Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Mark Nascimento 30/08/2020

Inês Brasil: "Posso falar, mano? Não vou mentir, adoro".
Foi uma leitura muito divertida. A premissa de uma "aventura" espacial na lua parece que vai deixar o leitor confuso (em algumas partes científicas deixa mesmo, você que lute), mas é muito legal. A protagonista SUPER carismática, com um objetivo claro. Acho que um epílogo fecharia bem a estória.

Paulo.Matheus 26/08/2020

É uma conspiração que se passa na lua, por que você ainda não leu?!
Uma intriga política, uma cidade no meio da lua e uma personagem incrivelmente cativante e bocuda. O que mais você precisa para querer ler Artemis?
Jazz Bashara não é uma heroína, então ela não está preocupada em ser a certinha da história que vai salvar todo mundo. Ela se preocupa com ela, com as pessoas que gosta e com a sua cidade na lua, seu lar desde criança.
A vida de Jazz se torna mais complicada quando ela se vê envolvida em uma disputa por poder na cidade, disputa digna de histórias com ambiente Noir, cobrindo máfia e assassinos.
Artemis pode não ser uma leitura para todo mundo. Weir utiliza muitos termos de química e física para explicar as coisas, o que pode afastar leitores que não se interessam por uma ficção científica mais pesada.
Mas é um livro que você deveria dar uma chance mesmo assim. Apesar desses momentos mais faculdade de exatas, a leitura é bem corrida com as inúmeras situações de desenvolvendo rapidamente. As últimas 50 páginas são de tirar o fôlego! (literalmente até. Rá!).
É uma leitura muito gostosa para os amantes de thriller com pitadas generosas de ficção científica em um ambiente hostil como o vácuo.
Vá logo ler!

Maria 22/08/2020

Resenha: Artemis - Andy Weir
Minha primeira leitura de Ficção-Científica e Artemis tem a fórmula perfeita para eu favoritar.

A história é protagonizada pela Jazz, uma garota que vive na única cidade da Lua, Artemis. Jazz trabalha como entregadora/contrabandista, o que não ganha muito, então guando aparece a oportunidade para cometer o crime perfeito e ganhar muito dinheiro ela não consegue recusar, mas esse é só o começo dos problemas que ela vai se meter.

"Bom... não posso dizer exatamente "agindo com segurança" quando estou no vácuo planejamento ligar um maçarico de solda numa colheitadeira de rochas em movimento. Mas você entendeu."

A Jazz, nossa estrelinha é forte, sarcástica, desenrolada, engraçada e muito, muito inteligente. E de cara ela entrou para minha lista de personagens femininas preferidas.

"Hora de trabalhar no próximo passo do meu plano maligno."

_______________________

O único ponto negativo, e isso é porque sou Brasileira, é que o autor não se empenhou em fazer uma pesquisa sobre Brasileiros e pecou no nome dos personagens, além de ter um pouco de preconceito e por isso perdeu uma estrela, foi uma coisa que me incomodou muito.
O ponto positivo é que a personagem principal não tem nacionalidade americana, o que é bom.

_______________________

Sabe um livro que tem uma cidade fictícia, mas também tem a boa e velha Terra, tem uma familiaridade e apesar de ser na Lua, não soa tão impossível, ainda tem todos os dados científica como a atmosfera lunar e o vácuo, como os humanos sobrevivem, a economia, turismo, oxigênio, uso de água...
Caraca esse livro é maravilhoso, eu queria que mais gente pudesse ler.

"O ar da Terra tem 20% de oxigênio. O restante e feito de coisas que o corpo humano não precisa. Assim o ar de Artemis é oxigênio puro com 20% da pressão do ar da Terra. O problema é que, quanto mais baixa a pressão, menor o ponto de ebulição da água, que ferve em 61°C, de modo que é o mais quente que o chá ou o café podem ficar."

_______________________

Recomendo muito para quem é fã de SCI-FI e para quem quer começar a ler o gênero, por que virou queridinho na minha estante e pode virar na sua também.

Att,
Vitória Saraiva.

