Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Julia 31/10/2020

triste porém feliz
adorei o livro, principalmente por ser meu primeiro sci-fi. MAS achei ele pequeno (podia ter umas 50 paginas a mais) e senti falta de desenvolvimento em alguns personagens.

o maior o motivo da minha tristeza: queria ter visto mais da Jazz com o Svoboda e mais da amizade dela com o Kelvin (basicamente, mais da maior parte dos relacionamentos dela com os outros personagens)

Ceds 27/10/2020

Diferente, tenso e engraçado (ao mesmo tempo)
A leitura desse livro foi uma experiência nova, principalmente pelo fato de que o mundo da ficção científica é ainda desconhecido para mim. Todos os termos e procedimentos técnicos me confundiram bastante, alguns não entendi quase nada (enfim o ser extremamente qualificado para um trabalho na NASA), no entanto a história foi bem fluída para mim, os detalhes de Artemis me encantaram — como um turista —, e a protagonista foi uma personagem interessante, engraçada e inteligente, mesmo sendo bem imatura fazendo piadinhas idiotas em momentos sérios. Percebi que o autor focou mais na Jazz do que em outros personagens, que poderiam ter participações melhores e mais ativas. Todavia isso pode ter decorrido em relação à personalidade mais individual dela. Outros pontos negativos foram as repetições que o escritor faz e também a construção que ele fez da personagem em certos momentos (por causa de suas maneiras e roupas). O final foi, de certa forma, razoável e inesperado para mim. Fiquei um pouco triste com as escolhas de alguns personagens no final da história.

Jamille 26/10/2020

O início de um sonho / deu tudo errado
Esse livro tinha tudo para ser um 5 estrelas favoritado pra mim! Mas deu grandes deslizes no meio do caminho que impediram isso.
Os pontos positivos: o autor dá um show de ambientação! Eu AMEI a cidade de Artemis, e apesar de ser ficção científica, as explicações do funcionamento da cidade na lua, usando física e engenharia, fizeram muito sentido pra mim e me fizeram acreditar na existência dessa cidade como algo muito possível.
O enredo é bem acelerado e foge da fórmula da jornada do herói. Quase sempre estamos segurando a respiração, torcendo para os planos da protagonista darem certo.
Agora os pontos negativos: o mais leve é a edição da arqueiro, apesar da capa INCRÍVEL, temos alguns erros graves de tradução, como a personagem feminina referindo-se a si mesma com pronome masculino, fugindo de um simples erro de digitação a algo que pode prejudicar o entendimento da história.
Mas o maior deslize foi a construção dos personagens. Todos são muito rasos e estereotipados, você acaba se importando mais com a cidade em si do que com a protagonista. Falando nela, o livro é narrado em primeira pessoa, cheio de piadinhas que às vezes dão certo, mas na maioria das vezes são inconvenientes (além do péssimo hábito de chamar a si de "vadia" ou "p*ta", o que incomoda a maioria das mulheres que lêem).
Por fim, se o autor tivesse se dedicado na construção dos personagens tanto quanto na construção da cidade, o livro seria perfeito.

site: https://www.instagram.com/rotinainspira

My Silva 25/10/2020

Esse livro era tudo o que eu precisava ler no momento.
A protagonista é muito cativante, cheia de ironias e muito engraçada o que faz o livro fluir muito bem e muito rápido.
Uma leitura ótima!!!
Milly 28/10/2020minha estante
Interessante!

Cathy 25/10/2020

Artemis
Andy foi bem técnico e preocupou-se bastante com a ciência que fundamentaria sua história. O contexto histórico de fundo é incrível - principalmente por se tratar de uma cidade na Lua que não foi criada pelos EUA - e o cenário é muito bem estruturado, mas não me envolveu. Jazz, uma contrabandista e uma ferreira genial, passa mais tempo explicando o funcionamento das portas do que agindo para realizar seu grandioso e perigoso plano. Deste modo, a leitura ocorreu - pra mim - de forma lenta e monótona.

