Artemis

Artemis Andy Weir

Resenhas - Artemis

Caio 24/12/2022minha estante
Poxa que pena. Mas acontece. Bora para o próximo.

Lelouch_ph 24/12/2022minha estante
Eu gostei bastante do livro e da protagonista apesar do egoísmo dela, ela meio que aprende ao meu ver. E concordo sobre a parte da Brasileira.

Lidiane 23/12/2022

Uma história muito interessante, com muitos detalhes científicos, que as vezes fica até cansativo.
Do meio pro final a história fica muito empolgante e você não quer parar de ler, o Svoboda é um amor, mas eu queria que a Jazz tivesse conhecido o Kevin. A Jazz que me cansou um pouco, a personalidade dela, as escolhas erradas e o final me decepcionou.

- cris ! 12/12/2022

A cidade de Artemis
Pessoas habitam a Lua, na maravilhosa cidade de Ártemis. Jazz é uma dos moradores, desde muito nova e com uma reputação reconhecida, seja esta de encrenqueira ou de contrabandista. Ártemis é seu lar, e ela faria de tudo para protegê-lo. Mesmo que envolva uma missão perigosa.

O livro até que é legal e tem uma proposta de enredo boa, mas não gostei tanto assim. Tanto pelo conteúdo (mais por opinião própria) quanto pelo enredo (penso que poderia ser mais rico).

Fiquei esperando algum plot twist, mas não houve nenhum. E... cara, não consigo sem plot twist. Por menor que seja...
Imagino que poderia ter dado uma enorme melhorada.

Resumindo bastante:
Houveram trechos no livro que custei para ler; outros que devorei.

Pra quem gosta de uma aventura lunar, em uma cidade fora do comum... talvez goste.
Sitta 12/12/2022minha estante
Tenta devoradores de estrelas desse mesmo escritor,recomendo muito

Gian 11/12/2022

"Jazz Bashara nuca desejou ser uma heroína. Na verdade, ela é uma criminosa, uma pequena contrabandista.
A vida em Artemis, a primeira e única cidade da lua, é difícil se você não for um turista ou um empresário rico, ainda mais se está com dívidas e seu trabalho mal cobre o aluguel.
Por isso, quando surge a oportunidade de ganhar uma enorma quantia cometendo o crime perfeito, Jazz não consegue recusar. A questão éque esse delito é apenas o começo de seus problemas, pois a fará cair no meio de uma conspiração pelo controle de Artemis."

thepolicx 07/12/2022

Andy Weir e sua tentativa de roubo lunar?
Olha, eu tenho muitas coisas pra dizer sobre o livro. Vou tentar falar de todas.
Comecei a ler esperando o mesmo tipo de ambiente e excitação que eu senti lendo Perdido em Marte do Andy Weir, mesmo que seja difícil repetir um sucesso seguido por outro. Porém esse livro não parece nem ter sido escrito pelo mesmo autor. A única característica que ambos os livros compartilham é a descrição bem clara dos processos científicos.
Já a personagem principal Jazz Bashara, não traz nenhuma simpatia (e nenhum dos outros personagens também - apenas Lene Landvik é agradável, e ela aparece apenas 4 vezes durante todo o livro). Li em outro lugar que ele poderia muito bem ter criado um menino branco e apenas ter trocado o gênero e etnia pra criar a Jazz, e isso realmente faz sentido. Ela parece rasa como um pires, poderia ser muito melhor. Realmente um caso escancarado de um autor homem que não sabe escrever personagens mulheres.
A história não tem nada de muito interessante, parece legal mas no fim das contas acaba sendo bobinha. Acho que se fosse resumida daria um conto de 15 páginas.
Fora a forma como brasileiros e pessoas de outros países são representados aqui. Os brasileiros são os "vilões", mas nem pra colocar nomes que podem ser encontrados no Brasil de verdade teve uma busca. As nacionalidades são bem superficiais, como se cada pessoa só por vir de certo país só pudesse fazer uma profissão.
Bem, comparado ao primeiro livro do Andy, foi um downgrade. Mas espero que na próxima leitura de um livro dele seja melhor.