Ali 20/08/2020

Como um livro 5 estrelas caiu pra 3, explicado em tópicos
Não é bem uma resenha, só meus comentários particulares sobre alguns pontos da história que resultaram numa leitura que começou 5 estrelas favoritado chegar em 3. Vamos lá:

• Eu me incomodei desde o princípio com essa insistência em dar nacionalidades para as personagens, eu esperava que uma sociedade lunar se apoderasse da possibilidade de ter uma identidade completamente única e que os unissem. Além do potencial disperdiçado, o autor se perde muito em usar estereótipos para alçar a história.
Quando o grande vilão se tornou um mafioso _brasileiro_, foi tão ofensivo e ao mesmo tempo bobo, que eu me desconectei completamente da história.

• O autor estava terrivelmente indeciso quanto a quem era o vilão da história.
Chegou uma hora ele usou isso de reviravolta: primeiro ele decidiu que a protagonista era uma anti-heroína, não... não, ela é uma heroína. Nhe, não, desistiu de novo, ela é uma anti-heroína again.
Ai depois te faz querer achar que x personagens são os vilões, pra depois ele falar "poxa, eles não são tão ruins assim", pra depois de novo "ah não, te peguei". E por aí vai.
Parece legal o conceito da coisa, ninguém é preto no branco, mas a execução foi terrivelmente mal feita.

• O cientificismo do livro estava legal... até chegar na área que eu conheço e atuo (telecomunicações). Fiquei até meio desconfortável lendo. Não era exatamente errado o que foi exposto, mas o jeito tão superficial me fez rever e notar que eu gostaria que ele não tivesse medo de explorar mais profundamente as coisas.
O livro parece que foi escrito visando pessoas completamente leigas no assunto, o que é bom, MAS também visando que essa pessoa não tem paciência e capacidade de ler e entender páginas de explicação científica de qualidade. (Ele explica as coisas em duas linhas e faz uma piada ou gracinha pra parar a explicação. Nas primeiras vezes que ele fez isso, até achei que era por ignorância do autor no assunto, mesmo depois de ter lido Perdido em Marte e sabendo que ele não é leigo). Ou seja, fiquei decepcionada.
(Engraçado que ele falando das fibras perfeitas, e eu estava lendo e indo pro serviço. Quando cheguei na emissora fui medir a atenuação das fibras.)

• O autor publicou um livro que virou filme e quis publicar outro livro pensando no filme. Não parecia que eu estava lendo um livro, parecia um negócio forçado para ter cenas legais na TV.
Teve uma cena em específico, que ela juntou TODOS os personagens importantes num bar e ela falou tudo de uma vez pra todo mundo. Depois disso, eu desisti da história.

• Teve um romance, que eu sinceramente achei impossível. Impossível. Uma personagem que nem ela na vida real nunca ia dar esse mole.
MAS minha cabeça doente shippou eles pra krl desde o primeiro instante. Eu estava crente que ia flopar e eu ia ficar triste no canto.
Fiquei feliz deles terem um final juntos? SIM. Mas foi satisfatório? NÃO. Uma cena de um beijo corrido e foi isso. Meu deus do céu, não podia gastar uns paragráfos pra me fazer feliz não? Zero romance, terminam juntos, mas quase não criam um relacionamento de conversar mesmo e tals. Os diálogos entre eles é sempre na base dos favores. Queria ter visto mais, tornado mais crível.

• Um ponto positivo, na minha opinião, é que estou acostumada a ler personagens protagonistas masculinos escritos por mulheres, e esse é o contrário: protagonista feminina escrita por um homem. E não saiu nada mal.

Basicamente a experiência da leitura foi:
100 primeiras páginas incríveis, 5 estrelas.
100 páginas do meio eu tentei me manter empolgada, mas algumas coisas começaram a me chatear e eu já considerava dar 4 estrelas.
100 últimas, cheguei a pular páginas de tanto asno que eu fiquei e tamanho foi a desconexão com os personagens.

Will 12/08/2020

De longe um dos meus livros favoritos de FC
Superando a narrativa de Perdido em Marte, que as vezes se torna um pouco enfadonha por ser em grande parte um diário, Ártemis combina personagens únicos e toda uma carga científica bem embasada, fazendo uma projeção futurística espantosamente interessante, quase como Jules Verne no fim do século XIX e início do XX. Não posso afirmar com 100% de certeza sobre a aplicabilidade dos detalhes técnicos, mas a melhor forma de prever o futuro é inventá-lo, certo?
Obrigado, Karina, amei o presente.
Karina 12/08/2020minha estante
Aaaaaa que bom que você gostou ?? e de nada, você merece!