Andy também se preocupou em colocar personagens "fora do padrão", ele incluiu detalhes culturais da protagonista e diversificou os personagens secundários. Mas, mesmo assim, estereótipos pesaram em alguns momentos. Faltou uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto.

Por fim, nada foi suficientemente surpreendente para me fazer pular de ansiedade pela próxima página ou algo do tipo. Foi uma leitura 'ok'.

Monica Sobrinho 18/10/2020

Este foi o primeiro livro de ficção científica que li, achei bom, mas não é um gênero que vai se tornar o meu preferido.
Cathy 25/10/2020minha estante
Desculpa se eu estiver sendo inconveniente ao dar uma opinião não solicitada, mas acredito que você deveria tentar novamente com outro livro. Amo o gênero e com certeza não indicaria Artemis como uma leitura inicial, ele é muito técnico e lento. Te indico A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil.

Monica Sobrinho 25/10/2020minha estante
Cathy, obrigada pela dica. Vou tentar outro sim

Krishna.Nunes 04/08/2021minha estante
Se você começou a ler ficção científica por esse livro, deve ter ficado com uma má impressão mesmo. Ele não representa o gênero. O autor quis inovar e fugir de "clichês", mas com isso acabou excluindo elementos importantes das histórias de sci-fi de sucesso e apresentou algo bem fraquinho.

Ally 17/10/2020

Uma grata surpresa
Mais um livro que li como indicação do clube da leitura e que não leria se não fosse por isso. Gostei muito do livro e da narrativa do autor. Me peguei presa na história desde o início e apaixonada pela protagonista. A história é cativante, contada num ritmo gostoso e vai se desdobrando em reviravoltas que te fazem querer saber logo o que vai acontecer. Meu único porém é que, como não sou uma pessoa muito ligada em ciências, não entendi muito dos conceitos de física e química que fazem parte do livro, mas de maneira geral isso não atrapalhou a experiência. Vale a leitura.

Alan 17/10/2020

Essa protagonista é muito carismática mano !!! Livro top !!!

Ronaldo 26/09/2020

Sci-Fi pé no chão
Os livros de Andy Weir possuem uma característica notável, onde os eventos e tecnologias apresentados não estão distantes da nossa realidade. O autor sempre que necessário dá uma explicação lógica para a história de seus livros, o que torna a experiência mais crível possível. É um tipo de ficção científica pé no chão. Artemis não foge à regra. Leitura leve e agradável.

Bru 20/09/2020

INDESCRITÍVEL
aviso: isso não é uma resenha, SOU EU IMPLORANDO PRA QUE VOCÊ LEIA ESSE LIVRO INCRÍVEL.

Sara 15/09/2020

Foi o primeiro livro de ficção científica que eu li e me diverti muito com a leitura. Os personagens são muito cativantes, principalmente a protagonista. O enredo é muito interessante por ter como ambiente a Lua e por abordar aventuras espaciais. O único problema que eu tive com ele foi a grande quantidade de explicações científicas, que tornou a leitura mais lenta.

@tigloko 12/09/2020

Mistura de FC com thriller que não funcionou
Foi uma decepção infelizmente. Tinha gostado muito de Perdido em Marte, livro anterior do autor, então fui com boas expectativas para esse. De inicio estava gostando da pegada thriller do livro. A mistura de ficção científica com esse ritmo mais acelerado dos acontecimentos funcionou até certo ponto.

Porém isso começou a desgastar a experiência. Pois a todo momento( até nos momentos de tensão) o autor parava para explicar algo no meio da ação. Entendo que é necessário algum contexto para se compreender o mínimo da ciência por trás. Mas a todo momento? Isso me desanimou muito ao longo da leitura.

Além da protagonista ser irritante demais. Passou do limite daquela personagem sarcástica que a gente simpatiza com esse jeitão "não sigo as regras" para insuportável e chata.

