Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Lici 31/07/2022

É bom mas...
O livro em si é bom, mas tem várias coisas que me incomodam.
Começando pelos personagens, eles são rasos, as relações deles são rasas, são apresentados sem contexto, o que te faz não se apegar em nenhum.
A personagem principal, acho que se o Andy tivesse feito um personagem masculino ele se sairia bem melhor, tem MUITAS piadas sexuais e machistas, todo capítulo ela se comparava com uma pta, fora que uma hora ela era muito inteligente e outra muito burra.
A narrativa é boa e fluída, terminei esse livro em muito pouco tempo.
A relação do Brasil no livro foi bem porca.
No geral eu acho que é um livro bom, mas não vale tanto a pena.

Juliana3145 26/07/2022

Ficção cientifica com thriller, tem como isso dar errado? tem, mas nesse caso não deu rs
Simplesmente pilantragem, morte, corrupção, máfia e contrabando ambientados em uma cidade na lua. Sim, a premissa desse livro é perfeita e atendeu todas as minhas expectativas. A protagonista é uma das mais apaixonantes que eu vi em livros ultimamente, eu amei DEMAIS ela e o humor dela, sério eu ria demais de uns comentários debochados dela. Ela é muito esperta, forte, determinada, e sabe se esgueirar de qualquer problema com aquele "jeitinho" que nem sempre está dentro da lei. Eu achei ela uma personagem muito real, imperfeita e com arrependimentos, mas que sempre busca fazer o certo, mesmo que não pareça kkkk. A escrita é MUITO boa também, eu gostei muito de como a história foi se desenrolando com suspense e diálogos espontâneos/engraçados. A única coisa que eu sei que pode incomodar nessa leitura é a intensa descrição científica que o autor dava pros fatos que iam acontecendo, quase como se a gente estivesse lendo um livro de física didático. Isso pode incomodar algumas pessoas e eu confesso que me deixava levemente perdida as vezes, mas eu gostei muito dessas explicações pq, pra mim, foram como provas de que essa trama é possível de acontecer na vida real. Na minha percepção, isso deu um toque de realismo pra história e mostrou que o autor realmente sabe doq ta falando, fez com que o desenrolar todo da história não fosse nada raso, e se tem uma coisa que eu odeio é fantasia/ficção cientifica rasa e sem nexo nenhum. A forma como a parte política é tratada nesse livro também é muito interessante, percebe-se que o autor é um cara inteligente. Outra coisa que me deixou muito feliz foi a relação de pai/filha e de amizade, e as migalhas de romance, que esse livro mostrou. Tudo muito bem abordado e explorado, de forma que mesmo que o foco do livro tenha sido a trama de suspense e esses personagens não tenham sido 100% aprofundados, me fez sentir como se fossem meus amigos e eu estivesse ali vivendo com eles. A representatividade brasileira também me pegou muito HHAHAHA não vou falar muito pra não dar spoiler, mas achei muito engraçado o autor adicionar um personagem de MANAUS nessa história KKKKKKKKKK amei demais. A revelação da trama em si não me chocou tanto assim, mas achei bem legal e faz muito sentido. Além de tudo, esse acontecimento no final me deixou super angustiada e eu adorei, não esperava mesmo. Resumindo, não concordo com todas as críticas que esse livro recebe, porque além de ser uma história sensacional com personagens super cativantes, não é nada entediante e diverte muito o leitor. Amei.

Lyuluy 23/07/2022

Eu verdadeiramente não entendo porque esse livro tem uma nota tão baixa. Para quem ama o gênero, o enredo ?espacial?, o Andy simplesmente fez uma obra de arte! Ele é fantástico! Jazz entrou pro meu hall de personagens queridas e favoritas

Kauã 22/06/2022

Muito bom mas com ressalvas
Muito bom o livro, sua narração em primeira pessoa (que muitas vezes conversa com o leitor) é cativante e prende até em momentos um pouco monótonos pois da a sensação de conversar com uma amiga.

Uma história com muitas explicações e não causa uma sensação de acontecimentos impossível ou surreais, com justificativas não sei se verdadeiras mas pelo menos convincentes.

No geral o livro é muito bom mas por vezes é previsível ou com piadas excessivas e apesar de eu não achar tão relevante assim falta um pouco de pesquisa sobre o Brasil (componente relativamente importante para a história)

Nanda 21/06/2022

Ártemis | A primeira e única cidade lunar.
A história é envolvente logo nas primeiras páginas (confesso ter um queda por livros com mapas rsrs). A narração é feita pela personagem principal, Jazz Bashara, ela por muitas vezes parece estar conversando com o leitor o que torna o livro ainda mais envolvente.