Daniel 11/08/2020

Apesar de ser o mesmo autor de "perdido em marte" que eu particularmente gostei e favoritei, este não atingiu minhas expectativas. O começo da história até as 140 paginas leva ao leitor a desistir completamente da leitura (se não insistir), pois a história não se desenvolve rapidamente e é tudo muito chato e muito científico demais.

Concluo que para quem que não leu "perdido em marte" vai gostar mais.
Não é que seja ruim, mas não é tão bom quanto "perdido em marte", uma história razoável com um final muito bom.

GuidoBR 09/08/2020

Thriller que se passa na Lua, conta a história de uma sabotagem industrial que leva a assassinatos, envolvimento com máfia e escolhas dificeis.

Ponto forte: imaginar uma cidade humana na Lua, com todas as questões cientificas e tecnologicas que envolveria tal empreitada, além das questões sociais e de como os humanos vivem e se relacionam.

Ponto fraco: trama sem graça, protagonista que não convence e não gera empatia, desfecho sem força.

Léo Soares 07/08/2020

Livro do mesmo autor de perdido em Marte, em Artemis vamos continuar com as aventuras no espaço. A obra desenrola-se em Artemis, uma cidade que foi projetava na lua. Onde é local de residência e também funciona como cidade turística.

Como em qualquer outra cidade no universo, lá também é dividida naqueles que tem dinheiro e os que não tem. Dentre esses últimos temos nossa protagonista: Jazz Bashara. A mesma trabalha fazendo contrabandos, trazendo coisas que os moradores precisam e queiram, mas que se que fossem trazidos durante uma viagem normal poderia não passar pelo controle da cidade.

Jazz é a grande sacada da história, uma personagem extremamente divertida, e também inteligente. Uma mulher fora dos padrões.

A história ganha desenvolvimento quando a mesma é contratado para o maior trabalho que já fez, e que também será o mais bem pago, o problema é que a partir desse trabalho as coisas não saem bem como jazz esperava.

O livro é uma ficção científica espetacular, no início é um pouco lento, até que passem as explicações de como é Artemis e todo seu funcionamento, o livro até traz uns matas da cidade, o que ajuda muito na compreensão. Recomendo muito pra quem curte ficção científica, e para aqueles que desejam começar, pois mesmo com alguns detalhes bem específicos o autor tenta deixar tudo bem claro durante a trama.

Nath 07/08/2020

Ao infinito e além.
Apesar de AMAR essa temática e ser óbvio que o autor entende MUITO do tema, o final ficou meio massante pra mim. Apesar disso, nota mil para o desenvolvimento dos personagens e por ele conseguir ter como personagem principal uma mulher é lidar tão bem com as emoções dela, mesmo não compartilhando do mesmo gênero.

Agatha Cristine @pg.estrelas 04/08/2020

Artemis é melhor do que eu esperava
? Minha opinião.
Devo admitir, fazia tempo que eu não lia um livro de ficção científica, e fazendo essa leitura notei como estava sentindo falta, eu devorei cada página, a ponto de me surpreender. A escrita é ótima, e a personagem principal é maravilhosa, Jazz é inteligente a ponto de você se sentir burra hahaha , mas de forma boa, ela é contagiante, empolgada, engraçada, não desanima fácil, uma mulher forte e sem tabus. Eu amei ver uma personagem que é para frente e que se valoriza, sendo escrita por um homem. Devido a isso, fiquei atenta aos detalhes da personagem, e sim, podemos ver diferenças, mas eu adorei a forma que ele levou a personagem.
Amei como Jazz admite seus erros e os aceita sem se odiar no processo. A trama se intensifica a cada passo, a ponto de você querer saber como que tudo será resolvido, mas Jazz com sua inteligência está sempre a frente pensando no próximo passo e resolvendo seus problemas da sua forma.
Tenho que ressaltar sobre o fato do autor falar muito sobre física e química no livro, eu compreendo de certa forma por ser em um ambiente diferente, já que é uma história passada em uma cidade na lua, mas as vezes me sentia perdida em algumas explicações, e consequentemente demorava mais em algumas partes, porém tirando isso, o desenvolver da história não deixa a desejar, o autor leva tudo muito bem e de forma bem explicada, mas que as vezes me pareceu confuso.
Super recomendo o livro para quem curte ficção científica.

