de física e etc, acredito que tenha sido uma ótima leitura em um geral, nos apresentando uma heroína, em que sabemos que muitas das coisas que ela faz não são certas, mas mesmo assim torcemos para que tudo dê certo.
Super recomendo para quem gosta de uma vibe meio futurista e curte essas coisas sobre o espaço. Leitura bem fluida e não se torna cansativa!

Henrii 15/06/2021

Lua é detalhe
Do mesmo autor de pedido em Marte, uma história incrível, uma aventura futurística cheia de ação e reviravoltas. O começo do livro demora a um pouco a engatar, mas depois a história engata com nomes científicos bem legais, muito muito massa a visão sobre a lua.

Luíza 08/06/2021

Poderia ser melhor
O fato de ser uma protagonista feminina me atraiu muito, mas já nas primeiras páginas é perceptível que a personagem foi escrita por um homem pelos esteriótipos apresentados em seu gênero.
Ao longo do livro, isso continua se repetindo com aspectos como cultura e nacionalidade a cada novo personagem introduzido, tornando-o quase insuportável.
A história em si é interessante, mas isso deixa muito a desejar, já que poderia ter sido uma forma muito maior de representatividade.

Lia 08/06/2021

Clássica ficção científica?
Quando pensamos em ficção científica logo vamos ao espaço e a homens astronautas lutando contra alienígenas. Porém, esse livro traz uma protagonista mulher que você na cidade na lua Artemis. Ela acaba se envolvendo com as pessoas erradas. Máfia, dinheiro, assassinato, fuga, luta e ciência. Se você curte essas coisas esse livro é para você.

Mas já vou avisando que como tem termos científicos a cabeça dói um pouco pra acompanhar. Contudo não é nada difícil de entender o que se passa. Tudo é muito bem explicado e ?didático?.

Eu amei.

Gabriel A. 07/06/2021

Eu gosto muito de observar a Lua e faço isso sempre que possível (e quando as nuvens deixam também), nessas horas fico pensando como seria viver na lua. E esse livro refletiu um pouco daquilo que eu imagino que possa ser.

Artemis é a primeira cidade lunar, e é composta de cinco esferas habitáveis (também conhecidas como “bolhas”), cada uma dessas esferas levam o sobrenome dos cinco astronautas que pisaram na Lua. A vida em Artemis é limitada e pode ser um tanto difícil para quem não tem uma condição financeira confortável.

Jasmine (ou Jazz) Bashara é uma imigrante árabe que cresceu em Artemis junto de seu pai, que ganhava a vida como soldador. Jazz, era uma menina prodígio em que todos apostavam que teria um futuro brilhante, mas indo contra essas expectativas a menina cresce e passa a ganhar a vida como entregadora. Devido ao alto custo de vida em Artemis, ela se beneficia da sua profissão de entregadora e começa a complementar a renda com contrabandos, já que a maioria dos produtos consumidos em Artemis são enviados da Terra, e alguns desses produtos são proibidos por lá.

Insatisfeita com a vida que leva, Jazz aceita a proposta de um dos seus "clientes" para realizar um trabalho perigoso e ilegal, mas que vai deixá-la muito rica. Ela planejava realizar tal trabalho de forma segura, até que um erro de cálculo põe tudo a perder e Jazz se vê envolta em uma disputa por poder que envolve até uma máfia brasileira (pois é... máfia brasileira mesmo, dá pra acreditar?). E Jazz vai suar dentro do traje espacial para cumprir seu trabalho, se livrar da máfia e ainda de quebra salvar Artemis.

Vale ressaltar também o conhecimento e a quantidade de informações técnicas que Andy Weir apresenta e detalha com precisão no livro, o que é esperado de quem tem como hobby estudar física relativista, mecânica orbital e voos espaciais tripulados. Só faltou estudar um pouquinho sobre o Brasil, porque os personagens brasileiros de nome Alvarez e Loretta Sanchez foram difíceis de digerir, mas nada que tire a qualidade e o brilho da história.

Com certeza é uma ótima leitura pra quem curte sci-fi. Andy Weir torna possível imaginar todo o cenário, que além de bem detalhado mostra a complexidade de se construir uma cidade na Lua, e tudo isso dentro das leis da física e dos limites da ciência. E esse toque verossímil acaba por nos fazer pensar que essa historia, mesmo que fantasiosa por agora, pode-se tornar possível em um futuro não tão distante.
Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
Gostei muito desse livro. Mas o primeiro livro do autor é indiscutivelmente melhor.