Jasmine é uma moça nascida na Terra mas que logo na sua infância é levada para Ártemis, a primeira e única cidade na Lua, uma menina rebelde e por muitas vezes inconsequente na sua adolescência, e que se tornará a mocinha e/ou vilã, conforme interpretação do leitor.

Ártemis é uma cidade construída na Lua extremamente estruturada para assegurar sua população em caso de possíveis acidentes, possui um sistema de importação direto com a Terra e uma rigorosa legislação para o que pode ou não entrar na cidade lunar, mas como é de se esperar, para toda regra há exceção, e a população "artemiense" não está livre de contrabandistas e cartéis, e tudo irá acontecer sob a supervisão da admistradora Ngugi.

A narrativa te prende e quando você acha que a história terá um caminho óbvio, ela te surpreende com novos acontecimentos, e todas as reviravoltas trazem bastante conteúdo técnico científico para compor o entendimento das situações que estão acontecendo na cidade lunar, por muita vezes temos Jazz interagindo com teor cômico e com duplo sentido, e sempre uma parte sendo direcionada ao leitor. É um livro legal, leve, que vai te arrancar algumas risadas e também te explica a reação para obtenção de clorofórmio. Um ótimo sci-fi!

alanismchaves 21/06/2022

muito bom
A história é muito legal, cheia de reviravoltas e muito emocionante. Adorei a protagonista. Recomendo muito qualquer livro do Andy Weir.

cupidya 17/06/2022

nunca mais quero ver esse livro de novo
Tudo que poderia dar de errado em um livro, deu nesse.

A narrativa é boa mas se torna chata pelo excesso de explicações que o autor dá durante a história, é extremamente didático, parece que estou lendo um livro de ciências da escola.
O autor apresenta mil personagens por segundo, a maioria é irrelevante, e eu nunca lembrava quem era quem porque eram tantos apresentados que eu confundia. Nenhum personagem é cativante de fato. A principal é chata, mil vezes chata, egoísta e prepotente.
Tem piadas sexuais a todo minuto, o que eu acho que não se encaixa muito no caráter do livro nem da personagem, além de serem sem graça.
Tem vários plots aleatórios no meio deles que não servem pra absolutamente nada.
A ideia da história é boa, cativante, mas a construção é xula, não fazendo jus a boa reputação de Weir.
Por fim, acho irônico que o autor tenha tanto conhecimento científico e nenhum em geografia. Além de colocar um nome geralmente de origem mexicana em um personagem brasileiro, há uma baita máfia em uma cidadezinha de Manaus.

bia monteiro 28/05/2022

"Dinheiro. Sempre tem a ver com dinheiro."
A trama desse livro é bem envolvente, tanto q acho q é um bom livro, apesar dos comentários sem noção e as piadas em sua maioria de cunho sexual.

Os erros nesse livro pesam bastante. Outra coisa que autor errou foi em não pesquisar sobre o Brasil, ele colou Sanchez como um sobrenome brasileiro???

A personagem principal não é o que eu esperava, é bem diferente, ela desperdiça todo o potencial dela e n tá nem ai pra isso, mas ela é engraçada quando o autor não faz ela ser uma sem noção.

Eu gostei mais desse livro pela trama msm, a ambientação pra mim foi tudo, um thiller na lua!! Tinha td pra ser mt bom, se não fosse as coisas que citei a cima.

Karol 08/05/2022

ARTEMIS
Não da pra descrever o quanto isso aqui foi torturante. A ideia do livro, o plot é muito bom mas acho que poderia ter deixado só um pouco de lado a ficção e ter mais ação, o livro é muito parado, em uma pagina o cara explica mais do que um livro didático, sem falar das piadas sem graça nenhuma, de cunho sexual e machistas. E muitas dessas piadas vinham de momentos sérios, muita imaturidade.

Jazz é muito mesquinha, chata e muito sem sal, não senti nenhum apego ou conexão com ela, ela se acha muito e faz as coisas por ganância e egoísmo. Os personagens não tem um bom desenvolvimento, e muita coisa na história só foi tacada e chegou no final não entendi o seu propósito.

Uma parte que gostei do livro é as citações de física,gostei das citações sobre soldagem e usinagem achei bem interessante, porém quem não conhece os termos técnicos não entende nada do que está sendo dito. O que não gostei foi que o cara não se deu o trabalho de pesquisar sobre o Brasil, e se pesquisou foi bem errado.