May 01/08/2020

Jazz Bashara é uma contrabandista pobre que vive na única cidade da lua, Artemis. Ela recebe uma oferta para ganhar muito dinheiro se ajudar um empresário a destruir uma fábrica, mas quando ela aceita começa a entrar em uma espiral de segredos obscuros que envolve toda a cidade. A personagem é o ponto alto da história, pois ela é sarcástica e irônica, além de não ser uma mulher dentro dos padrões impostos pela sociedade, ela é uma criminosa inteligente que fala muitos palavrões. Essa personalidade dela rende muitas risadas durante a leitura, porém apesar de o autor tê-la construído assim, em alguns momentos ainda existem algumas passagens machistas. Sem dúvidas, a personalidade dela é uma das melhores coisas na história. O início do livro é um pouco lento, o objetivo da história não fica muito claro, principalmente para quem não tem o costume de ler a sinopse. Porém quando as coisas começam a acontecer de fato, é ação atrás de ação e muita treta do jeito que o leitor gosta. Sempre existem ganchos no final dos capítulos, então a tendência é querer continuar lendo sem parar porque o leitor precisa de respostas.  Não é um livro tão focado na ficção científica, apesar de terem termos para explicar algumas ações dos personagens. É uma leitura bem fluida e para se passar o tempo rápido.?

Carolina1093 28/07/2020

Favoritadíssimo!!
Jazz Bashara mora em uma cidadezinha na lua, chamada Artemis. Ela vem buscando se dar bem financeiramente, mas faz isso de maneira ilegal.
Jazz é uma contrabandista, se da bem nessa área por ser ligeira e extremamente inteligente.
Ao surgir uma oportunidade de ganhar uma enorme quantia cometendo um crime tão grande quanto o que está para ganhar, Jazz pouco hesita antes de aceitar. Mal sabe ela que este será apenas um dos problemas que terá de enfrentar.
A protagonista traz muito sarcasmo em suas falas, o que torna a narrativa divertida. Sem contar a quantidade de elementos químicos e físicos que são explicados durante a história, tudo isso me fez pensar no quanto é possível ter sim uma cidade na lua. Uma loucura né? Ou talvez nem tanto assim, quem sabe um dia...
Eu sou apaixonada por ficção científica, e essa aqui me deixou em êxtase. Peguei o livro já cheia de expectativas, e ele superou todas!! É uma história muito bem criada, incrível em cada aspecto.
É uma leitura rápida, pois há tantos acontecimentos que o leitor se envolve a ponto de esquecer completamente o mundo lá fora. E, cá entre nós, era exatamente isso que eu estava precisando.

Vitor I. 18/07/2020

Ficção científica bem embasada e ação incrível.
Um Hard Sci-fi impressionante, as explicações do autor no tange a sensação da gravidade e outros conceitos de física cria bastante imersão.

Luis.Martins 14/07/2020

Leitura fluida que você não vê a hora passar, que personagem essa Jazz, quem não queria esse trabalho realizar entregas na lua e um contrabando de vez em quando, que cidade o autor criou, várias terminologias bem descritas, aquelas que você para e lê umas 3X para ver se aconteceu aquilo mesmo, cada reviravolta que acontece com a Jazz que te deixa com aquela vontade de ler para ver se ela vai conseguir realizar seus serviços.
Qnat 03/05/2021minha estante
estou na dúvida se encaro!
li resenhas muito boas e outras bem ruins!

NightPhoenixBooks 13/07/2020

Encalhada em Artemis...
A proposta de misturar protagonista feminina forte + ficção científica original + autor premiado foi o combo para começar a coceira do meu calcanhar de Aquiles.

Infelizmente nem os personagens ou a trama conseguiram superar as expectativas, decepcionando ao demonstrar falta de atenção a detalhes culturais que incomodam bastante (sem spoilers). Ainda há ausência praticamente total de diversidade (turupom século XXI?), e o super trunfo: uma protagonista machista que mais parece o próprio homem que a criou. CALMA, nem tudo está perdido. se você conseguir passar da metade do livro o final vai compensar a raiva (ou não).

site: http://www.nightphoenixboooks.blogspot.com.br