A vida não é justa

A vida não é justa Andréa Pachá

Resenhas -

tiadodudu 12/09/2023

É difícil aceitar o fim
"No casamento é que se descobre que o paraíso pode ser vizinho do inferno."

Os pequenos relatos de separação mostram casais com suas peculiaridades e similaridades.

Michele 10/09/2023

"Não existe justiça no fim do amor"
Apesar de serem crônicas curtas, e de não termos tempo de nos aprofundarmos em cada uma das pequenas histórias, ainda assim, quando menos esperamos, nos vemos envolvidos pelo todo.. E acho que a intenção da autora é justamente essa: mostrar como pessoas tão diferentes vivendo vidas também muito diferentes podem ser igualmente feitas de reféns por aquilo que chamamos de vida.

"Nem sempre as melhores intenções constroem as melhores histórias."

paula_ti_na_mente 03/09/2023

Histórias de desenlaces
Gostei do livro, ainda que a todo momento eu tenha ficado com a sensação de que muita coisa foi romanceada ou suposta pela autora do livro. Tem linguagem leve ainda que aborde assuntos espinhosos. Confesso que não fazia ideia do que se tratava antes de ler, me deixei seduzir pela capa, designer que sou rs.
Se tem interesse por histórias de vara de família, é um livro para se ler.

Mikeimei 25/08/2023

??
As pessoas sao tristes
o livro é incrível e a melhor história foi molhadinha25! Essa moça é top vey

Bruna Laís 14/08/2023

A leitura que eu precisava
Após algumas leituras muito pesadas, A vida não é justa foi a leitura que eu precisava. Não por não ser profundo ou sensível, mas a leveza e singeleza da escrita da Andréa trouxeram isso para o livro.

Ao longo das páginas que li com rapidez, Andrea mostra a complexidade e a falta de lógica e controle dos sentimentos humanos, além dos erros e acertos, bondades e crueldades, que tudo isso acarreta. Apesar disso, o que mais me saltou aos olhos foi a imaturidade para lidar com várias questões, cuja responsabilidade da intimidade passa à exposição da justiça e, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade social que motiva alguns casos que encontram na judicialização um ensaio de amparo que a sociedade e o Estado negaram aos envolvidos.

Uma ótima leitura.

Mariana113 08/08/2023

O fim da vida a dois
Um conjunto de crônicas, contando casos simples da vara da família vividos por Patchá. Dos muitos casos apresentados, a maioria é sobre divórcio, que vão desde recém casados até aqueles que demoraram toda uma vida para ver que aquela não é a vida que queria.
Uma escrita fluida e simples, que faz refletir o ponto de vista do outro.

Angelica75 21/07/2023

Nota 3.
A juiza Andrea Pacha trabalhou muito tempo em Vara de Família e reuniu aqui algumas das histórias que presenciou. Separações, agressões, partilha de bens, guarda de filhos, tá tudo ali, contao de maneira rápida e resumida.
Por mais que sejam narrativas muito íntimas e pessoais, me incomocou um pouco a maneira mecânica e parecida que todas foram contadas. Achei que poderiam ser menos histórias e mais aprofundadas talvez.

Mama 09/07/2023

A vida não é justa. e, ainda assim, é a vida.
Histórias de amor, de todas as formas! Todos os finais possíveis: os tristes, os felizes (em geral surpreendentes), os frustrantes e os necessários.
Leitura maravilhosa que gerou muitos choros e risadas a cada página, mix de emoção completo.
A sensibilidade da Andréa Pachá transparece na narrativa, humanizando os casos e os erros, evidência que aqueles nomes representam muitos outros brasileiros por ai! Indico demais!!!

Sara Moreira 01/06/2023

A vida realmente não é justa.
Andréa Pachá é uma Juíza Brasileira, que conta nesse livro, com um olhar muito sensível, casos diversos da vara de família. Ri, com algumas histórias e senti na minha pele a dor e a revolta da injustiça em outras. A escritora fala do direito, através de uma lente que repara e amplia o sentimento de cada indivíduo por traz de cada história, queixa ou procedimento burocrático. E apela para um direito mais humanizado, principalmente dentro dessa área. Andréa tem uma escrita fluída, e provoca a reflexão através de cada história que te tocou e sensibilizou, de alguma forma, no dia a dia de seu trabalho. Amei a leitura e devorei o livro em pouco tempo. Já ansiosa para ler os outros livros dessa escritora, mulher e juíza tão sensível.

Paola 12/05/2023

Delícia de leitura. Foi um misto de emoções, fiquei desiludida, ri, acreditei no amor e principalmente fiquei inspirado. O livro são pequenos capítulos que cada um contém uma história distinta sobre casos que a juíza presidiu em sua vara. Recomendo demais

Tainá 03/05/2023

Leitura leve, mostrando os muitos finais do amor e dos relacionamentos, sob a otica de uma juiza da vara de familia.
Excelente!

Liza 01/05/2023

A vida realmente não é justa
Olha que livro bom! Sério, você primeiro é atraído pelo título do livro (que você entende logo no começo), depois pelo conteúdo do livro. E quando você lê....

Realmente, não é um livro que acontece alguma tragédia que te prende como os livros de ficções. Mas de qualquer forma é um livro que você ler tanto e nem percebe.

Trata-se de casos reais sobre divórcios, guarda, etc., e sei que pode parecer chato, mas não é! Ler sobre o desenrolar desses casos, e ainda em poucas páginas (juro, um caso não passa de 5 páginas), é muito interessante. Alguns são engraçados, outros tristes, outros que você acha cômicos mas trágicos. Mas todos eles servem de algum aprendizado.

É realmente um livro que eu não esperava muito, mas entregou o que tinha e tinha muito!

Acredito que seja uma leitura interessante e importante. A escrita é super leve e até engraçada. Adorei o livro é recomendo muito!!

Flavio56 22/04/2023

Meu preferido da Andrea Pacha
As crônicas te prendem, eu consigo me imaginar na sala audiência, além da autora conseguir passar muito bem os sentimentos de cada personagem e como a vida é cinza em vários aspectos

Crisinha 22/04/2023

A vida como ela é
Com a leitura do livro temos a oportunidade de vivenciar algumas histórias que são levadas para uma vara de família com o máximo realismo, uma vez que a escritora é uma juíza.
Ali as pessoas se desnudam. Muitas vezes buscam ajuda da juíza para a solução familiar, mas quem que decidir são os envolvidos. Ela conduz para uma reflexão antes do seu veredito final.

?Mas vale lembrar que todos esses fins tiveram inícios felizes.?

Paulo Augusto 17/04/2023

A vida segue seu rumo...
O livro conta como foram diversas audiências pela visão da meretíssima. Histórias tristes porque, no geral, marcam o fim de uma vida a dois, com certa leveza da autora.
Leitura, leve e agradável. Como crítica, acho uma justiça muito idealizada pois é a visão de quem dá os depachos e não dos que sofrem as consequências.