Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Karen Gonçalves 03/01/2021

Bom, porém ...
Eu já tinha lido Perdido em Marte e estava esperando muitas explicações científicas porque esse autor claramente adora Química e física kkkkk mas acho que dessa vez eu realmente não estava com muita paciência pra isso. Outra coisa que me incomodou foi a protagonista ser um pouco irritante e as referencias a sexo que foram muito utilizadas fazendo duplo sentido em frases que acabaram não tendo graça, não que não devesse ter, mas algumas eram desnecessárias. Além da protagonista ficar chamando toda hora as garotas de programa de p*uta.
Enfim, um livro bom, mas com muitas ressalvas.
Juliana 18/01/2021minha estante
Ainda não consegui terminar de ler por causa destes incômodos

Sara Cainã 29/12/2020

Meu primeiro livro de ficção científica. É simplesmente incrível. O enredo não para, é de tirar o fôlego do início ao fim.

Victor Marcos 22/12/2020

Aventuras
História envolvente e que faz criar todo o cenário das aventuras e dramas da cidade no planeta Marte.

Dea 20/12/2020

Bom. Porém...
Sim, há um porém... Poderia ter sido ótimo.

"Mocinha" superficial, final previsível. No meio disso, uma trama bem legal, cheia de reviravolta, que só começa mesmo lá pelos 37% do livro (ebook), mas que empolga.

Tirando a "mocinha", o autor é fiel a seu raciocínio, mostrado em PERDIDO EM MARTE: explicações que te prendem (eu amo isso, sou curiosa por natureza), humor sarcástico e aquela questão que não quer calar, do tipo... Por que o povo pensa tanto em colonizar outros habitats sendo que se cuidar bem do nosso é tão melhor?

Aventura, corrupção, anti-heróis, é... Se trabalhasse melhor a personagem principal, teríamos um livro 5 estrelas.

Leia e depois me conte.

DeBem 03/12/2020

Uma aventura Lunar muito divertida.
...Sem spoiler....Em um futuro possível, uma personagem extremamente humana, ou seja, com virtudes e defeitos, vive intensamente como heroína e vilã, em um ambiente apaixonante que é a lua.
Cheios de explicações técnicas que nos ajudam a nos orientar o que significa viver na gravidade zero, sem ser monótono. Eu recomendo como uma boa e divertida leitura onde se aprende muitas coisas legais diferentes.
Não importa onde vamos, Lua, Marte, outra Galáxia......sempre levaremos a nossa condição humana de ser, pro bem ou pro mau.

Julia 02/12/2020

Comprei esse livro porque estava barato e não dava nada por ele, mas é bem interessante a trama. Claro, senti que decaiu um pouco no meio, mas até a metade do livro eu estava tão fissurada que nem percebi direito as páginas passando! Por fim, ele é um livro ótimo, recomendo pra passar o tempo.

Dudu 30/11/2020

Muito Bom
Livro muito bom. Gostei muito desenrolar da história. Para quem gosta desse tipo de leitura, recomendo muito. Parece muito com o estilo do livro The Martian. Recomendo.

Jessi 24/11/2020

Artemis a deusa da lua
Escolhi esse livro pelo nome e pela capa, e claro pela ficção na lua, não sabia muito da história e gostei do que li, não era o que eu imaginava (só de olhar a capa) mas me entretive, foi interessante por onde a história se desenrolou, não é nada grandioso, mas pra quem gosta de ficção científica na lua, vale dar uma conferida.

Lissa Marry 16/11/2020

tava com saudades de ler algo assim.
o começo foi terrível para mim. lia que nem uma lesma, achei a história fraca e a personagem principal, Jazz, sem sentido, com um humor banal e narração pobre. depois, as coisas começaram a melhorar, pois, percebi que era mais falta de costume meu. fazia algum tempo que não lia algo mais despojado, com palavrões e palavras comuns do dia a dia (tirando as partes de física, química, espacial e o caramba a quatro) e uma personagem não tão complexa em que eu tinha que me desdobrar em trinta para entendê-la.

a narrativa é bem legal; Jazz fala diretamente com o leitor. o desenrolar da história é constituído de surpresas, amigos e inimigos, mistério e inteligência.