O autor tem uma boa reputação com perdido em marte mas esse livro foi péssimo.

Isa 02/05/2022

Nem um pouco memorável
Embora eu, ao contrário de muitas pessoas, não tenha lido "Perdido em Marte", assisti ao filme e achei bem legal. Sendo assim, presumi que iria curtir "Artemis", justamente por ele ter uma pegada parecida com a do best seller anteriormente citado. Que decepção...

Não considero a história fluida e, em muitos momentos, o autor dá a impressão de tentar quebrar a sobrecarga de informações científicas com piadas; o que, obviamente, dá errado. Sério, ele ofendia pelo menos duas minorias e alguns direitos humanos em poucas páginas.

Sinto que, se a narrativa se prendesse mais em seu propósito principal, o livro poderia ter ido para um rumo bem melhor. Não entendi certas colocações do autor (principalmente no quesito "romance"), uma vez que não levavam a lugar nenhum, ocupando o espaço de diálogos e situações mais condizentes com o desenrolar da trama.

Talvez pela falta de fluidez na narrativa, não me surpreendi tanto quanto gostaria com os plot twists. O livro se inicia com uma promessa e, na metade, somos inseridos em algo maior, mas não me prendeu.

Talvez as coisas das quais eu mais tenha gostado sejam as ligadas à física, química e afins, pois foram muito bem elaboradas. De resto, não tive apego a nada, muito menos à personagem principal, que paga de desconstruída. Me poupe, Andy Weir.

ste 30/04/2022

Não foi pra mim
O que o livro trata até que é legal, uma cidade na lua realmente é muito interessante, a sinopse fez com que eu sentisse curiosidade em ler mas achei a sinopse melhor que o livro em si.
Não tive conexão com nenhum personagem, as piadas em sua maioria são, na minha opinião, desnecessárias.
A proposta é boa mas achei o livro muito maçante e pouco cativante.
No geral, acho apenas q não foi uma leitura pra mim.

Helo 30/04/2022

Bonzinho, mas poderia ser bom de vdd...
Foi o primeiro contato que tive com autor que é muito conhecido por "Perdido em marte", e me decepcionei bastante.

O livro nos conta a história de uma mulher que é contrabandista em uma cidade na lua, chamada Ártemis. Ela é muito inteligente e por isso é contratada para fazer um serviço grande (ilegal) por muito dinheiro mesmo, e é aí q a história começa, pq ela se mete em uma confusão enorme e se encontra precisando salvar Ártemis, sua casa desde que tinha 6 anos.

Uma história com um potencial imenso sério, mas que acaba ficando chata pelas piadas sem graça de cunho sexual, que o autor faz a cada página praticamente. Sem contar que a protagonista é uma mulher incrivelmente inteligente e sempre nega seu potencial, acha ruim qnd falam e sem nenhum motivo para isso. Fiquei esperando um motivo no final do pq ela era assim, mas n tinha.

O livro foi melhorando mais pro final pq as piadinhas deram uma parada, e um ponto positivo são as explicações científicas que autor faz de fácil compreensão. O livro se torna interessante pelo universo q se encontra, pq deixou a desejar muito com os personagens e o desenvolvimento deles.

Sem contar o erro do autor, ao colocar Sánchez como um sobrenome para personagens brasileiros. Pelo que vi ele já tem histórico e já fez isso em outro livro.

Uma pena realmente, pq é uma história boa e original, que se tivesse sido escrita de uma maneira melhor seria um livro ótimo.

Tai 28/04/2022

Minha opinião
Não era um livro de um estilo que estava familiarizado, então foi uma vibe nova para mim.
A história se passa rápido e talvez você se perca nos termos técnicos, porém ainda dá pra entender bem de boas.
Nossa protagonista é uma pessoa bem interessante, tem horas que você gosta que não e seguimos né.
Gosto de final aberto e essa ficção realmente me surpreendeu. Tem diversas representatividades muito bem inseridas na história, então não é forçado. Temos br's também meus amigos! Achei bem legal isso.
Enfim... uma civilização na lua e etc, menina com potencial mas sem muita vontade e uma oportunidade para seu objetivo e vamos indo com o conto.
Indico e é isso meus amores

Merci0 23/03/2022

Cidade na lua
Representação legal do poder dos quartéis, trazendo uma versão estereotipada do Brasil
Ficção científica de fácil entendimento, explica os termos de forma fácil de visualizar e entender
Personagem envolvente
Não achei muito evolutivo nas relações entre os personagens e as aventuras
No mais legal