Marina149 29/11/2022

O livro de maneira geral não me interessou tanto quanto os outros livros do Andy weir, mas já é possível identificar os elementos que eu tanto amo nesse autor, que são a ficção científica detalhadissima, que chega a dar uma felicidade quando você lê uma história e não tem aquelas quebras da verossimilhança porque ela tem furos no roteiro. Isso é muito difícil de encontrar em Andy weir; e mais ainda, o fato de que só porque você resolveu um problema no espaço (ou na lua), não quer dizer que você esteja 100% seguro, tudo pode dar errado e você pode estar a um fio da morte.
Esses aspectos chegam a fazer o meu coração pular quando estou lendo, e em Artemis é possível ver o início desse modo de escrever de weir, que eu tanto amo.

Gi Alencar 25/10/2022

A melhor cidadezinha de todos os mundos
Não estava preparada pro quanto esse livro é bom!! Os personagens, a história, a ambientação, absolutamente TUDO é impecável!!! Recomendo DEMAIS essa leitura!!
Jazz é determinada, engraçada e super inteligente!! Uma das melhores personagens femininas que li nos últimos tempo

Thami 23/10/2022

Acho que fui com muita expectativa pra esse livro, achei ele de fato bem mediano e o final até que compensa um pouco mas fica melhor só depois da página 200 mais ou menos, que é quando planejam e executam o plano.
Até a metade do livro é bem lento a leitura, empaquei por vários meses na parte em que estava lendo. Sobre o final, não curti como após tudo o que a personagem causou ela não teve reais consequências para as ações dela e toda a punição foi leviana, aquela tentativa de inserir o romance da personagem principal no final achei desnecessário, não tinha serventia na hora e não faria diferença se não tivesse sido falado sobre.

Thiago.Moreira 22/10/2022

Bem legal, porém esperava mais
Curti muito a escrita do Autor, ele é extremamente debochado e isso deixa a leitura mais divertida. Achei que, em alguns pontos, a leitura tava excessivamente explicativa, mas faz parte. Pretendo ler os outros livros do autor.

Renato 01/10/2022

Assim como em Perdido em Marte, a escrita de Andy Weir, bem como a inteligência presente em algumas falas, torna a leitura interessante, fácil e bem rápida.

Difícil não ter o efeito comprativo com sua obra de maior nome e, apenas em função disso, dei 4 estrelas pra Artemis.

Valesi 19/09/2022

Divertido e frenético
Uma história de heist na Lua, como poderia ser ruim.
Andy Weir, o autor de Perdido em Marte, volta com um novo thriller que se passa em uma base fixa lunar. A construção científica do livro é deliciosa, com explicações de como seria uma cidade funcional no nosso satélite, incluindo as diferenças de classe, relações políticas e segurança pública.
A protagonista é uma personagem carismática, caótica, imperfeita. Os diálogos são recheados com um humor rápido, ácido e nem sempre politicamente correto, o que deixa o livro leve e realmente divertido.
Apesar de se resolver em si mesmo, há um gancho claro para uma possível sequência, e é muito fácil ver a história sendo transposta para as telas.
O único senão da leitura é o fato de que Weir deve acreditar que aqui no Brasil falemos espanhol, mas dá pra relevar.

@stranger_poxa 24/08/2022

Gostei, no começo não me prendeu e até achei que não iria gostar dele, mas conforme fui lendo foi gostando. Não é um dos meus livros preferidos, mas também não é o pior que já li. Não gostei muito do final já que não diz como o relacionamento da Jazz e o Svobo se desenrolou, mas pelo menos ela tá viva e não foi deportada

Bruna 16/08/2022

A protagonista
Com uma vibe meio Guardiões da Galáxia, meio Perdido em Marte (até porque é o autor do livro), me fez chorar, mas 90% da leitura me fez rir.

joão 15/08/2022

primeiro do andy weir!!
Já tinha assistido a adaptação de perdido em marte, não que isso signifique alguma coisa, mas fiquei um pouco por dentro da mente do Andy.

Artemis tem um ótimo storytelling, embora seja um pouco entediante as explicações mega repetitivas sobre as leis da gravidade na lua. Fiquei completamente vidrado em alguns capítulos e até ri de umas piadinhas pesadas também.

Embora não pareça, Andy foi bastante cauteloso ao retratar uma protagonista feminina aqui. Jazz teve um passado bastante desalinhado, então não é de se admirar algumas atitudes e pensamentos dela durante o ocorrer da história.

Não é uma leitura cansativa e confusa, como muitos outros livros de sci-fi por aí. Um ótimo ponto de partida pra quem quer começar a ler mais do gênero.