algo incomum, pelo menos nas minhas leituras: Jazz é um tipo de gênio (isso fica bastante explícito), mas, esse não é o foco. ela não quer que seja o foco.

o que não gostei foi a sexualização exarcebada nas falas da Jazz, além de algumas atitudes também sexualizaras. do nada o escritor (homem branco, cis e hétero) colocava uma segunda opção sexual de interpretação para alguma frase e eu ficava ???? qual a necessidade??. sei que ele quis colocar humor, mas isso só me incomodou.

tirando isso, gostei do livro. não dou cinco estrelas porque o começo foi difícil para mim (tirei a metade de uma estrela) e por causa da supracitada sexualização colocada na Jazz (uma estrala).

enfim, tava com saudades de ler algo assim e, no final, supriu todas as minhas expectativas. na verdade, foi além.

Vanessa 13/11/2020

Gostei
Personagem principal feminina, forte, sem ser princesinha indefesa, amei!
História interessante, cheia de ação num lugar completamente inimaginável.
Gostei muito, leitura rápida e divertida!

João 05/11/2020

Artemis foi indicação de um amigo, porque eu vivo falando que amo histórias sobre o espaço, a lua e tudo mais, e olha, que indicação massa!
Artemis conta a história de Jazz, que ainda criança, mais precisamente com 6 anos, foi com o pai morar na primeira cidade lunar, Artemis. (Que é a deusa da caça, da lua, da castidade) Quando cresce, Jazz se torna uma contrabandista. Mas apesar dos delitos, a gente consegue se afeiçoar a personagem rapidamente. O problema acontece, ou melhor, a história se desenvolve, quando Jazz se deixa levar pela ambição (ou necessidade) e ela se vê no meio de uma conspiração para controlar Artemis.
Até que a ação comece de fato, o autor, Andy Weir (também autor de Perdido em Marte), apresenta vários dados sobre Artemis, nos apresenta a cidade, seu funcionamento, algumas informações que nerds com certeza vão se interessar. O que acaba dando um ritmo maçante a leitura, mas que a gente nem lembra quando a história toma forma.
Apesar de ser americano, Andy foge do padrão, e não retrata Artemis como sendo uma ideia americana, que surgiu com a Nasa. Artemis é uma cidade criada pelo Quênia. E quebrando todo ideal da branquitude quando vemos viagens ao espaço, Artemis consegue reunir uma diversidade de nacionalidades, culturas, e aborda questões socioeconômicas.
Por fim, espero que você não tenha problema com palavrões. O humor debochado de Jazz vai te conquistar, sem falar na inteligência... amada? Que garota inteligente! É uma leitura interessante e divertida e que vale a pena se permitir. Físicos e químicos vão dar cinco estrelas haha

Claudinha 04/11/2020

Trama envolvente, cheia de humor e adrenalina.

A protagonista é incrivel. Incrível e malandra!

Adorei.

Suh 04/11/2020

Adorei
Primeiro livro do Andy que leio e adorei o estilo da escrita dele. A história é bem desenvolvida e o toque de humor faz a diferenca, não parece um livro cansativo.

Marcelo 03/11/2020

Podia ser melhor
Andy Weir escreve ficção científica maravilhosamente bem. É um fato. As descrições da ciência por trás de cada parte da vida na lua são simples o bastante para qualquer um entender e interessantes. Em nenhum momento, ele apela para o "é complicado demais para meros mortais".
Mas tem seus problemas. Primeiro que a maior parte dessas descrições não tem motivo de estar lá. Ao contrário do livro anterior, onde havia um senso de registro das tentativas e justificativas dos experimentos, não há motivo para a protagonista estar nos contando coisas que ela saberia desde sempre, o que me tirou um pouco da leitura.
Outra coisa que me incomodou foi a própria jazz. Em vários momentos, a escrita deixava transparecer que era um homem escrevendo uma personagem mulher. Não que isso não possa acontecer. Madame Bovary, A culpa é das estrelas e Carrie todos são ótimos livros escritos por homens com protagonistas femininas. Mas isso é um problema menor, uma vez que ele mal desenvolve as relações entre personagens, então não incomoda tanto.
O livro se foca na ciência, na aventura e nos detalhes técnicos, que é onde o autor se sente confortável.
De toda forma, se você gosta de Ficção científica, é uma leitura agradável.