Gabriel A. 07/06/2021minha estante
Eu não tive a oportunidade de ler ainda, mas acredito que seja mesmo. Todo mundo que eu vejo falando sobre esses dois livros sempre falam que Perdido em Marte é melhor. ??

Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
O primeiro livro explora a situação engenhosa de uma forma muito mais crível. Tipo, vc realmente acredita que tudo aquilo é possível. No Artemis tudo parece muita ficção.

Gabriel A. 07/06/2021minha estante
Artemis, apesar de toda a trama fantasiosa, tem o seu lado "palpável" por ser baseado no programa Artemis da NASA, mas de fato pra chegar naquele estágio onde se passa a trama vão algumas dezenas de anos aí. Já Perdido em Marte é mais "pé no chão" né? Confesso que tô super ansioso pra ler.

Daiana.Borges 07/06/2021minha estante
Acredito que vc não vai se arrepender. Fiquei muito envolvida com a trama e o personagem.

Gabriel A. 09/06/2021minha estante
Ahh imagino ?? Acho que vou acabar passando ele na frente de outras leituras.

Suéllen 09/05/2024minha estante
A resenha está incrível!!! Já vai para minha lista agora haha

lasthours 07/06/2021

Bolhas em buracos lunares
Perdido em Marte me levou a ilusão de que esse livro seria bom, na verdade, a premissa é muito boa, uma cidade na Lua (!!!) em expansão, com sua própria economia e problemas como todos os lugares em crescimento.

O problema real é a personagem principal, o autor, homem cis, tentou fazer uma personagem feminina ?fodona?, aparentemente ela é superdotada, mas não da a mínima pra isso, (mas quando precisa ela sabe fazer tudo) e perde todo seu tempo com coisas ilegais e homens, além de todos os comentários que só podem sair da cabeça de um homem e não de uma mulher de 26 anos.

A melhor coisa sobre a estória, são as cartas entre Jazz e Kelvin, ao longo dos anos eles desenvolvem uma amizade por correspondência e é legal ver como se preocupam um com o outro.

Todo o teor científico é bem elaborado, recomendo a leitura, apenas não comprem a versão física. ?

brugoo 30/05/2021

bom para passar o tempo
é um livro legal, eu gostei da história em si, porém, não consegui dar mais estrelas por algumas coisas indesejáveis... a começar por comentários sem noções da protagonista, e isso me leva a outro ponto, o autor não soube desenvolver uma protagonista feminina.... algumas coisas meio forçadas que claramente você percebe que foi um homem cis que escreveu a protagonista, outras coisas e enfim, acho que deu pra entender. fora isso, foi uma leitura boa, a história em si me prendeu, um pouco no final que não me surpreendeu mas foi ok

Sid 27/05/2021

Bom pra passar o tempo
A história daria um bom filme. No início estava gostando da personagem principal mas comecei a enjoar dos modos dela, achei um pouco forçado; também não me apeguei aos outros personagens, talvez não tenha ocorrido desenvolvimento suficiente deles. Acho que o maior defeito só livro é basicamente a personagem planejar tudo o que vai fazer e tudo ocorrer quase exatamente como ela havia pensado, aí acaba havendo uma certa repetição na leitura. Já a maior qualidade é a forma como o autor explica conceitos super complexos de forma que qualquer um possa entender, gostei demais disso! É realmente uma boa história para passar o tempo de forma descompromissada.

danielrgs 24/05/2021

Bem divertido
Do mesmo autor de Perdido em Marte, dessa vez ele se aventurou na Lua. Uma história bem divertida de crime com um cenário de uma cidade na Lua bem crível e interessante. Um bom livro para começar a ler Sci-Fi.

Stanley 23/05/2021

Não gostei muito. Perdido em Marte é ótimo é recomendo para todos, mas Artemis é fraco. A história poderia se passar em qualquer lugar. O fato de ser na lua é só para dar uma enfeitada.

Emi 14/05/2021

Artemis é frenético
Devo começar dizendo que sou suspeita para falar sobre esse livro porque sou apaixonada em Ficção Científica, mas Artemis é frenético, te prende do início ao fim com uma escrita fluída. A Jazz simplesmente é a maior filha da puta da Lua e eu me apaixonei por ela exatamente por isso, a forma como ela interage com os outros personagens me fez dar palmilhas de alegria porque é genial! Sorri muito lendo esse livro e não vejo a hora de ver a adaptação cinematográfica porque eu tenho certeza que será incrível. Você acertou mais uma vez Andy Weir.