E pra fechar, a história foi para um caminho previsível, com alguns clichés que me incomodaram ao final do livro. Uma pena, esperava de verdade gostar deste.
Nani 07/12/2020minha estante
Concordo com a sua análise, outro ponto que me incomodou foi o descuido do autor com os nomes dos personagens brasileiros. Me pareceu nome de personagens mexicanos ou outro país de língua espanhola.

@tigloko 20/12/2020minha estante
Pode crer, deu muita raiva nessas partes!

luiza lima 07/09/2020

Autor com dificuldades de escrever uma mulher em primeira pessoa e desfecho sem graça
Eu confesso que peguei esse livro com uma certa expectativa, pois: 1) ficção científica no espaço, 2) protagonista feminina, coisa rara no gênero.

E eu me decepcionei.

Veja bem, a história é até legal, mas não me agradou a forma como foi executada.
A narração em primeira pessoa em alguns momentos era muito forçada, principalmente quando a protagonista interage com o leitor e quando rola algumas explicações mais técnicas.

Também, o jeito que o autor escreveu a protagonista Jazz, me incomodou por demais. Me deu a constante sensação que era um homem tentando escrever uma mulher que ele considera como descolada, cínica, maneira e inteligente, mas... Na minha opinião, o autor falhou. A Jazz é uma personagem que eu considero com muito potencial, mas que o próprio autor não conseguiu explorá-la tão bem, ficou forçado demais. Tenho certeza que se fosse um protagonista masculino isso não transpareceria na escrita.

Apesar desse problema de como a Jazz foi escrita, ainda achei ela interessante e divertida. Gostei também bastante dos outros personagens, e achei muito legal a diversidade dos personagens, e gostei da evidência que o autor deu aos países em desenvolvimento.

No entanto, algo que me incomodou foi uma nítida falta de pesquisa ao tentar representar o Brasil. Sobrenomes que definitivamente representariam qualquer país de de língua espanhola muito melhor que o Brasil. Algumas associações sobre violência e Brasil também me incomodaram um pouco, mas não tanto como os sobrenomes nada a ver.

O enredo em si é ok. No começo eu fiquei bem animada, mas ao longo da história fiquei esperando um backstory da Jazz mais interessante, elementos que pudessem justificar as ações dela, e no final das contas não teve nada tão emocionante ou bem construído assim, considerando que as ações dela são bem questionáveis. A partir de um momento, o livro começa a ficar bem previsível e sem graça. Não consegui criar empatia sobre a situação toda e eu terminei o livro sem nenhuma emoção. E, pra completar com chave de ouro esse desfecho sem graça, claro que tinha que ter um romance obrigatório que nada acrescenta à história criado com zero esforço do autor pra ao menos tentar criar uma química anteriormente na história. Isso é uma coisa que me incomoda em livros em geral, e esse fez questão de ser bem ruim nesse ponto.

Mas, no geral, o livro foi satisfatório. Em alguns momentos, principalmente no começo pro meio, dei risada com a Jazz, prendi a respiração e não consegui parar de ler porque queria saber o que ia acontecer depois, mas do meio pro fim foi bem... Medíocre.
Não foi de todo o ruim, mas também não me acrescentou muito. Não sentiria falta se nunca tivesse lido.

Galadriel Trevosa 31/08/2020

Tretas na lua e tudo mais
Umas das coisas que eu mais gostei nesse livro é a personalidade da Jazz que pode parecer ruim de início, mas com o desenrolar do livro você percebe coisas muito interessantes na história dela. Todo o livro é super divertido e agitado, eu gostei do ritmo dele e da forma que as coisas acontecem e apesar de ter alguns detalhes científicos não foi difícil de compreender o que estava acontecendo. É um livro bacana e pra quem gosta de ficção científica vale a pena.

Apesar de ser super divertido e interessante ainda sim foi um livro ok, talvez eu não estivesse em um momento tão bom para ler ficção científica, mas eu sinto que o livro não foi grandes coisas. Eu admito que é muito legal e pode ser uma boa leitura para se distrair, porém não me deixou tão intrigada quanto outros livros do mesmo gênero.